O Fiat Siena está sendo lançado pela Fiat Automóveis como mais um marco de sucesso do Projeto 178. Ele chega para ser a principal referência no segmento dos automóveis de três volumes e é o terceiro carro mundial da Fiat desde o lançamento do inovador Projeto 178. Desde já, o Fiat Siena demonstra inquestionável superioridade na sua categoria, assim como ocorreu com o Fiat Palio Weekend no segmento de peruas, lançado há seis meses e líder de mercado na categoria há três meses.
Este novo lançamento da Fiat reúne as características desejadas pelo consumidor, como o maior porta-malas do segmento, maior nível de segurança, conforto, modernidade e versatilidade. São qualidades que atendem as necessidades de uma família e também do consumidor jovem.
O Fiat Siena chega para revolucionar o segmento C (carros de passeio médios), disponível em três versões: Fiat Siena EL 1.6 SPI, Fiat Siena EL 1.6 16V e Fiat Siena HL 1.6 16V. Assim, o cliente tem duas opções de motorização – 1.6 SPI de oito válvulas e 1.6 MPI (multi point injection de 16 válvulas – e duas de acabamento – EL e HL.
Com a tradição de sempre oferecer ao mercado automóveis com os melhores espaços internos, o porta-malas do Fiat Siena tem capacidade para 500 litros, o maior entre todos os modelos do segmento C e de alguns automóveis do segmento D (médio-grandes). Internamente, o Fiat Siena segue o mesmo padrão do Fiat Palio, com incomparável espaço interno e dimensões externas apropriadas para a sua categoria: 4.100 mm de comprimento, 1.614 mm de largura, 1.445 mm de altura, e entre-eixos de 2.360 mm.
Como todos os modelos do Projeto 178, o Fiat Siena conta com uma estrutura super-rígida, com áreas da carroceria de deformação progressiva, barras de proteção nas portas e o Fire Prevention System (FSP) – que diminui o risco de incêndio em caso de acidente.
A sua superioridade em segurança continua com a disponibilidade de equipamentos como o air bag duplo – motorista e passageiro da frente – e freios ABS, opcionais disponíveis para todas as versões. Outro importante item para a segurança dos passageiros são os cintos de segurança traseiros retráteis de série em todas as versões.
A segurança no Fiat Siena também ganha mais um importante item: o brake-light, que vai estar disponível opcionalmente para as três versões de acabamento. O brake light, como terceira luz de freio, fica localizado junto ao vidro traseiro e é comprovadamente um item de segurança que ajuda a reduzir as colisões traseiras, ao reforçar a sinalização na hora da frenagem.
O novo carro mundial da Fiat dá continuidade ao Projeto 178 que teve o Fiat Palio como o primeiro lançamento e já conta com mais de 350 mil unidades comercializadas desde a sua chegada ao mercado, há um ano e meio. O Fiat Palio Weekend no seu quarto mês de lançamento já assumiu a liderança do segmento de peruas.
Produzido na nova fábrica de Córdoba, na Argentina, o Fiat Siena chega para disputar um mercado carente de modelos desenvolvidos para atender as necessidades de seus consumidores, dentro do conceito de modernidade, segurança e conforto, além da liberdade de escolha dos equipamentos opcionais através do Fiat On Line, da mesma forma que acontece com os Fiat produzidos em Betim (MG). Dentro do projeto de carro mundial, o Brasil é o terceiro mercado que o Fiat Siena chega. Primeiro foi na Argentina, onde já é responsável por 20,2% das vendas em seu segmento, e mais recentemente, na Europa.
ESTILO INOVADOR E PERSONALIZADO
O Projeto 178 foi criado para atender às exigências e características culturais peculiares de cada um de seus mercados, com uma completa gama de produto (hatchback, sedã, perua, pick-up e furgão) que conta com um estilo totalmente personalizado e único, porém com definições estilísticas e funcionais desenvolvidas para cada modelo.
O desenho de um automóvel está entre os principais motivos na escolha de um automóvel. Os elementos que constituem a beleza das linhas são diversos e as referências estilísticas variam com o tempo. A resposta do Fiat Siena pode ser sintetizada em três atributos: modernidade, robustez e dinamismo.
