A Volkswagen está lançando, a partir da semana que vem, duas novidades para a linha Polo: a versão hatch esportiva com nome de Polo GT e a versão Sedan Comfortline, ambas equipadas com motor 2.0 dotado de tecnologia bicombustível que proporcionam ao consumidor mais economia de combustível e melhora acentuada no desempenho.

Volkswagen Polo 2008 GT

Além da introdução da nova motorização, as versões 1.6 e 2.0 do Polo Sedan Comfortline passaram por um realinhamento expressivo de conteúdo e preço, incorporando de série, itens que são desejados pelos consumidores deste segmento, garantindo uma ótima relação custo-benefício e incrementando ainda mais as versões top de linha do sedan Premium.

Volkswagen Polo 2008 GT

Entre os novos itens de conteúdo básico estão: Rádio “Double Din” com CD-player, função MP3, conectividade Bluetooth, entradas para SD-Card e dispositivos USB, ar-condicionado Climatronic e espelhos retrovisores externos elétricos com rebatimento automático em marcha-a-ré.
VW Polo GT 2009 e Sedan 2.0 Flex: preços e especificações
Um conteúdo que soma ao veículo cerca de R$ 3.000, sem repasse para o preço final do veículo.

Os preços passam a ser:

• Polo Comfortline 2.0 Total Flex - de R$59.570 para R$56.490
• Polo Comfortline 1.6 Total Flex - de R$55.210 para R$54.690

Polo GT 2.0: Novos equipamentos e esportividade

O Polo GT se caracteriza pela riqueza de detalhes esportivos e pela quantidade de itens de série desejados pelo consumidor. Ele vem equipado com rodas de liga de aro 15” com superfície polida, pneus 195/55 R15, grade frontal tipo colméia e pintura em “piano black” na faixa central do pára-choque, farol com máscara negra, spoiler traseiro e soleira inferior pintados também em “piano black” e saída dupla de escapamento cromada. A nomenclatura GT está presente na tampa do porta-malas e na grade do radiador.

Volkswagen Polo 2008 GT

Além da agressividade visual externa, o Polo GT se destaca por equipamentos internos de série como ar-condicionado Climatronic, volante em couro e soleira preta com a inscrição GT, cor diferenciada para painel central, molduras de difusores, tampa de porta-copos e comandos do ar- condicionado.
VW Polo GT 2009 e Sedan 2.0 Flex: preços e especificações
Detalhes em alumínio realçam ainda mais a manopla de câmbio em couro, puxador de porta, botão do freio de mão e padaleiras esportivas. Espelhos nos pára-sóis com iluminação completam o carro que também recebeu a inscrição GT no volante de couro.

Volkswagen Polo 2008 GT

O Polo GT conta, de série, com o moderno Sistema Interativo Volkswagen I-System que consiste em um computador de bordo que integra funções como aviso de velocidade limite, destravamento das portas, alerta sonoro para o acionamento do alarme, sensor de estacionamento traseiro e aviso sobre manutenção, entre outras funções. O painel do carro também foi preparado para se comunicar com o GPS vendido pela Volkswagen Tech, por intermédio do rádio Cd-player com conectividade Bluetooth.

Volkswagen Polo 2008 GT

“Criar uma nova versão de um produto de sucesso é sempre um desafio e fizemos isso com foco no cliente. O Polo GT é um produto que vem reforçar a identidade da família Polo, oferecendo um carro diferenciado para o consumidor que gosta de ação e esportividade” diz Fabrício Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing.

Entre os opcionais, o veículo possui piloto automático, espelho retrovisor interno antiofuscante automático com sensor de chuva, temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva e também duas opções de rádios, uma com AM/FM com entrada para USB e SD-Card e outra “Double Dim” com CD-Player, conectividade bluetooth integrado e entradas para cartões de memória tipo SD card e dispositivos USB. “Além disso, a Volkswagen oferece para a versão o pacote que reune airbag duplo frontal e sistema ABS por um valor muito inferior ao praticado pelo mercado. Vendemos esses itens praticamente pela metade do preço”, diz Biondo.
VW Polo GT 2009 e Sedan 2.0 Flex: preços e especificações
O Polo GT chega às concessionárias com preço de R$ 55.400. São oito opções de cores para a família Polo: as sólidas preto Ninja, branco Cristal e vermelho Flash, as metálicas prata Light, azul Místico, cinza Vulcan, cinza Stone e as perolizadas preto Magic.
VW Polo GT 2009 e Sedan 2.0 Flex: preços e especificações
Atualmente, a linha Polo conta com três versões hatch (1.6 l, 1.6 l Sportline e a nova 2.0 GT) e três opções sedan (1.6 l, 1.6 l Comfortline e o novo 2.0 l Total Flex).

Perfil dos consumidores:

Os dois modelos - Polo GT 2.0 Total Flex e o Polo Sedan 2.0 Total Flex - foram desenvolvidos para atender ao desejo dos consumidores do carro que, de acordo com clínicas feitas pela Volkswagen, atingem dois grupos, os “Guiados pela Imagem” e “Entusiasta por Status”.

O Polo GT foi criado para o público “Guiados pela Imagem” que tem espírito jovem, valorizam o original, o diferenciado, são apaixonados por carro, adoram dirigir e gostam de esportividade e velocidade. O novo modelo combina beleza, exclusividade, segurança e visual extremamente esportivo e agressivo, seguindo a mesma linha visual do recém lançado Golf GT. Excelente dirigibilidade e acabamento são os pontos fortes dessa versão.

