A Citroën do Brasil lançou o Novo C3 AIRCROSS, modelo desenvolvido especificamente para a América Latina, e que se destaca por incorporar materiais ecologicamente corretos, além de inovações tecnológicas em seu segmento como o pára-brisa panorâmico, o Sistema de Navegação MyWay (GPS) e um exclusivo sistema de som criado em parceria com a Pioneer. Veja mais notícias sobre o Citroen AirCross, incluindo informações sobre a linha 2012, clicando aqui.
O Novo C3 AIRCROSS 2011 enquadra-se na categoria crossover, e pretende disputar o segmento de mercado hoje dominado pelo Ford EcoSport. A proposta do carro é de off-road, porém com tecnologia de ponta incorporada, além de um design diferenciado.
No interior do Novo Citroen C3 AirCross 2011 observa-se doses adicionais de luxo e de componentes tecnológicos, algo que não se observava nos modelos compactos até então.
As versões disponíveis são três: GL, GLX e Exclusive, todas elas equipadas com um motor quatro cilindros 1.6 16V Flex com potência de 113 cavalos. A produção ocorre no Centro de Produção de Porto Real (RJ).
Detalhes
Uma das características mais marcantes do Novo Citroen C3 AirCross 2011 são as barras de alumínio posicionadas longitudinalmente no teto, um elemento realmente diferenciador, assim como os espelhos retrovisores externos cromados, e as exclusivas rodas modelo Buggy, com acabamento diamantado.
Como não poderia deixar de ser, o estepe é preso na tampa traseira e posicionado ligeiramente à esquerda, e fixado por meio de um suporte basculante, com comando de destravamento através da chave.
Comportamento dinâmico
O motor do Novo Citroen C3 AirCross 2011 é um quatro cilindros 1.6 16V Flex capaz de entregar 113 cavalos @ 5.800RPM quando abastecido com álcool, e 110 cv na mesma rotação, quando o combustível usado é a gasolina.
O torque máximo é de 15,5 Kgfm @ 4.500 rpm quando usado o álcool, chegado a 14,2 Kgfm @ 4.000 abastecido com gasolina.
Esse propulsor está associado a uma caixa de transmissão manual de 5 velocidades, sendo que as relações de marcha foram encurtadas de moto a privilegiar a agilidade nas respostas.
Demais componentes são direção com assistência hidráulica, e:
Suspensões
- Dianteira: independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados.
- Traseira: travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora.
A altura do Novo Citroen C3 AirCross 2011 foi elevada 36 mm no eixo dianteiro e 41 mm no eixo traseiro, resultado em um vão livre de 230 mm na frente e 240 mm na traseira, propiciando mais capacidade de transposição de obstáculos.
O Novo Citroen C3 AirCross 2011 teve pneus especialmente desenvolvidos Pirelli Scorpion 205/60 R16, projetados para uso misto (50% off-road e 50% asfalto).
As rodas exclusivas Buggy são encontradas nos modelos GLX e Exclusive, enquanto a versão GL é equipada com rodas de aço protegidas com calotas.
Interior
O Novo Citroen C3 AirCross 2011 beneficiou-se do entre-eixos alongado em 80 mm, perfazendo uma distância total de 2.540 mm, sendo que o comprimento do carro é de 4,279 metros, e a altura é de 1,753 metros, configurando-se em uma posição de dirigir elevada e com ampla visibilidade e segurança.
Os revestimentos internos são em tons escursos, porém com detalhes em cromo, de forma a conferir o toque de esportividade.
O painel mostra um desenho arredondado, cujo projeto foi baseado em elementos cilíndricos. O destaque fica na parte central com três mostradores circulares: inclinômetro lateral, inclinômetro longitudinal e bússola.
Os instrumentos do painel são analógicos e posicionados de forma a facilitar sua visibilidade pelo motorista sem a necessidade de grandes desvios de atenção.
Outros equipamentos presentes no Novo Citroen C3 AirCross 2011 são: pára-sol com espelho de cortesia, porta-objetos e tomada 12V além de conexão USB, entre outros.
Porta malas
As três versões do Novo Citroen C3 AirCross 2011 contam com banco traseiro rebatível, com opção 1/3 ou 2/3. O volume de carga é de 403 litros, podendo ser ampliado para até 1.500 litros comm o rebatimento dos bancos.
Inovações Tecnológicas:
- Pára-brisa panorâmico com visibilidade lateral superior;
- Sistema de Navegação MyWay com tela LCD colorida de 7” integrado ao painel, e que já incorpora os mapas de mais de 1.300 cidades brasileiras e 1 milhão de pontos de interesse, como restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. O controle do GPS pode ser feito por intermédio do volante.
- Sistema de som Pioneer com espacialização (efeito Hifi-like) desenvolvido especialmente para o Novo Citroen C3 AirCross 2011, dispondo Rádio CD Player compatível com o formato MP3 e WMA, além de conectividade Bluetooth® e USB.
Equipamentos de segurança:
- Airbag duplo frontal;
- Airbags de tórax laterais dianteiros;
- Faróis de neblina;
- Sistema ABS de frenagem com EBD;
- Sistema de iluminação de acompanhamento (Follow Me), que permite manter os faróis dianteiros acesos por alguns segundos após desligar a ignição;
- Sensor de não-utilização do cinto de segurança;
- Cintos de segurança dianteiros com limitador de esforço e regulagem de altura;
- Cintos de segurança traseiros de três pontos nas extremidades e central abdominal;
- Regulador de velocidade;
- Limitador de velocidade;
- Travamento elétrico para vidros traseiros no painel;
- Vidros dianteiros elétricos;
- Vidro dianteiro para condutor com dispositivo “um toque” e antiesmagamento;
- Vidros traseiros elétricos;
- Vidros verdes;
- Detector de Obstáculo Traseiro, ativado quando a marcha à ré for acionada.
Versões
O Citroën AIRCROSS será oferecido em três versões, todas com motor 1.6 16V Flex. São elas:
Novo Citroen C3 AirCross 2011 GL 1.6 16V FLEX – A versão de entrada conta com equipamentos de série como ar condicionado, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores com acionamento elétrico, abertura das portas com acionamento à distância, barras de teto longitudinais, pára-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo, estepe com dispositivo antifurto, bancos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, porta-malas com travamento elétrico, entre outros.
Novo Citroen C3 AirCross 2011 GLX 1.6 16V FLEX – Além dos equipamentos presentes na versão GL, possui de série rodas de liga leve Buggy, bússola, inclinômetro (horizontal e vertical), vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, regulagem de altura do banco do motorista e sistema de som com Rádio/CD mp3 e entrada para iPod.
Novo Citroen C3 AirCross 2011 Exclusive 1.6 16V FLEX – Possui de série: ar condicionado digital, bancos de couro, airbag duplo, Rádio Pioneer for Citroën, ABS + EBD, limitador e regulador de velocidade, volante em couro, rodas de liga leve Buggy, bússola, inclinômetro (horizontal e vertical), vidros traseiros elétricos, faróis de neblina e regulagem de altura do banco do motorista. Opcionais: sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, sensor de chuva, airbag lateral e sistema de Navegação MyWay.
Veja mais notícias sobre o Citroen AirCross, incluindo informações sobre a linha 2012, clicando aqui.
muito lindo .
ResponderExcluirSem comentários, esse é o carro.
ResponderExcluirSEM PALAVRAS ESSE CARRO É TUDO DE BOM, TUDO QUE SONHEI, CREIO QUE JESUS VAI ME DAR UM RSRSRSRS....
ResponderExcluirFala serio, esse carro é muito linda, muito show de bola, mas com certeza hoje em 2013, ja esta na hora de dar mais uma renovada, ja esta desatualizado, e nao agradando mais...mas hoje ja deve estar com um projeto mais bonito essa lateral é muit feia
ResponderExcluirNUNCA TIVE CARRO DE MARCA DIFERENTE, DAS TRÊS JÁ CONHECIDA, MAIS POSSO AFIRMAR QUE ÓTIMO.AIR CROSS 2012.
ResponderExcluirCARRO ÓTIMO COMPREI HA´QUATRO ANOS, FIZ O MELHOR INVESTIMENTO.
ResponderExcluirEste carro é uma péssima compra.
ResponderExcluirMinha esposa teve um C3 GLX 2008 1.4. Excelente carro, nunca teve problemas. Decidimos então subir de categoria. Pegamos um Aircross Exclusive automático top de linha 2012 zero km. A experiência está sendo tão ruim que definitivamente abandonamos a marca Citroen.
Começa que o carro tem um problema crônico nos freios. Mesmo com disco e pastilhas novas e originais de fábrica, o carro chia alto que parece um ônibus velho. É um absurdo. Parece que não tem pastilha, que a pinça pega direto no disco de freio. Levamos na concessionária várias vezes durante a garantia sempre reclamando e NAO RESOLVERAM O problema. Simplesmente nos diziam que era uma falha de projeto. Absurdo.
Fora isso:
- cambio de 4 marchas terrível, mal dimensionado, que faz com que o carro ande com giro alto mesmo em baixas velocidades, resultando em um motor 1.6 113hp que faz (pasmem) 5km/l na cidade, mesmo andando tranquilamente.
- Vidros elétricos que vivem prendendo.
- Sistema FlexStart de partida não funciona. Se abastecer com alcool, o motor (flex) não dá partida nem com reza braba.
- vedação acústica péssima, escuta-se o motor e tudo mais do lado de fora.
- luzes de alerta no painel do motorista que acendem sem motivo
- lâmpadas de freio que queimam seguidamente, sabe Deus o porquê (chegamos a trocar 3x em um ano, e na concessionária disseram que era "normal" pelo uso).
- e mais uma série de problemas de desgaste precoce em peças internas, como quebra da bandeja que fica na parte de trás do banco da frente.
Enfim, não vemos a hora de vender esse carro e dar adeus a Citroen. Nem tenho coragem de vender para um particular, vou negociar na concessionária em que for comprar o carro novo.
Tenho um amigo próximo que comprou (seu eu saber obviamente) um Aircross 2017 mesma versão. Ele igualmente reclamou do consumo e do barulho nos freios. Quer dizer, até agora a briosa Citroen não evoluiu o projeto do carro.
Meu conselho pra vc que está na dúvida: pesquise e compre outro carro!
Queria comprar um mas lendo esses comentarios fiquei na duvida
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.