Desejado pelos consumidores que valorizam a emoção e o prazer de dirigir sem dispensar aspectos como conforto e segurança, o Golf atingiu este volume de produção no Brasil em apenas cinco anos. Além do sucesso no mercado nacional, o modelo é um dos principais itens de exportação da Volkswagen e o primeiro veículo produzido no País a ser comercializado em larga escala nos Estados Unidos e Canadá, mais competitivo mercado automotivo do mundo. Das 300.000 unidades produzidas até hoje, aproximadamente 60% foram comercializadas no exterior.
"O Golf pode ser considerado o primeiro veículo de ponta produzido e exportado pelo Brasil. Isto é motivo de orgulho para nós. É o carro que fez a matriz na Alemanha olhar com novos olhos para a qualidade da nossa manufatura e tornou-se um cartão de visitas para a empresa", afirma Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
Tecnologia avançada
Reconhecido pelos atributos de qualidade, alta tecnologia, equilíbrio dinâmico e esportividade, o Golf começou a ser fabricado no Brasil em 1999, mesmo ano em que foi inaugurada a unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais, uma das mais modernas plantas industriais unidades do Grupo VW em todo o mundo.
Sua produção envolve os mais avançados recursos tecnológicos existentes no setor. Entre essas tecnologias destacam-se a solda a laser, pintura a base de água e tratamento de carroceria que permite à Volkswagen oferecer garantia de 12 anos contra corrosão perfurante. Todo Golf produzido no Brasil passa por um teste de rodagem nas pistas da fábrica antes de ser entregue ao consumidor.
Em 2001 e 2003 uma pesquisa da empresa norte-americana J.D. Power apontou o Golf GTI produzido no Brasil como o melhor carro da categoria esportiva em nível de satisfação dos clientes nos EUA. Os critérios avaliados foram satisfação do cliente, qualidade, design, performance, imagem da marca, tendências do mercado e perfil de consumidores.
"É esse reconhecimento que nos faz dedicar cada vez mais esforço para aperfeiçoar a qualidade do Golf. O modelo número 300.000 revela nossa capacidade de superar desafios e satisfazer cada vez melhor os nossos clientes", declara Hans-Joachim Schreiner, diretor da fábrica de São José dos Pinhais.
Cinco anos de conquistas
A produção do Golf número 300.000 coincide com a celebração dos cinco anos de operação da fábrica da Volkswagen no Paraná, completados este mês. A unidade produziu mais de 370 mil veículos neste período, somando-se Golf, Audi A3, Saveiro e Fox
A montadora instalada em São José dos Pinhais tem 2.500 empregados e gerou mais de 10 mil empregos indiretos na região. Aos investimentos iniciais, de US$ 800 milhões, foram acrescentados US$ 200 milhões no ano passado, para o desenvolvimento de produção do Fox.
Também no ano passado a fábrica paranaense venceu concorrência mundial interna do Grupo Volkswagen para exportar 18 diferentes peças estampadas do Golf para o mercado mundial de reposição. O contrato tem prazo mínimo de cinco anos, com faturamento anual previsto de US$ 10 milhões.
Nas lojas em sete versões
A rede de concessionários Volkswagen comercializa o Golf em sete versões:
- Golf 1.6 Plus - câmbio manual, quatro portas, gasolina
- Golf 2.0 Plus - câmbio manual, quatro portas, gasolina
- Golf 2.0 Plus - câmbio automático, quatro portas, gasolina
- Golf 2.0 Confortline - câmbio manual, quatro portas, gasolina
- Golf 2.0 Confortline - câmbio automático, quatro portas, gasolina
- Golf GTI 1.8 20V Turbo - câmbio manual, quatro portas, gasolina
- Golf GTI 1.8 20V Turbo - câmbio automático Tiptronic, quatro portas, gasolina
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.