O Corsa Classic Life 2008 faz parte da vitoriosa linhagem da Chevrolet do Brasil no segmento de sedãs compactos. Em sua categoria é o carro mais vendido há anos, e qualidades para isso não faltam: suspensão confortável, extremamente prazeroso de ser dirigido, excelente comportamento dinâmico na estrada, econômico e com boa estabilidade.
O motor VHC FlexPower 1.0 entrega potência na medida certa para um carro desse tamanho, associando o bom desempenho à economia de combustível. É normal um Corsa Classic Life 2008 fazer entre 12 e 13Km/L de gasolina em ciclo urbano, e até 17Km/L de gasolina quando rodando em estradas.
Este propulsor tem uma potência de 79 cv quando abastecido com álcool, e 72cv quando o combustível usado é a gasolina. os dados de desempenho indicados pela GM mostram que o Classic Flexpower acelera de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e atinge 163 km/h de velocidade máxima, usando álcool.
No caso da gasolina, então a aceleração de 0-100Km fica em 14,8 segundos e a velocidade máxima de 161 km/h. A autonomia é de 612 quilômetros com álcool e de até 850 quilômetros quando abastecido com gasolina.
Além da economia de combustível, o Corsa Classsic Life 2008 ainda apresenta Baixo custo de manutenção, excelente porta malas, amplo espaço interno, alta liquidez no momento da revenda, mecânica robusta e confiável, conforto para todos os passageiros.
Opcionais
A melhor opção é o Corsa Classic Life Completo, tendo em vista que este modelo dispõe de equipamentos de conforto dignos de carros de categoria superior: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricas.
O Corsa Life 2008 já traz de série vidros verdes, desembaçador do vidro traseiro, cintos de segurança dianteiros com regulagem em altura e traseiros laterais de três pontos retráteis, calotas, entre outros.
O espaço interno é amplo o suficiente para acomodar com conforto uma família pequena e o porta-malas leva até 390. O acabamento é de excelente qualidade, e supera com facilidade os concorrentes como Fox e o Fiesta. As portas são revestidas em tecido.
Conclusão
Dentro do mercado de veículos usados populares, o Corsa Classic 2008 Life Completo mostra-se como uma das melhores opções disponíveis, pois alia um bom padrão de conforto, com todos os equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.
Além disso, conta uma mecânica eficiente e confiável, que não trará surpresas para o consumidor. Em termos de manutenção, o Corsa Classic 2008 Life Completo também mostra valores baixos para as peças, o que, aliado à tradicional confiabilidade dos carros da GM, dá tranquilidade ao consumidor.
Muito confortavel mas tem pouca potência.
ResponderExcluirCom você amigo kk... Ainda estou para ver um carro 1.0 que corra mais que esse. Tenho uma saveiro 1.6 e um corsa classic life 1.0 2008. E até hoje não perdi nenhum racha com ele, hoje já foi um prisma é um ford ka pra lista. Veja bem o seu pé, porque esse carro sinceramente é o capeta!
ExcluirQuero aprender a dirigir esse carro KKK
ExcluirEu peguei um 2008 a pouco to. Não estou conseguindo desenvildes ele bem
Vdd tenho um 2009 sinistro na estrada
ExcluirNa realidade até que para um motor 1.0 79cv não é pouco. Acho que é um dos mais potentes do mercado.
ResponderExcluirO 2008 E 2009 SÓ TEM 72 CAVALOS, EU ACHO E O 2010 VHCE É QUE TEM 7 CAVALOS A MAIS¨... ?
ResponderExcluirO meu é 2006 e tem 79 CVS. Motorzinho bom...
ExcluirMentira ! 78 e é oque os motores de 3 cilindros é kkkkk
Excluirtenho um e estou muito satisfeito ótimo carro!
ResponderExcluirAmigo que comentou sobre a potencia.Se você quer algoa mais do motor,pense em carro1.4.
ResponderExcluirTenho 1 e estou muito satisfeita também...
ResponderExcluirtenho um 2008 rodo na faixa de 200 km diario faz media de 12 no centro urbano
ResponderExcluirGasolina ou álcool?
ExcluirTenho um 2008 e estou muito satisfeito com meu corsa
ResponderExcluirTenho um e estou satisfeito tbm.
