O novo Toyota Corolla chega ao mercado brasileiro para revolucionar o segmento de sedãs médios. Projeto mundial da marca, o carro, que está em sua nona geração, foi totalmente redesenhado.
Agora, além das consagradas características - qualidade, durabilidade e confiabilidade - que fazem do Corolla o carro mais vendido no mundo, o novo modelo traz também forte apelo emocional, proporcionado pelos conceitos do New Century Values (Valores do Novo Século), que englobam design inovador, conforto em um espaço interno requintado e tecnologia de última geração.
Design
O design arrojado é um dos pontos fortes do Corolla, que tem os faróis com duplo refletor integrados com as linhas do capô e em continuidade com o pára-choque, especialmente aumentado, refletindo a preferência de nosso mercado, proporcionando um aspecto imponente ao veículo.
A lateral, com linha de cintura mais elevada e contornos suaves, transmite a sensação de segurança e robustez. As novas rodas de alumínio e calotas também foram cuidadosamente desenhadas para enriquecer o visual do novo Corolla.
As linhas fluidas terminam na traseira, que incorpora as lanternas. O desenho exclusivo e os inovadores elementos circulares demonstram um toque de modernidade e requinte. Outro destaque está na localização da antena, agora no teto. Na versão anterior, ela estava localizada na coluna A.
Na versão SE-G, a mais luxuosa, o Corolla tem linhas verticais na grade dianteira, o que confere um padrão de alto luxo ao modelo. Além disso, a versão conta com maçanetas internas cromadas, faróis de neblina e rodas de liga leve exclusivas.
Para completar, todas as versões possuem as maçanetas externas, a moldura lateral, o pára-choque e os retrovisores externos pintados na cor do veículo. O novo Corolla está disponível nas cores Branco Regente, Prata Ônix, Preto Pérola, Verde Floresta, Azul Topázio, Cinza Quartzo e Bege Âmbar.
Conforto
Todas as versões do novo Corolla são equipadas com regulagem de altura do banco do motorista e do volante. Como itens de série, o carro também apresenta aviso sonoro de chave na ignição e de faróis ligados, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, console entre os bancos dianteiros com porta-copos e porta-objetos, desembaçador do vidro traseiro, limpador de pára-brisa com temporizador de velocidade, relógio digital, travas, vidros, espelhos e retrovisores elétricos, ar-condicionado e CD Player.
Na versão SE-G, ainda pode ser encontrado no painel o avançado sistema Optitron, que proporciona perfeita iluminação dos mostradores em qualquer condição. Esta tecnologia já é utilizada nos modelos Lexus, divisão de veículos de luxo da Toyota.
O ar-condicionado é eletrônico com ajuste digital de temperatura e o sistema de áudio é composto por uma disqueteira com CD changer para 6 discos integrado ao painel. Além disso, a versão top é equipada com o cruise control (piloto automático).
Espaço interno
Todas as dimensões do novo Corolla sofreram modificações, a começar pelo entre-eixos, que passou de 2.465 mm para 2.600 mm, o que representa mais espaço para todos os ocupantes do veículo. Em termos de comprimento total, o carro passou de 4.395 mm para 4.530 mm, além de ter sua largura (1.690 mm para 1.705 mm) aumentada.
Os assentos foram posicionados em um nível mais elevado, facilitando a entrada e a saída do veículo. A altura do veículo também aumentou, de 1.405 mm para 1.480 mm, proporcionando destacado volume interno, e a capacidade do porta-malas passou de 406 litros para 437 litros.
O design do painel, integrado com os painéis da porta, alia a utilização de cores claras e o efeito proporcionado pela combinação de dois tons, para ampliar ainda mais a sensação de espaço. O cuidadoso trabalho de isolamento acústico garante um interior silencioso, completando a sensação de bem-estar.
Motorização: desempenho e consumo
Além do motor 1.8 16V, o novo Corolla conta agora com o motor 1.6 16V, ambos com bloco e cabeçote de alumínio. Mas o grande destaque das novas motorizações do Corolla está na adoção do exclusivo sistema de comando de válvulas variável inteligente, o VVT-i.
Mais moderno e eficiente, o novo sistema, sem igual no mercado, proporciona uma variação contínua da abertura de válvulas, que melhora o desempenho, o consumo e os índices de emissões do veículo.
Os novos motores também dispõem de duplo comando de válvulas no cabeçote com acionamento por corrente e coletor de admissão de plástico.
O motor 1.6 16V tem potência de 110 cv a 6.000 rpm, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 10,93 segundos, na versão mecânica, e 13,35 segundos, na versão automática. Já o consumo de combustível é de 17 km/l (mecânica) e 17,9 km/l (automática). O torque máximo é de 15,0 kgf.m a 4.400 rpm.
Na versão 1.8 16V, que ganhou 20 cv de potência, passando de 116 cv a 5.800 rpm para 136 cv a 6.000 rpm, o Corolla acelera de 0 a 100 km/h em 10,08 segundos e faz 16,9 km/l na versão mecânica. Já na automática, versão XEi, por exemplo, o carro alcança 100 km/h em 12,45 segundos e percorre 18 km/l. O torque máximo, que era de 15,7 kgf.m a 4.800 rpm, agora é de 17,5 kgf.m a 4.200 rpm.
Esses dados de desempenho foram fornecidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia a partir testes foram realizados em um campo de provas na cidade de Americana (SP). A aferição de consumo foi obtida à velocidade constante de 80 km/h em pista plana.
Dirigibilidade
Todas as versões do novo Corolla contam com direção hidráulica e transmissão automática de 4 velocidades com over drive. Para as versões XEi e XLi também está disponível a transmissão manual de 5 velocidades.
Um dos aspectos que proporcionam excelente dirigibilidade ao novo Corolla é a suspensão. Na traseira, conta com barra de torção e barra estabilizadora, que possibilitou uma melhoria no conforto do veículo. Na dianteira, mantém-se a suspensão independente tipo “McPherson” e barra estabilizadora.
Segurança
No item segurança, o novo Corolla dispõe de diversos componentes que garantem a tranqüilidade de todos os ocupantes do veículo. Entre os itens de série estão as barras de proteção nas portas, cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura e trava de segurança nas portas traseiras .
As versões SE-G e XEi têm como equipamentos de série air bag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, além de alarme com controle remoto, travas elétricas com acionamento a distância e o travamento automático das portas quando o veículo atinge 20 km/h.
Com relação ao sistema de frenagem, o destaque fica por conta dos freios ABS de última geração, que incorpora o sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem (EBD – Eletronic Brake Distribution), presente na versão SE-G. Todas as versões vêm de série com freios a disco nas 4 rodas.
Produção
Produzido desde 1998 no Brasil – na planta de Indaiatuba, no interior de São Paulo – o Corolla é uns dos projetos chave na estratégia mundial da Toyota Motor Corporation de aumentar significativamente a participação nos mercados onde atua.
Além do design inovador, o Novo Corolla brasileiro chega aos consumidores com 70% de componentes locais. O índice de nacionalização do modelo anterior era de 60%.
Para produzir este novo carro, foram investidos U$ 300 milhões na ampliação e modernização da fábrica, que teve a sua capacidade de produção aumentada de 15 mil para 57 mil unidades/ano. Com este aumento de volume o Brasil passará a ser a base de produção e exportação da Toyota para toda a América do Sul, Central e Caribe.
O novo Corolla está com um aspecto mais moderno e imponente. Também possui ítens de segurança que se espera na categoria, como bolsas infláveis e freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica (EBD).
Preços
Os preços do novo Toyota Corolla ficam entre R$ 34.700 (XLi, com câmbio mecânico) e R$ 51.400 (SE-G automático).
Já a versão intermediária do modelo, a XEi, custa R$ 39.830 e R$ 42.900 com câmbio manual e automático, respectivamente. 60% dos carros produzidos serão da versão XEi, 30% XLi e os 10 % restantes SE-G, a “top” de linha. De acordo com o executivo, 70% dos novos Corolla terão câmbio automático.
Preços corrigidos pelo INPC para Novembro de 2018
Toyota Corolla XLi 1.6 MT - R$ 34.700 (R$ 96 mil / dez-2018)
Toyota Corolla XEi 1.8 MT - R$ 39.830 (R$ 110.273 reais / dez-2018)
Toyota Corolla XEi 1.8 AT - R$ 39.830 (R$ 118.800 reais / dez-2018)
Toyota Corolla SE-G 1.8 AT - R$ 51.400 (R$ 166.800 reais / dez-2018)
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.