A Honda tem tradição em fazer versões esportivas de seus carros, e um exemplo bem claro e conhecido no Brasil é o famoso Civic VTi de 167 cavalos que foi vendido no Brasil nos anos 90. Com o lançamento do New Civic em 2006 e seu estilo moderno e agressivo, o mercado começou a aguardar a versão apimentada.

Honda New Civic Si

A Honda, como era de se esperar, não decepcionou e lançou em 2007 o New Civic Si para disputar mercado com o então rei da performance e potência entre os carros nacionais: o Golf GTI Turbo.

Honda New Civic Si - lateral

A Volkswagen não ficou parada e antes da apresentação do Civic Si colocou no mercado o Golf GTI 193cv, que permaneceu como carro nacional mais potente, precisamente 1 cv a mais que o Civic Si.

Honda New Civic Si - preto

Entretanto, o projeto mais moderno do New Civic Si permitiu um bom nível de competição. Em termos de estilo e decoração externa, a versão esportiva do Civic difere das convencionais pelo uso de um aerofólio traseiro, rodas de 17" de dãmtro por 7" de largura em um tom ligeiramente mais escuro que o prata dos modelos convencionais, além de um adesivo lateral e um emblema na parte dianteira.

Honda New Civic Si - rodas

Mas é na parte mecânica que estão as principais diferenças. O motor do New Civic Si 2007 é uma unidade aspirada de 192 cv, com faixa vermelha começando em 8.000RPM (recomenda-se não passar dos 6.000RPM), um bloco em alumínio derivado do motor do motor do Accord 2.0.


Honda New Civic Si - painel de instrumentos

Outras inovações são melhoras nos sistemas de admissão e escape e um comando de válvulas voltado para potência em rotações mais elevadas. O ronco mais grave no Honda Civic Si é decorrência de um sistema de escape retrabalhado pela Honda.

Honda New Civic Si

Um nível elevado de potência como esse exige freios especiais, e o Honda Civic Si tem freios a disco nas quatro rodas que permite parar o carro completamente de 120Km/h em 56,5 metros. Vindo a 80km/h é possível para-lo em 25,6 metros, e à velocidade de 60km/h atinge-se a imbobilidade em 14,5m.

Honda New Civic Si - frente


Desempenho e consumo

Na pista de testes da Revista Quatro Rodas, o New Civic 2007 acelerou de 0-100Km/h em 7,9s, desde que abastecido com gasolina de elevada octanagem. O uso do combustível comum reduz o desempenho, com o tempo caindo para 8,7 segundos.

New Civic Si 2007 DOHC VTEC

O consumo do New Civic 2007 Si é de 13,1Km/l em cidade ele faz 8Km/L de gasolina - o New Civic Si 2007 não foi oferecido em versão flex. A suspensão do New Civic Si tem um acerto que garante a estabilidade mesmo em condução esportiva, mas sem ser dura. Ao contrário, é muito confortável, que associada a direção direta, dá uma ótima sensação de segurança ao motorista.

Honda New Civic Si - interior

O câmbio de seis marchas manual do Honda Civic Si 2007 é outro destaque, apesar de a sexta marcha funcionar mais como um overdrive, o uso de um diferencial de deslizamento limitado, que permite uma boa dirigibilidade tanto em cidade quantio em estrada.

Honda New Civic Si

Aliás, o Honda Civic Si 2007 sente-se muito à vontade na cidade também, por seu interior sofisticado e luxuoso.

Honda New Civic Si - painel


Interior

O revestimento interno em camurça preta tanto nos bancos quanto nas portas confere o ar de requinte e esportividade, assim como os mostradores vermelhos.

Honda New Civic Si

A posição de dirigir é excelente, com bancos com regulagens manuais que, associado aos ajustes de altura e profundidade do volante, permitem encontrar a posição ideal.

Honda New Civic Si

O voltante do Honda New Civic Si 2007 tem um diâmetro adequado, sendo esportivo e prático, tendo em vista que contém os controles de som e do piloto automático.

