A Volkswagen apresenta a linha 2007 do Golf - que chega com uma reestilização e novidades. As maiores mudanças estão na dianteira, com novos faróis, grade e pára-choque. Neste artigo relacionamos todos os detalhes da versão topo de gama, o GTI.

VW Golf GTI 2008 193 cv Automático - Prata

O Golf GTI tem preço de lançamento, em março de 2007, de R$ 90.490 reais, sendo equipado com o motor 1.8 Turbo de 193 cv, o que devolve ao Golf o título de mais potente modelo nacional, que havia sido tirado no início do mês pelo Honda Civic Si, de 192 cv.


VW Golf GTI 2008 193 cv Automático - Prata

Desempenho

Entretanto, para obter os 193 cv é preciso abastecê-lo com gasolina de alta octanagem. Esse motor vem associado sempre a uma transmissão automática Tiptronic de cinco velocidades. Com a nova calibragem, a potência do Golf GTI saltou de 180 cv para 193 cv, e o torque subiu de 235 Nm para 250 Nm. Com todo este poder de fogo, o modelo agora acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e alcança velocidade máxima de 231 km/h (na versão anterior, chegava aos 227 km/h).

VW Golf GTI 2008 193 cv Automático - Prata

Para a versão GTI, é oferecida opcionalmente a transmissão automática Tiptronic de 5 velocidades, que proporciona ao motorista duas opções de uso: como uma transmissão automática convencional, com a alavanca de câmbio no canal esquerdo, ou como uma transmissão semi-automática seqüencial, movendo-se a alavanca de câmbio para o lado direito. Nesta condição, o motorista faz as mudanças de marcha na própria alavanca (com leves toques para a frente ou para trás), realizando uma condução mais esportiva.

VW Golf GTI 2008 193 cv Automático - Prata

Rápido para acelerar, o Golf GTI também é extremamente preciso e seguro na hora da frenagem. Além do freio a disco nas quatro rodas (comum a todas as versões), ele traz de série freios com dispositivo antitravamento das rodas (ABS), sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem (EDB), controle eletrônico de estabilidade (ESP), travamento eletrônico do diferencial (EDL) e controle eletrônico de tração (ASR).

VW Golf GTI 2008 193 cv Automático - interior

A suspensão do Golf GTI é composta de um sistema independente do tipo Mc Pherson com molas helicoidais integradas na dianteira. Já a parte traseira utiliza braço longitudinal com molas.

VW Golf GTI 2008 193 cv Automático

Para a segurança dos ocupantes, o Novo Golf GTI também dispõe de duplo airbag frontal “full-size” e airbags laterais como equipamento básico de série, além do airbag de cabeça como opcional.

Design

Esportivo na essência, o Novo Golf GTI assumiu a roupagem externa e interna de um carro de competição. Por fora, ele tem limpador de pára-brisa com sensor de chuva, faróis dianteiros e lanternas traseiras com máscara escurecida, coluna B preta, novo spoiler traseiro na cor do veículo, insertos em alumínio com o logo GTI na soleiras das portas dianteiras, ponteira de escapamento dupla cromada, logo GTI na grade do radiador e na tampa traseira, faróis de neblina e rodas de liga leve de 16 “ (polida) ou 17 “ (opcional, com pinças do freio em vermelho). Também como opcional ele oferece teto solar.

VW Golf GTI 2008 193 cv Automático - interior

Por dentro, ele traz um novo volante de três raios com formato esportivo, novo cluster de instrumentos com iluminação branca e detalhes em alumínio, novo console com porta-copos, retrovisor com sistema anti-ofuscamento automático, novos bancos dianteiros com formato esportivo e ajuste lombar, novo rádio CD player Double Din com função MP3, detalhes em alumínio no painel e nos puxadores das portas, alavanca de freio revestida em couro, pedaleira esportiva com apoio de ré em alumínio, nova manopla de câmbio esportiva e tapetes adicionais em carpete.

Veja a seguir os itens exclusivos de série do modelo:

• Rodas de liga leve 16“ polidas
• Faróis dianteiros e lanternas traseiras com máscara escurecida
• Escapamento com saída dupla cromada
• Insertos decorativos em alumínio no painel central e puxadores das portas
• Painel de instrumentos com grafismo exclusivo e iluminação branca
• Bancos dianteiros com formato esportivo e ajuste lombar manual
• Volante com formato esportivo de 3 raios com inserto em alumínio GTI
• Manopla da alavanca de câmbio em couro com detalhes em alumínio
• Pedaleira esportiva com apoio de pé em alumínio
• Insertos em alumínio com logotipo GTI nas soleiras internas das portas dianteiras
• Console central com porta-copos
• Tapetes adicionais em carpete
• Freios ABS (sistema anti-bloqueio das rodas)
• Sistema ESP (programa eletrônico de estabilidade)
• Sistema EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem)
• Sistema EDL (Travamento eletrônico do diferencial)
• Sistema ASR (Controle eletrônico de tração)
• Airbag duplo frontal
• Airbags laterais dianteiros
• CD Player Double Din com função MP3
• Limpador de pára-brisa com sensor de chuva
• Espelho retrovisor interno com sistema anti-ofuscamento automático
• Piloto automático
• Descansa braço dianteiro

Opcionais para a versão GTI
• Teto solar elétrico
• Módulo couro
• Airbags de cabeça
• Rodas de liga-leve 7Jx17“ Biturbo + cavaletes de freio pintados em vermelho

Novas cores

VW Golf GTI 2008 Amarelo Ímola

Além do branco Cristal, vermelho Tornado, preto Ninja, prata Reflex, azul Místico, cinza Urban e preto Magic, já presentes no modelo, o Novo Golf traz duas novas cores: o azul Petróleo e o amarelo Ímola.

FICHA TÉCNICA – GOLF GTI 2008 193 cv



MOTOR: Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.781 cm³
POTÊNCIA: 193 cv a 5.500 rpm; TORQUE 25,5 kgm a 1.950 rpm
CÂMBIO: Automático TipTronic de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira; DIREÇÃO Hidráulica, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 16”, de liga-leve; PNEUS Dianteiros e traseiros 205/55 R16
COMPRIMENTO 4,20m; ALTURA 1,45 m; LARGURA 1,73 m; ENTREEIXOS 2,51 m; PORTA-MALAS 330 l
PESO em ordem de marcha 1.302 kg
TANQUE: 55 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços longitudinais
FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD; CORES Preta e prata
PREÇO R$ 92,4 mil (com pintura metálica)

DESEMPENHO E CONSUMO (Teste da Revista Quatro Rodas)

Aceleração 0-100Km/h : 8,0s
Aceleração 0-1000m: 29,6s
Retomada (3ª marcha) 40 a 80 Km/h: 6,8s
Retomada (4ª marcha) 60 a 1200 Km/h: 8,2s
Velocidade máxima: 231 Km/h
Frenagem 120/80/60 Km/h a 0 : 63,3 / 28,6 / 16,1 (metros)
Velocidade real a 100 Km/h (velocímetro): 97,8Km/h
Ruido interno
Ponto Morto / RPM : 37,4 / 69,2 (dB)
Rodando a 80*120KM/h : 62,3 / 65,7 (dB)
Consumo
Cidade : 8,7 Km/L (gasolina)
Estrada: 12,3 Km/L (gasolina)
Tanque de combustível/ autonomia: 55L / 676 Km

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