O presidente da Volkswagen mundial - Ferdinand Piech - é um executivo que adota superlativos. Sua empresa vende os mais rápidos e caros carros de produção em série do planeta, com sua linha de Bugatti´s. Ao mesmo tempo, produz o mais mundial do carros mundiais - o onipresente Volkswagen Golf. E ainda trabalha para superar a Toyota como o maior produtor mundial de automóveis no meio desta década.
Agora, a Volkswagen combinou o estado da arte em termo de tecnologia automotiva: um motor diesel common rail associado a um motor elétrico, tudo isso em uma carroceria de polímero de fibra de carbono debaixo peso, para criar o Volkswagen XL1 Concept Car.
O Volkswagen XL1 Concept Car consome 0,9 litros de diesel a cada 100 quilômetros percorridos. Como se não bastasse, emite apenas 24 gramas de CO2 a cada quilômetro. O carro, que foi mostrado no Qatar, é um símbolo da nova era da indústria automobilística mundial, onde a questão da eficiência energética é um dos vetores principais.
Toda a tecnologia presente no Volkswagen XL1 Concept Car ainda é cara e sofisticada, portanto não espere um carro com essas características na sua concessionária a preços competitivos, pelo menos no curto prazo.
A carroceria de baixo peso do Volkswagen XL1 Concept Car associa-se de forma harmoniosa com o conjunto motriz. Segundo a VW, a engenharia da empresa encontrou a forma de produzir polímeros de fibra de carbono reforçado em volumes suficientes para produção em massa há dois anos atrás, e tem aperfeiçoado o processo desde então.
O peso total do Volkswagen XL1 Concept Car é de menos de 800Kg, sendo que destes, 226 se referem ao conjunto motriz, e outros 230Kg à carroceria. Considerado que a fibra de carbono é largamente usada nos monopostos de Fórmula 1, a Volkswagen diz que fornece um monocoque de alta resistência no XL1.
As colunas A e B do Volkswagen XL1 Concept Car dispõem de trilhos e estruturas desenhadas para absorver impactos de energia. O motor tem 2 cilindros TDI à diesel, com capacidade de 0.8L, também projetado para produão em massa. Esse motor é basicamente um VW 1.6L TDI europeu cortado ao meio, motor esse usado nos Golf´s e Passat´s vedidos na Europa, compartilhando com ele funcionalidades chave, como pistões e sistema múltiplo de injeção direta.
O dois cilindros do Volkswagen XL1 Concept Car entrega 47 cavalos, sendo que o sistema de exaustão, com um catalisador de oxidação, filtra as partículas de diesel para permitir ao carro atender às mais exigentes legislações anti-poluição.
O motor é instalado na traseira e impulsiona as rodas traseiras. A bateria de lítio-íon que abastece o motor elétrico que opera a 220 Volts, e é capaz de impulsionar o carro por até 35 quilômetros, sem a necessidade de uso do motor diesel. A potência é transmitida para as rodas por meio de uma caixa de câmbio de 7 velocidades com dupla embreagem (DSG), com módulo híbrido, para operar tanto com o motor à combustão quanto elétrico. Um conversor DC/DC provê energia elétrica para os equipamentos do carro.
O sistema de propulsão do Volkswagen XL1 Concept Car permite ao motorista selecionar o modo elétrico puro, caso a bateria esteja totalmente carregada, apenas pressionando um botão. O motor TDI liga automaticamente quando necessário, e comutação entre a propulsão elétrica e a TDI é feita com o carro em movimento.
A VW afirma que o Volkswagen XL1 Concept Car acelera de 0 a 100Km/h em 11,9 segundos. É claro que não é um foguete, mas é o suficiente para uma utilização normal. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 160 Km/h, provavelmente em decorrência dos pneus de baixo atrito.
As possibilidades de produção do veículo ainda dependem de reduções de custos das tecnologias empregadas, mas é fato que Volkswagen XL1 Concept Car é um carro conceitual projetado com o olho na produção em série.
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