ResponderExcluirtenho um sem direção, é um pouco durão!!!
ResponderExcluirMuito, tive que mudar o perfil do pneu para um mais fino para fazer a volta melhor.
ExcluirOtimo carro economico mesmo com etanol, tenho um 2008.
ResponderExcluirtenho,mais o meu ta acelerando demais quando ligo!!!!oque faço!!!
ResponderExcluirtira o pé da embreagem.
Excluirkkkkkkkkkk gostei da resposta Josinaldo goncalves rsrsrsrs !!!
ExcluirJosinaldo Mito kkkkkkk
ExcluirO aceleramento e normal com 3 minutos ele para isso Esso na patidap
Excluirtenho,mais o meu ta acelerando demais quando ligo!!!!oque faço!!!
ResponderExcluirTente verificar a carga do alternador tive algo parecido com meu corsa 01 era falta de carga o modulo tenta compençar a falta de energia espero ter ajudado.
ExcluirSo ando na gasolina se eu mudar para o álcool o carro fica falhando perde potência, quando volto pra gasolina volta ao normal! E quando ligo ele pela manhã dando a primeira partida do dia, o carro fica parecendo motor de fusca falhando, so depois de pisar um pouco no acelerador o carro volta ao normal! Pode me ajudar sobre?
ExcluirTenho um ano 2008, nunca pus etanol, apenas gasolina. Mas tive um problema semelhante ao seu, no meu caso foi um cabo queimado, então troquei os cabos e velas, e ficou na medida. Verifica tb o reservatório da gasolina p partida a frio, ele pode tá vazio, se tiver coloca aditivada ou podium, é apenas meio litro.
Excluirmete o pe faz uns 220 e deixa ele mançinho ai fica bao!!!
ResponderExcluiracelerando quanto??? tipo 4000 rpm? e depois vai baixando e para em 2000rpm? se for isso, tente abrir o capô e desligar OS DOIS CONECTORES do módulo de centralina( parece uma caixa prateada em formato meio retangular) desligue os dois e religue depois de uns 10 segundos... se tiver dúvidas, entre neste link e dê uma lida sobre o assunto antes, mas não tem segredo não, rsrsrs é só desplugar aguardar e plugar de volta...(observe se está bem conectado antes de ligar senão o carro fica falhando e você vai ter que repetir o procedimento... Outra possibilidade são os bicos injetores estarem meio sujos, daí recomendo que você faça o seguinte:
ResponderExcluir-mude de posto
-troque o seu filtro de combustivel
-mande limpar os bicos injetores (se voce gosta de fazer voce mesmo, tem um video no YT que mostra o procedimento direitinho com uma fonte de 12 volts/500mA fiz no meu e ficou show de bola!!)
-aproveite e se der troque as velas pois se o combustivel que vocÊ usava era ruim provavelmente suas velas já sofreram o impacto...
link do módulo: http://oficinabrasil.com.br/index.php/papo-de-oficina/144-o-problema-e-o-modulo-quais-as-solucoes
Link da limpeza de bico: http://www.youtube.com/watch?v=iQCgHMiX5ek
O meu estar saindo pouco óleo na junta do cabeçote!?
Excluirsó mais uma coisa, tem um produto da bardahl que limpa os bicos, use- o ANTES DA LIMPEZA NA OFICINA(ou antes de vocÊ mesmo limpá-los em casa... cahama-se Clean Gas
ResponderExcluir01 de maio de 2013 12:20 tenho um básico 2008 só com travas, e estou muito satisfeito não mim dar problemas nenhum....
ResponderExcluirAcabei de adquirir um ha 15 dias e estou gostando muito. É excelente.
ResponderExcluirExcelente carro, comprei um ha 8 meses e cumpre tudo o que promete,economico, quase nao da problema, alem de tudo, comparado a outras marcas e modelo do mesmo ano o seguro e bem baixo do que os concorrentes. o meu e o classic spirit completo -ar. muito satisfeito.
ResponderExcluirTenho um a cinco anos e so alegriakkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
ResponderExcluirtenho um ha 15 dias e estou feliz.... gostaria de colocar o ar condicionado, será que compensa. Se compensa vale a pena colocar na concessionaria ou nao há necessidade?
