O mercado de veículos usados em São Paulo apresentou retração de 3,27% nos negócios quando comparado com o mês anterior, em um movimento que diverge do verificado em nível nacional, onde, como foi mostrado no post sobre o mercado nacional de veículos usados em outubro, a venda de usados em âmbito nacional apresentou evolução de 1.2% em relação à setembro de 2009.

Mercado de carros usados outubro 2009

Em termos do volume acumulado anual de vendas, a distância para o ano de 2008 fica ainda mais pronunciada, com uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2008.


Mercado de carros usados outubro 2009 - acumulado

As causas da relativa apatia do mercado de usados são conhecidas. Uma comparação entre o mercado brasileiro e o americano de usados mostra que os veículos usados demandam financiamentos de até 100% do valor do bem e prazos mais amplos.

O que vemos no Brasil, porém, é o contrário: o mercado de novos tem prazos e percentuais de financiamento maiores. Esse é um dos motivos pelos quais, no Brasil, são negociados em média 1,78 carros usados para cada novo emplacado, enquanto nos EUA, para cada novo emplacado, são negociados 3.54 veículos usados.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem