A Toyota apresenta ao mercado do Brasil a linha 2008 do sedã Corolla e da station wagon Fielder, agora equipadas com o exclusivo motor 1.8 16V VVT-i Flex, de 136 cv de potência, que pode ser abastecido com álcool e gasolina puros ou misturados em qualquer proporção. A entrada da montadora no segmento de automóveis bicombustíveis representa um marco na importância das operações técnicas da Toyota Mercosul perante a matriz no Japão.
Considerado referência tecnológica por todo o mercado, o motor 1.8 16V VVT-i da Toyota passou por mudanças para se tornar Flex. Foram três anos de desenvolvimento da própria montadora, que tiveram como principal objetivo equalizar a performance tanto com a utilização de gasolina como com álcool. O resultado obtido foi uma melhor aceleração, consumo e autonomia entre os principais concorrentes bicombustíveis de ambos os segmentos.
Entre as inovações do motor está o acréscimo de resina protetora contra corrosão nos pistões, novos anéis de pistão e ajuste do comando de válvula. Também houve substituição das velas de ignição por outras de grau térmico mais elevado, reprogramação da ECU (central eletrônica inteligente que comanda todo o funcionamento do motor) e implantação de materiais de liga metálica mais resistente nas válvulas de admissão e no comando de válvulas. A capacidade do tanque de combustível subiu de 55 para 56 litros, para aumento da autonomia com uso de álcool em uso rodoviário.
O sistema de partida a frio é outra novidade. As linhas Corolla Flex e Fielder Flex ganharam um tanque auxiliar com capacidade de 0,6 litro, que fica posicionado na parte de trás do cofre do motor, distante da área de contato em caso de colisão, proporcionando, assim, maior segurança para os ocupantes. O combustível do tanque auxiliar é injetado por bicos montados entre o cabeçote e o duto de injeção principal. Quem controla o fluxo e a demanda de injeção do sistema de partida a frio é a válvula solenóide e bomba auxiliar. O sistema, que também recebe informação do sensor de oxigênio, envia apenas a dose certa de gasolina na hora da partida, de acordo com o tipo de combustível e a temperatura ambiente, evitando que algum tipo de mau cheiro de gasolina invada a cabine. Também para evitar odor, o vapor de gasolina é absorvido pelo cânister.
Com relação aos números de potência e torque, Corolla Flex e Fielder Flex não tiveram alterações. O motor 1.8 16V VVT-i rende 136 cv de potência máxima a 6.000 rpm, com álcool ou gasolina. O torque máximo é de 17,5 kgfm a 4.200 rpm. A taxa de compressão foi mantida em 10:1. O resultado obtido foi manutenção da boa performance e suavidade ao rodar.
A atuação do sistema VVT-i teve papel fundamental para a obtenção de bons resultados de desempenho no Corolla Flex e na Fielder Flex. O VVT-i atua continuamente na abertura e no fechamento das válvulas de admissão, proporcionando aceleração linear com elevado torque em baixas, médias e altas rotações. O sistema garante ainda economia de combustível e baixo nível de ruído e vibração.
As versões XE-i do Corolla e da Fielder e a XL-i do Corolla oferecem dois tipos de transmissão: automática de quatro velocidades com over drive e manual de cinco velocidades. Já as versões top de linha SE-G saem da fábrica equipadas com câmbio automático de quatro velocidades com over drive.
Desempenho e consumo
Toyota Corolla 1.8 Automático Flex
0 a 100 km/h: 12s
Velocidade máxima: 185 km/h
Consumo urbano: 7 km/l (E), 10 km/l (G)
Consumo rodoviário: 9 km/l (E), 13 km/l (G)
Toyota Corolla Fielder 1.8 Automático Flex
0 a 100 km/h: 12,4s
Velocidade máxima: 189 km/h
Consumo urbano: 7,4 km/l (E), 10,2 km/l (G)
Consumo rodoviário: 9,4 km/l (E), 13,3 km/l (G)
Novidades no Corolla
Além da tecnologia bicombustível, a linha Corolla Flex traz diversas outras inovações, principalmente na versão de entrada XL-i do Corolla sedã, que agora é equipada com o motor 1.8 16V VVT-i Flex, em substituição ao 1.6 16V de 110 cv, que continua disponível na versão com transmissão automática do modelo de entrada da linha para atender também os consumidores portadores de deficiência física.
A versão XL-i também recebeu rodas de liga leve e airbag dianteiro duplo. Esses itens somam-se a equipamentos como ar-condicionado integrado frio/quente, coluna de direção com regulagem de altura, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, direção hidráulica, console entre os bancos dianteiros com porta-copos e porta-objetos, desembaçador do vidro traseiro, hodômetro total/parcial digital, pára-sol do passageiro com espelho de cortesia e porta-documentos, porta-moedas e porta-objetos no painel, porta-revistas nos bancos dianteiros, relógio digital, retrovisores externos elétricos, tacômetro, travas e vidros elétricos.
Antena no teto, vidros verdes e pára-brisa com faixa degradê compõem os itens de estilo dos veículos. Para garantir segurança, os modelos também vêm equipados com apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, barras de proteção nas portas, cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura, cinto de segurança traseiro central e laterais de 3 pontos, imobilizador por código eletrônico na chave, luz auxiliar de freio e trava de segurança nas portas traseiras.
As versões SE-G e XE-i incorporam freios com ABS e EBD, trava automática das portas ativadas pelo movimento do veículo (após 20 km/h) e travas elétricas com acionamento a distância, luz de leitura dianteira, pára-sol do motorista com espelho de cortesia e porta-documentos, alarme com controle remoto, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força.
Há ainda uma versão do modelo XE-i que vem com bancos com revestimento em couro, sendo o traseiro bipartido e rebatível, com terceiro encosto de cabeça e apoio de braço com porta-copos.
O modelo SE-G dispõe ainda de ar-condicionado automático e digital, bancos de couro de série, computador de bordo, painel de instrumentos Optitron, piloto automático, rádio com CD changer para 6 discos integrados ao painel, retrovisor interno antiofuscamento, sensor automático de chuva, quatro alto-falantes + dois tweeters, console central com acabamento na cor prata, maçanetas internas, moldura lateral e da tampa do porta-malas cromadas e faróis de neblina. Para as versões XE-i e XL-i, rádio com CD Player e quatro alto-falantes completam o pacote de equipamentos dos modelos.
Design
Apresentado em junho de 2002, o design do Corolla continua jovem e arrojado para os padrões do segmento. As versões se diferenciam por detalhes externos que as conferem identidade própria.
A grade frontal das versões XL-i e XE-i do Corolla são do tipo colméia e contam com moldura cromada. Já o SE-G apresenta barras verticais duplas na grade, com a moldura cromada mais larga em relação às demais versões, enfatizando a elegância e sofisticação do veículo.
O pára-choque dianteiro integrado à carroceria confere linhas harmoniosas e suaves ao veículo. Os faróis do tipo canhão com aro nos defletores garantem o aspecto de modernidade. Na traseira, a região das luzes de direção em tom vermelho proporciona um efeito visual agradável.
Fielder em duas versões
A Fielder, antes disponível em modelo único, também chega com muitas novidades por dentro e por fora. Agora são duas versões: a XE-i e a top de linha SE-G.
Externamente, a versão XE-i da station wagon ganhou a mesma grade dianteira tipo colméia, mesmo pára-choques e as mesmas rodas de liga leve do Corolla XE-i. Por dentro, o modelo vem agora com o mesmo tecido de alta padronagem presente na versão similar do sedã.
A Fielder XE-i sai de fábrica com diversos equipamentos de série, a exemplo do Corolla sedã, como ar-condicionado quente e frio, coluna de direção regulável em altura, apoios de cabeça traseiro e dianteiro com regulagem de altura, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, aviso sonoro de chave na ignição e de faróis ligados, direção hidráulica, comando interno de abertura do tanque de combustível, console entre os bancos dianteiros com porta-copos e porta-objetos, travas, vidros, espelhos e retrovisores com comandos elétricos e CD Player.
Já a Fielder SE-G traz exatamente a mesma lista de itens de série e de estilo do Corolla SE-G, incluindo o painel de instrumentos Optitron, piloto automático, ar-condicionado digital e CD changer para seis discos integrado ao painel, tornando-se a opção mais completa e elegante e com o melhor custo/benefício no segmento dos station wagons médios top de linha.
Alguns itens exclusivos da Fielder, em ambas as versões, são banco traseiro com ajuste de inclinação de encosto, limpador do vidro traseiro, aerofólio traseiro, barras longitudinais no teto e faróis dianteiros com máscara negra.
Além do freio com ABS e EBD (menos para a versão XL-i do sedã), toda a linha Corolla Flex e Fielder Flex conta com um sofisticado sistema de absorção de impacto, que mantém a integridade da célula dos ocupantes em caso de colisão frontal ou lateral, e atende ao rigoroso padrão de segurança GOA (Global Outstanding Assessment) da Toyota.
A coluna de direção absorvedora de impacto proporciona segurança ao reduzir a possibilidade de volante e direção invadirem o habitáculo em impactos frontais. O pedal de freio retrátil é outro recurso de segurança em caso de colisão frontal.
O sistema de suspensão de toda a linha Corolla é outro fator que proporciona balanço perfeito entre segurança e conforto. A suspensão traseira é do tipo barra de torção com perfil ETA, que age como barra estabilizadora, suportando as rodas individualmente. Como resultado, o sistema combina as melhores características das suspensões independente e rígida.
A suspensão dianteira, McPherson, com braço inferior do tipo “L”, é suportada por um subchassi que auxilia a manter a rigidez da suspensão e o ajuste preciso.
Cores
As linhas Corolla Flex e Fielder Flex estão disponíveis nas 119 concessionárias da rede Toyota nas cores Cinza Hematita, Azul Safira, Branco Regente, Prata Ônix, Prata Aquamarine, Preto Pérola e Bege Âmbar.
Preços sugeridos
Os preços sugeridos para os veículos (base estado de São Paulo com pintura sólida) são:
Corolla XL-i 1.8 Flex, R$ 56.565,00 (manual)
Corolla XL-i 1.8 Flex, R$ 61.101,00 (automáico);
Corolla XE-i 1.8 Flex, R$ 62.233,00 (manual)
Corolla XE-i 1.8 Flex, R$ 66.880,00 (automático);
Corolla SE-G 1.8 Flex, R$ 79.676,00 (automático);
Fielder XE-i 1.8 Flex, R$ 67.144,00 (manual);
Fielder XE-i 1.8 Flex, R$ 71.729,00 (automático), e
Fielder SE-G 1.8 Flex, R$ 83.712,00 (automático).
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