ResponderExcluirAmigo um ar-condicionado no carro é essencial, até mesmo para sua segurança pois ele desembaça o vidro em dias de chuva
ExcluirTenho um com ar.realmente é muito bom
Excluirtenho um 2008 estou muito feliz com ele
ResponderExcluirmuito bom..o meu e 2006, macio para dirigir, e sem contar a economia.
ResponderExcluirTenho um Classic 08/09 É UM CARRO MUITO BOM. PREÇO BOM.
ResponderExcluirCONFORTO NA MEDIDA DO POSSÍVEL.
ELE É B.B.B.
Tenho um Classic 08/09 É UM CARRO MUITO BOM. PREÇO BOM.
ResponderExcluirCONFORTO NA MEDIDA DO POSSÍVEL.
ELE É B.B.B.
Sinceramente não compraria de novo!
ResponderExcluir- Barulho de combustível bem alto (incomoda muito)
- Esquenta fácil pela mecânica velha (desde 94 é a mesma)
- Muito apertado para quem vai atrás (tenho 1.91 de altura e quem tem mais de 1,75 sofre)
- Faz em torno de 6-7 km no álcool e 7-8 km com gasolina na cidade (pouco para quem visa um carro econômico)
- O meu modelo é o Life 2008 e inacreditavelmente a luz de salão não tem botão para ligar e desligar. Se alguém quiser ver um papel ou algo dentro do carro não consegue.
- Tampa de cima da mala tem uma péssima inclinação, dificulta a visão pelo retrovisor central
- A segunda marcha é colada demais na quarta. As vezes tento arrancar com o carro e passo a quarta ao invés de segunda.
- Farol muito ruim... estou juntando uma grana pra mudar a iluminação por blue ou dimon vision, porque está horrível. Se chover não enxergo nada.
- Não consigo encontrar a melhor posição de dirigir nele. Viagens longas deixam as costas doloridas.
- Com Ar ligado esqueça ultrapassagens, cai muito, mas muito o desempenho,.Ao passo que, em uma arrancada com o ar ligado, basta apertar o botão e desligá-lo para o carro dar um pulo e mostrar bom rendimento.
- Seguro muito caro
É um carro barato, mas com o valor de um zero (de 28 mil a 32 mil modelo LS), compro um outro carro usado muito superior ou mesmo um hatch mais confortável de guiar (perderia a mala, mas carro de cidade não precisa). Só quem é apaixonado pelo modelo pra continuar, não é o meu caso que vou atras de custo-benefício, dando prioridade ao segundo.
Simples velhinho, vc teve azar em adquirir este carro, pois comprei um 2008 completo ha 5 meses, tenho 1,94 de altura, e me encachei legal nele, claro que ficar atras vai sofrer, pois o banco foi todo pra tras, fora isso o carro é EXCELENTE. Estou fazendo 14,7 km/L na cidade, e ja cheguei a fazer 19,4 km/L na estrada, cara, sinceramente, esse carro é muito foda!! E sobre o seguro, vc paga qnto? Velho, pago R$ 690, 00 reais cara, pra dividir em 6x!! Pesquisa direitinho q vc encontra seguro pra ele barato!
Excluirquanto a luz interna, é só puxar o botao q liga os farois
ExcluirO seu tá bixado mesmo, esse carro é foda!
ExcluirVocê deve ter uma bicicleta e tá louco para comprar um classic e fala asneira demais
ExcluirPara quem não tem dinheiro como eu e um ótimo carro, tenho um Corsa Life 2008 com 157.000km ,fiz uma viagem de 5.450km de são Paulo a Paraíba,e não me deu dor de cabeça ,covenhamos q não e carro confortável mas atende bem as minhas nesse idades!
Excluirtenho um a 2 meses e comprei ele acelerado,mendei fazer a limpeza dos bicos troquei as velas,fiz a limpeza do sistema de arefecimento etc.. agora vou fazer a manuntenção no ar dele que ta muito fraquinho mesmo depois de eu dar um gás nele.. estou muito feliz e recomendo pra geral mesmo!!!
ResponderExcluirtenho um a 2 meses e comprei ele acelerado,mendei fazer a limpeza dos bicos troquei as velas,fiz a limpeza do sistema de arefecimento etc.. agora vou fazer a manuntenção no ar dele que ta muito fraquinho mesmo depois de eu dar um gás nele.. estou muito feliz e recomendo pra geral mesmo!!!
ResponderExcluirE um excelete carro muito bom mesmo
ResponderExcluirE um excelete carro muito bom mesmo
ResponderExcluirup tenho um life 2008 só tem vidro e trava eletrica gostaria de saber se alguem ai que tem um semelhante ja instalou a direçao hidrulica e se ficou bom?
ResponderExcluirtenho um corsa life 08 a 6 meses estou gostando muinto economico mesmo!
ResponderExcluirpequeno grande carro...pode nao ter aquele torque mas tem forca...alem de ser um bom flex se respeitado os giros nas marchas vc vai se susrprender com economia e desenvoltura.
ResponderExcluirRapaz comprei um life 2008 e muito beberrão não faz 8 na cidade e só 5 no álcool
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireu tenho um 2007 life flex power , para viagens ele meio ruim a 100 km/h ele ta com giro la em cima (giro alto) , para anda com giro normal entre 3 e 3,5 tem q anda 80 a 90 km/h , tirando isso e ótimo carro.
ResponderExcluirotimo carro
ResponderExcluirUm excelente carro, life 2008, consumo melhor da categoria.
ResponderExcluir\Tem que se entender que o consumo vai variar quanto a temperatura ambiente, pneus, carga e etc... então não se pode tabelar. O meu faz em média 12 km/l, tranquilo na cidade.
Olha tenho um Classic 2006, mas o meu é beberão demais... Já chegou fazer 5km/L com etanol na cidade gasolina faz 8km/l
ExcluirÉ amigo, eu já tive dois classic esse é o segundo e se eu comprar outro comprarei outro classic, é um carro macio, tem estabilidade, econômico, porta mala excelente, bom de dirigi. Eu tou satisfeito com eu tenho o meu é 2008/2009. É ótimo cmas mo simples mas muito bom. CCA.
ResponderExcluirÉ amigo, eu já tive dois classic esse é o segundo e se eu comprar outro comprarei outro classic, é um carro macio, tem estabilidade, econômico, porta mala excelente, bom de dirigi. Eu tou satisfeito com eu tenho o meu é 2008/2009. É ótimo cmas mo simples mas muito bom. CCA.
ResponderExcluirÉ amigo, eu já tive dois classic esse é o segundo e se eu comprar outro comprarei outro classic, é um carro macio, tem estabilidade, econômico, porta mala excelente, bom de dirigi. Eu tou satisfeito com eu tenho o meu é 2008/2009. É ótimo cmas mo simples mas muito bom. CCA.
ResponderExcluirTenho um 2008 Life, econômico, mala satisfatória para o segmento, bom na troca de machas, não acho a segunda próxima da quarta, só a ré que temos que ter cuidado para ver se saiu, acho um bom desempenho para um motor 1.0, tenho 1,76 m não acho apertado, é claro que o Vectra seria bem melhor, mas: $$$$$$$$$
ResponderExcluirTente verificar a carga do alternador tive algo parecido com meu corsa 01 era falta de carga o modulo tenta compençar a falta de energia espero ter ajudado.
ResponderExcluirRecentemente peguei um na troca por uma moto, 08/09
ResponderExcluirnão gostei muito do carro, mas pela economia que eu ouvia falar que ele dava resolvi ficar. Abasteci a primeira vez de gasolina e deu media de 14,5km/l entre cidade e rodovia. Passei um período abastecendo só Álcool pq estava compensando. Deu media de 11, 10, até chegar a 9km/l e vi que estava compensando colocar gasolina de novo. Ai a media que deu foi de 12,5km/l, assustei percebi que ele estava falhando, levei na oficina passaram no computador trocou vela e cabo. Ele melhorou muito, porem, o consumo caiu para 11,8km\l na gasolina. muito pouco para um carro 1.0 sem Ar no minimo. Vou ficar com ele até conseguir trocar ele.
Mais a pergunta é: Alguém ai tem ideia ou sabe o que pode ser, o porque que ele esta gastando tanto assim?
caro amigo já possui 2 classic (um 2009 outro 2008) consumo é matéria dificil de julgar pois envolve muitas variáveis na forma de conduzir e utilizar seu veículo. porém no seu caso acredito que o vilão da história seja a qualidade de nosso combustível pois ambos os meus carros faziam uma média cidade de 10,5 km/l.
