Líder de vendas no Brasil há 19 anos consecutivos, Volkswagen Gol Geração 4 fica mais moderno e atraente mantendo a qualidade das gerações anteriores.
Novo design externo. Interior renovado – mais funcional, confortável e prático. Novos módulos, com mais opções de oferta. O Gol, maior ícone da indústria automobilística nacional em todos os tempos, com mais de 4,5 milhões de unidades vendidas em 25 anos, chega à quarta geração ainda mais moderno, robusto, ousado, seguro e econômico, para continuar cumprindo sua missão: ser o carro da vida de milhões de consumidores brasileiros.
Próximo de completar 19 anos consecutivos na liderança absoluta de vendas no País, “Best in Class” e “Top of Mind” nas pesquisas que medem as preferências do consumidor, o Gol amplia as qualidades tecnológicas e mecânicas dos antecessores com a Geração 4.
Plenamente adaptado às novas exigências do consumidor – com as versões City (1.0 e 1.6), Plus (1.0) e Power (1.6 e 1.8) – a nova geração do Gol vem equipada exclusivamente com motores bicombustíveis Total Flex, que podem ser abastecidos com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Conheça os principais destaques do Gol G4:
- O modelo exibe um visual totalmente novo: mais limpo, moderno e rejuvenescido, com destaque para os faróis envolventes e para o elemento em “V” da nova frente, formado pelo novo capô e pelo novo pára-choque dianteiro, que exprime a nova identidade mundial da marca e aproxima o Gol de seus irmãos europeus. A nova traseira contém um novo elemento circular em realce na lanterna, também alinhado com as novas tendências de design da Companhia, além do vidro vigia mais amplo, do novo pára-choque e do aerofólio integrado à tampa.
- O Gol G4 preserva e renova a tradição do Gol, construída ao longo de 25 anos, como o carro da vida dos brasileiros. Ele tem a alma das pessoas. Conhece cada palmo do chão deste País. Enfrenta e supera qualquer adversidade. É robusto, seguro e confiável – e ainda assim emocionante. É o carro do coração dos brasileiros.
- Completamente reformulado, o interior do veículo ganhou beleza, praticidade e funcionalidade. O novo painel e os novos revestimentos dão a sensação de que o carro “cresceu por dentro”, melhorando o conforto e o aproveitamento do espaço. O acionamento dos vidros elétricos foi deslocado do painel para as portas. O interior do veículo passou a oferecer 11 porta-objetos (nas versões duas portas) e 13 (com quatro portas). A renovação inclui ainda novo instrumento combinado, novos difusores de ar, novo volante de três raios e novos revestimentos.
- O Gol G4 terá as versões City 1.0 (duas e quatro portas); City 1.6 (duas e quatro portas); Plus 1.0 (duas e quatro portas); Power 1.6 e Power 1.8 (quatro portas). Além de manter o melhor conteúdo de série para carros de entrada, o Gol passou a oferecer também novos módulos opcionais de equipamentos e de acabamento. As principais novidades são: “Módulo Image”, com pára-choques na cor do veículo, rodas de aro de 14”, pneus 185/60 R14 e supercalotas também para a versão City; e o “Módulo Suspensão Elevada” (27 mm mais alta), para as versões City 1.6 e Power 1.6 e 1.8.
- A partir de sua 4ª geração, o Gol está equipado somente com motores Total Flex, que funcionam com álcool, gasolina ou qualquer mistura dos dois combustíveis. São eles: o EA 111 RHS 1 litro e 8 válvulas, que desenvolve 65 cv (com 100% gasolina) e 68 cv (com 100% álcool); o EA 827 1.6 litro e 8 válvulas, que desenvolve 97 cv (gasolina) e 99 cv (álcool); e o EA 827 1.8 litro e 8 válvulas, que desenvolve 103 cv (gasolina) e 106 cv (álcool).
- Revitalizado pelas mudanças, mas sem perder sua essência, o Gol continua sendo o melhor e mais completo carro de entrada do País. Mais resistente, mais estável, mais seguro, mais econômico e mais confiável, ele também é o carro que oferece a maior tecnologia aplicada ao processo produtivo (300 robôs) e o mais rigoroso controle de qualidade em sua categoria.
- Ao todo, o Gol G4 teve 1.088 itens completamente ou parcialmente modificados em relação ao Gol Geração III.