Os estilistas do Centro Stile Fiat, com a colaboração do renomado estúdio I.DE.A de Turim, na Itália, conseguiram criar nas linhas do Fiat Siena um estilo personalizado para atender os clientes modernos e dinâmicos. Suas linhas arredondadas, com volumes moldados de forma racional, a inclinação do pára-brisa, os grupos dos faróis e lanternas traseiras, acompanham e completam as formas, dando continuidade das superfícies. Linhas ininterruptas percorrem toda a carroceria, do pára-lamas dianteiros à traseira, e as colunas demonstram a solidez do conjunto.
Com a mesma valorização, a robustez é transmitida pela linha lateral mais alta, criando uma musculatura, e com os pára-choques e grade dianteira integrados em um só conjunto harmonioso e bem definido, expressando bem o dinamismo do carro.
A clara definição de três volumes – compartimento do motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas – conferem ao Fiat Siena um ar familiar. Na frente, o conjunto de grade, pára-choques e grupos ópticos alongados acentuam sua forma aerodinâmica. O pára-choques na cor da carroceira, com sua área de contato protegida por uma faixa preta e os faróis auxiliares de neblina integrados ao mesmo, contribuem à harmonia e distinção do conjunto. O desenho aerodinâmico dos espelhos retrovisores se integra perfeitamente ao estilo.
A traseira alta e a forma da carroceria de quatro portas se associam de maneira decisiva para unificar o fluxo de ar na parte traseira, conseguindo como resultado um excelente coeficiente aerodinâmico (Cx. 0,33). As linhas do porta-malas prolongam suavemente a inclinação das lanternas traseiras garantindo a elegância peculiar de um verdadeiro sedã.
O porta-malas, além de ser o melhor da categoria, com 500 litros de capacidade, conta com ampla abertura que chega ao nível do pára-choques para facilitar o acesso de cargas.
As cores escolhidas para o Fiat Siena são de muito bom gosto e respeitam a combinação com o design do modelo assim como o interesse e tendência do mercado. São 9 no total: Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Azul Ouro Preto (lisas); Cinza Steel, Verde Sierra, Azul Heraldic, Cinza Trend e Vermelho Córdoba (metálicas).
INTERIOR
O Fiat Siena, ainda mantendo dimensões exteriores ajustadas e alinhadas às medidas da categoria, oferece uma habitabilidade interior muito elevada, inclusive. Especial atenção foi dada durante o estudo ergonômico da posição de dirigir, para facilitar ao motorista o acionamento de todos os controles e comandos, a perfeita visibilidade e a fácil leitura dos instrumentos, inclusive à noite, graças à iluminação por transparência. Deste modo se evitam o risco de fadiga como possíveis distrações do motorista, tornando presente no Fiat Siena a chamada segurança preventiva.
O quadro de instrumentos da versão HL e EL 16V contam com conta-giros e luz indicadora de portas abertas, hodômetro parcial e totalizador, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e do nível de combustível. A versão EL com os mesmos instrumentos, exceto o conta-giros.
O painel possui linhas onduladas e dispõe de um revestimento macio em tom cinza, com resultado visual muito agradável. Injetado em uma única peça, o que evita rumorosidade, o painel também privilegia a segurança dos ocupantes do banco dianteiro, graças à total ausência de arestas.
A segurança do Projeto 178 foi pensada até nos detalhes e acessórios, como o rádio toca-fitas (de série na versão HL e opcional na EL) integrado ao painel e de fácil acesso, posicionando-se de forma a permitir sua operação sem que o motorista precise desviar a atenção do trânsito.
Ainda no painel, como no Palio Weekend, o consumidor conta com a regulagem elétrica dos fachos dos faróis, um dispositivo (oferecido opcionalmente) que permite adequar a altura do facho de luz em três diferentes posições, conforme o peso de carga do veículo. Trata-se de um importante item de segurança, sobretudo para veículos com amplo porta-malas que, carregados, provocam o rebaixamento da traseira e, em conseqüência, a elevação dos faróis na dianteira.
O interior, que acolhe com conforto até cinco pessoas, transmite ao mesmo tempo segurança e comodidade aos seus ocupantes. A sensação de bem-estar no interior do Fiat Siena é assegurada também pelo bom gosto dos tecidos e padronagens específicos para cada uma das versões. Já o formato dos bancos foi desenvolvido de maneira a manter o máximo de conforto, mesmo durante longas viagens. O ajuste do encosto dos bancos dianteiros, como no Fiat Palio Weekend, é milimétrico.
O excelente padrão de acabamento é mantido no novo carro mundial da Fiat, em três versões EL, EL 16V e HL, com diversos itens de conforto, inclusive a disponibilidade de acionamento elétrico dos vidros das portas traseiras (opcional). Outra comodidade é a abertura do porta-malas pelo interior do carro de série nas três versões.
Este cuidadoso acabamento interno, assim como a estrutura reforçada do Fiat Siena, colabora para isolar seu habitáculo do ambiente externo e torná-lo um automóvel com baixo nível de ruído. Integram esse pacote “anti-ruído” também a suspensão dianteira montada em estrutura auxiliar, motores e escapes, desenvolvidos para operar em baixos limites de emissão sonora (máximo de 74 decibéis), abaixo da legislação brasileira (77 decibéis).
QUALIDADE
A confiabilidade do produto é tamanha que o Fiat Siena chega ao mercado exigindo revisões periódicas somente a cada 20.000 km. Ou seja, o novo carro mundial da Fiat só volta à concessionária apenas cinco vezes ao longo de 100.000 km, o que representa para o consumidor o menor custo de manutenção do seu segmento. Esta é uma exclusividade da Fiat inaugurada com o Fiat Palio e Fiat Palio Weekend que, até o momento, incluindo o Mille 98, são os modelos com menor custo de manutenção no mercado brasileiro.
MOTORIZAÇÃO
Nascido de um projeto moderno e dinâmico, o Fiat Siena não poderia deixar de contar uma motorização que atenda aos consumidores que desejam performance, agilidade e economia. E exatamente para atender ao variado público de seu segmento, o novo carro mundial do Projeto 178 conta com duas opções de motores: um 1.6 SPI e outro 1.6 MPI de 16 válvulas, ambos de baixo de custo de manutenção.
O 1.6 MPI 16V Torque é o mesmo que equipa os modelos Fiat Palio 16V e Fiat Palio Weekend 16V, Stile e Sport, com exatos 1.580 cm3 de cilindrada, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada. O cabeçote é de alumínio, tipo “cross-flow” (admissão de um lado e escapamento do outro), que aprimora o fluxo da mistura de ar-combustível e gases na câmara de combustão. Foram adotados tuchos hidráulicos que dispensam regulagens de válvulas.
O motor 1.6 16V Torque desenvolve potência máxima de 106 cv (ABNT), a 5.500 rpm e torque máximo de 15,1 kgm (ABNT), a 4.500 rpm, caracterizando-se por uma grande elasticidade e comportamento esportivo. Impulsionadas por esse motor, as versões EL 16V e HL apresentam uma performance irrepreensível, atingindo 188 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos.
O motor conta com um sensor antidetonação que atua em cada cilindro separadamente, além de ignição eletrônica que age em conjunto com a injeção eletrônica multiponto seqüencial Magneti Marelli 1AB. Um dos maiores atributos dessa motorização é a disponibilidade de generoso torque em todas as condições de utilização. Isso se deve principalmente aos coletores de admissão alongados que aumentam o torque em baixas rotações. Já com 2.000 rpm, por exemplo, estão disponíveis 85% do torque máximo.
Com a mesma cilindrada do 1.6 16V Torque, de 1.580 cm3, o motor 1.6 SPI de oito válvulas equipa a versão EL. Desenvolve potência máxima de 82 cv (ABNT), a 5.750 rpm e apresenta torque máximo de 13,3 kgm (ABNT), a 2.750 rpm.
O motor 1.6 SPI possui cabeçote de alumínio e está equipado com sistema integrado de ignição/injeção eletrônica single point injection Magneti Marelli 1G7, além de sensor antidetonação. Esses recursos permitem à versão Siena EL acelerar de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 175 km/h.
Com uma aerodinâmica apurada e toda a tecnologia empregada nos motores, o Fiat Siena apresenta baixo consumo de combustível. Em estradas, o motor 1.6 SPI faz até 15,3 km/l, enquanto a versão 1.6 16V Torque atinge 15,0 km/l, conforme Norma NBR 7024.
