A BMW X5 foi o carro com a qual a BMW entrou no mercado de SUV há dez anos atrás. Na época a marca alemão criou o X5 para brigar com outros modelos de SUV baseados em carros esportivos, como o Infiniti QX4, o Mercedes-Benz Classe M e o Lexus RX 300. 

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 preto

Ao contrário dos outros SUV, que foram projetados para off-road, o BMW X5 Sport 2002 V-8 4.4L, mesmo dispondo de tração nas quatro rodas, é mais um carro destinado a uma atividade esportiva, sem que isso signifique um off-road pesado.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 blindado

O BMW X5 quando foi lançado, em 2000, era equipado exclusivamente com o motor V-8 4.4L de 290 cavalos. Posteriormente, a BMW introduziu um modelo mais barato, com motor de 3.0L V-6 e "apenas" 225 cavalos. Houve também, a partir de 2002, uma versão com o motor V-8 4.6 de 347 cavalos.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 exterior

A BMW X5 2002 4.4L V-8 Sport objeto desta avaliação, como todos os demais X5, é construído sobre a plataforma do BMW Série 5, entretanto com um chassi exclusivo para o veículo. Com essa característica de construção, a BMW conseguiu dar ao BMW X5 um comportamento dinâmico similar ao de um carro, especialmente em decorrência do uso de tração integral.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - lanternas traseiras

Estilo

O BMW X5 2002 4.4L V-8 Sport, mesmo sendo um carro com mais de oito anos de uso, continua a chamar muita atenção nas ruas, e o estilo ainda é contemporâneo. Trata-se de um desenho clássico BMW, caracterizada pela grade dupla dianteira. As rodas desse modelo V-8 4.4L Sport são de 19 polegadas (a versão V-8 4.4 normal vem com rodas de 18"). Outra característica da versão Sport da BMW X5 2002 4.4L V-8 é a suspensão mais firme que os demais modelos, tendo em vista que o carro visa um comportamento mais esportivo.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 290 cavalos

Interior

O BMW X5 2002 V-8 4.4L Sport dispõe de um interior com espaço suficiente para acomodação de cinco passageiros, e, como em todo SUV, o motorista dirige em uma posição elevada. O banco traseiro pode ser dobrado em uma proporção de 60/40, permitindo uma ampliação do espaço de bagagens, pois os assentos traseiros são dobráveis.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - interior bancos dianteiros

Outras comodidades presentes na BMW X5 2002 4.4L V-8 Sport são um interior completamente revestido em couro, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros, iluminação do painel em vermelho, CD Players e sistema de navegação BMW.

O painel de instrumentos é composto de instrumentos analógicos - velocímetro, conta-giros, temperatura do óleo e de água - claros e fáceis de ler, tanto durante o dia, quanto à noite. O sistema de áudio é integrado com o computador de bordo.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - interior bancos em couro

O ar-condicionado dispõe da função dual-zone que é bastante eficiente. Os bancos tem conformação firme e quando o sistema de aquecimento é ativo, a distribuição de temperatura é equitativa na superfície dos bancos.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - interior painel

Motor

O motor do BMW X5 2002 Sport é um BMW V-8 4.4i com nada menos que 290 cavalos. É importante apontar que os modelos X5 Sport até 2001 tinham um motor com potência de 282 cavalos, sendo que no modelo 2002 houve um ganho de 8 cavalos.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - rodas 19 polegadas

Esse ganho de potência foi conseguido com uma ampliação da faixa útil do rotação do BMW X5 2002 Sport, onde a linha vermelha do motor V-8 4.4L passou de 6.20RPM nos modelos vendidos até 2001, para 7.000RPM nesta versão 2002. Além disso, a taxa de compressão foi elevada, os comandos de válvulas foi alterado, e o sistema de escapamento foi otimizado para melhor o fluxo de saída dos gases.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - teste quatro rodas

Associado a esse V-8, temos uma caixa de transmissão automática de 5 velocidades, sendo que não há modelos BMW X5 V-8 4.4L equipados com transmissão manual. Entretanto, modelos do BMW X5 equipados com motor V6 podem ser encontrados com câmbio manual.

