O que pode parecer uma coisa corriqueira - o anúncio pela Volkswagen do Brasil acerca do fim de produção do Gol G4 em 2014 -, na realidade marca o fim de uma era da indústria automobilística brasileira.
O Volkswagen Gol G4, apesar de - aparentemente - muito diferente do primeiro Gol lançado em 1980, na realidade é um carro que deriva diretamente dele. Apesar da reformulação pela qual passou em 1995, a estrutura básica do G4 é a mesma do Gol lançado em 1980. Estão lá a mesma distância entre eixos, a mesma disposição longitudinal do motor, os mesmos pedais não alinhados com o posicionamento do motorista.
O VW Gol tinha a missão de substituir o Fusca no mercado brasileiro, o que não era pouca coisa, tendo que em vista que se tratava do líder de vendas do mercado brasileiro à época. Para isso, a VW Brasil inspirou-se no VW Scirocco, com estilo criado pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, e mostrou ao país um compacto de linhas retas e agressivas, linhas estas que não combinavam com o raquítico motor 1.4 boxer refrigerado a ar.
O problema foi parcilamente solucionado um ano depois com a introdução do motor 1.6, mas o VW Gol só veio brilhar mesmo, tanto em termos de performance quanto de mercado, quando a VW introduziu a mecânica refrigerada a água, da qual o VW Gol GT 1.8 1984 é o seu precursor. Na realidade, é mais do que isso, o VW Gol GT 1.8 é um ícone de esportividade da indústria brasileira.
A partir daí a história - de sucesso - é conhecida. Veio o G2 - conhecido como "bolinha", depois o requintado VW Gol de terceira geração, e um retorno às origens menos sofisticadas com a introdução do VW Gol G4 - que sobrevive até hoje em produção, e que tem o fim de produção previsto para 2014.
O Volkswagen Gol G5, atual modelo de produção, não tem mais nada a ver com o primeiro Gol de 1980 - exceto o nome. Mudou tudo, e, felizmente, para melhor. O Novo Gol G5 faz jus à fama do Gol, de carro de boa qualidade, bem construído, que não dá problema, desvaloriza pouco e é, como sempre, um best seller - o Gol continua a ser o carro mais vendido do Brasil, passados mais de 30 anos de seu lançamento.
goooooooooooooooooollllll. É da vw.
ResponderExcluirUma das piadas mais ridícula que a volkswagem criou
ExcluirO Gol inciou com motor 1.3 refrigerado a ar, não 1.4 O entre eixos do Gol AB9 era 11 cm maior em relação ao BX.
ResponderExcluirCorreto...motor boxer 1.3
Excluir30 anos perdidos gol nao da
ResponderExcluirSera q vai agora ?
Excluirquem tem consorcio do gol G4 e so tirar o carro no lance em 2014 vai tirar o G4 ou ja o G5?????
ResponderExcluirG5
ExcluirCaso seja sorteado , E o veiculo não esteja mais sendo comercializado você recebe uma carta de credito no valor do seu plano ou se preferir pode ficar com o G5 porem suas parcelas sera reajustada ou números de parcelas sera aumentada no valor vigente do plano do novo veiculo
ExcluirTenho um g4 2013/2014 nuca vi carro tao ruin a caixa nao presta ja foi varias vezes na comcecionaria e so ten 2500 km estou muito insatisfeto.
ResponderExcluirEsse comentario anterior ede santana do livramento rio grande do sul comprado na terra sul sendo ja subitituida uma caixa eo carro segue do mesmo geito
ResponderExcluirnão deveria tirar o gol g4 de linha não prq ele e um carro muito bom não e atoa q ele eo carro mais vendido do Brasil
ResponderExcluirVai tarde!....mania que as fabricas adotaram de lançar um novo modelo e manter o velho e ainda tem quem compre! Carroceria farjuta que racha o tunel, potencia desperdiçada com motor longitudinal, design de 1995...
ResponderExcluirVai tarde!....mania que as fabricas adotaram de lançar um novo modelo e manter o velho e ainda tem quem compre! Carroceria farjuta que racha o tunel, potencia desperdiçada com motor longitudinal, design de 1995...
ResponderExcluirsr.andersom!!
ResponderExcluirse todas as fabricas pensarem como vc ia ser bem complicado..
pois todo ano mudando os modelos ai quem tem modelo antigo?
porque param de fabricar as peças do outros modelos ninguem tem condiçoes de trocar de veiculo todo ano!!
pensa bem ia virar um inferno pilhas e mais pilhas de carros amontoados em revendedoras que nao vao sair de la nunca!!!
Tenho um gol g4 ralye 1.6 caraka nao quero outro carro o carro tem um toque esportivo e é muito rapido vai de 0 a 100 5,8 segundos
ResponderExcluirnão entendi ,vai parar de fabricar o só o G4 ,ou o gol vai sai de linha .
ResponderExcluirTenho um gol g4 e sou o unico dono comprei em 2008 esta com 250000 e estou comtente pos ate hoje so fiz o basico como troca de oleo peneus alinhamento e balanceamento e o motor ainda esta redondo pois acho que e um baita carro!!
ResponderExcluirEstou querendo comprar um Gol G4. E aí , é uma boa "pedida"?
ResponderExcluirboa pedida.o mais bonito ja fabricado.
ResponderExcluirSera q vai agora ?
ResponderExcluirSera q vai ?
ResponderExcluirO pior gol com certeza foi o G5 essa bomba da muito problema no cabeçote e essa bobina em linha é um lixo,é tanto que só saiu um ano e logo após em 2013 veio o G6. E na minha opinião o melhor gol em termos de mecânica foi o G3 com motor AP 1.6, ali sim era motor pra durar vida de urubu kkkk
ResponderExcluirNão tenho nenhum desses carros pra mim ate o mais antigo estava ótimo. Somente em ser Volkswagen ta valendo.
ResponderExcluirFalou tudo !!!
ExcluirO G4 em questão de qualidade, durabilidade e confiança, foi um dos melhores Gols já fabricados, carro excepcional. Agora, se você busca tecnologia, conforto e potência, aí você está no lugar errado, vai pesquisar Audi BMW etc... Aqui estamos falando de Gol ...
ResponderExcluirConcordo plenamente com você, tenho um G4 2007, atende perfeitamente minhas necessidades e mantenho a manutenção básica, não me dá problemas, para o meu bolso é um ótimo carro 😁
ExcluirQuri comprar um
ResponderExcluirAlguém sabe dizer se o G4 2008 o motor ainda é ap
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.