As inovações tecnológicas aplicadas aos motores 1.6 do Golf e 1.0 16V do Gol e da Parati chegam agora ao motor 1.0 8V que equipa a série especial Gol Trend, já disponível nos concessionários Volkswagen. Com a adoção das novas tecnologias RSH e E-GAS, além de todas as mudanças estruturais do bloco, o novo motor 1.0 8V passa a desenvolver uma potência líquida máxima de 65,3 cv, ante os 57 cv da versão anterior, uma evolução de cerca de 15%. O aumento do torque máximo também foi significativo: de 84 Nm passou para 89 Nm.
Além do novo motor, o Gol Trend vem, de série, com equipamentos incorporados à linha 2002, entre eles o imobilizador eletrônico, e mais uma variedade de itens exclusivos como direção hidráulica; aerofólio body-color com brake light; antena no teto; preparação para som; rodas de aro 14" com pneus 185/60; faróis duplos com máscara negra, iguais à versão Turbo; lanternas traseiras parcialmente fumês; vidros verdes escurecidos.
A série especial tem acabamento interno especial com tecido do tipo Tear Block Preto. Entre os itens opcionais estão o ar-condicionado, aquecimento, desembaçador, limpador/lavador do vidro traseiro e regulagem de altura do banco do motorista.Como em toda série especial, o objetivo da Volkswagen é ampliar a relação custo-benefício, ofertando um veículo bem equipado com preço subsidiado: nos itens incorporados de série, o desconto é de 70%; nos opcionais, 30%.O Trend será produzido até o final de novembro nas versões 2 e 4 portas e deverá totalizar um volume de 8 mil unidades.
À frente da concorrência
Com emprego de tecnologia de ponta e sistemas inovadores, a Volkswagen mais uma vez coloca-se à frente da concorrência. Já em 1989, o Gol foi o primeiro carro brasileiro a utilizar o sistema de injeção eletrônica de combustível, reforçando o pioneirismo da marca. Mais recentemente a empresa lançou o primeiro motor 1.0 Turbo, com potência de 112 cv.
No começo do ano, o motor 1.0 16V aspirado, que equipa o Gol e a Parati, recebeu as tecnologias RSH, sigla que em alemão significa balancins acionados por roletes, e o acelerador eletrônico E-GAS, que tem a vantagem da filosofia "torque" de gerenciamento, beneficiando o consumo, o desempenho e a dirigibilidade. Como resultado, este propulsor tem o melhor desempenho da categoria: 76 cv de potência e 95 Nm de torque. Esses recursos estão disponíveis, agora, no motor 1.0 8V que equipa o Gol Trend, representando mais um avanço no ranking do segmento popular em termos de tecnologia, torque e potência.
Reforçando a imagem
O Gol Power, desenvolvido a partir da versão básica do Gol 16V Plus, é outra série especial que já está disponível nos concessionários Volkswagen. A intenção é reforçar a imagem de liderança no segmento dos chamados populares ao oferecer o motor mais potente da categoria. Além do novo motor, o Power traz também acabamentos de série adicionais, como a direção hidráulica e as rodas de aro 14 com pneus 185/60. Além da versão básica, o Power pode receber dois módulos distintos de acabamento: Comfortline e Sportline.
VW Gol Trend 2002: fotos e especificações técnicas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Esse motor dele é o ea111?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.