Honda New Civic Si

Ficha técnica
  • Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, DOHC, gasolina, injeção multiponto
  • Cilindrada: 1 998 cm3
  • Diâmetro x curso: 86 x 86 mm
  • Taxa de compressão: 11:1
  • Potência: 192 cv a 7 800 rpm
  • Potência específica: 100,1 cv/l
  • Torque: 19,2 mkgf a 6 100 rpm
  • Câmbio: manual de 6 marchas, tração dianteira, diferencial de deslizamento limitado, controle eletrônico de estabilidade
  • Carroceria: sedã, 4 portas, 5 lugares Dimensões: comprimento, 449 cm; largura, 175 cm; altura, 144 cm; entreeixos, 270 cm
  • Peso: 1336 kg
  • Peso/potência: 6,7 kg/cv
  • Peso/torque: 35,2 kg/mkgf
  • Volumes: porta-malas, 340 litros; combustível, 49,6 litros
  • Suspensão: Dianteira: McPherson. Traseira: multilink Freios: disco ventilado nas rodas dianteiras, disco sólido nas traseiras, com ABS e EBD
  • Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
  • Pneus: 215/45, aro 17
Conclusão

Se você está a procura de um modelo esportivo semi-novo ou usado, as opções de escolha estão entre New Civic Si e Golf GTI 193cv, que são ambas ótimas opções. O Honda New Civic Si 2007, por ter um projeto mais moderno e um conjunto motriz mais aprimorado, leva vantagem em relação ao Golf GTI 193, entretanto por pouca margem.

Honda New Civic Si - Motor VTEC

Em condução normal, o New Civic Si 2007 também é um ótimo carro, que permite uma condução segura na estrada e praticidade no ambiente urbano, o que fica evidenciado pela caracterização esportiva do exterior e interior.

13 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Show de Bola esse Civic SI !!!

    ResponderExcluir
  2. Tem erros nesta reportagem.

    O 0-100 nao muda com a gasolina, segundo a quatro rodas é o mesmo tempo, isto acontece no gti.

    O motor pode- e deve girar em rotacoes acima de 6000 rpm, pois é ai que o sistema vtec muda sua configuracao para mais brava.

    A suspensao do SI é extremamente rigida, causando ate um certo desconforto no dia a dia, possui rigidez muito maior que o civic normal.

    ResponderExcluir
  3. Tem erros nesta reportagem.

    O 0-100 nao muda com a gasolina, segundo a quatro rodas é o mesmo tempo, isto acontece no gti.

    O motor pode- e deve girar em rotacoes acima de 6000 rpm, pois é ai que o sistema vtec muda sua configuracao para mais brava.

    A suspensao do SI é extremamente rigida, causando ate um certo desconforto no dia a dia, possui rigidez muito maior que o civic normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muda sim, tenho um Si e com gasolina comum seu desempenho cai conaideravelmente

      Excluir
  4. Eu não entendi essa do golf ser o carro nacional mais potente, o dodge charger (dart) com seu V8 318 entregava 216cv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando o charger é nacional?

      Excluir
    2. Desde 1971 ate o gecjamenfeda Chrysler do Brasil nos idos de 1982.

      Excluir
  5. e recomendado a nao passar de 6000 rpm por motivos de seguranca amigo claro q pode sim passar dos 6000 rpm mais o postante quis dizer por motivos de seguranca

    ResponderExcluir
  6. Carro top mas se cruzar com um V6 ou V8 leva espancou e gasta igual a um V6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca que gasta igual a um V6, V6 a maioria dos carros sao pesados!

      Excluir
  7. Gasta bem mais que o Civic normal e menos que um v6 esportivo do mesmo ano. Tive um LXS e agora tenho um SI

    ResponderExcluir
  8. Tive um e estou a procura de outra, carro da minha vida, ele e tudo de bom, apenas os freios não são legais originais...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem