A Honda tem tradição em fazer versões esportivas de seus carros, e um exemplo bem claro e conhecido no Brasil é o famoso Civic VTi de 167 cavalos que foi vendido no Brasil nos anos 90. Com o lançamento do New Civic em 2006 e seu estilo moderno e agressivo, o mercado começou a aguardar a versão apimentada.
A Honda, como era de se esperar, não decepcionou e lançou em 2007 o New Civic Si para disputar mercado com o então rei da performance e potência entre os carros nacionais: o Golf GTI Turbo.
A Volkswagen não ficou parada e antes da apresentação do Civic Si colocou no mercado o Golf GTI 193cv, que permaneceu como carro nacional mais potente, precisamente 1 cv a mais que o Civic Si.
Entretanto, o projeto mais moderno do New Civic Si permitiu um bom nível de competição. Em termos de estilo e decoração externa, a versão esportiva do Civic difere das convencionais pelo uso de um aerofólio traseiro, rodas de 17" de dãmtro por 7" de largura em um tom ligeiramente mais escuro que o prata dos modelos convencionais, além de um adesivo lateral e um emblema na parte dianteira.
Mas é na parte mecânica que estão as principais diferenças. O motor do New Civic Si 2007 é uma unidade aspirada de 192 cv, com faixa vermelha começando em 8.000RPM (recomenda-se não passar dos 6.000RPM), um bloco em alumínio derivado do motor do motor do Accord 2.0.
Outras inovações são melhoras nos sistemas de admissão e escape e um comando de válvulas voltado para potência em rotações mais elevadas. O ronco mais grave no Honda Civic Si é decorrência de um sistema de escape retrabalhado pela Honda.
Um nível elevado de potência como esse exige freios especiais, e o Honda Civic Si tem freios a disco nas quatro rodas que permite parar o carro completamente de 120Km/h em 56,5 metros. Vindo a 80km/h é possível para-lo em 25,6 metros, e à velocidade de 60km/h atinge-se a imbobilidade em 14,5m.
Desempenho e consumo
Na pista de testes da Revista Quatro Rodas, o New Civic 2007 acelerou de 0-100Km/h em 7,9s, desde que abastecido com gasolina de elevada octanagem. O uso do combustível comum reduz o desempenho, com o tempo caindo para 8,7 segundos.
O consumo do New Civic 2007 Si é de 13,1Km/l em cidade ele faz 8Km/L de gasolina - o New Civic Si 2007 não foi oferecido em versão flex. A suspensão do New Civic Si tem um acerto que garante a estabilidade mesmo em condução esportiva, mas sem ser dura. Ao contrário, é muito confortável, que associada a direção direta, dá uma ótima sensação de segurança ao motorista.
O câmbio de seis marchas manual do Honda Civic Si 2007 é outro destaque, apesar de a sexta marcha funcionar mais como um overdrive, o uso de um diferencial de deslizamento limitado, que permite uma boa dirigibilidade tanto em cidade quantio em estrada.
Aliás, o Honda Civic Si 2007 sente-se muito à vontade na cidade também, por seu interior sofisticado e luxuoso.
Aliás, o Honda Civic Si 2007 sente-se muito à vontade na cidade também, por seu interior sofisticado e luxuoso.
O revestimento interno em camurça preta tanto nos bancos quanto nas portas confere o ar de requinte e esportividade, assim como os mostradores vermelhos.
A posição de dirigir é excelente, com bancos com regulagens manuais que, associado aos ajustes de altura e profundidade do volante, permitem encontrar a posição ideal.
A posição de dirigir é excelente, com bancos com regulagens manuais que, associado aos ajustes de altura e profundidade do volante, permitem encontrar a posição ideal.
O voltante do Honda New Civic Si 2007 tem um diâmetro adequado, sendo esportivo e prático, tendo em vista que contém os controles de som e do piloto automático.
Ficha técnica
- Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, DOHC, gasolina, injeção multiponto
- Cilindrada: 1 998 cm3
- Diâmetro x curso: 86 x 86 mm
- Taxa de compressão: 11:1
- Potência: 192 cv a 7 800 rpm
- Potência específica: 100,1 cv/l
- Torque: 19,2 mkgf a 6 100 rpm
- Câmbio: manual de 6 marchas, tração dianteira, diferencial de deslizamento limitado, controle eletrônico de estabilidade
- Carroceria: sedã, 4 portas, 5 lugares Dimensões: comprimento, 449 cm; largura, 175 cm; altura, 144 cm; entreeixos, 270 cm
- Peso: 1336 kg
- Peso/potência: 6,7 kg/cv
- Peso/torque: 35,2 kg/mkgf
- Volumes: porta-malas, 340 litros; combustível, 49,6 litros
- Suspensão: Dianteira: McPherson. Traseira: multilink Freios: disco ventilado nas rodas dianteiras, disco sólido nas traseiras, com ABS e EBD
- Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
- Pneus: 215/45, aro 17
Conclusão
Se você está a procura de um modelo esportivo semi-novo ou usado, as opções de escolha estão entre New Civic Si e Golf GTI 193cv, que são ambas ótimas opções. O Honda New Civic Si 2007, por ter um projeto mais moderno e um conjunto motriz mais aprimorado, leva vantagem em relação ao Golf GTI 193, entretanto por pouca margem.
Em condução normal, o New Civic Si 2007 também é um ótimo carro, que permite uma condução segura na estrada e praticidade no ambiente urbano, o que fica evidenciado pela caracterização esportiva do exterior e interior.
Show de Bola esse Civic SI !!!
ResponderExcluirTem erros nesta reportagem.
ResponderExcluirO 0-100 nao muda com a gasolina, segundo a quatro rodas é o mesmo tempo, isto acontece no gti.
O motor pode- e deve girar em rotacoes acima de 6000 rpm, pois é ai que o sistema vtec muda sua configuracao para mais brava.
A suspensao do SI é extremamente rigida, causando ate um certo desconforto no dia a dia, possui rigidez muito maior que o civic normal.
Tem erros nesta reportagem.
ResponderExcluirO 0-100 nao muda com a gasolina, segundo a quatro rodas é o mesmo tempo, isto acontece no gti.
O motor pode- e deve girar em rotacoes acima de 6000 rpm, pois é ai que o sistema vtec muda sua configuracao para mais brava.
A suspensao do SI é extremamente rigida, causando ate um certo desconforto no dia a dia, possui rigidez muito maior que o civic normal.
Muda sim, tenho um Si e com gasolina comum seu desempenho cai conaideravelmente
ExcluirEu não entendi essa do golf ser o carro nacional mais potente, o dodge charger (dart) com seu V8 318 entregava 216cv
ResponderExcluirDesde quando o charger é nacional?
ExcluirDesde 1971 ate o gecjamenfeda Chrysler do Brasil nos idos de 1982.
Excluire recomendado a nao passar de 6000 rpm por motivos de seguranca amigo claro q pode sim passar dos 6000 rpm mais o postante quis dizer por motivos de seguranca
ResponderExcluirCarro top mas se cruzar com um V6 ou V8 leva espancou e gasta igual a um V6
ResponderExcluirnunca que gasta igual a um V6, V6 a maioria dos carros sao pesados!
ExcluirGasta bem mais que o Civic normal e menos que um v6 esportivo do mesmo ano. Tive um LXS e agora tenho um SI
ResponderExcluirQual vc acha melhor amigo, o LXS ou o Si??
ExcluirTive um e estou a procura de outra, carro da minha vida, ele e tudo de bom, apenas os freios não são legais originais...
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