O novo Jetta Variant vem equipado com motor de 2.5 litros de 170 cv - o mais potente da categoria -, exclusiva transmissão automática Tiptronic de 6 marchas, além da direção eletromecânica Servotronic, a única no segmento.
Com suspensão traseira multilink e excelente rigidez torcional, a station wagon oferece a mesma excelente dirigibilidade e esportividade da versão sedan do Jetta. Como opcional, o modelo traz ainda o exclusivo teto solar panorâmico Sky View, que proporciona aos ocupantes do veículo uma sensação de espaço e liberdade.
Design: linhas elegantes e harmoniosas
O design do Jetta Variant é uma síntese de elementos estilísticos inovadores e clássicos. De perfil, o novo modelo apresenta forte elo com o Passat Variant, mas sem comprometer a sua identidade própria. Destaca-se a estilização dos conjuntos ópticos traseiros, que avançam bastante nos flancos da carroceria.
O Jetta Variant também possui na traseira outros elementos visuais característicos do design Volkswagen: o vidro traseiro de grandes dimensões, que avança até as colunas da carroceria, e o spoiler de teto integrado à tampa traseira, que otimiza a aerodinâmica e acentua o visual esportivo do modelo.
A parte frontal do Jetta Variant é visualmente marcada pela grade do radiador com a insígnia VW cromada. O mesmo esmero ressalta-se nos insertos cromados nos pára-choques. Igualmente inconfundíveis, como elementos de design do modelo, são os conjuntos ópticos dianteiros (bi-xenon opcionais), os pára-lamas e o capô.
Ainda na parte externa, o Jetta Variant oferece de série elementos de estilo marcantes como: rodas de liga-leve 17” ClassicXS (pneus 225/45), saída de escapamento dupla cromada, bagageiro no teto, carcaças dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, frisos cromados no contorno das janelas e grade dianteira cromada, faróis e lanterna traseira com luz de neblina.
O modelo estará disponível no Brasil nas cores preto Ninja e branco Campanella (sólidas); prata Reflex, cinza Platino, azul Antilhas, bege Trigo e verde Nórdico (metálicas); preto Mystic e azul Grafite (perolizadas).
Motor e câmbio: referência no segmento
O motor e a transmissão do Jetta Variant são importantes diferenciais do modelo frente aos concorrentes. Com seus 170 cv, o veículo se destaca por ser o mais potente da categoria. O propulsor de 2.480 cm³ – a maior cilindrada dentre seus concorrentes – é montado transversalmente, com cinco cilindros e 20 válvulas.
O cabeçote do motor 2.5 é feito de uma liga de alumínio e silício e o desenho é baseado no propulsor V10 do Lamborghini Gallardo. Ele conta com duplo comando no cabeçote com sistema de fluxo cruzado, sendo admissão de um lado e escape do outro. O eixo de comando das válvulas de admissão dispõe de abertura variável, propiciando torque em rotações menores e potência nas rotações mais elevadas.
O acionamento das válvulas é feito por balancins roletados, que asseguram menor atrito entre as partes móveis do cabeçote. Para garantir o ronco exclusivo, a durabilidade e o perfeito fluxo de gases, todo o sistema de escape, desde o coletor dimensionado até a dupla saída é feito em aço inoxidável. Com sistema de lubrificação otimizado, no bloco do motor encontram-se localizadas a árvore de manivelas e as bielas forjadas, o que dá maior leveza e resistência ao motor.
Essa característica acentua a fluidez dinâmica dos gases, aperfeiçoando seu funcionamento e elevando rapidamente a obtenção de potência e torque. O motor conta com 170 cv a 5.000 rpm de potência máxima e 240 Nm (24,5 kgfm) a 4.250 rpm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h do Jetta é feita em 9,2 segundos. O modelo atinge a velocidade máxima de 205 km/h.
A transmissão automática de seis marchas Tiptronic também é a única na categoria. Destaca-se pela precisão, suavidade e rapidez nas trocas de marchas, além de proporcionar uma dirigibilidade mais esportiva. Pela possibilidade de escolha manual das marchas, o câmbio Tiptronic permite que o condutor recorra também ao uso do freio-motor.
Com elevada tecnologia, o motor tem um cérebro eletrônico coordenado pelo CAN (Control Area Network), que controla o torque e o consumo de combustível, recebendo dados tanto da ECU (central eletrônica que gerencia o funcionamento do motor) quanto da TCU (central eletrônica da transmissão). O motorista sempre terá à disposição uma “receita” ideal calculada pelo motor para obter o maior rendimento com menor consumo e emissão.
O sistema de gerenciamento é ordenado inicialmente pela carga de aceleração imposta pelo motorista ao pedal do acelerador. Como a ECU e a TCU ficam solidariamente conectadas por meio do CAN e trocam informações o tempo todo, o resultado é um rodar suave e econômico para quem acelera pouco, mas também respostas agressivas e imediatas quando se dirige com esportividade.
Dirigibilidade: multilink faz a diferença
O Jetta Variant se destaca não apenas pelo motor e a transmissão. Também possui suspensão e chassi diferenciados. Na dianteira, a suspensão é a tradicional McPherson. A família Jetta emprega a tecnologia do alumínio em todo o quadro da suspensão dianteira, resultando em maior tecnologia e leveza na construção.
A traseira tem a nova suspensão independente Multilink, composta por braços múltiplos. Um conjunto de molas e amortecedores absorvem e minimizam o impacto das rodas sobre as imperfeições do piso, o que reduz consideravelmente as vibrações dentro do carro.
Com o sistema multilink, o conjunto roda/pneu consegue máxima aderência ao solo, mesmo em condições críticas de esforço, como numa curva acentuada. Os diversos braços da Multilink impedem que se altere a geometria do conjunto, garantindo a aderência permanente do carro ao piso e a estabilidade. Outra característica importante do modelo é a adoção de barra estabilizadora não só na dianteira, mas também na suspensão traseira.
Os amortecedores do Jetta Variant (assim como do Jetta) têm ainda a exclusiva tecnologia Nivomat, desenvolvida por meio de uma parceria entre as alemãs ZF e Sachs. Trata-se de um mecanismo que recoloca a suspensão do veículo no nivelamento normal mesmo quando ele está carregado, atuando como se fosse uma bomba eletro-hidráulica.
O Jetta Variant apresenta ainda índice elevado de rigidez torcional da carroceria, que conta inclusive com a tecnologia de solda a laser. Este fato reflete-se diretamente em uma melhor dirigibilidade. Em outras palavras, a carroceria deforma-se muito pouco, mesmo em situações adversas, permitindo a adoção de molas e amortecedores mais macios e resultando em baixo nível de ruído e vibração e ótimo rendimento dinâmico.
O Jetta Variant possui uma ridez torcional 60% maior que a sua versão anterior, e um trem de rodagem 80% mais robusto.
Segurança: o modelo mais completo da categoria
Além de proporcionar a melhor dirigibilidade e o melhor conjunto mecânico, o Jetta Variant também oferece de série o mais completo pacote de itens de segurança da categoria.
Dotado de freios com ABS e EBD, o modelo dispõe também de disco ventilado (288mm) nas rodas dianteiras e sólidos (260mm) nas traseiras, o que, em conjunto, permite frenagens seguras e sem desvio de trajetória. A assistência eletrônica também aparece nas curvas através do ASR e ESP (controles eletrônicos de tração e estabilidade), capazes de corrigir e evitar que as rodas patinem ou que ocorram eventuais derrapagens por excesso de velocidade ou piso escorregadio. Este importante recurso não é oferecido por nenhum concorrente do segmento.
A família Jetta é equipada também com o exclusivo EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) que garante a perfeita distribuição do torque para as rodas motrizes. Todos esses recursos tecnológicos proporcionam melhor dirigibilidade, mais estabilidade e alta segurança.
Também com foco na segurança, o novo modelo tem direção eletromecânica Servotronic, a mesma do Passat. Monitorado por uma unidade de controle, essa moderna caixa de direção caracteriza-se pela ausência de óleo no seu funcionamento. A assistência é feita por um motor elétrico que irá adequá-la em função da velocidade do veículo e uma maior precisão ao dirigir, principalmente nas curvas. A direção vai ficando mais firme conforme o aumento da velocidade, o que melhora o controle direcional do carro. Este mecanismo também é um item exclusivo do Jetta Variant.
Na segurança passiva, o Jetta Variant emprega o uso de chapas de espessuras variadas para absorção progressiva do impacto. O principal destaque é a presença de airbags frontais de duplo estágio, que irão alterar o tempo de abertura em função da intensidade do impacto, além dos airbags laterais nos bancos dianteiros e o airbag do tipo “cortina” que preenchem todos os vidros laterais dos bancos dianteiro e traseiro. Eles compõem um total de seis bolsas infláveis. O interior do veículo ainda conta com encostos de cabeça e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes.
Os bancos dianteiros são equipados com encosto para cabeça ativo. Esse exclusivo sistema movimenta o encosto de cabeça para a frente em caso de impactos, evitando o efeito chicote no pescoço dos ocupantes. Os cintos de segurança dianteiros são equipados com pré-tensionador e limitador de força. Todos esses recursos trouxeram para a quinta geração da família Jetta a nota 5 estrelas nos testes da Euro N Cap.
Porta-malas com diversos porta-objetos
Outra qualidade que destaca o Jetta Variant em seu segmento é o espaço para carga. O porta-malas do modelo possui capacidade para 690 litros mesmo com cinco pessoas a bordo. Até o nível das janelas, a capacidade é de 505 litros (sem incluir o compartimento de estepe).
Com o encosto do banco traseiro rebaixado, todo o espaço interno (com altura de 83 cm) pode ser utilizado, aumentando a capacidade para 1.495 litros. Nessa mesma condição, o piso de carga do Jetta Variant fica completamente nivelado e mede 1,74 m de comprimento até o encosto do banco do motorista. Há ainda diversos porta-objetos em baixo do piso do compartimento de carga e nos painéis laterais.
Com o banco traseiro em posição normal, a profundidade do espaço para volumes é de 1,07 m. A largura máxima do porta-malas é de 1,29 m. Outro ponto forte da capacidade do modelo é o limite do peso transportado. O Jetta Variant pode receber até 514 kg de carga útil. O acesso ao porta-malas é facilitado pela altura de carregamento: apenas 57 cm.
Conforto: ar- condicionado de duas zonas
Dentre os itens de conforto, o Jetta Variant oferece ar-condicionado Climatronic de duas zonas; vidros, espelhos e travamento com comando elétrico (keyless); alarme antifurto por controle remoto; piloto automático; espelhos retrovisores elétricos com antiembaçante; pisca com leds integrados; assistente de estacionamento traseiro; abertura interna da tampa do porta-malas e tanque de combustível; luzes de leitura dianteiras e traseiras e volante de direção multifuncional revestido em couro (rádio e computador de bordo).
O sistema de som do Jetta Variant destaca-se pela alta fidelidade sonora, facilidade no manuseio e na leitura do amplo display iluminado por leds azuis. O comando das funções é feito no volante de direção. O modelo é dotado de CD Player com função MP3 para 6 discos, acumulador de CDs e 10 alto-falantes.
No centro do painel de instrumentos do Jetta Variant encontra-se um display de cristal líquido multifunção. Nele é possível visualizar as principais informações do rádio e do computador de bordo, que tem sete telas de visualização (autonomia, consumo, consumo médio, velocidade média, alarme de velocidade, cronômetro e distância percorrida). O modelo também pode ser personalizado com mais de 40 opções que incluem desde o idioma até a unidade de visualização da temperatura do ar-condicionado.
Também para conforto do motorista e dos passageiros, o modelo tem coluna de direção ajustável em altura e profundidade, apoio de braço entre os bancos dianteiros com regulagem de altura e porta-objetos integrado, pára-sóis com espelhos iluminados, banco traseiro bipartido (60/40) e tapetes adicionais. Os bancos com revestimento em couro são opcionais e trazem aquecimento em cinco níveis, ajuste lombar elétrico para os bancos do motorista e do passageiro.
Na parte externa, como item funcional, o modelo oferece de série limpadores e lavadores do vidro traseiro. A limpeza dos vidros dianteiros é feita pela moderna palheta aerowisher. Por ter um desenho semelhante à asa traseira dos carros de corrida, ela aumenta a pressão sobre o vidro em velocidades elevadas, evitando o efeito de flutuação dos modelos convencionais.
Quando equipado com os opcionais faróis bi-xenon com lavadores, o Jetta Variant traz um conjunto óptico com máscara negra, luz de xenon para o farol baixo e o farol alto, lavador dos faróis e a exclusiva função de regulagem automática da altura do facho do farol em função da carga no veículo. Toda vez que o carro é ligado, o sistema faz um ajuste para identificar a correta posição.
Exclusivo teto solar panorâmico Sky View
O Jetta Variant terá no Brasil como principal opcional o teto solar panorâmico Sky View, projetado especialmente para o modelo. Trata-se de uma abertura no teto do carro, com 1,36 m de comprimento e 87 cm de largura, com vidro transparente, que ilumina grande parte do interior. Também exclusivo no segmento, este acessório cria um ambiente amigável, luminoso e colorido dentro do veículo.
O teto solar do Jetta Variant é composto por duas partes, sendo que a dianteira pode ser levantada ou aberta totalmente para trás. Para não reduzir a altura do teto, a seção que abre se move por cima da parte fixa. Ao mesmo tempo, uma cortina de vidro fumê pode ser sobreposta por comando elétrico para oferecer proteção contra os raios solares mais intensos. O fechamento do teto solar pode ser feito à distância, acionado pelo controle keyless do carro.
Equipamentos de série
Exterior
• Rodas de liga-leve 17” ClassicXS / pneus 225/45
• Saída de escapamento dupla / cromada
• Limpador e lavador do vidro traseiro
• Bagageiro do teto preto
• Carcaça dos espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo
• Frisos cromados no contorno das janelas e grade dianteira
• Faróis e lanterna traseira de neblina
Interior
• Bancos revestidos em tecido / dianteiros com regulagem de altura
• Apoio de braço entre os bancos dianteiros
• Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
• Pára-sol com espelhos iluminados
• Banco traseiro bi-partido (60/40)
• Insertos internos “Antracito”
• Tapetes adicionais
Conforto
• Ar-condicionado climatronic 2-zonas
• Vidros elétricos
• Espelhos retrovisores elétricos com antiembaçante
• Rádio CD Player com função MP3, acumulador de CD´s (6) e 10 alto-falantes
• Abertura interna da tampa do porta-malas e tanque de combustível
• Luzes de leitura dianteiras e traseiras
• Direção Servotronic (sensível a velocidade)
• Volante de direção multifuncional (Rádio e Computador de bordo)
• Piloto automático
• Vidros / espelhos externos e travamento (Keyless) com comando elétrico
• Alarme antifurto com operação por controle remoto (keyless)
• Assistente de estacionamento traseiro
Segurança
• ABS / ASR / ESP
• Airbags frontais e laterais (bancos dianteiros)
• Airbag tipo cortina (lateral)
• Três apoios de cabeça traseiro
Opcionais
• Teto solar Panorâmico – Sky View
• Faróis bi-xenon / lavador de faróis
• Revestimento interno em couro
Ficha Técnica - VW Jetta Variant 2008 | ||
MOTOR | 2.5 l | |
Combustível | Gasolina | |
Cilindrada (cm³) | 2.480 | |
Nº de cilindros | 5 | |
Nº de válvulas por cilindro | 4 | |
Potência líquida máxima - kW (cv) / rpm | 125 (170) / 5.000 | |
Torque líquido máximo - Nm (kgfm) / rpm | 240 (24,5) / 4.250 | |
Posição | Transversal na frente do eixo | |
Taxa de compressão | 10:01 | |
TRANSMISSÃO | ||
Automática de 6 marchas Tiptronic | ||
Relação de marchas | 1ª - 4,044 4ª - 1,159 | |
2ª - 2,371 5ª - 0,852 | ||
3ª - 1,556 6ª - 0,672 | ||
Ré – 3,193 | ||
Relação do diferencial | 3,683 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada | |
Traseira | Multilink Independente, com braço transversal e longitudinal e mola helicoidal | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.556 | |
Largura | 1.781 | |
Altura | 1.467 | |
Distância entre-eixos | 2.578 | |
DIREÇÃO | ||
Hidráulica | Tipo pinhão e cremalheira | |
FREIOS | ||
Dianteiro | Disco de freio ventilado | |
Traseiro | Disco de freio | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração de 0 a 100km/h (s) | 9,2 | |
Velocidade máxima (km/h) | 205 | |
CONSUMO | ||
Cidade (km/l) | 10,6 | |
Estrada (km/l) | 13,6 | |
Média PECO (km/l) | 11,9 | |
Capacidade do tanque (l) | 55 | |
RODAS / PNEUS | ||
Rodas | 7J X 17 | |
Pneus | 225/45 R17 | |
PORTA-MALAS(l) | 505 | |
PESO (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.466 | |
Carga útil | 514 | |
Total | 1.980 |
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.