No outro extremo, estão os “Entusiastas por Status” que valorizam conforto, exclusividade, sucesso pessoal, conforto, cultura, tecnologia e gostam de carros que transmitem prestígio. Para esse consumidor a Volkswagen substitui o motor 2.0 a gasolina pelo 2.0 Total Flex na versão Sedan Comfortline

Motor 2.0 Total Flex oferece consumo e desempenho aprimorados para as versões hatch e sedan

As modificações introduzidas pela engenharia da Volkswagen do Brasil no motor 2.0 trazem muitos benefícios para o consumidor. Com a tecnologia Total Flex, que permite o abastecimento com gasolina e/ou álcool em qualquer proporção, o propulsor ganhou mais torque, e deixou mais agradável a condução – principalmente no trânsito urbano, que exige constantes trocas de marcha, além do cosumo de combustível que caiu sensivelmente.

Volkswagen Polo Sedan

Com as mudanças, o novo motor EA 113 2.0 Total Flex passa a contar com 17,3 mkgf de torque a 2.250 rpm ante 17,3 mkgf a 2.400 rpm da versão anterior. A potência se manteve em 116 cv a 5.200 rpm com gasolina e agora, 120 cv com álcool a 5250 rpm.

Volkswagen Polo Sedan

“O torque máximo é atingido em uma faixa mais baixa de giros, a 2.250 rpm, e essa força é mantida praticamente até 4 mil rpm. Com esses aprimoramentos, o Polo ganha maior agilidade, ao mesmo tempo em que passa a precisar de menos trocas de marcha para retomar velocidade”, explica João Alvarez Filho, gerente executivo de Planejamento e Desenvolvimento do Powertrain.

Volkswagen Polo Sedan

Outras inovações acrescentadas ao motor proporcionam mais economia de combustível e melhora acentuada do desempenho. Agora, o novo motor 2.0 Total Flex faz o Polo acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo menor e proporciona maior velocidade final.

Se o aumento do torque melhora a dirigibilidade na cidade, o alongamento das 4ª e 5ª marchas contribuiu para a redução do consumo de combustível em viagens. Outro ponto favorável é a significativa redução do nível de ruído produzido pelo motor.

Modificações

O novo motor EA 113 2.0 Total Flex foi desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, pioneira na aplicação da tecnologia bicombustível. O processo contou com o acompanhamento dos engenheiros da Volkswagen do México (onde o componente é produzido), da Alemanha e também da Audi AG.

“Trocamos os materiais de pistões, anéis, válvulas, assentos de válvulas, comando de válvulas e coletor de admissão. A árvore de manivelas também é nova. Agora ela é forjada – a antiga era fundida”, explica Alvarez.

De acordo com o gerente executivo de Powertrain, a nova árvore de manivelas tem maior resistência contra flexão e torção, qualidade que faz o motor trabalhar de forma mais silenciosa e com nível menor de vibrações.

A ECU (unidade eltrônica de controle), da Bosch, também recebeu inovações para o motor trabalhar com dois tipos de combustível. Com uma nova composição de metais nobres, o catalisador está ajustado também para a utilização de álcool. Além disso, esse componente já está em conformidade com a norma de emissões prevista para entrar em vigor em 2009.

O filtro de combustível, adequado ao uso dos dois combustíveis, teve seu desenvolvimento baseado no filtro do motor 1.6 Total Flex. Com a adequação do propulsor para a utilização de gasolina e álcool, a taxa de compressão ficou mais elevada (11,5 : 1).

Para facilitar o processo de montagem do novo motor EA 113 2.0 Total Flex - e manter a sua linha de produção no México - a Volkswagen firmou contrato com filiais de fornecedores brasileiros instaladas naquele país. Quando chega ao Brasil, o motor recebe apenas itens periféricos na fábrica de São Carlos (SP), unidade brasileira responsável pela produção de motores. Entre eles: linha de combustível, coletores e correias.

Dados técnicos

Motor EA 113 2.0 Total Flex
VW Polo GT 2009 e Sedan 2.0 Flex: preços e especificações
GASOLINA ÁLCOOL
Potência máxima (cv / rpm) 116 / 5.250 120 / 5.250
Torque máximo (mkgf / rpm) 17,3 / 2.250 17,3 / 2.250
Consumo urbano (km/l) 11,7 7,8
Consumo rodoviário (km/l) 17,2 11,4
Consumo médio (km/l) 14,2 9,4
Relação de compressão 11,5: 1 11,5: 1
Velocidade máxima (km/h) 196 (GT) 201 (sedan) 198 (GT) 202 (sedan)
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 9,7 (GT) 9,8 (sedan) 9,6 (GT) 9,7 (sedan)

Motor EA 113 2.0 Gasolina (comparativo)
Potência máxima (cv / rpm) 116 / 5.200
Torque máximo (mkgf / rpm) 17,3 / 2.400
Consumo urbano (km/l) 10,8
Consumo rodoviário (km/l) 15,8
Consumo médio (km/l) 13,1
Relação de compressão 10,3 : 1
Velocidade máxima (km/h) 201
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 10,3

NOVAS RELAÇÕES DE TRANSMISSÃO
1ª marcha 3,455 : 1
2ª marcha 1,954 : 1
3ª marcha 1,281 : 1
4ª marcha 0,927 : 1
5ª marcha 0,740 : 1
Diferencial 3,933 : 1

Tecnologia bicombustível: pioneirismo da Volkswagen do Brasil

Primeira montadora a lançar um veículo bicombustível – o Gol Total Flex 1.6, em março de 2003 – a Volkswagen do Brasil deu os principais passos na consolidação do sucesso da tecnologia flex. A Volkswagen lançou o primeiro motor 1.0 flexível no Fox, em outubro de 2003.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem