Rápido: dê o nome de uma série famosa de uma famosa fabricante de carros esporte, que usa tração traseira, motor aspirado e não é a estrela maior em seu segmento. Sim, há os Porsche Turbo e os Quattro, mas a Porsche GT3 é uma receita consagrada de sucesso.
Sua concepção simplista de engenharia demanda previsibilidade na oferta de potência e capacidade de pilotagem acima da média, mas recompensa o motorista com respostas rápidas e precisas, razão pela qual a Porsche GT3 é um carro esporte que se adapta muito bem tanto nas pistas de corridas quanto nas ruas.
O Porsche GT3 é um caso de amor à primeira vista. Comparado aos inchados e rebuscados carros esportivos da atualidade, como Nissans GT-R´s e Ferrari´s exageradamente musculosas, o atual 911 é um tributo ao mais fino e requintado dos antepassados do Porsche. Stuttgart adota a estratégia de ir melhorando continuamente seus carros, sem se esquecer suas origens. O GT3 é tributário da mesma engenharia. Seus faróis dianteiros, os para-lamas volumosos, a linha de cintua baixa são clássicos do design esportivovo e continuam contemporâneos.
No interior é mais a mesma história. Não há vestígio de um banco traseiro, como que afirmando sua vocação GT purista, Os bancos de couro costurados têm inserções camurça no ponto certo para fazer o motorista se sentir abraçado na medida correta. Os demais pontos de contato com o carro, como o volante e as alavancas de mudança de marchas, também adotam porções de camurça, para evitar o efeito escorregadio do couro. É como pilotar com luvas de corrida: o GT3 oferece uma sensação de controle táctil que ajuda o piloto a se concentrar na condução.
O GT3 tem um motor empolgante e que produz uma sinfonia que exige silêncio na cabine para ser apreciada. A direção é para ser apreciada com direitos a todos os cavalos de potência que o motor pode dispensar.
O ato de entrar no GT3, ligar o motor, soltar a embreagem e sentir o brutal torque disponível mesmo em baixas rotações é impressionante. A sensação de sentir o corpo comprimido contra o couro do banco pela aceleração deixa evidente o poder da máquina que você está pilotando.
Enquanto o motorista não desiste, o GT3 continua a acelerar e acelerar, continuamente, sem qualquer tipo de hesitação. Quando chegar uma curva, aperte o shift de mudança de marcha esquerdo e reduza a marcha, sinta o o motor subindo de rotação e o carro agarrando no chão e faça a curva com tranquilidade.
O GT3 torna a condução esportiva uma tarefa mais fácil: a sinfonia dos sons do motor, os tecidos perfumado, os controles dignos de um obra de arte tecnológica e a capacidade de manchar a paisagem em poucos segundos, mostra todo o prazer que um carro pode proporcionar.
Independente de ser para poucos, o fato é que Porsche 911 GT3 é um carro desportivo, no sentido mais purista da palavra, e que fornece uma carga inacreditável de confiança para o piloto que estiver no seu comando, independente do tipo de condução que irá imprimir. É um Porsche, puro e simples.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.