O câmbio automático do BMW X5 2002 4.4L V-8 é uma caixa ZF Steptronic, o que permite a troca manual de marchas por meio de comando eletrônico. Entretanto, em condução normal em modo automático, deixando o câmbio na posição "Drive - D" é mais do que suficiente, pois o carro mostra-se extremamente responsivo.

A alteração para o modo "Sport" o motorista experimentará trocas de marchas mais rápidas. E, finalmente, no modo manual, a caixa ZF Steptronic irá operar as trocas de marchas ao comando do motorista, fazendo-o com bastante precisão e velocidade.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - preço

O sistema de tração permanente nas quatro rodas conta com gerenciamento automático da distribuição de potência nas rodas. Em condução normal, a distribuição de potência é de 38% para as rodas dianteiras e 62% para as rodas traseiras. Além disso, há uma opção de transmissão chamada de Hill Descent Control, que manté a velocidade média constante e amplia a aderência quando o carro vai descer rampas íngrimes. Entre os equipamentos de segurança há freios ABS, airbags frontais e air-bags tipo cortina posicionados na lateral.

BMW X5 2002 Sport 4.4L V-8 - consumo

Além do HDC (Hill Descendent Control), o BMW X5 2002 4.4L Sport conta com Controle de Estabilidade. Esses dois sistemas combinados são gerenciados eletronicamente pelo computador central e adicionam níveis de segurança adicional ao carro, garantindo a máxima estabilidade em curvas sob condução esportiva.

Como um modelo esportivo, o BMW X5 2002 4.4L Sport conta com uma direção direta e que transmite o que ocorre na pista para o motorista com precisão. Os freios são bastante eficientes e nunca encontram o fadding, em decorrência dos sistemas de ventilação.

Impressões ao dirigir

Como todo BMW, o X5 2002 4.4L V-8 apresenta-se com um comportamento esportivo, apesar de seu peso de suas mais de 2 toneladas. Isso significa uma direção precisa e direta, bastante rápida, mas que dá ao motorista uma agradável sensação de controle. Em relação à performance, com um V-8 de 4.4L, a BMW X5 2002 Sport tem aceleração de carro esportivo, e que em nada lembra um familiar SUV.

Desempenho e consumo

Média de consumo de combustível

Ciclo urbano (cidade) - 5,1 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada) - 6,4 Km/l de gasolina
Aceleração de 0 a 100Km/h em 7,4 segundos
Velocidade máxima: 238 Km/h

Aspectos Positivos
  • Muito rápido
  • Comportamento de carro
  • Extremamente luxuoso
Aspectos negativos
  • Pequena área para carga
  • Consumo de combustível excessivo
Conclusão

O BMW X5 4.4L V-8 Sport 2002 é uma opção do segmento de luxo do mercado de usados. Em muitos casos o carro é encontrado com blindagem, o que amplia ainda mais o nível de segurança dos passageiros, ao custo, porém, de um desempenho menor e um consumo de combustível maior.

O carro é um SUV de luxo, com potência de sobra e luxo onipresente, que pode ser encontrado em revendedores multimarcas de São Paulo a preços (fevereiro de 2011) em torno de R$ 75.000 reais.

24 Comentários

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  1. excelente carro tenho um já é o terceiro x5 que possui todos só mederão prazer recomendo

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  2. Estou cada vez mais inclinado em, adquirir um.

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  3. Alguém pode me informar quantos litros de óleo pega o motor desse carro ?

