O Chevrolet Omega, importado da Austrália entre 1998 e 2011, foi um dos grandes destaques da 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2010. O modelo chegou mais mais equipado, com mais desempenho, eficiência e com o sobrenome Fittipaldi. A série especial é uma homenagem ao primeiro campeão brasileiro da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, que testou e aprovou o modelo no Campo de Provas da GM, na Austrália.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

A parceria da Chevrolet com o campeão Fittipaldi surge em um momento especial da sua vitoriosa carreira. No dia 04 de Outubro de 1970, há 40 anos, o piloto vencia sua primeira corrida na Fórmula 1, em Watkins Glen, nos Estados Unidos.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

O Omega Fittipaldi, nome da série especial do sedã, chega ao mercado brasileiro com modificações no design, interior e em componentes mecânicos, o que o deixaram mais bonito, potente e eficiente.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

“O Chevrolet Omega Fittipaldi Edition evoluiu significativamente oferecendo o motor Alloytec ainda mais moderno e eficiente e um design com total sintonia com o ‘DNA’ global da marca Chevrolet”, destaca Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

“Fico muito feliz em retomar a parceria com a Chevrolet, nós que já realizamos projetos fantásticos com o Monza 500EF e o Corvette Pace Car edição limitada nos EUA. O Omega é o sedã topo de linha da Chevrolet, e associar meu nome à nova versão desse carro é uma honra para mim. Estive na Austrália visitando a fábrica, onde ele é produzido e tive também a oportunidade de testá-lo no campo de provas da GM perto de Melbourne, e posso dizer que é, sem dúvida, o melhor carro em seu segmento. O novo powertrain com motor mais potente e agora com injeção direta e câmbio de seis marchas deixa o carro ainda melhor para dirigir. Outros pontos fortes são o acabamento interno que está impecável, e o novo sistema de entretenimento. Tenho certeza que o novo Omega Fittipaldi será um sucesso”, destaca Emerson Fittipaldi, campeão de Fórmula 1 e ícone da Fórmula Indy.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

Marcos Munhoz, diretor geral de Comunicações, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil, observa que “o Omega, desde seu lançamento no Brasil, sempre foi referência em termos de sofisticação, conforto e tecnologia na categoria dos sedãs de luxo. Agora, com estas inovações, ele vai além de sua condição de um veículo topo de linha sofisticado, graças ao desempenho esportivo”, explica o executivo.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, comentou que “o Chevrolet Omega, assim como o Emerson, possuem em comum uma trajetória de sucesso, motivo pela qual optamos por ter o campeão conosco neste lançamento. Entendemos que existe uma sinergia muito grande entre o Emerson Fittipaldi e o Omega, ambos são sinônimos de muita velocidade e performance”.

Tecnologia e interior renovados

O acabamento interno do Chevrolet Omega foi totalmente modificado, os bancos e painéis de porta agora são oferecidos em couro bege, que garantem uma sensação de mais espaço e conforto.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

O computador de bordo com funções de temperatura, consumo médio, autonomia, vida útil do óleo do motor, entre outras e o painel de instrumentos com velocímetro, tacômetro (conta-giros), marcador de combustível e luzes de advertência ganharam fundo com luz branca.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

Além disso, o Omega recebeu novidades no sistema de entretenimento. O display de 6.5 polegadas colorido touch screen no console central multi-função é utilizado para ajustes no rádio AM/FM, CD Changer com capacidade para leitura de arquivos MP3, entrada USB e, também, armazenamento de até 15 CDs na memória do rádio.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

Outra novidade é o sistema handsfree com tecnologia Bluetooth® wirelless totalmente integrado com o veículo, permitindo o atendimento de ligações telefônicas de celulares com o sistema Bluetooth® pressionando o respectivo botão no volante ou painel central, sem ao menos tirar o telefone do bolso, por exemplo. A tecnologia Bluetooth® permite a conexão do sistema handsfree com celulares dotados dessa tecnologia por meio de conexão por rádio freqüência, sem o uso de fios.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

O display ainda mostra informações dos sensores de estacionamento traseiro que, por meio de imagem ou diagrama apresentado indica a presença, na esquerda, centro ou direita, de eventuais obstáculos, quando a marcha à ré é acionada.

Motor Alloytec V6 SIDI com ganho de quase 40 cavalos de potência

O automóvel é propulsionado pela evolução do já consagrado motor Alloytec V6 3.6 litros SIDI (injeção direta) que possibilitou uma expressiva evolução na sua potência de 254 cv para 292 cv. Também trouxe melhorias em relação ao torque, que passou a 36,7 kgf.m a 2900 rpm, além de ser mais econômico e menos poluente.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

O novo Omega agora acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,8 segundos alcançando uma velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente). O novo sistema de transmissão AT6, automático sequencial, oferece seis marchas com o dispositivo "Active Select" na própria manopla do câmbio, que pode assim assumir o momento da troca das marchas quando desejar, possibilitando uma direção ainda mais esportiva.

Omega Fittipaldi 2011, ainda mais seguro e confortável

O carro apresenta importantes inovações em seus equipamentos mecânicos, além de novo parachoque dianteiro, novos faróis de neblina e novas rodas de alumínio 17" com pneus medida 225/55 R17.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

O Chevrolet Omega tem no quesito segurança uma característica marcante, com destaque para a tecnologia desenvolvida para evitar acidentes e conhecida como Electronic Stability Program (ESC) - Programa Eletrônico de Estabilidade.

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

A tecnologia ESC é responsável pelo gerenciamento de outros módulos, como o sistema ABS (Anti-lock Braking System), EBD (Electronic Brakeforce Distribution), EBA (Eletronic Brake Assist) e o TCS (Traction Control System).

Chevrlolet Omega 2011 Fittipaldi

O Omega oferece ainda, airbags frontais e laterais. O sedã grande de luxo é oferecido nas cores Preto Phantom e Prata Switchblade.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CHEVROLET OMEGA FITTIPALDI

RESUMO
Modelo: Chevrolet Omega Fittipaldi
Carroceria / motorização: Fechada, 4 portas, sedan, motorização dianteira, tração traseira
Fabricação: GM Holden - Planta Adelaide – Austrália
Principais competidores: Ford Mustang GT Premium, Dodge Challenger SR T8

MOTOR
Modelo: V6 3.6L Gasolina
Disposição: longitudinal
Número de cilindros: 6 cil em “V”
Cilindrada (cm3): 3564
Diâmetro e Curso (mm): 94,00 x 85,60
Válvulas: DOHC, 24 (quatro válvulas por cilindro)
Injeção eletrônica de combustível: SIDI (Injeção Direta)
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência máxima
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 292 cv @ 6200 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 36,72 kgfm @ 2900 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum
Rotação máxima do motor (rpm): 6 200 rpm
Bateria: 12V, 74Ah
Alternador: 140 Amp
Tração Traseira


TRANSMISSÃO
Modelo: Automática
Transmissão Automática de 6 velocidades com “Active Select” no câmbio.
Relação de marchas:
Primeira: 4,065:1
Segunda: 2,371:1
Terceira: 1,551:1
Quarta: 1,157:1
Quinta: 0,853:1
Sexta: 0,674:1
Ré: 3,2:1
Relação Máxima do Conversor de Torque: 1,96:1
Relação Final de Transmissão: 3,27:1


CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Tipo Mc Pherson. Ação direta, barra estabilizadora, molas helicoidais.
Traseira: Multilink Independente. Barra estabilizadora, molas helicoidais.
Direção: Hidráulica.
Direção número de voltas
(batente a batente): 2,8
Diâmetro de giro (m): 11,4


FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros e traseiros, sistema de freios ABS com EBD (Eletronic Brake Distribution)
Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 298 x 30;
traseiro 302 x 22


RODAS/PNEUS
Rodas tamanho e tipo: 17” Alumínio
Pneus: 225/55 R17 (inclusive pneu reserva)


DIMENSÕES/PESOS 1.476
Distância entre eixos (mm): 2.915
Comprimento total (mm): 4.894
Largura carroceria (mm): 1.899
Largura total (mm): 2.100
Altura (mm):
Bitola (mm): Dianteira: 1.602; traseira: 1.618
Altura mínima do solo (mm): 114
Ângulo de ataque: 18,4°
Ângulo de saída: 14,7º
Peso em ordem de marcha (kg): 1.758


CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 496
Tanque de combustível (litros): 71L
Carga útil (kg): 408


DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 235
Aceleração 0 a 100 km/h (s): 6,8s

12 Comentários

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  1. Não encontrei amortecedor traseiro para comprar que pena?

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  2. O ômega 2011 com interior preto (e não bege), também é Fittipaldi? Quando "zero" também vinha com o emblema Fittipaldi no paralamas?

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    Respostas
    1. Não, se for interior preto não é fitipaldi

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    2. o Fittipaldi foram edições limitadas, a GM trouxe alguns a mais por causa das vendas, pórem eles tem interior preto, e não tem os emblemas do fittipaldi. ambos tem 292CV e cambio de 6 marchas

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    3. Não para ambas as perguntas, Fittipaldi interior é bege apenas e o nome Fittipaldi fica na porta, não no paralamas!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Exato. Em 2011 foi vendido o CD e o Fitipaldi. Ambos com 292 CV. A diferença entre os 2 são o interior bege x preto, e o emblema no paralamas. Só isso.

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  5. Eu sou APAIXONADO PELO OMEGA TEVE UM 2003 MUITO BOM QUERO COMPRA UM FITIPALDE SE DEUS QUIR ELE QUE TENHO FE

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  6. GOSTARIA DE SABER SE É FACIL ENCONTRAR PEÇAS DE REPOSIÇÃO JA QUE SE TRATA DE UMA EDIÇÃO LIMITADA DA CHEVROLET

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  7. Muito. Chique
    Tenho vontade de comprar um

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