Excluirabraços
Edson
O meu 08/09 esta dando só 12km/l na gasolina. Troquei velas e cabos e no computador acusou funcionamento normal. O que pode ser?
ResponderExcluirComprei o meu há 2 meses, é 2008, com direção hidráulica e sem ar, mas está fazendo 8 aqui na cidade. Estou abastecendo com gasolina e fiz uma revisão completa, troquei velas, filtro...mas nada. Alguém saberia me orientar sobre o que pode estar acontecendo?! Porque está muito gastão.
ResponderExcluiro meu classic 1.0 flexpower autonomia de 15,5 km no alcool rodei 1843,9km gastei 118,751 litros de alcool
ResponderExcluiro meu classic life 1.0 flex power rodei 1,843,9km gastei 118,751 litros de alcool autonomia de 15,5 km por litro!
ResponderExcluireu tenho um classic life 2008 ele faz 314 km com um tanque de alcoo to achando que faz pouco
ResponderExcluirO meu fez com um tanque de gasolina 495km. Não é nada econômico. Me arrependi de comprar.
Excluireu fiz 590 com tanque de alcool
Excluireu fiz 590 com tanque de alcool
ExcluirO meu é 2005 SPIRIT, ele é original a álcool, completo (-ar) e tá fazendo uma média de 7 km por litro andando na casquinha, tô achando meio gastão também, ainda mais com o álcool a R$2,60 o litro....
ExcluirConseguiu resolver o alto consumo de combustível? Meu Classic 2006 desde que comprei eh beberrão no auge de sua gastança já fez 5km/L de Etanol na cidade e de gasolina fez 8km/L todos itens motor em dia filtros óleos limpeza de bicos velas e cabos .... Não sei mais o que fazer porque o bichinho bebe igual 2.0 mais eh 1000 meu Classic 2006/2007 1.0 alguém que teve esse problema conseguiu fazer esses motores econômicos igual estão comentando ai?
ExcluirO meu Classic 2007 tbm estava com o consumo muito alto algo em torno de 7 km por litro na cidade e 10 na estrada, fiz a troca da válvula termostática (regula a temperatura do motor) e a autonomia melhorou muito chegando a fazer 11 na cidade e 15 na estrada.
ExcluirA válvula termostática estava travada aberta fazendo meu motor trabalhar frio demais e com isso aumentando o consumo de combustível, item super barato para trocar algo em torno de 70,00 e valeu muito a pena.
Vou trocar essa peça valvula termostatica... Classic 2006 flexpower beberão desde 0km... Faz 7 no etanol e nem 10 na gasolina... (mesmo consumo que consta no manual do proprietário!) Pela alta taxa de compressão do motor vhc flexpower 12:1 eh um motor mais pro etanol mesmo..
ExcluirOlá pessoal,o meu é um spirit 2007/2008 ja fiz na estrada 590 com um tanque de etanol
ExcluirTudo interferi no consumo do combustível. Modo de dirigir, revisão, lubrificação, tipo de pneus, direção na cidade ou estrada e utilização do ar.
ResponderExcluirgente alguém pode me dizer quais são os opcionais do classic 09 life
ResponderExcluirNão sei se estou correto, mas li no ICarros uma vez que o Classic Life é o mais básico, o Spirit Spirit o intermediário e o Super que é o Completo. Está correto?
ResponderExcluirTenho um 2008 básico, só tem alarme e travas elétricas. Comprei há 5 meses. Estou muito satisfeito. Carro excelente, confortável, econômico e muito potente pra um motor 1.0. Não tenho do que reclamar!!!
ResponderExcluirJa dei 177 no meu no alcool e o cara reclamando de potencia ... sinceramemte o que faz o carro e o piloto
ResponderExcluirJa dei 177 no meu no alcool e o cara reclamando de potencia ... sinceramemte o que faz o carro e o piloto
ResponderExcluirTenho um corsa também muito bom o meu é 2008 ar e direção hidráulica já faz tempo compre novo não penso em troca viajo direto pra Bahia de boa muito booooo
ResponderExcluirTenho um corsa também muito bom o meu é 2008 ar e direção hidráulica já faz tempo compre novo não penso em troca viajo direto pra Bahia de boa muito booooo
ResponderExcluirTenho um 2008 Life a 3 anos muito bom, Coloquei farol milha xenon 8,000k porta malas elétrico tanto no painel comi no controle do alarme, liguei luz de porta luvas e porta malas, câmera de ré, rodas originais do chevete as 5,consumo faz 11 na cidade e 18 na estrada na gasolina ele é básico mas muito bom.
ResponderExcluirO meu Classic 2006 tem um motor potente uma força bruta incrível percebo que o bichinho mesmo carregado em segunda marcha sobe qualquer tipo de ladeira pedindo terceira!
ResponderExcluirMais o meu eh muito beberrão mesmo só dirigindo no máximo a 3.000 giros.... Meu Classic 2006 desde que comprei eh beberrão no auge de sua gastança já fez 5km/L de Etanol na cidade e de gasolina fez 8km/L todos itens motor em dia filtros óleos limpeza de bicos velas e cabos .... Não sei mais o que fazer porque o bichinho bebe igual 2.0 mais eh 1000 meu Classic 2006/2007 1.0 alguém que teve esse problema conseguiu fazer esses motores econômicos igual estão comentando ai?
Comprei um básico 2008/9, mais direção macia e econômico mesmo. Vai andar como gente grande lá no autódromo. Enfim está com 88.000 km e tenho certeza que peguei o carro certo.
ResponderExcluirMuito bom carro estou satisfeito
ResponderExcluirTenho classiq 2008 2009 do tempo pra cá está com barulho tec tec alguém sabe oque que é?
ResponderExcluirClassiq 2008 2009com tec tec no motor alguém sabe como resolver?
ResponderExcluirComprei um classic zero em 2007, e a minha experiência foi a seguinte:
ResponderExcluir1) O carro não era econômico.
2) O motor era muito barulhento.
3) O cabo da bateria pegou fogo duas vezes.
Chevrolet nunca mais.
Tenho um clássic 2008 é top econômico anda muito,agora quero um mais novo
ResponderExcluirTou apavorado com meu corsa claccic ta bebendo mais doke eu vou levar no mecanico amanha não ta fazendo zinco p litro
ResponderExcluirTenho um 2008 também é mais um beberrão está tudo em dia
ResponderExcluirTenho um Classic 2007 2008 estava fazendo no Álcool 7 na cidade 10 na estrada, fiz troca bomba de combustível, do filtro de combustível troco 5 em 5 mil km melhorou demais, acredito faço 10 na cidade e 15 na estrada
ResponderExcluirTenho um 2008... viajo do Goiás para o nordeste todo ano e já consegui fazer 15.7 no álcool... agora vou de Goiás por Piauí 2 mil km... nunca me deixou na mão.... ele esses dias estava meio beberrao, mandei alinha e estava com o rolamento do ar condicionado estragado e prendendo a velocidade do motor, depois que eu arrumei parou a dor de cabeça agora é só alegria.... e.partiu Piauí em nome de Jesus Cristo kkk
ResponderExcluirTenho um classic 2008 tou com uns 20 dias com ele carro bom e econômico.
ResponderExcluiresse povo quer um carro potente igual Maverick e econômico igual Gurgel, ah vai pro inferno,não sabe dirigir anda a pé
ResponderExcluirQuer carro econômico compra um Gurgel, quer carro potente/veloz compra um Porsche! Classic ou anda ou economiza, os dois não dá, povo amador...
ResponderExcluirTenho um classic 1.0 spirit flexpower 2006 2007
ResponderExcluirN sei qual o motivo que o carro n passa de 100km na estrada, só passa quando tem alguma descida .
Obs já fui em vários mecânico e ninguém resolve esse problema, alguém que já passou por isso ??
Carro mas estou vendendo o meu não cabe garagem 9.500 precisa de pintura e trocar o comando em Teófilo Otoni a mecânica dele e
ResponderExcluirAqui é difícil o comando letra j
ResponderExcluirtroco num Celta o meu.
ResponderExcluirEu tenho um basícone tava rodando na gasolina e passei pro álcool ele ta fazendo seis e pouco na cidade pelo que vi ta gastando bastante o que pode ser
ResponderExcluirPostar um comentário
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