A Fiat lança a linha Palio 2001, nas configurações hatch (Palio), sedã (Siena) e station (Weekend). Com novo visual criado pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro, os modelos chegam ao mercado de cara nova e trazem as versões 1.0 com os motores Fire.
O hatcback Palio, o mais conhecido e vendido da família, sofreu alterações significativas. Os pára-choques vêm de série na cor da carroceria e estão mais encorpados.
A estética da dianteira dianteira também sofreu alteração, o capô ganhou vincos mais proeminentes, os faróis foram esticados e ganharam lentes transparentes. A grade agora tem novo logotipo em homenagem ao centenário da marca, comemorado em 1999.
O painel também não escapou das mudanças, agora vem com instrumentos redesenhados e em duas cores.
Já os bancos receberam formato e tecidos diferentes, os trilhos receberam mais 20 milímetros de comprimento para acomodar melhor os ocupantes.
O sistema de ventilação ganhou mais velocidade e o sistema de som traz toca-discos no lugar de toca-fitas, e os comandos elétricos dos vidros funcionam com mais rapidez para a descida total.
Na parte mecânica, destaca-se a mudança na suspensão. A
dianteira tem novas molas e braços oscilantes.
Os novos Fiat privilegiam torque e consumo. Segundo a Fiat, o Palio faz 13 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Outra vantagem é o silêncio interno, aprimorado graças ao baixo nível de ruído do motor.
Opções de motor
O novo Palio chega às lojas com quatro opções de motor e quatro versões de acabamento.
Fiat Palio EX: motor Fire 1.0 8V( válvulas) de 55 cv(cavalos)
Fiat Palio ELX : motor Fire 1.0 16V de 70 cv; Fire 1.3 16V de 80 cv ou o Torque 1.6 16V de 106 cv.
Fiat Palio Stile: motor Torque 1.6 16V.
Preços básicos (outubro de 2000)
Fiat Palio ELX 1.0 16V - R$ 19,6 mil,
Palio EX 1.0 8V - R$ 15,5 mil ( 3 portas) e R$ 16,4 mil (5 portas),
Palio ELX 1.3 16V - R$ 21,4 mil,
Palio ELX 1.6 16V - R$ R$ 23,2 mil,
Palio Stile 1.6 16V - R$ 25,2 mil
Fiat Palio Weekend e Siena
O Palio Weekend 2001 chega às revendas no final de outubro, enquanto o Fiat Siena no início de novembro.
A frente dos modelos é idêntica à do Palio Hatch, enquanto na traseira o Weekend tem nova tampa de acesso ao bagageiro.
Além disso, a perua Weekend não exibe mais os vincos horizontais e a placa passa do pára-choque para a porta.
O limpador também foi agregado ao vidro.
O Fiat Siena foi o que mais mudou o visual na traseira. As lanternas acompanham os contornos da nova tampa do porta-malas, assim a placa também ficou mais alta.
Fiat Siena e Weekend - motores
O Fiat Siena só terá motor 1.0 16V nas versões EX e ELX, além da 1.3 ELX.
Já para a Weekend será oferecido os acabamentos ELX nos modelos com motores 1.0 16V e 1.3 e Stile para o 1.6.
A Fiat Palio Adventure passa a ser equipada com motor 1.6 16V, já a versão EX, mais simples, será vendida só com o motor Fire 1.0 8V de 55 cv.
Mecânica
As versões com motor Fire possuem acelerador drive by wire (sem cabo). Uma novidade é a embreagem hidráulica, que funciona de forma mais suave.
Tecnologia
A família Palio 2001 traz o Venice ou Vehicle Network with Integrad Control Eletronics, ou melhor, rede veicular com eletrônica de controle integrado, uma inovação na parte elétrica que conta com apenas três centrais interligadas.
Tudo isso para diminuir o peso e o número de componentes, além de proporcionar maior confiabilidade no sistema elétrico do carrro.
A implantação do Venice permitiu confortos como a temporização das luzes internas ( a partir da ELX) e manutenção dos faróis acesos por um período de 30 segundos a cinco minutos (sistema follow me).
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.