O Chevrolet Prisma prossegue com sua trajetória de sucesso no mercado nacional com o lançamento da sua linha 2010. Desde seu lançamento em outubro de 2006 a abril de 2009 já foram emplacadas 131.471 unidades do sedã. Só no acumulado deste ano (janeiro a abril), o sedã, nas versões 1.4 Econo.Flex e a recém-lançada 1.0 VHCE, registrou 17.056 unidades.

Chevrolet Prisma 2010 1.0 - Fotos e Consumo

A força da Chevrolet no segmento dos sedãs compactos é notável, pois, além do Prisma, a marca figura, neste ranking, com outros dois modelos de sucesso: o Classic e o Corsa sedã. Juntos, os três modelos da Chevrolet emplacaram 56.339 unidades no acumulado deste ano de 2009, e detem 40,4% de participação no segmento, ou seja, a cada 10 sedãs compactos vendidos no Brasil, quatro são da marca Chevrolet.

Chevrolet Prisma 2010 1.4 - Fotos e Consumo

Com exatamente metade dos emplacamentos da Chevrolet, a segunda posição foi da Volkswagen, com 28.011 unidades emplacadas, com 20,08% de participação, seguida pela Fiat, que emplacou 27.242 unidades do Siena e obteve 19,5% de participação.

Chevrolet Prisma 2010 1.0 - Fotos e Consumo

A chegada do Chevrolet Prisma com a versão de motorização 1.0 litro, no último mês de março, mostrou ainda mais a força da marca no segmento dos sedãs compactos. O mesmo motor VHCE Flexpower já equipa outros veículos de sucesso da marca Chevrolet desde o início de 2009, como o Classic e o Celta.

Chevrolet Prisma 2010 1.0 - interior

“O Prisma, definitivamente, trouxe um novo conceito de veículo sedã para o mercado que, além de um design inovador, oferece o excelente motor 1.4 e, agora, com a chegada do incomparável 1.0 VHCE, o mais potente do mercado nacional, quer aumentar ainda mais a participação no segmento de sedãs compactos”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

Prisma 2010 - desempenho

Produzido pela GM Powertrain, o motor 1.4 Econo.Flex utiliza a consagrada tecnologia VHC (Very High Compression) e conta agora com um novo coletor de admissão em plástico, sistema “drive by wire” de acelerador eletrônico e módulo de controle (ECM).

Chevrolet Prisma 2010 1.4 - fotos e consumo

Com estas alterações, o motor mais potente de sua categoria gera agora 97 cv quando abastecido com álcool e, 95 cv com gasolina. O torque do motor também foi elevado para 13,7 kgf.m com álcool e 13,2 kgf.m com gasolina.

Chevrolet Prisma 2010 1.4 - fotos e consumo

O Chevrolet Prisma 1.4 apresenta números expressivos, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 182 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s9, ou seja, mais rápido até que modelos de cilindrada superior. Já quando se utiliza a gasolina a velocidade máxima fica em 178 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 11s4.

Chevrolet Prisma 2010 1.4 - fotos e consumo

O Chevrolet Prisma, recem-lançado com o motor 1.0 Flexpower VHCE desenvolve 78 cavalos com 9,7 kgf.m, quando abastecido com álcool, e 77 cavalos com 9,4 kgf.m, com a gasolina. O desempenho do Chevrolet Prisma 1.0 VHCE está entre os melhores da categoria. Sua velocidade máxima é de 164 km/h (álcool) e 162 km/h (gasolina), e acelera de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos (álcool) e 14,8 segundos (gasolina).

Chevrolet Prisma 2010 1.0 - Consumo NBR 7024 (km/l)

(Cidade/Estrada/Média): Gasolina: 13,7 / 17,5 / 15,2
(Cidade/Estrada/Média)Álcool: 9,2 / 12,2 / 10,3

Chevrolet Prisma 2010 1.4 - Consumo NBR 7024 (km/l)

(Cidade/Estrada/Média): Gasolina: 13,0 / 18,3 / 14,9
(Cidade/Estrada/Média): Álcool: 9,0 / 12,4 / 10,3

Chevrolet Prisma 2010 1.4 - fotos e consumo

Como o Chevrolet Prisma 1.4 litro Econo.Flex, o modelo 1.0 VHCE também tem o tanque de combustível com 54 litros de capacidade, o que favorece a sua autonomia.

