Como nas gerações anteriores da família Land Cruiser, iniciada em 1951, e que já vendeu mais de quatro milhões de unidades no mundo inteiro, o modelo dispõe de uma total capacidade off-road e, devido às novas exigências do mercado, agrega também uma incrível dirigibilidade no asfalto, além de criar novos parâmetros de qualidade e conforto.
Design
O novo Land Cruiser Prado impressiona pela beleza e imponência. Desenvolvido no centro de design europeu da Toyota (ED2), localizado no sul da França, o modelo é o primeiro Land Cruiser a ter as linhas externas criadas fora do Japão. O resultado é um SUV que segue as últimas tendências de design, com faróis grandes (e lentes de policarbonato), lanternas elevadas e aspecto esportivo. Para valorizar a robustez, a carroceria possui contornos e vincos marcantes. Na traseira, o estepe colocado na tampa do porta-malas confirma a vocação off-road do veículo.
No conjunto um legítimo SUV, e nos pormenores, as características de requinte Toyota. Itens como maçanetas, pára-choques e molduras laterais são pintados na cor do veículo. Já os retrovisores externos são cromados.
As belas rodas de liga-leve de 17 polegadas vêm equipadas com pneus 265/65 R17, formando um conjunto resistente e que absorve bem as irregularidades do terreno, garantindo maior conforto aos passageiros.
A área envidraçada é ampla, fornecendo ótima visibilidade para todos os lados, inclusive para trás. Para facilitar o acesso ao interior, o Prado vem com estribos laterais, úteis em carros com grande altura livre do solo. No teto, um rack com barras longitudinais amplia a capacidade de carga do modelo.
O novo Toyota estará disponível nas cores preto, prata, bege e vermelha. O interior é cinza em todos os modelos, menos no bege, que tem acabamento interno também bege.
Motorização
O novo Land Cruiser Prado é equipado com o motor turbodiesel Intercooler (Toyota 1KZ-TE) de 3.0 litros, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. O intercooler otimiza a queima de combustível melhorando a performance do motor que desenvolve 131 cv de potência a 3.600 rpm e um torque máximo de 35 kgfm a somente 2.000 rpm.
O motor é equipado com acelerador eletrônico (drive-by-wire), que elimina o vínculo mecânico entre o pedal do acelerador e a bomba injetora. E para melhorar o consumo e diminuir o ruído e as vibrações, ele recebeu o sistema EFI de injeção indireta de combustível, com bomba injetora rotativa controlada eletronicamente.
Uma característica marcante do modelo é a suavidade e o silêncio com os quais o propulsor trabalha – surpreendente para um carro a diesel. Outro destaque é o torque do motor cuja força é notável desde os primeiros regimes de rotações, o que garante melhor dirigibilidade tanto na cidade quanto em trechos off-road.
Transmissão
São duas as opções de transmissão para o Land Cruiser Prado: manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades com controle eletrônico (ECT), que monitora o modo de dirigir do motorista e adapta as trocas de marcha para uma tocada mais esportiva (efetuando as mudanças com a rotação mais alta) ou econômica (efetuando as mudanças em rotações intermediárias).
A transmissão automática oferece também um controle de partida em 2a marcha, para sair em terrenos arenosos ou com lama. Quando o botão 2nd STRT é acionado com a alavanca de mudança em “D” ou “3”, o veículo partirá em segunda marcha e em seguida subirá automaticamente as marchas. Caso esteja em “2”, a transmissão continuará operando na 2a marcha.
A tração 4x4 é permanente, com três diferenciais (dianteiro, central e traseiro), sendo o central e o traseiro de deslizamento limitado (LSD – Limited Sliped Diferencial). Ou seja, por meio de um sistema de multi-embreagens, a força do motor é transferida de acordo com a necessidade: para o eixo com melhor aderência ao solo (no caso do diferencial central) e para a roda com melhor contato com o solo (no caso do diferencial traseiro).
Em condições normais de rodagem, o torque do motor é enviado 60% para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. No caso de patinagem de uma ou mais rodas em um dos eixos, a força será automaticamente transferida para as rodas do eixo oposto.
O Prado conta com alavanca no console para selecionar o tipo de tração, com três modos:
H - Tração 4x4 permanente, para condições normais de rodagem no asfalto.
HL- Bloqueio do diferencial central. Indicado para trechos molhados ou de terra, este recurso divide o torque em 50% para cada eixo.
LL – Reduzida. Para casos de off-road mais pesado, como lama e subidas e descidas inclinadas. Com esse modo engatado, automaticamente o bloqueio do diferencial central mantém-se ativado.
Desempenho e Consumo
O Toyota Land Cruiser Prado 2003 acelera de 0 a 100 km/h em 19 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 155 km/h. O consumo de diesel é de 9 km/l em cidade, e 12 km/l em estrada.
Suspensão
Uma das preocupações dos engenheiros no desenvolvimento da suspensão de um 4x4 é conciliar, no mesmo conjunto, conforto para os passageiros e robustez para enfrentar as mais ousadas aventuras. No caso do novo Land Cruiser, a Toyota utilizou uma suspensão dianteira independente com braços duplos triangulares (double wishbone), mola helicoidal e barra estabilizadora. Na traseira, adotou o clássico e resistente eixo rígido com quatro pontos de fixação, braço de arraste (tirante) e mola helicoidal.
Desenvolvido para oferecer a melhor solução em ítens como conforto, estabilidade e resistência, este conjunto possibilita uma grande absorção de impactos no off-road, propiciando aos ocupantes que as imperfeições do solo, seja qual for o terreno, passem praticamente despercebidas.
Outro destaque é o longo curso da suspensão, que trabalha de forma a sempre manter as rodas em contato com o solo, permitindo grande mobilidade no fora-de-estrada.
Conforto: Ergonomia Inteligente
Mesmo com toda sua capacidade off-road, o Land Cruiser Prado traz uma grande oferta de equipamentos e é o único modelo do segmento a dispor de capacidade para oito passageiros, acomodados em três fileiras de assentos.
O banco intermediário acomoda três pessoas com muito conforto, tendo ótimo espaço para as pernas, joelhos e cabeça. Além disso, os passageiros de trás dispõem de apoio de braço com porta-copos embutido. No terceiro banco há cintos de três pontos e encostos de cabeça para os três ocupantes. Os assentos da segunda e terceira fileira são bi-partidos, rebatíveis e removíveis, possibilitando diversas configurações internas.
O motorista conta com oito ajustes manuais do banco e também com regulagem elétrica lombar. O volante pode ser ajustado em altura e profundidade.
No console entre os bancos dianteiros encontra-se porta-copos, porta-objetos e descança-braço. No teto, há um porta-óculos.
O painel se destaca pelo esmero no acabamento, com detalhes padrão aço escovado e madeira, que também se estendem às portas. O ambiente interno é moderno e os instrumentos têm fácil visualização e alcance.
O rádio com CD Changer para seis discos, por exemplo, está localizado em posição alta e possui botões grandes, para que o motorista desvie o mínimo de atenção possível do transito. Além do aparelho, o modelo conta com quatro alto-falantes e dois tweeters estrategicamente dispostos para otimizar a acústica.
Entre os equipamentos, o Prado vem com travamento/destravamento das portas por controle remoto na própria chave, conjunto elétrico, retrovisores externos com recolhimento elétrico e comando de um toque de abertura para a janela do motorista.
Para garantir maior conforto e conveniência para todos os ocupantes, o sistema de ar-condicionado digital dispõe de regulagem de temperatura individual para o motorista e passageiro, além de controle e difusores de ar exclusivos para os passageiros dos bancos traseiros.
Outro destaque é o computador de bordo com 10 funções. Em um display digital com iluminação optitron, ele fornece relógio, temperatura externa, barômetro (que mede a pressão do ar), bússola, altímetro, consumo médio e instantâneo de combustível, autonomia, velocidade média e tempo de viagem. Por falar em viagem, o Prado traz ainda um controlador automático de velocidade (cruise control).
Segurança
Desenvolvido conforme as últimas normas européias de segurança, o Land Cruiser Prado é equipado com barras de proteção laterais, air-bag frontal de dois estágios para motorista (com sensor que detecta a intensidade da colisão e a posição do assento) e para passageiro (com sensor de presença e de intensidade da colisão), bancos traseiros com sistema de fixação para cadeiras de crianças Isofix e cintos de três pontos e encostos de cabeça para os oito passageiros.
Os freios são a disco nas quatro rodas e contam com sistema antitravamento ABS, sistema de distribuição eletrônica de força de frenagem EBD (que divide a força de frenagem entre os eixos e as rodas de cada eixo) e o BA (Brake assist), um recurso que detecta uma frenagem de emergência e aplica força máxima nos freios para reduzir o espaço até a parada. Completa o pacote de segurança a terceira luz de freio na traseira (brake light).
Off-road
Descendente da família Toyota Land Cruiser, um dos fora-de-estrada mais conceituados do mundo, o Prado não foge à regra e oferece uma performance digna dos melhores 4x4, sem por isso descuidar do conforto, tão exigido pelos consumidores desta categoria de veículos.
A vocação off-road começa já pela elevada altura em relação ao solo, de 220 mm, que permite ultrapassar diversos obstáculos sem que estes atinjam a parte inferior do veículo. Outro destaque está na tração 4x4 permanente, com três diferenciais, sendo o central bloqueável por meio de alavanca. Tanto o diferencial central quanto o traseiro são de deslizamento limitado (LSD). Para casos de off-road extremo, o Prado dispõe também de reduzida, que amplia a força do transmitida para as rodas.
O Land Cruiser Prado conta com ótimos ângulos de entrada e saída (32º e 27º, respectivamente), mantendo os pára-choques longe dos barrancos e pedras. Além disso, o modelo é apto a vencer ladeiras de até 42º de inclinação e inclinações laterais também de 42º. Isso sem falar na incrível capacidade de atravessar trechos alagados de até 700 mm, uma marca superior a de muitos off-road clássicos. Além disso, o carro possui um tanque com capacidade para 87 litros de diesel, o que permite uma grande autonomia – importante em veículos 4x4 pela utilização muitas vezes longe dos postos de combustível.
Em condições fora-de-estrada, o comportamento do Prado é surpreendente. Com a reduzida acionada, ele encara mesmo os obstáculos mais difíceis com muita valentia e segurança. Um outro recurso muito útil é o botão de partida em segunda marcha (mais suave) na versão com transmissão automática, para trechos de areia ou lama, onde as condições de aderência são precárias. Já a suspensão tem longo curso e trabalha para garantir aos ocupantes o máximo conforto na estrada, ou totalmente fora dela.
História
Líder mundial em 4x4, a Toyota comercializa o Land Cruiser desde 1951. Nascido como um jipe para o trabalho, ele foi crescendo em tamanho e sofisticação nesses 52 anos de desenvolvimento contínuo, que culminaram na apresentação do novo Land Cruiser Prado. Até hoje, já foram vendidos mais de quatro milhões de unidades do modelo no mundo inteiro.
No Brasil, a família Land Cruiser sempre foi muito bem representada pelos jipes Bandeirante durante décadas. Foram eles os grandes responsáveis pela posição de destaque da Toyota como fabricante de carros resistentes, robustos e feitos para durar.
O Prado, embora caçula da linhagem Land Cruiser, mantém as características de durabilidade e vocação off-road da família trazendo contudo, novos níveis de conforto e sofisticação sobre um 4x4.
Ficha Técnica
qual a capacidade do tanque de combustivel
ResponderExcluirOlá, a capacidade é de 87 litros. Incluímos no texto.
ExcluirGostei muito das informações. Tenho uma Prado 2006. Está em perfeito estado de conservação.
ResponderExcluirGostei das informações, tirou me todas as duvidas
ResponderExcluirQuando devo ou poderei acionar o botao do dif lock no meu toyota prado?se traccao é permanente?
ResponderExcluirGostei das informações, tirou me todas as duvidas
ResponderExcluirInformações muito importantes, gostei.
ResponderExcluirMas tenho um Prado GX 4x4 2.8 de 2003, a fazer um ruído no motor, penso que pelo motivo de ter acabo o óleo no motor, o que será que aconteceu?
Olá, tenho um Toyota prado deste tipo, trocou se de motor, agora estou com um problema de aceleraćao, ele não passa das 2.5 milhas, já se mecheio tanto mas sem resultados, por favor ajudem, o que faço?
ResponderExcluirMuito boa essa matéria, tenho um prado 2004 a mais de um ano, estou muito satisfeito e agora conheço melhor as informações técnicas obg. Por essa matéria.
ResponderExcluirTenho uma Toyota prado ano 2004, quero saber se o motor da Toyota prado 2009 é o mesmo motor da 2004, pois preciso trocar o motor e estou na dúvida porque vi algumas diferenças entre marcas de motor, como por exemplo: 1kz e outro 1kz te, alguém pode me tirar essa dúvida?
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