Releitura de um ícone, design externo realça a robustez e a perfeição do modelo
Naquela manhã de primavera, há pouco mais de dois anos, a névoa ainda encobria a Ala 17 da fábrica de São Bernardo do Campo, onde fica o setor de Design & Package da Volkswagen do Brasil. O então chefe da área, Luiz Alberto Veiga, reuniu sua equipe e lançou o seguinte desafio: “Pessoal, recebemos a missão de recriar um ícone do design e da engenharia automotiva nacionais. Precisamos dar um sopro de vitalidade ao Gol, mas sem desfigurar sua essência consagrada e vitoriosa”.
Os designers debruçaram-se então em suas pranchetas e seus computadores, cada qual com sua ferramenta favorita, em busca da forma perfeita. Aquele que, dentro dos parâmetros traçados, tivesse a “melhor idéia” daria o tom da mudança, recebendo o suporte de toda a equipe, que conta com 60 profissionais incluindo engenheiros de desenvolvimento de produto e de processos, designers, especialistas em modelação e color & trim, além de alisadores, responsáveis pela transformação da escultura criada pelos designers em linguagem de máquina (matemática).
O vencedor da “competição” foi Arthur Henrique Martins Junior, então com 23 anos, que trabalhou em parceria com Marco Pavone, um ano mais velho, responsável pela finalização do desenho externo do carro, e com Dagoberto Tribia, com 28 anos na época, que respondeu pela parte interna. Doze meses depois, com o apoio integral da equipe, os três jovens paulistas haviam concluído o projeto e a quarta geração do Gol havia ganhado seu contorno definitivo.
Começando pela nova frente, o Gol G4 tem como destaque o elemento em “V” formado pelo novo capô, com vinco para dentro, e pelo novo pára-choque dianteiro. O desenho acolhe perfeitamente os novos faróis em policarbonato, transparentes e mais envolventes, dando ao carro um “olhar” imponente e contemporâneo. São linhas inspiradas no carro-conceito Concept R, que expressam a nova identidade visual mundial da marca Volkswagen e aproximam o Gol de seus irmãos europeus.
De acordo com o atual chefe de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone, os novos elementos visuais deram ao Gol uma “cara” mais limpa, arredondada e encorpada, realçando aspectos como força, robustez, esportividade e perfeição.
Em sintonia com a frente, a nova traseira do Gol também evidencia a modernidade, a jovialidade e a beleza do modelo. Ousado e inovador, o elemento circular em destaque da lanterna denota um claro alinhamento do Gol com os demais produtos de classe mundial da marca Volkswagen. Não por acaso, o formato redondo é similar ao olho humano, conferindo ao carro aspecto similar ao de um ser vivo.
A Volkswagen oferece aos brasileiros um carro com motorização e tecnologia exatas para quem busca um veículo que atenda à expectativa do melhor preço, manutenção fácil e acessível e a alta qualidade da engenharia alemã. O Gol G4 tem a confiabilidade mecânica Volkswagen. Não é preciso dizer mais nada.
As mudanças na traseira também são realçadas pelo novo aerofólio integrado à tampa, que adiciona um toque a mais de esportividade ao modelo, e pelo vidro vigia envolvente que cobre a coluna C. Estes dois elementos, associados ao pára-choque integrado, transmitem a impressão de que o Gol ficou maior em sua quarta geração, além de proporcionar ganho de visibilidade traseira.
O modelo recebeu ainda um novo conjunto de rodas e calotas, com design completamente renovado, que se assemelham a reluzentes engrenagens mecânicas. É como se as rodas fossem o desdobramento natural e a própria expressão da potência dos motores Volkswagen, perceptível até na parte externa do veículo.
De um modo geral, o Gol G4 exibe uma aparência jovem e bastante atualizada, com o viço de um legítimo puro sangue, que não precisa de maquiagem ou de penduricalhos para expressar sua beleza. Limpo, robusto, honesto, duradouro e consistente: o desenho externo do carro é o espelho de sua alma. No caso do Gol, quem vê cara também enxerga o coração.
O que mudou no design externo do Gol:
- Nova frente destacando o elemento em “V”, que expressa a nova identidade visual mundial da marca Volkswagen e aproxima o Gol de seus irmãos europeus mais recentes
- Novos faróis mais envolventes e transparentes, em liga de policarbonato, contendo pisca-alerta amarelo integrado com lente de cristal
- Novo capô com vinco para dentro, que enfatiza as mudanças estéticas do modelo
- Novo pára-choque dianteiro
- Novos pára-lamas dianteiros
- Novos faróis de milha (semelhantes aos do Polo e do Fox)
- Nova tampa traseira
- Novas lanternas com destaque para o elemento circular inovador
- Novo vidro vigia envolvente que cobre a coluna C
- Aerofólio integrado à tampa traseira
- Novo limpador da tampa traseira fixado no vidro
- Nova alça de abertura da tampa do porta-malas acoplada à fechadura
- Novas cores externas (bege Safari e verde Highway) para a versão Gol Power, além das cores tradicionais do modelo (branco Glacial, vermelho Flash, cinza Urano, preto Ninja, prata Light, cinza Cosmos e azul Índigo)
Completamente renovado, interior ganha em beleza, conforto e funcionalidade
O Gol teve seu interior completamente renovado em sua quarta geração, com foco na beleza, no conforto e, principalmente, na funcionalidade. Mais limpo, moderno e arredondado, o novo painel dá a impressão proposital de que o carro “cresceu por dentro”, com aumento do espaço disponível em seu habitáculo. A texturização realça o aspecto clean, com menos ranhuras e visual mais homogêneo.
O ganho de funcionalidade do Gol G4 também pode ser notado por meio do novo sistema de acionamento dos vidros elétricos, que migrou do painel para as portas, simplificando e facilitando o manuseio. As portas ganharam porta-trecos e um novo revestimento em polipropileno, extremamente prático e fácil de limpar. Ao todo, o novo Gol passou a oferecer 11 porta-objetos, nas versões duas portas, e 13, nas versões quatro portas, contra apenas 7 da geração anterior.
A cor ambiente do habitáculo ganhou nova tonalidade, mais equilibrada e sofisticada, chamada “cinza basalto”, também utilizada no Fox Plus. Trata-se de uma coloração intermediária entre o escuro (antracite) e o claro (flanel), que evidencia melhor as formas em relevo do interior e permite a visualização em destaque dos apliques em antracite e preto. Ao mesmo tempo, foi mantido o revestimento claro do teto, acima da linha dos vidros, para assegurar uma agradável sensação de amplitude aos ocupantes do veículo.
Compacto, elegante e funcional, o novo “cluster” (instrumentos combinados) também adota solução estética semelhante à utilizada pelo Fox, que foi inspirada nos carros de Fórmula 1. Permite uma rápida e fácil visualização do velocímetro, do hodômetro, do medidor de combustível e demais instrumentos através da parte superior do volante.
Complementando o aspecto esportivo do cockpit, foi criado um novo volante de três raios para o Gol City, cujo desenho é inspirado em engrenagens mecânicas e transmite uma impressão de controle total e confiança plena no manejo do carro.
Os bancos passaram a oferecer novos padrões de malharias e teares, especialmente desenvolvidos para o Gol, em sintonia com as novas tendências mundiais da moda e da arquitetura de interiores. Em lugar dos antigos desenhos e cores, os revestimentos contêm agora formas geométricas e elementos tridimensionais, que realçam o volume e denotam atributos como perfeição e tecnologia. As tonalidades mais usadas são os chamados “cinzas quentes”, que lembram produtos naturais como a corda e a juta.
Os novos padrões são: Gol City – Malharia Natural, com destaque às texturas e aos elementos tridimensionais na faixa do meio do banco e Tear Brésil liso, de cor cinza antracite nas laterais. Gol Plus e Gol Power – Tear Bio, na coloração cinza antracite na faixa do meio, e Tear Cometa Azul, com elementos em relevo, de coloração azul esverdeado. Os tecidos combinam com o novo figurino, que procura valorizar as formas dos bancos e caracterizar um interior mais esportivo.
O Gol chega à quarta geração mantendo uma característica fundamental que o acompanha desde a origem: ele foi feito sob medida para os brasileiros. As mudanças estéticas introduzidas no Gol G4 realçam e reafirmam ainda mais seus atributos vitoriosos, sem corromper sua essência.
Gerson Barone, chefe de Design & Package da Volkswagen do Brasil
O que mudou no interior do Gol:
- Novo painel de instrumentos, mais limpo, moderno e funcional, que dá a impressão de que o carro “cresceu por dentro”
- Novos difusores de ar, mais práticos e funcionais
- Nova cor ambiente, na tonalidade cinza basalto, e novos apliques em preto e cinza antracite
- Novos intrumentos combinados
- Novos revestimentos de porta
- Novo sistema de acionamento do vidro elétrico (agora nas portas)
- Novos porta-objetos (agora são 11 na versão duas portas e 13 na versão quatro portas)
- Novo volante de três raios
- Novos tecidos e figurinos de revestimento dos bancos
Manter a liderança histórica é o principal objetivo de marketing
A nova geração do Gol chega às revendas Volkswagen com o objetivo de manter a liderança histórica de vendas do modelo – que em 2005 completará 19 anos consecutivos – e assegurar ao produto uma participação de mercado acima dos 12% no segmento de automóveis. Uma das estratégias traçadas para isso, além da renovação estética, é a ampliação do leque de oferta de equipamentos e acessórios, com novos módulos de acabamento ainda mais racionais, inteligentes e flexíveis.
O Gol G4 permite ao cliente montar seu carro exatamente de acordo com suas necessidades e aspirações, pagando um preço justo e levando para casa somente aquilo que ele realmente deseja. A partir das versões City, Plus e Power e das motorizações 1.0, 1.6 e 1.8, o consumidor poderá optar por dezenas de combinações diferentes de conteúdo, personalizando seu Gol quanto ao desempenho, acabamento, conforto, aparência e funcionalidade.
Além das novas versões Gol City 1.6 e Gol Plus 1.0, um dos destaques da nova oferta modular é o “Módulo Suspensão Elevada” – disponível para o Gol City 1.6 e para o Gol Power 1.6 e 1.8 – que permite a elevação da altura do carro em relação ao solo em 27 mm, aumentando sua aptidão para encarar terrenos irregulares e estradas de terra. Outro destaque é o “Módulo Image”, que permite ao comprador do Gol City adquirir também pára-choques na cor do veículo, rodas de aço aro 14”, pneus 185/60 R14 e supercalotas aro 14”.
Outra novidade é a oferta independente de vidros elétricos, travas elétricas e controle elétrico para os retrovisores como opcionais para toda a linha Gol. Exclusivamente para a versão Power, está disponível o novo CD Player com MP3.
O brasileiro sente orgulho de ter o Gol na garagem de sua casa. É o carro mais querido do Brasil. Além de moderno, bonito e muito robusto, o novo Gol G4 oferece excelente relação custo-benefício, manutenção bastante acessível e vantagens tanto na hora da compra quanto da venda.
Goleada: confira os atributos que poem o Gol à frente de seus concorrentes:
· Único carro de entrada do Brasil com três anos de garantia integral para motor e câmbio
· Maior autonomia da categoria (772 km, com gasolina)
· Maior velocidade máxima da categoria entre os veículos 1.0 L (165 km/h, com álcool)
· Maior tanque de combustível da categoria (51 litros)
· Banco do motorista com regulagem de altura
· Espelhos nos pára-sóis direito e esquerdo
· Pneus de perfil mais seguro (175/70 R13)
· Maior distância entre eixos (2.468 mm)
· Único com opção de suspensão elevada em 27 mm
· Partes metálicas internas totalmente revestidas
· Carroceria com 5 anos de garantia contra a corrosão
· Desenvolvido com o conceito de “Serviceability”, que facilita, agiliza e barateia a manutenção
· Submetido a crash-tests e testes severos de resistência e de durabilidade que o tornam o mais seguro de sua categoria
A partir de agora, Gol é oferecido somente com motor bicombustível
Em suas três versões básicas de acabamento (City, Plus e Power), o Gol G4 será oferecido no mercado interno exclusivamente com motores flexíveis, que funcionam com álcool, gasolina ou com qualquer mistura dos dois combustíveis. As versões com propulsores exclusivamente a álcool ou a gasolina deixam de existir, em sintonia com as atuais tendências de preferência do consumidor brasileiro. A nova oferta inclui motores 1.0, 1.6 e 1.8 litro Total Flex, que se caracterizam por oferecer excelente desempenho, resistência, durabilidade, elasticidade e economia.
As versões City (de entrada) e Plus são equipadas com motor EA 111 RSH 1.0 Total Flex de 8 válvulas, que desenvolve uma potência máxima de 68 cv quando abastecido só com álcool e de 65 cv só com gasolina. Com este propulsor, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos (álcool) e 13,4 segundos (gasolina), atingindo uma velocidade máxima de 165 km/h (álcool) e 164 km/h (gasolina).
Comparado a seus concorrentes, o Volkswagen Gol G4 1.0 é aquele que tem o melhor desempenho no conjunto. É o carro que atinge a maior velocidade máxima (seja com álcool ou com gasolina), tem o menor consumo médio urbano de combustível (13,6 km/l, com gasolina) e tem a maior autonomia de rodagem (772 km, com gasolina). O modelo também está entre os mais “espertos”: é um dos poucos que consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos.
A segunda opção de motorização, disponível nas versões City e Power, é o motor EA 827 1.6 Total Flex de 8 válvulas, que desenvolve 99 cv só com álcool e 97 cv só com gasolina. A aceleração do modelo de 0 a 100 km/h é atingida em 11,2 segundos (álcool) e 11,5 s (gasolina). O carro desenvolve uma velocidade máxima de 184 km/h (álcool) e 183 km/h (gasolina). Este foi o primeiro propulsor flexível disponível no mercado, lançado no pioneiro Gol 1.6 Total Flex, em março de 2003.
A terceira e última opção de motorização é o EA 827 1.8 Total Flex de 8 válvulas, que equipa exclusivamente a versão Power, atingindo a potência de 106 cv só com álcool e de 103 cv só com gasolina. Com este propulsor, o Gol Power acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos (álcool) e 10,1 segundos (gasolina), atingindo a velocidade máxima de 190 km/h (álcool) e 189 km/h (gasolina).
Comparado com seus concorrentes diretos, o Gol Power 1.8 também é aquele que, no conjunto, oferece melhor desempenho combinado com economia de combustível. Ele tem a melhor relação peso/potência da categoria (9,4 kg/cv), está entre os mais econômicos na estrada e também é o carro que tem maior autonomia com um tanque de combustível (711 km).
Suspensão elevada é opcional
Com relação ao chassi, o novo Gol G4 mantém o mesmo sistema do antecessor, consagrado, eficiente e muito bem ajustado: suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais integradas, e suspensão traseira independente com molas helicoidais. Trata-se de uma suspensão altamente reconhecida por sua excelência mecânica e pelo baixo custo de manutenção, que proporciona ótima dirigibilidade, estabilidade e segurança na condução do veículo. A novidade é a oferta de suspensão elevada em 27 mm como opcional para as versões equipadas com motores 1.6 e 1.8.
Câmbio: agilidade e esportividade
O Gol G4 é equipado com o eficiente e preciso sistema de câmbio 013, de cinco marchas, manual, produzido pela Volkswagen do Brasil na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Esta é uma transmissão que tem como principal característica uma relação de marchas mais curta, proporcionando muita agilidade e esportividade na condução do veículo.
Imbatível em custo e facilidade de manutenção
A facilidade, a rapidez e o baixo custo de manutenção do Gol são diferenciais competitivos do modelo frente aos concorrentes desde a sua primeira versão e estão presentes também na Geração 4. Mesmo antes de seu nascimento, o Gol foi cuidadosamente concebido dentro de uma engenhosa estratégia denominada “serviceability” (facilidade de manutenção e reparabilidade), que se traduz em uma “mecânica amigável”, que prevê uma longa vida útil para o modelo e a necessidade de se garantir sua conservação no decorrer dos anos.
Os criadores do Gol também optaram pela utilização de componentes de maior durabilidade, dentro do conceito básico de um carro “valente”, “pau pra toda obra” e que “não dá dores de cabeça”. Os mecanismos expostos à ação do clima, por exemplo, têm tratamento anticorrosivo, o que não acontece com alguns concorrentes. As peças metálicas são confeccionadas com aço de maior espessura e melhor qualidade. Os itens de suspensão são dimensionados para uso intensivo em condições adversas.
O Gol é o único carro em seu segmento com 3 anos de garantia para motor e câmbio e que permite o completo diagnóstico eletrônico de problemas por computador, fator que agiliza, facilita e barateia a manutenção. As concessionárias Volkswagen estão equipadas com os modernos sistemas VAS 50/51 e VAS 50/52 que, conectados ao carro, conduzem o mecânico passo-a-passo na execução dos testes até apontar exatamente o item a ser substituído ou consertado.