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    1. Amigo boa tarde !! Tenho uma 4.4 ano 2002 motor v8 nunca mim deu dor de cabeça somente trocas e manutenção básica como troca pastilha ,discos ,velas e pneu por ser um suv de grande porte com seus Aprox 2.200 kg gasta bem se rodar bastante já em relação a sua pergunta quando a adquirir usei durante um ano o Castrol 5w30 depois passei a usar o valora 5w30 porém faço a troca do filtro de óleo sempre cada troca eu coloco filtro novo nuncaim deu dor de cabeça o carro e realmente magnífico

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  4. Estou pensando em mudar o estilo! Só tive carro baixo, GM corsa, Fiat Idea, Tempra Stile, Omega CD, Alfa Romeo 164. Estou pensando em pegar um SUV e se for pra cima vai ser um desses! E tem que ser V8.

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  5. Alguém pode me informar quantos litros de óleo pega o motor desse carro ?

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  6. Alguém pode me informar quantos litros de óleo pega o motor desse carro ?

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  7. alguem sabe quais os consumos reais para esse modelo ? e que 5L e 6L em cidade e estrada parecem me muito mas muito pouco para um motor de 282 cv ainda mais sustentando 2 toneladas

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    1. "Ciclo urbano (cidade) - 5,1 Km/l de gasolina
      Ciclo rodoviário (estrada) - 6,4 Km/l de gasolina"

      Significa que os consumos por cada 100km são:
      Cidade = 19,6 L
      Estrada = 15,6L

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  8. Boa tarde.
    Estive olhando um X5 4x4 2001, gostei muito do carro, mas me preocupa a questão de manutenção. Já tive caminhonete importada e tive que esperar 30 dias para vir as peças. Pretendo comprá-lo, mas me preocupa a questão da manutenção...

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  9. Boa tarde.
    Estive olhando um X5 4x4 2001, gostei muito do carro, mas me preocupa a questão de manutenção. Já tive caminhonete importada e tive que esperar 30 dias para vir as peças. Pretendo comprá-lo, mas me preocupa a questão da manutenção...

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    1. Boa tarde, Max. eu tenho uma BMW 318ti 1995 e não tenho problemas para achar peças (no ML tem muita coisa) e também já importei algumas coisas pelo eBay, funciona direitinho!

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    2. Max, boa noite. Tenho a minha há 2 anos e não posso reclamar. Comprei barata (5 mil abaixo da tabela porque sabia que tinha coisas a fazer) tais como: trocas de juntas (decidi por trocar todas), mangueiras, alguns retentores, coxim do motor, pastilhas, discos dianteiros, velas (botei Iridium NGK), pastilhas e todos os fluidos (até o do diferencial eu troquei). Todas as peças originais BMW ou OEM (fabricantes recomendados pela própria BMW) sempre trazidas de fora, salvo raras exceções. Foram quase 15 mil reais, mas agora estou com um carro excelente, imponente, bonito, confiável e nem pago IPVA mais. Aproveitei e coloquei alguns acessórios como entrada USB (no lugar do acendedor de cigarros) e jogo de tapetes de borracha com bordas elevadas ('all season'), além do chicote original da BMW para o engate. Tenho um mecânico de confiança (moro em Brasília) que já trocou refil da bomba de combustível e lâmpadas queimadas aqui e acolá... sempre satisfeito com o trabalho dele. A manutenção preventiva eu faço, trocando óleo com 7 mil kms (sempre Motul 5W40 100% sintético), uso Mocul (um produto da Motul que vai na água do radiador pra baixar a temperatura de funcionamento do sistema em até 15ºC), além do velho e bom Militec a cada 3 trocas (21 mil kms). E estou levando a bichona sem grandes sustos.

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  10. Com um X5... Compensa colocar Gás geração 5

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  11. Vc poderia indicar esse Mecanico, acabei de comprar uma e moro em BSB também, obrigado...

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  12. O segredo do consumo Air Power sandecar esse faz a economia vapor de gasolina sem perder o densenpede do veículo

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  13. eu tamben tenho; ela deu um aviso para transerir automatico p manual depois que anda bastante o que pode ser

    antonio

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  14. Olá comprei uma BMW X5, porém a referência de mecânica aqui na Bahia não é favorável. Portanto pretendo vender.

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  15. Tenho uma BMW x5 2002 acendeu a luz de Óleo e parou travou será que e bomba de óleo

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