As novas versões receberam mudanças que elevam ainda mais o conforto e a elegância dos veículos, preservando as características da bem-sucedida linha 2005, que consolidou a liderança da linha Corolla entre os sedãs médios e station wagons no mercado brasileiro.
Com mais de 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o lançamento de sua primeira geração, em 1966, o Corolla se apresenta também como o carro mais vendido da história da indústria automobilística mundial.
Disponível em cinco versões – XLi manual, XLi automático, XEi manual, XEi automático e SE-G automático – o Corolla sedã está ainda mais completo na versão 2006, elevando o potencial do veículo que lidera as vendas de seu segmento por três anos consecutivos.
A linha Corolla conta também com o Corolla Fielder - produzido nas versões manual e automática -, que redefiniu o segmento de station wagon no Brasil.
O exclusivo sistema VVT-i - comando de válvulas variável e inteligente, que oferece níveis excelentes de desempenho e dirigibilidade - está presente nos motores 1.8 16V, com 136 cv de potência (XE-i, SE-G e Fielder), e 1.6 16V, com 110 cv (XL-i).
Ele atua continuamente na abertura e no fechamento das válvulas de admissão, proporcionando curva linear com elevado torque em baixas, médias e altas rotações. O sistema garante ainda economia de combustível e baixos níveis de ruído e vibração.
Com torque máximo de 17,5 kgf.m a 4.200 rpm, o Corolla e o Corolla Fielder oferecem também mais segurança nas ultrapassagens, respostas mais rápidas, melhores retomadas de velocidade e menor necessidade de trocas de marcha.
As opções de transmissão são: manual de cinco velocidades para os modelos XL-i e XE-i e automática de quatro velocidades, com over drive, para todas as versões.
Dados de consumo - Corolla 1.8 Automático
Ciclo urbano (cidade): 8,7 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada) : 13,9 Km/l de gasolina
Segurança e conforto
Os modelos XE-i e SE-G e Corolla Fielder são equipados com sistema de freios antitravamento ABS com EBD, que distribui eletronicamente o esforço de frenagem.
Entre outros itens que elevam os níveis de segurança da linha Corolla estão o duplo airbag SRS (XEi e SE-G), cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força, brake-light e faróis multirefletores.
A linha Corolla conta ainda com um sofisticado sistema de absorção de impacto, que mantém a integridade da célula dos ocupantes em caso de impacto ou colisão frontal ou lateral.
Em termos de conforto, a linha Corolla 2006 conta com ampla gama de equipamentos de série, como ar-condicionado quente e frio, coluna de direção regulável em altura e apoios de cabeça traseiro e dianteiro com regulagem de altura.
O modelo SE-G dispõe também de computador de bordo, que fornece informações como consumo médio e instantâneo de combustível, tempo de viagem, velocidade média e autonomia de combustível.
Para otimizar a dirigibilidade, o SE-G conta também sensor de chuva no pára-brisa e retrovisor interno antiofuscante.
Outros equipamentos exclusivos do Corolla SE-G são ar-condicionado digital, piloto automático, banco traseiro com descansa braço central e porta-copos, painel de instrumentos do tipo Optitron – que proporciona perfeita iluminação dos mostradores em qualquer condição - e sistema de áudio com CD changer para seis discos com quatro alto-falantes e dois tweeters.
Design e acabamento mais modernos
A grade frontal das versões XL-i e XE-i do Corolla 2006 são do tipo colméia e contam com moldura cromada. Já o SE-G apresenta barras verticais duplas na grade, com a moldura cromada mais larga em relação às demais versões, enfatizando a elegância e sofisticação do veículo.
O pára-choque dianteiro, integrado à carroceria, confere linhas harmônicas e suaves ao veículo. Os faróis do tipo canhão, com aro nos defletores, garantem o aspecto de modernidade. Na traseira, a região das luzes de direção em tom vermelho proporciona um efeito visual agradável.
Há ainda mais uma modificação na traseira, que diferencia a versão SE-G das demais: a moldura da tampa do porta-malas cromada. Nos outros modelos, a peça é pintada na cor da carroceria.
O acabamento do Corolla é ressaltado pelos tecidos dos bancos e do painel das portas, iguais para as versões XL-i e XE-i, que elevam o requinte dos modelos. O SE-G permanece com o luxuoso acabamento dos bancos e do painel das portas em couro.
Para privilegiar o conforto dos passageiros, a versão XL-i conta com porta-revistas posicionados atrás dos bancos dianteiros. Esse item, que já constava na lista das outras versões, soma-se aos diversos porta-objetos do Corolla.
Entre as novidades do sedã Corolla SE-G, versão topo de linha, está o revestimento do console central, que passa a ser pintado na cor prata.
Externamente, as portas ganham um friso cromado na extremidade superior, conferindo ainda mais requinte ao carro, que já contava com a moldura da tampa do porta-malas cromada desde o modelo 2005.
O modelo XEi, versão mais vendida do sedã, vem com o novo CD player Double Din, que ocupa o lugar da caixa plástica localizada abaixo do sistema de som do modelo 2005.
O mesmo aparelho passa a equipar também o Corolla Fielder 2006, que ganha também faróis de neblina como item de série.
Fabricados na unidade de Indaiatuba (SP), os modelos Corolla e Corolla Fielder continuam sendo vendidos com garantia de três anos, sem limite de quilometragem.
Todas as versões estão disponíveis nas cores Cinza Hematita, Vermelho Rubi, Azul Safira, Branco Regente, Prata Ônix, Preto Pérola e Bege Âmbar.
Ficha Técnica - Toyota Corolla 2006
MOTOR
- Dianteiro, transversal, 1.8 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas; gasolina
- Número de válvulas por cilindro 4; DOHC / VVTi (duplo comando de válvulas no cabeçote / sistema de comando de válvulas variável inteligente)
- Diâmetro x curso 79,0 x 91,5 mm
- Cilindrada 1.794 cm3
- Taxa de compressão 10,0
- Potência máxima (cv / rpm) 136 / 6.000
- Torque máximo (kgfm / rpm) 17,5 / 4.200
- Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial
TRANSMISSÃO
- Câmbio automático de 4 marchas com overdrive; tração dianteira
- Relação das marchas
- 1a marcha - 3.64
- 2a marcha - 2
- 3a marcha - 1.3
- 4a marcha - 0.9
- Ré - 3
- Redução do diferencial 2.96
- Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
- Dianteira Independente tipo McPherson e barra estabilizadora
- Traseira Barra de torção e barra estabilizadora
- À disco nas quatro rodas com ABS (sistema eletrônico de antitravamento das rodas) + EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
- Dianteiros à discos ventilados
- Traseiros à discos sólidos
- 6J x 15 (em liga leve SE-G) / 195/60 R 15 (radial)
- 437 litros
- 55 litros
- Comprimento 4.530 mm
- Largura 1.705 mm
- Altura 1.480 mm
- Distância entre-eixos 2.600 mm
- BITOLA DIANTEIRA 1.480 mm
- BITOLA TRASEIRA 1.460 mm
DESEMPENHO (*)
- Velocidade máxima km/h ND
- Aceleração de 0 a 100 km/h 12,45 s
- 18 km/l
- 1.170 kg
- 1.600 kg
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.