O Chevrolet Astra SS, um veículo que chegou em meados dos anos 2000, buscava um equilíbrio tênue entre a história e as necessidades de um mercado em transformação. Enquanto a versão esportiva da linha Astra procurava substituir o lendário GSi, enfrentava, paradoxalmente, restrições de custo que resultaram em um motor menos potente.
O Astra SS foi apresentado inicialmente no Salão do Automóvel de 2004 em São Paulo, ganhando admiração instantânea. No entanto, apesar de aparecer com rodas de liga leve de 17 polegadas no evento, o modelo que chegou às concessionárias trouxe rodas de 16 polegadas.
A General Motors do Brasil (GMB) tinha a intenção de criar uma linha esportiva "SS" que abrangeria também modelos como Meriva e Corsa, mas acabou focando no Astra SS hatch como a representação dessa família.
Com uma carroceria de quatro portas e faróis de dupla parábola, o Astra SS tinha um visual distinto. Vincos acentuados no para-choque e uma grade tripla na parte inferior conferiam um ar esportivo ao carro.
O interior era uma mistura de tecido vermelho e couro cinza, oferecendo um ambiente jovial e esportivo. Em termos de tecnologia, o veículo vinha equipado com airbag duplo, freios ABS com EDB, ar condicionado automático e direção hidráulica.
A maior controvérsia foi, sem dúvida, a escolha do motor. O Astra SS abandonou o motor 2.0 16V de 150 cavalos que equipava seu antecessor GSi, adotando em vez disso um motor 2.0 8V de até 127 cavalos.
Embora eficiente, o motor 2.0 8V FlexPower não possuía o caráter esportivo que se esperaria de um carro com a sigla "SS". Apesar disso, o carro ainda conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 201 km/h.
Consumo e Eficiência
Em termos de consumo, o Astra SS era mais eficiente que o GSi. Com gasolina, o carro fazia 7,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. No etanol, esses números mudavam para 6,6 km/l na cidade e 10,1 km/l na rodoviária.
Infelizmente, o Astra SS não teve uma vida longa. Em 2007, a GMB começou a focar mais na versão Advantage, o que levou ao declínio e eventual descontinuação do Astra SS em 2008.
A versão SS acabou se tornando um "Kit Esportivo" para o Astra Advantage.
O Chevrolet Astra SS tinha todos os ingredientes para ser um sucessor digno do GSi: um design arrojado, um interior bem acabado e um conjunto de características tecnológicas sólidas. No entanto, sua motorização menos potente, resultado das limitações de custo da GMB, tornou o carro um pouco menos empolgante do que poderia ter sido.
Assim, o Astra SS serve como um lembrete tanto do potencial não realizado quanto da importância de manter a coerência entre a promessa de uma marca e sua entrega real.
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