O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático integra a linha de hatchs médios da Ford que estreou no mercado brasileiro em 2000. Desde então o Focus foi considerado pelos consumidores e pela imprensa especializada um carro de qualidade notável, acima da média.
Apesar das boas avaliações, as vendas do hatch nunca foram animadoras. Com o lançamento da nova versão, em 2009, as qualidades foram aprimoradas, e as vendas começaram a reagir.
Entre os hatchs médios fabricados no mercado brasileiro, o Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é um dos mais atualizados, ficando atrás apenas no novo Fiat Bravo no quesito modernidade de projeto.
Estilo e equipamentos
O design do Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é elegante e transmite robustez, resultado de seu porte largo (1,84 metro) que o deixa com um visual imponente mesmo diante de concorrentes como o do novo Fiat Bravo, e também dos modelos importados, como o Hyundai i30. A lateral tem linhas encorpadas e a traseira recortada contribuem para criar um estilo harmonioso, moderno e sofisticado.
A frente é arrojada e discreta, com a tomada de ar central e o vinco nas pontas do capô emoldurando o desenho dos faróis. O interior não fica atrás, e associa modernidade, tecnologia e luxo, sem ousadias. Enfim, o Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é um carro visualmente agradável, que trata os passageiros com elegância e conforto, tendo em vista que os materiais são de excelente qualidade, e a ergonomia é excelente.
Acabamento
O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático nesta versão GLX é o modelo intermediário da linha (clique aqui e veja o nosso artigo sobre o Focus Hatch Ghia 2010), e conta com um motor 2.0 Duratec e associado a uma caixa de transmissão automática de quatro velocidades. Além disso, fazem parte do pacote de itens de segurança: freios com ABS e EBD, airbags frontais, retrovisor eletrocrômico, chave inteligente com partida no botão e faróis com acendimento automático.
As rodas são de liga leve de 16 polegadas, e o painel traz o sistema de entretenimento digital My Connection, que incorpora rádio/CD/MP3, conexão Bluetooth e entradas USB e auxiliar, computador de bordo, sensor de chuva e os básicos ar-condicionado, direção (eletro-hidráulica) e vidros, travas e retrovisores elétricos.
Prazer ao dirigir
O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático caracteriza-se por ser um carro extremamente prazeroso de ser dirigigo. O carro tem respostas rápidas ao acelerador e à direção, configurando-se em um nível de pilotagem esportiva. O carro é sólido - aspecto que decorre de sua elevada rigidez torcional, com uma suspensão firme e que, apesar disso, é confortável.
Contribui para a elevada eficiência a suspensão independente nos dois eixos, sendo McPherson na frente e Multilink na traseira. O motor 2.0 Duratec oferece uma performance exemplar, com acelerações e retomadas decididas.
O câmbio automático do Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático tem o único senão de se tratar de uma versão de quatro velocidades. Entretanto, a caixa conta com a opção de trocas manuais, através da alavanca de mudanças.
Desempenho
Aceleração
0 a 60 Km/h - 6 segundos
0 a 100 Km/h - 11,6 segundos
0 a 120 km/h - 16,6 segundos
Retomadas
40 km/h a 80 km/h - 5,4 segundos
60 km/h a 100 km/h - 6,9 segundos
80 km/h a 120 km/h - 8,4 segundos
Consumo
Cidade 8,2 km/l
Estrada 14 km/l
Conclusão
O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é um carro referencial nos quesitos comportamento dinâmico e robustez torcional dentro de sua categoria. O amplo espaço interno e acomoda com conforto cinco adultos, e o porta-malas acomada 328 litros, contando um excelente vão de acesso.
O interior é extremamente silencioso fruto do ótimo isolamento acústico. Um excemplar semi-novo do Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático pode ser encontrado por preços inferiores a R$ 50.000 reais (janeiro de 2011) em revendedores de semi-novos da Grande São Paulo, como a Phenom Veículos (clique aqui para acessar o site da Phenom Veículos Multimarcas).
Ficha Técnica
Novo Ford Focus GLX 2.0 Automático | |
Motor | Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo (DOHC), injeção eletrônica, gasolina |
Cilindrada (Cm³) | 1.999 |
Potência (Cv) | 143 cavalos 6.250 rpm |
Torque (Kgfm) | 18,7 a 4.250 rpm |
Câmbio | Automático sequencial de quatro marchas; tração dianteira |
Comprimento (m) | 4,35 |
Largura (m) | 1,84 |
Altura (m) | 1,50 |
Entre-Eixo (m) | 2,64 |
Porta-Mala (l) | 328 |
Suspensão | Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira, e independente do tipo Multilink com barra estabilizadora na traseira |
Freios | Discos ventilados, na dianteira, e sólidos atrás. ABS e EBD |
Tanque (l) | 55 |
Preço (R$) | 66.260 |
Taxa de Compressão | 10,8:1 |
Velocidade Final (km/h) | 204 Km/h |
Aceleração 0 a 100 Km/h (s) | 12,1 Segundos |
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