Dando continuidade à análise dos mercados de veículos usados, no post sobre os dados de vendas de usados do mercado de usados americano e comparando com os números do mercado brasileiro, verificamos que, enquanto o mercado americano vendeu, neste 2009, uma média de 3.54 veículos usados para cada veículo novo comercializado, essa taxa no mercado brasileiro ficou em 1,78 - ou seja, a metade.
Vamos agora olhar os dados agregados sobre financiamento no mercado americano de usados e a comparação com o que ocorre no mercado de carros novos, ambos nos EUA, e comparar com a situação verificada no mercado brasileiro.
Percentual médio de financiamento
O gráfico mostra os percentuais médios de financiamento de veículos usados e novos no mercado americano. O percentual médio de financiamento de veículos usados nos EUA oscila em torno de 100% do valor do carro, chegando, em alguns períodos, como o verificado após outubro de 2008 até agora, a superar os 100% do valor do bem.
Isso mostra a maior sensibilidade do mercado de veículos usados à disponibilidade de crédito que o mercado de veículos novos, no qual a média de financiamento situa-se na faixa entre 85% e 95% do valor do veículo.
Além disso, fica evidente que no mercado de usados norte-americano ocorre financiamento de quase 100% do valor dos veículos, o que contrasta com o verificado no mercado brasileiro, onde o índice médio de financiamento oscila entre 50% e 60% do valor do carro.
Taxas de juros médias aplicadas aos financiamentos
Outro aspecto do crédito no mercado de automóveis nos EUA é a baixa taxa de juros aplicada nos financiamentos. Como pode se observar no gráfico abaixo, as taxas de juros médias aplicadas nos financiamentos de veículos usados oscilam em torno de 9% ao ano, enquanto que para veículos novos (0KM), essas taxas oscilam em torno de 4% ao ano, estando, neste momento, em níveis pouco superiores a 3% anuais.
Duração média dos financiamentos
Finalmente, o gráfico acima mostra a duração média dos financiamentos, que, no caso do mercado de usados americano, oscila entre 62 e 66 meses, enquanto que no mercado de veículos novos, a duração média fica entre 58 e 60 meses.
Conclusões
A análise de um mercado maduro, como o mercado dos EUA, pode indicar soluções que podem ser adotadas no ambiente doméstico e também podem explicitar algumas distorções verificadas no Brasil.
Enquanto nos EUA, o percentual de financiamento de usados gira em torno de 100% do valor dos carros, e de 90% para veículos novos, no Brasil ocorre o inverso: os maiores percentuais de financiamento se verificam nos financiamentos aplicados aos veículos novos, que contam, também, com prazos maiores que os verificados para veículos usados.
Essas são algumas das distorções do mercado de crédito brasileiro que podem explicar a relativa apatia do mercado de usados no Brasil, assim como sua baixa proporção relativa quando comparada com o mercado de veículos novos.
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