CHEVROLET PRISMA 1.0 FLEXPOWER VHCE
RESUMO
Modelo:Prisma 1.0 VHCE
Carroceria / motorização:Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção:Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação:Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil
Principais competidores:Fiat Siena e Ford Fiesta Sedã
MOTOR
Modelo:N10YFH
Disposição:Transversal
Número de cilindros:4 em linha
Cilindrada (cm3):999
Diâmetro e Curso (mm):71,1 x 62,9
Válvulas:OHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível:M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão:12,6:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):Álcool: 78 cv a 6.400 rpm
Gasolina: 77 cv a 6.400 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):Álcool: 9,7 kgfm (95 Nm) a 5.200 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm (93 Nm) a 5.200 rpm
Combustível recomendado:Gasolina comum e/ou Álcool hidratado
Rotação máxima do motor (rpm):6.800
Bateria:12V, 42 Ah
Alternador:60 A ( 90 A com ar condicionado)
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média):Gasolina: 13,7 / 17,5 / 15,2
Álcool: 9,2 / 12,2 / 10,3
TRANSMISSÃO
Modelo:F17 Minus HR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira:4,27:1
Segunda:2,35:1
Terceira:1,48:1
Quarta:1,05:1
Quinta:0,80:1
Ré:3,31:1
Diferencial:4,87:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora
Traseira:                           Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção:Manual, pinhão e cremalheira (Hidráulica, pinhão e cremalheira)
Direção redução:Manual: 22,0:1 (Hidráulica: 16,0:1)
Direção número de voltas
(batente a batente):Manual: 4,1 (Hidráulica: 2,75)
Diâmetro de giro (m):Manual: 9,80 (Hidráulica: 9,95)
FREIOS
Tipo:Discos dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm):Dianteiro: 236 x 12,7; traseiro 180 x 30
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo:14 X 5½ 
Pneus:175/65R14
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm):2.443
Comprimento total (mm):4.127
Largura carroceria (mm):1.645
Largura total (mm):1.857
Altura (mm):1.463
Bitola (mm):Dianteira: 1.371; traseira: 1.376
Altura mínima do solo (mm):105
Peso em ordem de marcha (kg):921 (951 com ar-condicionado)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira):60 / 40 (61 / 39 com ar-condicionado)
CAPACIDADES
Porta-malas (litros):439
Carga útil (kg):440
Tanque de combustível (litros):54
Óleo do motor (litros):3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros):6,4 (6,6 com ar-condicionado)
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h):Álcool: 164
Gasolina: 162
Aceleração 0 a 100 km/h (s):Álcool: 14s3
Gasolina: 14s8
Aceleração 0 - 400 m (s):Álcool: 19s3
Gasolina: 19s5
Aceleração 0 – 1.000 m (s):Álcool: 35s8
Gasolina:36s2
Retomada 40 a 100 km/h (s):Álcool: 17s6 (4amarcha)                                                                                                            
Gasolina: 17s9 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s):Álcool: 20s7 (5a marcha)                                                                                                               
Gasolina: 21s2 (5a marcha)
CHEVROLET PRISMA 1.4 ECONO.FLEX
RESUMO
Modelo:Prisma 1.4 Econo.Flex
Carroceria / motorização:Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção:Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação:Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil
Principais competidores:Fiat Siena e Ford Fiesta Sedã
MOTOR
Modelo:N14YFL
Disposição:Transversal
Número de cilindros:4 em linha VHC (Very High Compression)
Cilindrada (cm3):1.389
Diâmetro e Curso (mm):77,6 x 73,4
Válvulas:OHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível:M.P.F.I (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão:12,4:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):Álcool: 97 cv a 6.000 rpm
Gasolina: 95 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):Álcool: 13,7 mkgf (134 Nm) a 2.800 rpm
Gasolina: 13,2  mkgf (129 Nm) a 2.800 rpm
Combustível recomendado:Gasolina comum e/ou Álcool hidratado (flex fuel)
Rotação máxima do motor (rpm):6.300
Bateria:12V, 42 Ah (55 Ah com ar condicionado)
Alternador:55 A ( 70 A com ar condicionado)
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média):Gasolina: 13,0 / 18,3 / 14,9
Álcool: 9,0 / 12,4 / 10,3
TRANSMISSÃO
Modelo:F15-5 CR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira:3,73:1
Segunda:2,14:1
Terceira:1,41:1
Quarta:1,12:1
Quinta:0,89:1
Ré:3,31:1
Diferencial:3,74:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira:Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora
Traseira:Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção:Manual, pinhão e cremalheira (Hidráulica, pinhão e cremalheira)
Direção redução:Manual: 22,0:1 (Hidráulica: 16,0:1)
Direção número de voltas
(batente a batente):Manual: 4,3 (Hidráulica: 2,75)
Diâmetro de giro (m):Manual: 9,80 (Hidráulica: 9,95)
FREIOS
Tipo:Discos dianteiros ventilados, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm):Dianteiro: 236 x 20; traseiro 180 x 30
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo:13 x 4½ (Opc.: 14 X 5½)
Pneus:165/70R13 (Opc.: 175/65R14)
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm):2.443
Comprimento total (mm):4.127
Largura carroceria (mm):1.645
Largura total (mm):1.857
Altura (mm):1.463
Bitola (mm):Dianteira: 1.371; traseira: 1.376
Altura mínima do solo (mm):105
Peso em ordem de marcha (kg):905 (935 com ar-condicionado)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira):60 / 40 (61 / 39 com ar-condicionado)
CAPACIDADES
Porta-malas (litros):439
Carga útil (kg):470
Tanque de combustível (litros):54
Óleo do motor (litros):3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros):6,4 (6,6 com ar-condicionado)
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h):Álcool: 182
Gasolina: 178
Aceleração 0 a 100 km/h (s):Álcool: 10s9
Gasolina: 11s4
Aceleração 0 - 400 m (s):Álcool: 17s6
Gasolina: 17s9
Aceleração 0 – 1.000 m (s):Álcool: 32s4
Gasolina: 33s0
Retomada 40 a 100 km/h (s):Álcool: 15s3 (4a marcha)
Gasolina: 15s7 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s):Álcool: 15s2 (5a marcha)
Gasolina: 15s8 (5a marcha)

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