As montadoras nipônicas Toyota e Honda reinaram soberanas no mercado brasileiros de sedãs médios por mais de uma década, quando chegaram e desbancaram o Chevrolet Vectra na preferência dos consumidores. Entretanto, essas duas marcas estão prestes a provar do próprio veneno, com o lançamento do Novo Hyundai Elantra 2011 no mercado brasileiro em agosto.
O Novo Hyundai Elantra 2011 passa uma impressão de carro de categoria superior, inclusive, à de Toyota Corolla e Honda Civic, aproximando-se do nível de sofisticação e conforto oferecido por seu irmão maior, o Hynday Sonata.
As coisas boas com o Novo Hyundai Elantra 2011 começam com o seu estilo. O exterior, que é o melhor da Hyundai até o momento, é um conjunto bem executado do curvas e dobras. Evidentemente estão presentes nele as proporções relativamente apertadas e o teto arqueado característico dos carros mais acessíveis. De qualquer forma, em uma comparação com o Honda Civic, o Novo Hyundai Elantra 2011 parece mais esportivo e requintado.
O interior do Novo Hyndai Elantra 2011 é quase tão aventureiro e esportivo como a exterior, sem recorrer ao enigmático e exagerado show de tecnologia característico dos Honda, especialmente o Civic. Há um pára-brisa inclinado e os instrumentos são convencionalmente organizados. Ergonomia geralmente é boa, apesar de os controles de áudio ficarem um tanto distantes das mãos, exigindo inclinar-se para a frente.
O interior também não parece tão sofisticado quanto o exterior. Sim, há muito plástico rígido no painel, e apesar do bom acabamento, o visual não é exatamente luxuoso. Os bancos, por sua vez, são mais firmes e podem ser revestidos de couro de ótima qualidade. Os assentos dianteiros, porém, oferecem pouco suporte para a região posterior.
O fato é que o Novo Hyundai Elantra 2011 é um bom carro, mas o Chevrolet Cruze 2012 mostra-se um carro mais sólido, com melhor interior e conta com um nível de equipamentos superior.
O motor do Novo Hyndai Elantra 2011 é um 1.8L de quatro cilindros e 148 cavalos @ 6.500 RPM, o que é suficiente para um desempenho adequado no dia a dia. Outro aspecto a se destacar é o fato de o motor 1.8 apresentar-se muito silencioso em marcha lenta, mas o barulho sobe consideravelmente - chegando a incomodar - em elevadas rotações.
Em termos de economia de combustível, o Novo Hyundai Elantra 2011 foi feito para brilhar nesse requisito. Em termos de normas americanas, o modelo com transmissão manual de seis velocidades atingiu mais de 20 Km/L de gasolina em ciclo rodoviário (estrada) e mais de 15 Km/l em ciclo urbano (cidade). Evidentemente esses números não podem ser tomados para a realidade brasileira, que conta com combustíveis de menor qualidade, assim como a pavimentação das vias. De qualquer forma, é um resultado interessante.
O comportamento dinâmico do Novo Hyundai Elantra 2011 também é bastante equilibrado, com pouca inclinação em curvas, apesar de a suspensão apresentar uma calibragem para privilegiar o conforto. A geometria da suspensão parece boa, mas as molas e amortecedores mostram que há a necessidade, em caso de direção agressiva, de um pouco mais de firmeza.
Em termos de preço, o Novo Hyundai Elantra 2011 deve situar-se na cada de R$65.000 reais a R$70.000 reais no mercado brasileiro, o que significa que ele vem para concorrer com os modelos de entrada de Honda Civic e Toyota Corolla.
De qualquer forma, ao que parece, o Novo Hyundai Elantra 2011 deverá enfrentar um ambiente de mercado bastante competitivo, pois além dos tradicionais representantes japoneses, haverão Chevrolet Cruze e Volkswagem Jetta, cada um com características e qualidades próprias. Isso sem deixar de mencionar Ford Focus e Renault Fluence.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.