Os primeiros testes do Chevrolet Volt começam a ser feitos pelas revistas especializadas. A revista Motor Trend publicou um artigo com suas primeiras impressões sobre o Volt. O teste mostrou que o Chevrolet Volt está pronto e maduro para entrar em produção em 2010, como modelo 2011.
O uso do Volt é extremamente simples, muito mais simples do que se pode imaginar. Até mesmo a entrada em operação do motor de recarga das baterias (um motor convecional 1.4L flex) é extremamente simples. Basicamente, esse motor passa a funcionar automaticamente sempre que a carga das baterias cai abaixo de 30%. Para dirigir, basta ligar o carro e conduzir o Volt como qualquer outro carro.
O uso do Volt é extremamente simples, muito mais simples do que se pode imaginar. Até mesmo a entrada em operação do motor de recarga das baterias (um motor convecional 1.4L flex) é extremamente simples. Basicamente, esse motor passa a funcionar automaticamente sempre que a carga das baterias cai abaixo de 30%. Para dirigir, basta ligar o carro e conduzir o Volt como qualquer outro carro.
Motor
Enquanto os outros carros híbridos que existem no mercado, como o Toyota Prius e o Honda Insight, nos quais o carro é impulsionado tanto pelo motor elétrico quanto pelo à gasolina, no Volt é diferente: apenas o motor elétrico impulsiona o carro, sendo que o motor a combustão serve apenas para recarregar as baterias que irão alimentar o motor elétrico.
O motor elétrico do Volt tem uma potência de 149cv. Associado a este motor elétrico, há um motor de combustão interna de 1.4L flex que entrega 71cv. Mas, atenção: as potências não são somadas, e, portanto, mesmo com os dois motores ativos a potência máxima do Volt é de 149cv.
O motor elétrico do Volt tem uma potência de 149cv. Associado a este motor elétrico, há um motor de combustão interna de 1.4L flex que entrega 71cv. Mas, atenção: as potências não são somadas, e, portanto, mesmo com os dois motores ativos a potência máxima do Volt é de 149cv.
Motor a gasolina serve apenas para recarregar as baterias
O motor a combustão interna funciona sempre para recarregar as baterias de íon-lítio que alimentam o motor elétrico. Sempre que a carga das baterias fica abaixo de 30% da carga máxima, o motor flex E85 (mistura de álcool e gasolina) entra em ação, operando em 1.000RPM e 4.000RPM, para fazer a recarga das baterias.
A entrada em operação do motor gerador (o motor à combustível que alimenta o elétrico) é extremamente sutil e suave. Não há luzes piscando ou alarmes sonoros para avisar. A luz no painel de indicação de carga de bateria apaga e é substituída pela indicação da quantidade de combustível no tanque (30 litros de combustível são suficientes para manter uma autonomia de 480Km).Depois de carregadas as baterias, o motor a combustível só é acionado quando for necessário.
Peso
O equipamento elétrico que é incorporado no Volt acrescenta algo como 200Kg ao peso do carro, mas, apesar disso, a dirigibilidade e a estabilidade não foram prejudicadas, com o Volt se mostrando muito preciso na condução.
Quando o carro está operando com o motor elétrico, ele não emite qualquer tipo de ruído, o que pode ser prejudicial para os pedestres. Sendo assim, quando o carro está transitando a velocidades inferiores a 40Km/h, há um sistema que emite sinais sonoros para avisar da presença do carro nas proximidades.
O modelo testado faz parte de um dos primeiros 80 protótipos que foram fabricados para avaliação e sua aparência como acabamento externo é muito similar ao modelo que será comercializado. O modelo final, porém, terá alguns aperfeiçoamentos no sistema de gerenciamento eletrônico do carro.
O estilo do Volt não apela para ousadias estilísticas: é familiar, porém moderno e desenhado para aprimorar a aerodinâmica. O interior parece inspirado no iPod: é limpo, clean, com revestimentos brancos brilhantes e displays sensíveis ao toque. Os materiais de acabamento parecem um pouco baratos demais para um carro que será vendido por US$ 32.000,00 ( o equivalente a R$ 58.000,00 reais), já inclusos os US$ 7.500 de impostos.
As baterias do Volt quando completamente carregadas oferecem uma autonomia de até 64Km. As baterias do Volt só podem ser completamente carregadas quando o carro é ligado a uma tomada de energia elétrica convencional. Quando se dispõe de uma tomada de 220V, o tempo de carga é de 3 horas, e quando se usa 120V, o tempo sobe para 8 horas.
Fonte: Motor Trend
A Motor Trend também fez um vídeo da reportagem (em inglês):
Cara, eu não entendo nada de carros. Mas porra, isso não é um carro,é uma MÁQUINA!
ResponderExcluirMas que beleza... Vou me dopar para tentar sonhar com este carro.
http://moviment0.wordpress.com/
Cara, o Volt tá lindo, ainda mais sendo um elétrico de 149hp!
ResponderExcluirAcho que só podiam ter caprichado um pouco mais na traseira, ficou meio cafoninha, bem americana.
Curti o blog, aliás sou viciado em carros. Sucesso!
Obrigado pelos comentários. O Volt realmente está sensacional. Acho que a GM vai se dar muito bem com esse carro, que é revolucionário. []s.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.