A Volkswagen está lançando, a partir desta semana, o modelo Golf com mais um motor dotado de tecnologia bicombustível. Além da opção 1.6, o hatchback oferece agora a opção 2.0 Total Flex. Dessa forma, a versão também permite que o condutor abasteça o tanque com álcool, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
Com as modificações realizadas pela Volkswagen, o renovado motor 2.0 se destaca também por outros aspectos importantes: o consumo de combustível caiu sensivelmente e o torque cresceu, passando a oferecer ainda mais prazer para quem está ao volante.
A adoção do novo motor levou a engenharia a promover uma outra alteração: o alongamento das relações da 4ª e da 5ª marcha. A medida traz como vantagens a redução do consumo rodoviário e do nível de ruídos.
“O consumidor aceitou muito bem a tecnologia Total Flex e, atualmente, esses veículos respondem por aproximadamente 90% das vendas totais do mercado brasileiro. A flexibilidade de escolher o tipo de combustível no ato do abastecimento agradou tanto o cliente que a Volkswagen já se aproxima de 100% de motores bicombustíveis em sua linha”, afirma Fabrício Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing.
Como oferece desempenho superior, o novo motor 2.0 Total Flex está disponível para as versões do Golf equipadas com transmissão manual.
Com a introdução do motor 2.0 Total Flex, a versão de entrada 2.0 passa a vir equipada de série com rodas de liga leve 15” Solstice o que a deixa ainda mais completa.
Golf GT 2.0: Esportividade e muitos equipamentos
Seguindo a estratégia mundial da Volkswagen e resgatando o sucesso das versões lançadas no passado, a nomenclatura “GT” foi escolhida para denominar a nova versão da linha Golf.
Esportividade, sofisticação e exclusividade são os principais atributos da nova versão GT 2.0. Desenvolvido a partir da versão 2.0, a nova versão agrega vários itens de apelo esportivo e tecnológicos por um preço atrativo. É a opção entre a versão Sportline 1.6 e GTI.
A imagem do carro, o prazer ao dirigir e o status que o carro confere ao motorista são as principais razões de compra do modelo, além dos aspectos funcionais do equipamento.
Uma das qualidades que melhor sustenta a excelente imagem do Golf é sua esportividade. Os proprietários não cansam de elogiar a sensação de liberdade, a adrenalina da velocidade, a satisfação de curtir o caminho e o prazer de estar no controle do carro, lembra Fabrício.
Nas pesquisas realizadas pela Volkswagen, a segmentação dada aos consumidores de Golf são os “Guiados pela Imagem” – em sua maioria homens entre 30 e 40 anos, casados, bem informados sobre automóveis, gastam muito tempo na escolha, valorizam igualmente o próprio prazer e status, além de apreciarem tanto os atributos funcionais quanto os benefícios emocionais proporcionados pelo veículo. São consumidores apaixonados por dirigir que valorizam performance, status, esportividade, exclusividade.
A nova versão já chega equipada com motor 2.0 Total Flex. A opção, caracterizada pela riqueza de detalhes esportivos, também se destaca pela quantidade de itens de série. Além do visual atraente, a nova versão oferece os itens mais desejados pelos consumidores do modelo. Entre eles estão rodas de liga de aro 16”, grade frontal com pintura diferenciada, faróis e lanternas traseiras com máscara escura e detalhes internos em alumínio escovado, entre outros detalhes estéticos”, diz Fabrício.
Além do cuidado estético, o Golf GT se destaca por equipamentos como os bancos dianteiros esportivos com revestimento combinado de couro e tecido, soleiras das portas de alumínio com a inscrição “GT”, ar condicionado Climatronic, as novas palhetas Aerowisher (que proporcionam varredura mais eficiente) e o Sistema Interativo Volkswagen I-System, computador de bordo que integra funções como aviso de velocidade limite, destravamento das portas, alerta sonoro para o acionamento do alarme, sensor de estacionamento traseiro e aviso sobre manutenção, entre outras funções.
Entre os opcionais, o Golf GT conta com piloto automático, teto solar elétrico, módulo tecnológico (sensor de chuva e retrovisor interno anti-ofuscante automático) e CD player “Double Din”, com sistema bluetooth integrado e entradas para cartões de memória tipo SD card e dispositivos USB. “Além disso, a Volkswagen oferece para a versão o pacote que reune airbag duplo frontal e sistema ABS por um valor muito inferior ao praticado pelo mercado. Vendemos esses itens praticamente pela metade do preço”, diz Biondo.
