Para quem esperava uma versão esportiva do hatchback da Família Palio, uma ótima notícia: está chegando ao mercado o Fiat Palio 1.8R. Equipado com o novo e potente motor 1.8 Flex, o novo Palio 1.8R é o modelo mais potente de seu segmento, e também o que tem a melhor aceleração. Assim, esta nova versão dá continuidade à bem-sucedida tradição de compactos esportivos da Fiat Automóveis – como os consagrados Fiat Uno 1.5R, 1.6R e Fiat Uno Turbo –, indo ao encontro dos desejos dos consumidores que esperavam por um esportivo da marca no segmento.
Além do ótimo desempenho, o Fiat Palio 1.8R revela sua esportividade no visual diferenciado, tanto externo quanto interno, com detalhes de acabamento exclusivo que ressaltam sua personalidade marcante.
Mas há mais do que esportividade na nova versão: a tecnologia e a sofisticação também estão presentes em itens que ampliam a comodidade e a segurança, exemplos do kit para viva-voz com Bluetooth® – o Fiat Palio 1.8R é o primeiro automóvel compacto a oferecer o sistema –, dos sensores crepuscular e de chuva e dos air bags e side bags, entre muitos outros.
O novo Fiat Palio 1.8R tem todos os atributos para agradar ao consumidor que busca um veículo compacto que seja moderno e, ao mesmo tempo, exiba o desempenho e o prazer de dirigir esperados de um verdadeiro esportivo – mas sem deixar de lado o conforto.
Um visual exclusivo para marcar presença
Vê-se de longe que o hatchback é um esportivo. Faixas nas laterais e na tampa traseira, com o logotipo da versão, e máscara e canhões dos faróis em preto revelam sua identidade logo ao primeiro olhar. O spoiler traseiro cinza, as rodas de liga-leve exclusivas e as novas lanternas traseiras fumê – a parte que é âmbar nas outras versões ficou incolor nesta – ressaltam a vocação do Fiat Palio 1.8R sem deixar margem para dúvidas. E mais: faróis de neblina e brake-light, ambos de série, reforçam o visual e a segurança.
Outros detalhes também chamam a atenção e deixam o modelo com um ar ainda mais arrojado. As bordas da grade do radiador são pintadas de cinza, enquanto sua parte interna possui acabamento preto, e a ponteira do escapamento é feita de aço inoxidável. Vidros laterais e traseiros escurecidos (Vênus 55, como no Fiat Idea, para melhorar o conforto térmico dos ocupantes) e revestimento da coluna B simulando fibra de carbono transmitem ao perfil do carro uma impressão de grande dinamismo.
As cores do novo Fiat Palio 1.8R, igualmente, remetem à esportividade: amarelo Indianápolis e vermelho Modena (como no Fiat Stilo Schumacher) são as sólidas; prata e preto as metálicas. Todas complementam perfeitamente os detalhes de acabamento externo da versão.
Internamente, o Fiat Palio 1.8R também surge com novidades exclusivas, a começar pelo painel de instrumentos com iluminação vermelha e ponteiros com iluminação branca e azul. Com excelente visualização, ele incorpora o Trip Computer B, que permite monitorar dois trechos de viagem simultaneamente.
Os bancos esportivos receberam novos tecidos, com costuras vermelhas – combinando com os cintos de segurança da mesma cor, que remetem ao Fiat Uno 1.5R como uma homenagem. Também as coifas do freio de mão e da alavanca de câmbio possuem pespontos vermelhos no material de nova textura, presente também na parte traseira dos bancos dianteiros. Além disso, a versão ganhou novas pedaleiras esportivas.
Frisos do painel, painéis de portas, apliques dos pomos do freio de mão e do câmbio e as molduras internas das maçanetas são da cor cinza. O logotipo de versão 1.8R aparece no painel e a inscrição também está presente nas soleiras das portas.
O motor forte é puro prazer ao dirigir
O versátil motor bicombustível 1.8 Flex, que fez sua estréia no novo Fiat Idea, agora equipa também a versão esportiva do Fiat Palio – e com pequenas modificações que melhoraram ainda mais sua potência. São 113 cavalos rodando somente com gasolina, e 115 cv unicamente com álcool, sempre a 5.500 rpm.
Essa potência deu ao Fiat Palio 1.8R a melhor marca de aceleração da categoria: funcionando exclusivamente com gasolina, vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,4 segundos; com álcool, atinge essa velocidade em 9,2 segundos.
O torque máximo é de 17,8 kgm rodando somente com gasolina e 18,6 kgm utilizando álcool, ambos atingidos a apenas 2.800 rpm. Isso significa arrancadas vigorosas e retomadas ágeis, como cabe a um esportivo.
O motor da nova versão recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e uma nova central eletrônica. Tudo para incrementar o comportamento esportivo, mas sem abrir mão da economia ou da baixa emissão de poluentes – o motor 1.8 bicombustível do Fiat Palio 1.8R já atende às normas do Proconve Fase IV, que só entrarão em vigor em 2007.
O motor 1.8 Flex incorpora modificações que proporcionam sempre máxima dirigibilidade, economia e performance. Conheça-as:
- Coletor de admissão. Com novo design e feito de plástico, integra sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores, corpo da borboleta Drive by Wire e sistema de partida a frio. Ficou mais leve e tem melhor rendimento volumétrico.
- Cabeçote. Nova geometria da câmara de combustão.
- Comando de válvulas. Do tipo roller finger light, reduz o atrito direto entre eixo-comando e balancim, o que diminui o ruído gerado pelo sistema e também o dispêndio de energia para mover o trem de válvulas. Isso melhora a performance e o consumo.
- Eixo-comando de válvulas. Exigiu alterações para se adequar ao novo sistema de acionamento das válvulas, e também a fim de melhorar o desempenho em altas rotações e a regularidade da marcha lenta.
- Virabrequim. Modificado para reduzir os níveis de ruído e de vibrações.
Suspensão mais esportiva
Para o modelo ficar ainda mais esportivo foram efetuados ajustes na suspensão. Ela está mais firme em função das molas, que ficaram 15% mais rígidas, e da nova calibragem dos amortecedores. Esse novo conjunto mais os pneus de perfil 60 resultaram em um veículo 12 milímetros mais baixo quando comparado à versão HLX do modelo.
Tecnologia e conforto em altas doses
O novo esportivo compacto da Fiat Automóveis sai de fábrica muito bem equipado. Além dos itens e acabamentos exclusivos, traz, entre seus equipamentos de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, trava central, My Car Fiat (que permite ao motorista configurar e personalizar diversas características funcionais do carro), computador de bordo, duplo porta-luvas, comandos internos de abertura do compartimento de bagagem e do reservatório de combustível, brake-light, faróis de neblina e luz interna temporizada.
O Fiat Palio1.8R traz uma grande novidade no segmento dos veículos compactos entre os seus itens opcionais: kit viva-voz para celular com tecnologia Bluetooth®, que elimina conexões por cabos. O sistema é ativado assim que se dá a partida no carro e o motorista pode fazer ligações por comando de voz e só precisa apertar um botão, localizado no painel de instrumentos, para atender chamadas. Ou seja, ele não precisa tirar as mãos do volante, nem tem sua atenção desviada do trânsito para manusear o celular.
Entre outros ótimos itens opcionais oferecidos no novo Fiat Palio 1.8R há, ainda, air bags e side bags, sensor crepuscular, sensor de chuva, vidros elétricos traseiros, espelhos retrovisores externos com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura, CD player com MP3, CD changer no porta-luvas, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e freios com ABS.
Fiat Palio: uma história de sucesso e inovação
A trajetória do world car lançado pela Fiat em 1996 – o modelo estreou no Brasil para em seguida ganhar diversos países mundo afora – é marcada por novidades. A montadora, conhecida por seus carros seguros, confortáveis e tecnologicamente avançados, estendeu os mesmos conceitos aos seus compactos, transformando-os nos pontos de referência de seus segmentos.
O hatchback logo ganhou irmãos: a station wagon Palio Weekend, o sedã Siena e a picape Strada, formando a Família Palio. Cada um trouxe inovações ao mercado nacional, cativando o consumidor e contribuindo para transformar os modelos Palio na família de automóveis mais vendida no país.
Para começar, a versão 1.0 do Fiat Palio lançado em 1996 foi o primeiro modelo com essa motorização a oferecer freios com ABS e air bags, significando mais segurança ativa e passiva no segmento dos compactos.
Depois, em 1999, foi a vez da picape Fiat Strada. Os projetistas da Fiat Automóveis criaram para ela a carroceria estendida, única no Brasil. Até hoje, as versões com cabine estendida respondem pela maior parcela de vendas do modelo.
No mesmo ano, a Fiat Automóveis inovou mais uma vez ao lançar a versão off-road light da station wagon, o Fiat Palio Adventure – o conceito, inédito no segmento, ganhou imensa popularidade entre os consumidores. E, para terminar, chegou ao mercado o primeiro automóvel 1.0 com embreagem eletrônica, o Fiat Palio Citymatic, tornando a condução do modelo no trânsito urbano ainda mais cômoda.
Em março de 2000, o Fiat Palio inovou novamente: foi o primeiro carro nacional a trazer a tecnologia Drive by Wire com o novo motor Fire 1.3 16V. No final deste mesmo ano, no lançamento da nova da Família Palio, veio um salto tecnológico: o sistema eletro-eletrônico multiplexado VE.N.I.C.E. (Vehicle Network with Integrated Control Electronics), que incrementou a oferta de itens de conforto e segurança ao cliente. Como exemplos, temos o Follow Me Home e a luz interna temporizada. O Fiat Palio foi o primeiro automóvel nacional a possuir esse sistema multiplexado, provando que modelos compactos podem ser sinônimo de modernidade.
Três anos depois, o novo Fiat Palio trouxe ainda mais equipamentos inovadores – encontrados somente em veículos de segmentos superiores. Passou a oferecer side bags, sensores de chuva e crepuscular, CD player com MP3 e My Car. O hatch foi o primeiro carro do segmento dos compactos a incorporar tais itens.
Agora, com o lançamento do Fiat Palio 1.8R, a história de inovações continua com o kit para viva-voz com tecnologia Bluetooth®.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.