A história recente da Lexus (divisão de luxo da Toyota) nos Estados Unidos não é exatamente um caso de sucesso. As vendas vêm caindo consecutivamente, e os consumidores americanos estão à procura de modelos de luxo com toque esportivo - exatamente o que é oferecido por Audi, Mercedes-Benz e BMW.


Para enfrentar esse problema de mercado, a Lexus, ao invés de tentar competir com as gigantes alemãs, optou por introduzir a tecnologia de propulsão híbrida nos modelos de luxo. O primeiro modelo dessa linhagem foi o Lexus HS250h, que tem se mostrado um relativo sucesso de vendas. O Lexus hatchback CT200h é a segunda incursão da Toyota nesse ramo.



Em uma primeira vista, o Lexus CT200h parece um hatchback derivado dos IS250/350, mas na realidade ele deriva do HS250h - um sedã derivado do Toyota Avensis europeu. Apesar de compartilhar poucas peças com o Toyota Prius, a crítica especializada norte-americana apontou o HS250h como um "Lexus Prius" - dando uma conotação negativa ao modelo. O fato, porém, é que embaixo do Lexus CT200h esconde-se o mesmo motor 1.8L motor ciclo Atkinson e com a tecnologia Hybrid Synergy Drive do atual Prius.


Desde o lançamento do Lexus HS250h as reclamações sobre o carro apontam para uma fraca performance e que não é contra-balanceada pela economia de combustível. O Lexus CT200h pretente corrigir esse problema pois conta com basicamente a mesma motorização, mas com um peso menor, fazendo com que o carro pareça mais ágil.


Essa era a esperança da Toyota, mas o fato é que os consumidores, tão logo montaram em seus Lexus CT200h começaram dizer que o CT200h é o "verdadeiro Lexus Prius". Alguns detalhes poderiam desmentir tais afirmações, como o fato de que o Lexus CT200h ser seis centímetros mais curto do que o Prius, e também por contar com uma distância entre-eixos menor.


Ao volante, o Lexus CT200h mostra o que se espera de um Lexus de entrada (preço em torno de US$30.000 dólares). 


Não, os materais de acabamento não são baratos, mas certamente têm uma qualidade inferior ao que se espera de um Lexus. 


O painel e os revestimentos de porta com grandes apliques de plástico decepcionam para um carro desse nível. Para piorar as coisas, falta requinte aos comandos de acionamento elétrico dos bancos.


Os amantes dos Gadgets tecnológicos, porém, irão apreciar bastante as possibilidades de conexão Bluetooth para permitir streaming de áudio de dispositivos como o Apple iPhone e iTouch, além de conexão USB. O sistema de áudio, porém, não conta com um equipamento Mark Levinson disponível em versões mais caras do Lexus.


Em termos de estilo, o Lexus CT200h é hatch compacto esportivo de luxo, e que se destina a competir no mesmo segmento de Volvo C30, Audi A3 e o BMW Série 1. É claro que luxo é também uma questão subjetiva, mas o fato é que o nível de acabamento do Lexus CT200h está em um nível abaixo do encontrado no C30 da Volvo. 


Sim, o Lexus CT200h tem um melhor conjunto de tecnologias a bordo e dispõe de um motor híbrido, mas no quesito "divertimento", o exemplar da Volvo é superior.


Em condução dinâmica o Lexus CT200h mostra-se bem comportado, e mesmo a assistência elétrica da direção não prejudica o controle do carro em condução mais esportiva. O motor, porém, é um limitador, em decorrência da falta de potência. A aceleração de 0 a 100Km/h fica em torno de 10 segundos - uma eternidade para um carro de que se proclama "esportivo". Culpa, obviamente, dos escassos 134HP do motor.

Conclusão

O Lexus CT200h chegou como uma grande promessa de eficiência energética da Toyta, mas a realidade mostrou que nesse quesito ele ainda perde para o Prius. O Lexus CT200h foi concebido para reforçar as vendas da Lexus na Europa, o que faz um certo sentido, tendo em vista que o mercado europeu é mais suscetível a aceitar uma queda de desempenho em troca de um desconto no preço. Nos EUA, porém, isso não é verdade, o que coloca muitas interrogações adicionais na capacidade de a Lexus vir a apresentar uma melhoras de suas vendas no curto-prazo.

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