ITENS DE SÉRIE / OPCIONAIS – LINHA GOLF 2.0 Total Flex
Itens de série - Golf 2.0 Total Flex
Exterior
• Antena eletrônica no teto com haste curta
• Retrovisores externos com pisca lateral incorporado
• Maçanetas das portas, frisos laterais, carcaça dos retrovisores e maçaneta da tampa traseira pintados na cor do veículo
• Palhetas do limpador de parabrisa tipo “Aerowisher”
• Rodas de liga leve 15” Solstice com pneus 195/65 R15
Interior
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Painel de instrumentos com molduras em alumínio e iluminação azul
• Porta-copos dianteiro no painel
• Porta-copos traseiro no console central
• Porta-óculos no teto (lado do motorista)
• Pára-sóis com espelhos
Segurança
• Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura
• Cintos de segurança laterais traseiros de 3 pontos
• Freios a disco sólidos nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados
• Imobilizador eletrônico de ignição “Transponder”
• Sistema de alarme anti-furto com imobilizador e sensor de ultra-som operado por controle remoto
• Terceira luz de freio (“Brake Light”)
Conforto
• Ar-condicionado
• Extensão traseira para a ventilação do ar-condicionado
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Direção hidráulica
• Travamento central elétrico com acionamento a distância
• Vidros elétricos com função “One Touch” para o motorista
• Acionamento elétrico dos retrovisores
• Porta-luvas e porta-malas com iluminação
• Luzes de cortesia nas laterais da portas
• Luzes de leitura no teto, dianteiras e traseiras
• Retrovisor externo do lado direito com rebatimento automático em marcha ré (auto tilt-down)
• Computador de bordo
• Buzina dupla
• Sensores de estacionamento traseiro
• Preparação para som (4 alto-falantes e 4 tweeters)
Itens opcionais – Golf 2.0 Total Flex
• Ar-condicionado eletrônico Climatronic
• I-System (sistema interativo)
• Rodas de liga leve 16” Darlington ou Aztec
• Rádio CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card e Bluetooth
• Rádio “Concept” MP3 Player com entradas USB / SD-Card
• Faróis de neblina
• Banco traseiro bi-partido com 3 apoios de cabeça e cinto segurança traseiro central retrátil de 3 pontos
• Piloto automático
• Teto solar elétrico
• Módulo Air-bag duplo frontal + Sistemas ABS e EBD
• Módulo Volante multi-função + airbag duplo frontal + piloto automático
• Módulo Tecnológico (Sensor de chuva e retrovisor interno com sistema anti-ofuscamento automático)
• Módulo Couro (bancos e laterais de porta em couro de 2 tonalidades)
• Módulo “Sport” (faróis dianteiros com máscara em cromo escurecido, faróis de neblina, spoiler traseiro na cor do veículo, coluna B com adesivo preto, soleira inferior pintada na cor preta)
• Módulo “Comfort” (bancos dianteiros “conforto”, banco traseiro bi-partido com 3 apoios de cabeça e cinto de segurança central automático de 3 pontos, descansa braço dianteiro central, banco dianteiro do passageiro com regulagem de altura, revestimento dos banco em tecido tear “Mies”, Luz de cortesia para os pára-sois, piloto automático, volante e manopla da alavanca de câmbio revestidos em couro)
Itens de série - Golf GT 2.0 Total Flex (Itens adicionais em relação a versão 2.0 Total Flex)
Exterior
• Rodas de liga leve 16" - ‘Aztec' II com superfície polida e região interna pintada em cinza “Cross”
• Pneus 205/55 R 16
• Spoiler traseiro na cor preta
• Faróis dianteiros e lanternas traseiras com máscara escurecida
• Grade do radiador pintada na cor cinza “Cross”
• Coluna “B” com adesivo preto
• Soleira inferior pintada na cor preta
• Logotipo “GT” na tampa do porta-malas e na grade do radiador • Faróis de neblina
• Escapamento com saída dupla cromada
Interior
• Insertos decorativos em alumínio no painel central, maçanetas internas e puxadores das portas
• Revestimento dos bancos em couro com partes em tecido exclusivo
• Bancos dianteiros com formato esportivo
• Descansa braço central entre os bancos dianteiros
• Volante revestido em couro com detalhe em alumínio e inscrição GT
• Manopla da alavanca de câmbio em couro com detalhes em alumínio
• Pedaleira esportiva em alumínio
• Insertos em alumínio com inscrição GT nas soleiras internas das portas dianteiras
Conforto
• Ar condicionado eletrônico Climatronic
• I-System (sistema interativo)
• Tampa do porta-luvas com chave
• Luz de cortesia para os pára-sois
• Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
• Abertura interna elétrica da tampa do bocal de combustível
Itens opcionais – Golf GT 2.0 Total Flex
• Rádio CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card e Bluetooth
• Rádio “Concept” MP3 Player com entradas USB / SD-Card
• Teto solar elétrico
• Módulo Airbag duplo frontal + Sistemas ABS e EBD
• Módulo tecnológico (Sensor de chuva e retrovisor interno com sistema anti-ofuscamento automático)
• Piloto automático
Motor 2.0 Total Flex oferece consumo e desempenho aprimorados
As modificações realizadas pela engenharia no motor 2.0 trouxeram uma série de benefícios para o consumidor. Além da introdução da tecnologia Total Flex, o propulsor teve o torque aumentado, solução aplicada pela engenharia para tornar a condução do Golf ainda mais agradável, principalmente no trânsito urbano – que exige constantes trocas de marcha.