“O sistema possibilita ao mecânico fazer o reparo certo já na primeira vez, sem recorrer à prática usual da tentativa e erro”, afirmou Joacyr Drummond Junior, gerente-executivo da Assistência Técnica da Volkswagen do Brasil. Ele acrescentou que, além desta sólida base tecnológica, as equipes de assistência técnica da Rede Volkswagen também recebem treinamento intensivo e dispõem de informações sempre atualizadas sobre os produtos da marca, transmitidas continuamente via internet por meio do sistema ELSA.
Mais recentemente, em julho deste ano, a Volkswagen lançou um novo conceito de manutenção veicular, chamado “Soluções Originais Volkswagen”, que oferece pacotes completos de manutenção, incluindo um conjunto de peças, materiais e serviços para diversos itens funcionais do veículo. Com isso, os preços foram reduzidos e o Gol ampliou ainda mais sua vantagem frente aos concorrentes, com o menor custo de manutenção entre os carros da categoria.
Fatores que facilitam a manutenção e tornam o Gol imbatível frente à concorrência:
Motor / Transmissão / Chassi
- Correia poly V com regulagem automática: além de ser facilmente removida e instalada, a correia que aciona a direção hidráulica e o alternador do Gol não precisa de regulagem periódica.
- Tuchos hidráulicos que acionam as válvulas: dispensam regulagem.
- Correia dentada: não necessita de troca periódica e regulagem.
- Dreno líquido de arrefecimento: uma válvula na parte inferior do radiador permite a coleta e reaproveitamento do líquido.
- Alternador e motor de partida: podem ser testados pelo sistema de autodiagnóstico do motor e retirados sem a necessidade de operações complexas.
- Autodiagnóstico do motor: um único conector OBDII (universal) permite o diagnóstico do motor e sistemas eletrônicos do veículo.
- Uso de juntas líquidas no motor: um único produto serve para vários mecanismos e motores diferentes.
- Acesso aos vedadores e juntas: é facilitado devido ao posicionamento do motor.
- Gancho do motor: pontos previstos no projeto para remoção ou sustentação do motor nos serviços de manutenção.
- Transmissão: pode ser removida e instalada sem a necessidade de remoção das travessas de sustentação.
- Regulagem da cambagem e da convergência: o alinhamento do carro pode ser feito nos locais indicados para ajustes, sem a necessidade de troca de peças.
Estrutura / Acabamento / Parte elétrica
- Vidro colado: por incrível que pareça, dois produtos da concorrência ainda têm vidros fixados por guarnição. No caso do Gol, todos os vidros são colados com cola ultra-resistente aplicada por robôs, garantindo maior reforço estrutural da carroceria (em caso de capotamento), vedação total contra a entrada de água e mais segurança contra arrombamentos.
- Revestimento das portas: permitem a reparação e substituição de componentes específicos, sem a necessidade de troca completa.
- Autodiagnóstico do instrumento combinado: permite testar os diversos componentes “drive control” (marcador de combustível, velocímento, sensor de temperatura do motor, led de pressão do óleo, etc) sem a necessidade de desmontagem do painel e dos respectivos componentes.
Tecnologia, pioneirismo e recordes marcam os 25 anos do Gol
Em seu processo de permanente renovação e atualização tecnológica, o Gol tem sido o pioneiro na introdução das principais inovações da indústria automotiva brasileira nos últimos 25 anos. Da mesma forma, o modelo também foi o responsável por apontar uma série de novas tendências de mercado e por desbravar novos roteiros de exportação, além de ser o único a alcançar recordes imbatíveis na indústria automotiva nacional.
Rodagem e bateria de crash-tests comprovam segurança do veículo
O novo Gol G4 passou por uma severa bateria de crash-tests e testes de durabilidade nas estradas, nos campos de prova e nos laboratórios de alta tecnologia da Volkswagen do Brasil para chegar ao cliente com níveis de segurança 20% superiores aos exigidos pela legislação brasileira – e também em plena conformidade com os requisitos mundiais de qualidade do Grupo Volkswagen.
Embora seja herdeiro de uma sólida estrutura construída ao longo dos 25 anos – que confere ao carro os atributos de segurança, confiabilidade, durabilidade e robustez – o Gol G4 foi inteiramente recertificado. Todos os componentes e materiais utilizados no carro, dos metais aos plásticos e tecidos, foram submetidos às condições mais severas e adversas de temperatura e durabilidade.
Os testes de rodagem somaram mais de 1,3 milhão de quilômetros em estradas de diferentes pontos da América Latina. O G4 comprovou sua resistência em todo tipo de piso: asfalto, terra, pedras, lama, buracos, etc. Ao mesmo tempo, reagiu muito bem em regiões de climas adversos, que exigem mais esforço do motor e maior resistência dos componentes. O carro enfrentou com bravura temperaturas extremas: desde tórridos 45 graus centígrados até o frio abaixo dos 20 graus negativos.
Nos crash-tests, o Gol G4 foi testado e aprovado, submetido à colisão contra uma barreira rígida a uma velocidade de 50 km/h, como determinam as normas internacionais de segurança. As novas frente e traseira, além do pára-choques e painel de instrumentos, também foram exaustivamente testados e comprovaram que o novo Gol oferece segurança acima da média aos seus ocupantes.
As novas frente e traseira mantiveram os mesmos (positivos) índices de absorção de impacto do Gol Geração III. O painel de instrumentos, que foi rejuvenescido e agora é composto de uma única peça, apresentou ganho em resistência. Também apresentaram excelente performance os componentes internos ligados à ergonomia, como o acesso aos comandos e a visualização dos instrumentos. O sistema interno de distribuição de ar também apresentou ganhos em relação às gerações anteriores.
O resultado do teste HIC (sigla norte-americana cuja tradução significa “índice de lesão da cabeça”) dá uma idéia do excelente nível de segurança que o Gol G4 proporciona aos seus ocupantes. Os resultados do carro no teste ficaram 35% melhores que o limite de risco aceito pelos organismos internacionais de segurança veicular. São fatores como esse que fazem do líder do mercado brasileiro um campeão em atributos como resistência, segurança, confiabilidade e tecnologia.
Gol City 1.0 e 1.6 Total Flex
Principais equipamentos de série
Externo:
· Rodas de aço 13”
· Supercalotas com logo injetado
· Pneus 175/70 R13
· Pára-choques na cor preta
· Logo Total Flex na tampa traseira
· Logotipo 1.6 na tampa traseira (apenas para versão 1.6)
· Logotipo “Gol” injetado na tampa traseira
· Retrovisores na cor preta
Interno:
· Hodômetro parcial/total digital
· Instrumento combinado com iluminação vermelha
· Porta-copos no console / coifa em vinil
· Porta-luvas com tampa
· Porta-objetos no painel
· Acabamento interno em Malharia Natural Cinza
· Volante espumado de 3 raios – 375mm
Funcional / Conforto:
· Relógio digital
· Pára-sóis bi-articulados com espelhos nos lados esquerdo e direito
· Tomada 12V
· Ventilação forçada com 4 velocidades
· Push button para abertura da tampa traseira
· Banco do motorista com regulagem de altura simples
· Luz de cortesia no teto com interruptor na porta do lado esquerdo
Segurança:
· Imobilizador eletrônico
· Porta do lado direito com chave
· Tampa do tanque de combustível com chave
Opcionais:
· Módulo Image (Pára-choques na cor do veículo + rodas de aço 6JX14 + pneus 185/60 + supercalotas R14 com logo aplicado + grade de proteção do radiador na cor do veículo)
· Módulo retrovisores externos com controle elétrico (central elétrica de maior capacidade + espelho retrovisor externo direito convexo + espelho retrovisor externo com controle elétrico)
· Módulo ar-condicionado (central elétrica de maior capacidade + alternador trifásico 90A + sistema de ar-condicionado + sistema de arrefecimento do motor com elevada potência + ar-condicionado com regulagem mecânica + ar-condicionado com regulagem mecânica e compressor variável)
· Módulo Aquecimento interno
· Módulo trava elétrica para 2 ou 4 portas (central elétrica de maior capacidade + travamento central)
· Módulo conforto (revestimento dos bancos em tecido Tear Brésil cinza + quadro de instrumentos com conta-giros, hodômetro parcial e relógio digital + cintos dianteiros com regulagem de altura + cintos laterais traseiros retráteis + retrovisores externos do mesmo tamanho + regulagem interna dos retrovisores externos + brake-light + revestimento em carpete para o porta-malas)
· Módulo preparação para som (antena no teto + preparação para 4 auto-falantes)
· Módulo vidros dianteiros elétricos para 2 portas (central elétrica de maior capacidade + vidros elétricos)
· Módulo vidros dianteiros elétricos para 4 portas (central elétrica de maior capacidade + levantador do vidro dianteiro elétrico e traseiro mecânico)
· Módulo 4 portas
· Módulo desembaçador do vidro traseiro (central elétrica de maior capacidade + alternador trifásico 70A + alternador 75A + desembaçador do vidro traseiro)
· Módulo lavador + limpador traseiro + temporizador pára-brisa (central de maior capacidade + lavador e limpador traseiro com temporizador + temporizador do limpador do pára-brisa)
· Módulo direção hidráulica (barra estabilizadora dianteira + direção hidráulica)
Gol Plus 1.0 e Gol Power 1.6 e 1.8 Total Flex
Principais equipamentos de série
Externo:
· Rodas de aço 14” + supercalotas com logo aplicado
· Pneus 185/60 R14
· Pára-choques + grade na cor do veículo
· Aerofólio traseiro na cor preta
· Logotipo “Plus” / “Power” nas laterais
Interno:
· Acabamento interno em Tear Bio cinza com apoio de cabeça traseiro
· Volante com 4 raios
· Porta-malas com laterais e caixa de rodas em carpete
Funcional / Conforto:
· Direção hidráulica
· Tacômetro
· Temporizador do limpa vidro de pára-brisas
· Limpador/lavador do vidro traseiro
· Desembaçador do vidro traseiro
· Antena de teto + 4 alto-falantes
· Controle interno dos retrovisores
Segurança:
· Brake-light no vidro traseiro
· Cintos de segurança laterais traseiros retráteis
· Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
Opcionais:
· Módulo ar-condicionado (alternador trifásico 90A + sistema de ar-condicionado + sistema de arrefecimento do motor com elevada potência + ar-condicionado com regulagem mecânica para a versão “Plus” + ar-condicionado com regulagem mecânica e compressor variável para a versão “Power”)
· Módulo retrovisores externos com controle elétrico
· Módulo travas elétricas para 2 ou 4 portas
· Módulo light (pára-sol do lado esquerdo e direito com espelho iluminado + alças de segurança escamoteáveis na dianteira + teto moldado inteiriço + lanterna de neblina + farol de neblina + luz interna com temporizador e interruptores nas portas)
· Módulos vidros elétricos para 2 ou 4 portas (apenas para os vidros dianteiros)
· Módulos retrovisores na cor do veículo (carcaça do espelho retrovisor externo na cor do veículo)
· Módulo rodas em liga-leve 15 polegadas (rodas de liga-leve 6JX15 + pneus 195/50 R15V)
· Módulo 4 portas (apenas para a versão “Plus”)
· Módulo suspensão elevada 14” para versão “Power” (pneus 185/65 R14T + servofreio + suspensão elevada)
· Módulo suspensão elevada 15” para versão “Power” (rodas de liga-leve 6JX15 + pneus 195/55 R15 85H + servofreio + suspensão elevada)
· Módulo CD-Player com função MP3 para a versão “Power”
VW Gol 2006 - Gol G4 - fotos e especificações oficiais
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Falou falou falou pra querer iludir e dizer que não ficou uma porcaria em relação ao G3. Ainda bme que no G5 a VW corrigiu. O gol é o carro mais icônico do país, mas teve umas bolas fora.
ResponderExcluirmeu o carro gostoso seguro nao se compara com uma porcaria igual g5 uma carnica em emtecnologia e estrutura gosto tanto que tenho um gol e uma saveiro g4 todos 1.6 ano 2006 agora vir alguem comparar gol g5 uma porcaria uma desgraca a empresa perdeu muito com uma mudanca absurda tirando lancamento que agradava e lancou porcaria g5
ResponderExcluirO que vc acha devo comprar um G4. Mas tem ferrugem ou algo amarelado em algumas peças perto do motor.
ExcluirGol g4, ame-o ou deixe-o estou com o meu, cada vez que penso em trocar de carro volto pra casa e ajeito ele, muito melhor que muitos carros rodando mais novos. Simples assim gol é amor.
ResponderExcluirGol g4 o maior!!!!!!!!!!
ResponderExcluirO Gol G4 é monstro
ResponderExcluirO gol G4 é melhor carro de todos os tempos. Tenho um do ano de 2006 e modesta parte superou até alguns off- Road. confirmo isso pelo fato de morar em uma zona rural cuja estrada é um verdadeiro rally. A ousadia do meu amigo (gol G4) lhe rendeu o carinhoso apelido de "Missionário" pois ele era capaz de ultrapassar limites no período de inverno, levando pessoas doentes e acidentadas pra cidade.
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