Ou seja, no trânsito pesado das cidades, o câmbio Dualogic® existe para ampliar substancialmente o conforto, poupando ao motorista as constantes e cansativas pisadas na embreagem e trocas de marchas. Mas quando o trânsito fica fluido, basta um leve toque na alavanca para transformar o câmbio em manual, proporcionando controle sobre as trocas de marchas e uma condução mais esportiva, que, opcionalmente, podem ser feitas por meio de “borboletas” no volante –a mesma tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli para Fórmula 1, que estreou na Scuderia Ferrari.
E tudo isso com um sistema que não rouba potência do motor e ainda economiza combustível – algo totalmente diferente dos câmbios automáticos tradicionais.
O câmbio Dualogic® tem no Fiat Stilo um parceiro perfeito. Afinal, desde o seu lançamento o modelo tem se destacado – não somente em seu segmento mas no mercado como um todo – por suas inovações tecnológicas e performance esportiva. Agora, essas duas qualidades se unem para tornar o carro ainda melhor e mais competitivo no disputado cenário automobilístico nacional.
Além do novo câmbio, o Fiat Stilo recebeu modificações estilísticas externas e internas que o deixam ainda mais moderno e bonito. Também ganhou novos equipamentos, como entradas USB e iPod para o rádio Connect com viva-voz Bluetooth® integrado e leitor MP3/WMA; espelhos retrovisores externos com luzes de direção incorporadas; e, nas versões Sporting, vidros verdes escurecidos Vênus 55.
Todas essas novidades chegam para reforçar o histórico de pioneirismo e modernidade da Fiat Automóveis, e em um carro que oferece tecnologia, conforto, segurança, estilo e prazer ao dirigir em perfeito equilíbrio.
O câmbio Dualogic®
A maior novidade do novo Fiat Stilo é, sem dúvida, o câmbio desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies. O sistema Dualogic®, que usa a tecnologia Free Choice® da Magneti Marelli, representa uma grande evolução tecnológica e oferece o melhor de dois mundos: o motorista escolhe se quer que as trocas de marchas se dêem automaticamente, ampliando o conforto, ou se ele mesmo vai trocá-las, seqüencialmente por toques na alavanca de câmbio ou por meio de comandos no volante, as chamadas borboletas, proporcionando uma condução mais esportiva.
De última geração, o câmbio que equipa o Fiat Stilo traz eletrônica ultramoderna. O resultado disso são trocas de marchas mais rápidas, um sistema que se adapta ao estilo de condução do motorista e economia de combustível.
Trata-se de uma caixa de câmbio tradicional na qual o comando manual foi substituído por um conjunto controlado por uma central eletrônica. É ela quem comanda a troca das marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) do mesmo modo.
Para o cliente, o seu funcionamento é igual ao de um câmbio automático convencional com opção manual. Assim, dá-se a partida com o pé no freio e a alavanca de marchas na posição N (neutro).
Para colocar o carro em movimento, deve-se, com o pé ainda no freio, colocar a alavanca na posição central, entre mais (+) e menos (-). Isso basta para que a primeira marcha seja engatada automaticamente. Depois, é só pisar no acelerador para fazer o veículo ganhar velocidade.
Caso o motorista queira alternar entre os modos automático e manual, ele deve deslocar a alavanca brevemente para a esquerda, na posição D / M. Isso pode ser feito com o automóvel parado ou em movimento. O display do quadro de instrumentos indica quando ele está no automático, aparecendo a palavra AUTO abaixo do número da marcha engatada.
Trocar as marchas no modo manual é muito simples, basta dar um toque na alavanca: para a frente reduz e para trás aumenta, ou pelas borboletas no volante, do lado direito (+) aumenta a marcha, enquanto a do lado esquerdo (-) reduz.
Entre os benefícios do novo câmbio Dualogic® estão:
- Opção manual. Possibilidade de efetuar a troca de marchas manualmente através da alavanca de câmbio ou pelas borboletas.
- Câmbio automático ou mecânico a qualquer instante. Pode-se trocar o modo de dirigir – de automático para manual ou vice-versa – a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para tanto, é necessário apenas um simples toque na alavanca para deslocá-la para a esquerda.
- Função auto down. No modo manual, se o motorista não quiser, ele não precisa reduzir as marchas para, por exemplo, parar em um semáforo. Isso porque a central eletrônica reconhece a rotação mínima de cada marcha e faz as trocas automaticamente, não deixando o carro “morrer”. Isso é auto down.
- Função kick down. Como acontece com outros câmbios automáticos, quando o motorista pisa fundo no pedal do acelerador o sistema Dualogic® reduz automaticamente as marchas, incrementando a performance. O kick down é especialmente útil em situações em que uma dose extra de potência se torna necessária, caso de uma ultrapassagem, por exemplo.
- Programação esportiva. Ao lado da alavanca de câmbio, a tecla “S” existe para reforçar o desempenho esportivo do Fiat Stilo, atuando tanto no modo automático como no manual. Ao pressionar a tecla “S” no modo automático, as trocas de marchas passam a ser efetuadas em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor. No manual o tempo de troca das marchas é reduzido, privilegiando a condução mais esportiva.
- Arrancada esportiva. Diferentemente dos câmbios automáticos convencionais, a arrancada do Fiat Stilo é proporcional à pressão exercida no pedal do acelerador. Quanto maior a pressão, mais o sistema Dualogic® permite o aumento das rotações do motor.
- Proteção do giro do motor. A fim de preservar a durabilidade do motor, o sistema Dualogic® impede que o motor exceda o limite previsto de rotações. Um exemplo: no modo manual, caso o motorista queira fazer uma redução de marchas muito brusca – digamos, tentar colocar o carro em segunda marcha a 110 km/h –, o sistema não reduz a marcha e avisa o motorista por meio de um alarme sonoro e uma mensagem de “manobra não consentida” no quadro de instrumentos. O mesmo resultado ocorrerá se o motorista tentar engatar uma marcha maior em uma velocidade ou rotação muito baixa.
- Estilo de condução. O sistema Dualogic® memoriza a forma de condução (manual ou automática) selecionada quando o veículo foi desligado pela última vez. Também se adapta ao estilo de condução do motorista, ou seja, as trocas das marchas acontecem em rotações diferentes, dependendo da posição do acelerador.
- Menor consumo. Ao contrário dos câmbios automáticos tradicionais, o novo câmbio Dualogic®, no modo automático, ajuda a economizar combustível em até 5% e, conseqüentemente, reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.
Todas as versões equipadas com o câmbio Dualogic® trazem de série piloto automático, tornando a vida do motorista ainda mais confortável.
O volante com comando do câmbio está disponível como item opcional para todas as versões equipadas com câmbio Dualogic®. Ele é de couro e também incorpora teclas para controlar o som do veículo.
No desenvolvimento do novo Fiat Stilo no Brasil foram utilizados 150 veículos, entre protótipos e pré-séries. E em cada carro foram realizados cerca de 1.500.000 trocas de marcha.
Design ainda mais atual
O novo Fiat Stilo recebeu algumas mudanças estilísticas, ganhando um visual ainda mais moderno e harmonioso. Elas começam com a nova logomarca, presente no centro da grade dianteira e na tampa traseira do modelo. Vermelha e com o elemento central em formato de escudo, a logomarca – que fez sua estréia no Fiat Punto – remete tanto à tradição Fiat quanto à visão voltada para o futuro, unindo em um único elemento toda a essência da marca.
A dianteira do hatchback recebeu pára-choque com novo design e grades frontais diferenciadas para as versões: detalhes cromados para as versões Flex e Abarth, detalhes vermelhos nas versões Sporting. Os faróis de neblina, de série em todas as versões, localizam-se na parte inferior do pára-choque.
Os novos espelhos retrovisores externos passam a embutir luzes indicadoras de direção, aumentando a segurança com muito estilo. Os novos frisos agora possuem inserção cromada e as rodas também são novas – de liga-leve 16” para as versões Flex e Abarth, e de liga-leve 17” nas versões Sporting.
O pára-choque traseiro, igualmente, ganhou novo desenho, e vê-se sob ele um detalhe esportivo que remete a uma saída de escapamento dupla. As lanternas traseiras, com novo design, complementam o estilo do carro e oferecem melhor visualização.
Internamente, o Fiat Stilo nas versões Flex ganhou novos revestimentos em veludo Menire. Já a versão Abarth vem com novo revestimento, de couro e veludo Glamour.
As versões Sporting saem de fábrica com entradas para dispositivos USB e iPod para o rádio Connect com leitor MP3/WMA e viva-voz Bluetooth® integrado e espelho de cortesia iluminado no pára-sol do passageiro. As Sporting com câmbio manual ainda trazem pedaleira e apóia-pé esportivos.
Outros detalhes incluem as novas chaves canivete na cor preta, ostentando a nova logomarca. Como opcional para todas as versões, há um novo interior bicolor com acabamento em soft touch para o painel de instrumentos, console central e painéis de portas.
A tecnologia aumenta o conforto e o prazer
Desde o seu lançamento, o Fiat Stilo sempre se destacou pela tecnologia avançada, apresentando ao consumidor brasileiro diversos recursos até então inéditos mesmo em segmentos de mercado mais altos. Hoje, com o cenário automobilístico mais competitivo do que nunca, o Fiat Stilo é visto pelo consumidor como um automóvel inovador e high-tech – distinções que o modelo merece.
O motivo para tanto encontra-se nos equipamentos do Fiat Stilo, todos concebidos para ampliar ainda mais o conforto, a segurança e o prazer de dirigir. E a evolução é constante, com a incorporação de novos itens a cada ano.
Desta vez, além do moderno câmbio Dualogic®, o novo Fiat Stilo traz também o rádio Connect integrado ao painel. De série nas versões Sporting e Sporting Dualogic e opcional nas demais, este sistema de som apresenta diversos benefícios e funcionalidades.
Para começar, o rádio MP3 Connect possui entradas auxiliares para conexões com iPod e uma USB para pen drives e MP3 players (vale lembrar que o sistema também reconhece arquivos de som .wma), localizadas dentro do porta-luvas superior.
Além disso, ele incorpora viva-voz sem fio para telefone celular com tecnologia Bluetooth®. Os dois microfones localizados no próprio rádio aumentam a qualidade das ligações, evitando ecos e maximizando a captação do som.
O Connect facilita ainda mais a vida do motorista, pois funciona de modo inteligente. Ao ligar o veículo ou o rádio, o sistema conecta o celular cadastrado ao rádio automaticamente, exibindo no display do rádio o nome do celular, o nível do sinal e o nível da bateria. Caso o celular faça ligações por comando de voz, o rádio também reconhece os comandos das discagens por voz armazenados no aparelho. Qualquer ligação tem sua informação de número de telefone ou nome de agenda mostrada no display.
Assim, o motorista não precisa tirar as mãos do volante ou desviar sua atenção do trânsito para fazer ou receber chamadas.
O Connect tem a mesma eficiência quando se trata de música. O sistema reconhece a estrutura de pastas e as informações registradas das músicas (como título, artista e CD originário) assim que o MP3 Player ou pen drive for conectado.
Para iPods, o sistema não só reconhece as músicas como ainda possibilita a leitura do Playlist configurado no iTunes. E recarrega sua bateria automaticamente.
Mas desde o seu lançamento o Fiat Stilo já chegou com muita tecnologia e equipamentos inovadores. Veja alguns:
Direção Elétrica Dual Drive. O motor elétrico substitui a tradicional bomba hidráulica acoplada ao motor do carro. O principal benefício do sistema é tornar a condução muito leve nas manobras, poupando esforço por parte do motorista. Ele pode escolher o modo de direção que mais se adequa à situação de rodagem. Em tráfego fluido, conduz o carro no modo Normal. Em manobras ou a velocidades inferiores a 36 km/h, ele pode acionar o modo CITY, deixando a direção bem mais leve.
Piloto automático. O Fiat Stilo já trazia este equipamento – normalmente presente apenas em automóveis equipados com câmbio automático – antes de incorporar o câmbio Dualogic® à linha. Ele oferece grande comodidade ao motorista nas estradas, quando se roda em velocidades mais constantes.
Ar-condicionado Dualtemp®. O ar-condicionado inteligente é totalmente automático e permite escolher diferentes temperaturas para o lado esquerdo e para o lado direito do veículo.
Sky Window. Sucesso desde o lançamento do Fiat Stilo, o sky window é o único teto-solar no Brasil constutuído por cinco lâminas de vidro ocupando boa parte do teto do carro. Elas atuam conjuntamente, deslizando umas sobre as outras, e proporcionam ventilação e luz tanto para os ocupantes da frente quanto para os de trás. O acionamento é elétrico e oferece cinco opções de abertura.
My Car Fiat. O sistema consiste de um conjunto de comandos para individualizar funções básicas do carro, de ajuste de calendário e relógio a ativação do travamento automático das portas quando o carro atinge os 20 km/h. Tudo é muito simples e intuitivo, e com apenas três teclas acionam-se todas as funções.
Computador de bordo. Permite a fácil visualização, no display do painel, de informações importantes como consumo instantâneo de combustível, consumo médio, autonomia, velocidade média, tempo de viagem e distância percorrida. Além disso, todas as versões do novo Fiat Stilo trazem de série o computador de bordo B, que serve para monitorar trechos específicos.
Super Lock. Com ele, podem-se abrir ou fechar simultaneamente todos os vidros e o teto solar (quando houver), e travar ou destravar as portas. Basta um movimento da chave ou um toque no telecomando. Assim, fica mais fácil fechar todo o carro, e também ventilá-lo rapidamente depois que ele permaneceu estacionado sob o sol.
Cinco versões para satisfazer todos os clientes
A adoção do câmbio Dualogic® no Fiat Stilo amplia as opções para o consumidor. Agora, são cinco versões, com dois diferentes motores – um deles bicombustível –, duas das quais dotadas de câmbio automático.
Vale lembrar que desde a versão de entrada, 1.8 Flex, o Fiat Stilo incorpora alta tecnologia e uma vasta gama de equipamentos de série.
Eis as versões:
1.8 Flex
|
1.8 Flex Dualogic
|
1.8 Flex Sporting
|
1.8 Flex Sporting Dualogic
|
2.4 20V Abarth
| |
Potência máxima – cv (ABNT)
|
112 (gas.)
114 (álc.)
|
112 (gas.)
114 (álc.)
|
112 (gas.)
114 (álc.)
|
112 (gas.)
114 (álc.)
|
167 (gas.)
|
Torque máximo - kgm (ABNT)
|
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
|
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
|
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
|
17,8 (gas.)
18,5 (álc.)
|
22,8 (gas.)
|
Câmbio
|
Manual
|
Dualogic®
|
Manual
|
Dualogic®
|
manual
|
Fiat Stilo 1.8 Flex. Seus equipamentos de série ressaltam o conforto, a segurança e o prazer de dirigir. Entre eles, ar-condicionado, computador de bordo, sistema de direção elétrica Dual Drive com modo City, My Car Fiat, CD player com MP3, piloto automático, rodas em liga 16”, Super Lock, espelhos retrovisores elétricos com luzes de direção incorporadas, vidros dianteiros elétricos com anti-esmagamento, travas elétricas nas portas, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade, revestimento interno em veludo, banco traseiro bipartido, banco do motorista com regulagem de altura e duplo porta-luvas (sendo o superior refrigerado).
Os opcionais da versão incluem ar-condicionado automático Dualtemp®, HSD (High Safety Drive, com air bag duplo e freios com ABS), MP3 Connect com Bluetooth® integrado e entradas USB (conexão para MP3 player) e iPod no porta-luvas, teto solar elétrico Sky Window, vidros elétricos traseiros, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, espelho retrovisor interno eletrocrômico, NGI (Next Generation Interior, que inclui itens como banco traseiro bipartido com regulagem longitudinal, reclináveis e rebatíveis; mesa tipo avião no encosto do banco dianteiro do passageiro; e banco do motorista com regulagem lombar) e acabamento interno em couro.
Fiat Stilo 1.8 Flex Dualogic®. Além dos itens já presentes no 1.8 Flex, ele traz também o câmbio automático de última geração. Como opcionais, soma à lista o volante revestido em couro com borboletas para comando do câmbio e controles do sistema de som.
Fiat Stilo 1.8 Flex Sporting. Ele vem com todos os equipamentos de série do 1.8 Flex, mais ar-condicionado automático Dualtemp®, rodas em liga 17”, rádio CD player MP3 Connect com Bluetooth® e entradas USB e iPod, teto solar elétrico Sky Window e vidros verdes escurecidos Vênus 55. Também incorpora uma série de itens de acabamento esportivo, como apóia-pé e pedaleiras exclusivas, protetores das soleiras das portas, tapetes com escrita Sporting, faróis com máscara negra, spoiler na tampa traseira, tecido exclusivo e muitos outros.
O cliente ainda pode equipá-lo com air bag duplo e freios com ABS (HSD), sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, espelho retrovisor interno eletrocrômico, side bags + window bags, side bags traseiros, vidros elétricos traseiros, NGI (Next Generation Interior) e diferentes opções de acabamento interno.
Fiat Stilo 1.8 Flex Sporting Dualogic®. Incorpora o câmbio Dualogic® além dos equipamentos de série já presentes na versão Sporting com câmbio mecânico. E traz como opcional o volante revestido em couro com borboletas para comando do câmbio e do sistema de som.
Fiat Stilo Abarth. A versão mais potente da família traz de série diversos itens de segurança e conforto como air-bag duplo e freios com ABS, ESP, freios traseiros a disco, NGI (Next Generation Interior), sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, espelho retrovisor interno eletrocrômico, spoiler na tampa traseira, vidros elétricos traseiros e anteparo para motor e câmbio.
O novo Fiat Stilo vem com garantia geral de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos para a carroceria. Durante a vigência da garantia geral, o dono de um Fiat Stilo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil.
São mais de 500 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o país para dar o suporte necessário ao dono de um novo Fiat Stilo.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.