“Além disso, o torque máximo é atingido em uma faixa mais baixa de giros, a 2.250 rpm, e essa força é mantida praticamente até 4 mil rpm. Com esses aprimoramentos, o Golf ganha maior agilidade, ao mesmo tempo em que passa a precisar de menos trocas de marcha para retomar velocidade”, explica João Alvarez Filho, gerente executivo de Planejamento e Desenvolvimento do Powertrain.
Com as mudanças, o novo motor EA 113 2.0 Total Flex passa a contar com 17,7 mkgf de torque a 2.250 rpm com gasolina e 18,4 mkgf com álcool na mesma faixa de rotação, ante 17,3 mkgf a 2.400 rpm da versão anterior. A potência, anteriormente de 116 cv a 5.200 rpm, passou a 116 cv a 5.250 rpm com gasolina e a 120 cv na mesma faixa de giros com álcool.
Outras melhorias observadas dizem respeito ao consumo e ao desempenho: além de oferecer maior economia, o novo motor 2.0 Total Flex faz o Golf acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo menor e proporciona maior velocidade final.
Enquanto o aumento do torque melhorou a dirigibilidade na cidade, o alongamento da 4ª e da 5ª marcha contribuiu para a redução de consumo em viagens. Outro ponto favorável trazido por essa mudança é a significativa redução do nível de ruído produzido pelo motor.
Modificações
O novo motor EA 113 2.0 Total Flex foi desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, pioneira na aplicação da tecnologia bicombustível. O processo contou com o acompanhamento dos engenheiros do México (onde o propulsor é produzido), da Alemanha e também da Audi AG.
“Trocamos os materiais de pistões, anéis, válvulas, assentos de válvulas, comando de válvulas e coletor de admissão. A árvore de manivelas também é nova. Agora ela é forjada – a antiga era fundida”, explica Alvarez.
De acordo com o gerente executivo, a nova árvore de manivelas tem maior resistência contra flexão e torção, qualidade que faz o motor trabalhar de forma mais silenciosa e com nível menor de vibrações.
A ECU, da Bosch, também é diferente, já que o motor passa a trabalhar com dois tipos de combustível. Com uma outra composição de metais nobres, o catalisador está ajustado também para a utilização de álcool. Além disso, esse componente já está em conformidade com as normas de emissões previstas para entrar em vigor somente em 2009.
O filtro de combustível, adequado ao uso dos dois combustíveis, teve seu desenvolvimento baseado no filtro do motor 1.6 Total Flex. Com a adequação do propulsor para a utilização de gasolina e álcool, a taxa de compressão ficou mais elevada
(11,5 : 1).
Para facilitar o processo de montagem do novo motor EA 113 2.0 Total Flex e manter sua linha de produção no México, a Volkswagen firmou contrato com filiais de fornecedores brasileiros instaladas naquele país. Quando chega ao Brasil, o propulsor recebe apenas os itens periféricos na fábrica de São Carlos (SP) – linha de combustível, coletores, correias e outras peças.
Dados técnicos
Motor EA 113 2.0 Total Flex
GASOLINA | ÁLCOOL | |
Potência máxima (cv / rpm) | 116 / 5.250 | 120 / 5.250 |
Torque máximo (mkgf / rpm) | 17,7 / 2.250 | 18,4 / 2.250 |
Velocidade máxima (km/h) | 200 | 203 |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) | 9,8 | 9,6 |
Consumo urbano (km/l) | 11,2 | 7,5 |
Consumo rodoviário (km/l) | 16,7 | 11,1 |
Consumo médio (km/l) | 13,7 | 9,1 |
Relação de compressão | 11,5 : 1 |
Motor EA 113 2.0 Gasolina (comparativo)
Potência máxima (cv / rpm) | 116 / 5.200 |
Torque máximo (mkgf / rpm) | 17,3 / 2.400 |
Velocidade máxima (km/h) | 195 |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) | 10,4 |
Consumo urbano (km/l) | 10,9 |
Consumo rodoviário (km/l) | 16,2 |
Consumo médio (km/l) | 13,3 |
Relação de compressão | 10,3 : 1 |
NOVAS RELAÇÕES DE TRANSMISSÃO
1ª marcha | 3,778 : 1 |
2ª marcha | 2,118 : 1 |
3ª marcha | 1,360 : 1 |
4ª marcha | 0,971 : 1 |
5ª marcha | 0,769 : 1 |
Diferencial | 4,235 : 1 |
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