O Lexus LS é o modelo da Toyota que concorre no segmento de sedãs grandes de alto luxo, zona de mercado habitada por espécimes como Mercedes-Benz Classe S, Audi A8 e BMW Série 7. Entretanto, o Lexus LS sempre foi considerado inferior a seus concorrentes alemães, sobretudo pelo fato de não proporcionar ao motorista um nível de condução verdadeiramente esportiva e envolvente. Para responder a tais críticas - subjetivas - a Toyota optou por oferecer para o modelo 2010 do Lexus LS um pacote esportivo - Sport.

Lexus LS 460 Sport 2011

A um custo adicional de US$ 6.185,00 e oferecido apenas para a versão de entre-eixos curta (o Lexus LS é oferecido em uma versão longa, do tipo de limousine, e uma versão curta), ele adiciona alguns detalhes visuais no exterior, que inclui uma saia inferior, rodas de 19", pneus especiais e uma grade dianteira diferenciada.


Lexus LS 460 Sport 2011 - lateral

Nada, evidentemente, que torne o Lexus LS um carro chamativo ou exótico - todos os equipamentos adicionais são discretos e de extremo bom gosto, como convém a um sedã de sua categoria.

Interior

O interior marca uma mudança de paradigma no tipo de decoração interna usada pela Toyota: trata-se do primeiro Lexus do mercado onde os acabamentos em madeira tem uma superfície fosca, um detalhe que seria muito bem vindo em outros modelos Lexus.

Lexus LS 460 Sport 2011 - interior

O interior da nova versão esportiva é oferecido apenas na cor preta, com estofamento em couro perfurado com costura aparente, e madeira no tom mate. Os bancos também são esportivos e proporcionam excelente conforto em estrada, além de segurarem com competência o corpo em curvas executadas em condução esportiva.

Lexus LS 460 Sport 2011 - assentos traseiros

Aperfeiçoamentos mecânicos

Mas o modelo Sport do Lexus não diz respeito apenas à aparência. Há também aperfeiçoamentos mecânicos: caixa de transmissão automática de oito velocidades com mapeamento esportivo, novo sistema de freios e uma suspensão calibrada para condução em altas velocidades. O motor é um V-8 de 4.6L e que entrega respeitáveis 380 cavalos, sempre muito bem assessorados pela magnífica transmissão automática de 8 velocidades.

Lexus LS 460 Sport 2011

Esta, por sinal, é um espetáculo à parte: dispondo dos paddle shift´s no volante e com o mesmo mapeamento encontrado na do sedã esportivo Lexus IS-F, o sistema trocas as marchas na velocidade que uma Nikkon de última geração tira quadros de fotos. E o melhor: quando ativada a opção "Sport", o câmbio leva o motor até a faixa vermelha do conta-giros. E o sistema integrado com gerenciamento eletrônico do motor ainda aplica pequenas acelerações no motor no curto intervalo entre trocas de marchas durante as reduções.

A transmissão forma um conjunto harmonioso com o V-8 de injeção direta, e permite rápidas acelerações e controle total do câmbio por meio dos paddle shifts instalados atrás do volante.

Os freios Brembo dianteiros usam discos de 14,8" - estes, maiores, inclusive, que os do Lexus IS-F - e pastilhas de alta aderência. A diferença em relação à versão normal do LS é clara. A resposta é excelente e as frenagens são rápidas, sem qualquer tipo de desvio de trajetória, o que dá uma confere uma elevada sensação de controle ao piloto.

Lexus LS 460 Sport 2011

Suspensão a ar: calibragem esportiva

A suspensão a ar do Lexus LS Sport tem uma calibragem específica para se adequar a um nível de condução mais ousado. Evidentemente a suspensão pode ser controlada eletronicamente e permite a opção entre uma calibragem mais esportiva e outra que privilegia o conforto. A dirigibilidade do carro quando a suspensão está no modo Sport é muito aprimorada, deixando o Lexus muito à vontade em qualquer curva. Mesmo na configuração esportiva a suspensão não é dura, mas se o você deseja o máximo conforto, então basta selecionar a opção "confort".

Lexus LS 460 Sport 2011 - lateral

O maravilhoso V-8 de 380 cavalos dá ao Lexus LS o comportamento esportivo que honra o sobrenome "Sport". Trata-se de um carro muito mais emocionante que a versão normal do LS, e, naturalmente, muito mais divertido de se pilotar. Ele é melhor acelerando, fazendo curvas ou freando. O piloto tem mais controle do comportamento do carro, o que torna a condução muito mais envolvente que a versão normal do Lexus LS.

Preço

O Lexus LS Sport não é barato nem mesmo para os bolsos norte-americanos: US$ 76.000,00 - o equivalente a R$ 130.000,00. Mas, por esse preço, ele vem também com bancos com aquecimento, sistema de assistência ao estacionamento, cortina na vigia traseira, completo sistema de entretenimeto Mask Levinson com sete alto-falantes e leitor de DVD. Apesar de elevado, ele ainda é mais barato que as versões AMG dos Mercedes-Benz de sua categoria. Para quem deseja um pouco mais de esportividade que um Lexus LS pode entregar, ele é uma opção.


Dados Técnicos



 Tipo de veículoSedã de passageiros, 5 passageiros, motor dianteiro
 Motor 4.6L, 380cv, DOHC 32 válvulas, V-8
 Transmissão Automática de 8 velocidades
 Peso 1973Kg
 0-100Km/h 5,4s
 Dimensões 5,05m (comprimento) x 1,87m (largura) x 1,47 (altura)





Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem