Em um espaço de tempo muito curto, a Hyundai se transformou de uma fabricante de carros baratos para o equivalente automotivo de uma "garota legal": bonita, confiável, fácil de conviver e pouco exigente. Mas será que as "garotas legais" da Hyundai estão preparadas para frequentar as festas da moda e as discos mais badaladas? A sabedoria popular diria que o lançamento do Genesis é emblemático dessa mudança da Hyundai, mas a verdade é que mesmo o Genesis é uma variação mais sofisticada do tradicional tema da Hyundai.
Na realidade, o carro que realmente inova conceitualmente é o "rebelde" Hyundai i30, um hatchback de cinco portas, desenvolvido na Europa, insinuante, disposto, e que exerce um apelo quase irresistível do tipo "pilote-me", que você só encontra em um Audi A3 ou em um BMW Série 1. E ainda tem o espaço interior de um sedã de médio porte e toda a praticidade de um hatchback.
Exceto pelas de 17" de liga de cromo, você não imaginaria o tanto de diversão que o i30 pode proporcionar. É um hatchback de cinco portas, à la Audi A3 ou BMW Série 1, apesar da comparação estar um pouco superdimensionada. Há alguns toques de estilo puro, como as rodas de 17" e um certo de ar de Volvo no esquema de iluminação.
No interior há um tema simples e elegante que cumprimenta o motorista. A posição do assento é elevada, como em um Ford Focus, com uma excelente visibilidade para todos os lados. O painel de instrumentos, simples e completo, sem aquele excesso de instrumentos non-sense, e a ergonomia se destacam no interior que apresenta materiais de alta-qualidade e de toque suave por todos os lados. A obra, tanto por fora quanto por dentro, é realmente de alta qualidade, com ajustes perfeitos de painel e um visual agradável.
Como a maioria dos Hyundais, o i30 é bem equipado: além do que você tradicionalmente esperaria de um carro desse (vidros, travas e retrovisores elétricos, piloto automático, ar-condicionado, direção hidráulica) o i30 tem bancos com aquecimento, um ótimo computador de bordo, um câmbio automático de 5 velocidades, sistema de som com conexão Bluetooth e USB, além de conexão para iPod.
O interior de i30 apresenta uma superabundância de materiais em preto, mas o efeito vítreo usado em muitos casos emprestam um ar leve e arejado. Os passageiros do banco traseiro são tratados com um assento confortável e com amplo espaço para as pernas, mais espaço para as pernas, na verdade, que você encontra na maioria dos sedãs médios disponíveis em nosso mercado.
Os bancos traseiros são divididos em uma proporção 60/40 e são completamente dobráveis, o que permite ampliar o espaço para bagagens de forma segmentada. Tudo isso torna o i30 um ótimo companheiro da semana e do fim de semana, excelente para o dia-a-dia e perfeito para viagens.
Acione a partida do i30 e você será saudado com um rosnado ansioso de um 2.0L de 145cv. O motor possui comando de válvulas variável, e sobe de rotações ansiosamente, mas sente um pouco quando o carro está completamente carregado. Por outro lado, o câmbio é um prazer de usar, e o propulsor mostra um nível de economia de combustível excepcional, mesmo quando a condução é algo esportiva. O computador de bordo indica médias de consumo de 13Km/L de gasolina.
Dirigindo rápido, o i30 revela suas características européias, com uma direção rápida, precisa e linear, baixíssima rolagem em curvas e uma atitude empolgante. A suspensão é firme, mas não dura. Em uma estrada, o i30 tem um controle direcional acima da média, seguindo em linha reta como um raio laser.
Em velocidades mais altas, ouve-se algum ruído do motor, mas os do vento são mínimos, e os assentos são confortáveis e dão ótimo suporte. O i30 é um carro jovem, com ótimas qualidades dinâmicas, e anos luz à frente do que a Hyundai jamais apresentou nesse segmento.
Evidentemente, o i30 ainda não é um Audi ou um BMW, mas seu preço também não é o de um Audi ou BMW. Pela metade do preço de um A3 ou BMW Série 1, você tem um carro completo, com ótimo desempenho e bonito.
Tudo isto mostra que o pacote do i30 é muito atraente: espaçoso, bem equipado, prático, divertido de dirigir e com muita atitude, e com ótimo motor. É o primeiro Hyndai que fornece verdadeiro prazer ao dirigir.
Ola tudo bom tem o esquema da pinagem em pdf do painel do I30 caso tenha por favor entre em contato comigo tcnobolt@yahoo.com.br
ResponderExcluirtecnobolt@yahoo.com.br
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.