CÂMBIO E FREIOS: MACIEZ, PRECISÃO E EFICÁCIA
O Fiat Siena utiliza o câmbio C-513, que se caracteriza pela precisão e maciez. Possui cinco marchas à frente e uma à ré. A carcaça é em alumínio e as engrenagens são feitas em aço especial. As marchas são acionadas por comando duplo a cabo, tipo Bowden. Para maior segurança e durabilidade, a Fiat adotou o conjunto com um inibidor de ré. Os anéis sincronizadores são distribuídos pelos eixos primários e secundários, permitindo equilíbrio e menor rumorosidade.
O nível de eficácia e segurança do sistema de freios do novo carro mundial da Fiat é absoluto em todas versões.
O sistema está composto por um duplo circuito hidráulico cruzado. Possui dois discos ventilados de 240 mm com pinça flutuante nos freios dianteiros e com tambores com sapata autocentrante e regulagem automática de folga nos freios traseiros. E, dentro do princípio ecológico que o automóvel moderno deve respeitar, as pastilhas e lonas não contêm amianto.
O sistema antitravamento de freios ABS de quatro canais – um dos mais avançados do mundo – está disponível opcionalmente para as três versões.
CONJUNTO DE SUSPENSÃO
O conjunto de suspensão foi desenvolvido de forma que o motorista se sinta seguro e que o veículo tenha uma resposta ágil e com elevado grau de conforto. A suspensão dianteira é capaz de responder a todas às solicitações do motorista, assegurando a aderência e direcionabilidade em qualquer circunstância.
A suspensão dianteira do Fiat Siena é do Tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, molas helicoidais de flexibilidade elevada e amortecedores telescópicos de dupla ação com stop hidráulico. O conjunto é montado em uma estrutura auxiliar (sub-chassi) e sua geometria foi desenvolvida para permitir grande capacidade de tração, principalmente em terrenos de baixa aderência. A barra estabilizadora compõe a suspensão dianteira das versões HL e EL 16V, e a EL quando equipada com direção hidráulica.
Essa solução, aliada a coxins de borracha de grandes dimensões e apoio de molas também em borracha, reduz substancialmente as vibrações que seriam transmitidas à carroceria, garantindo maior conforto.
A suspensão traseira é do tipo ponte de torção, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, com amortecedores hidráulicos de dupla ação e molas helicoidais de flexibilidade variável.
Os amortecedores dianteiros e traseiros estão protegidos contra agentes externos como barro e água, o que garante uma maior durabilidade.
DIREÇÃO
A boa dirigibilidade do Fiat Siena conta com excelente conjunto de direção que permite ao motorista efetuar sem esforços todas as manobras. As versões HL e 16V contam com sistema de direção hidráulica de série. Já a coluna regulável de altura é de série no Fiat Siena HL e opcional no Fiat Siena EL 16V e no Fiat Siena EL. A direção é do tipo cremalheira, com coluna articulada e diâmetro de giro de 10,4 metros.
O sistema hidráulico foi calibrado dentro da melhor eqüação entre precisão e conforto, mantendo-se “firme” em altas velocidades e bastante macia nas manobras. De batente a batente, são 2,65 voltas – quatro com o sistema mecânico, o que também contribui para o conforto e segurança do veículo.
AS VERSÕES
FIAT SIENA EL
Uma opção que coloca a funcionalidade e praticidade em destaque, o Fiat Siena EL atende as diversas necessidades de seu proprietário, tanto na utilização para o trabalho como para o lazer. Esta versão conta com duas opções de motor para atender diferentes exigências de desempenho: 1.6 SPI, de 82 cv de potência máxima (ABNT) e 1.6 MPI de 16 válvulas, de 106 cv de potência máxima (ABNT). O Fiat Siena EL16V se diferencia do Fiat Siena EL pelo painel de instrumentos que é igual ao do Fiat Siena HL. Tem conta-giros e o fundo claro.
O Fiat Siena EL traz, de série, pára-choques pintados na cor da carroceria, frisos e mini-saias laterais na cor preta, super calotas, vidro traseiro térmico, vidros verdes, barras de proteção nas portas e espelhos retrovisores com comando interno. Na versão EL 16V, a direção hidráulica é equipamento de série. O Siena EL é identificado, ainda, pelas siglas “Fiat” e “Siena EL” na traseira, e “1.6” (quando equipado com motor 1.6 SPI) ou “16V” (quando com motor 1.6 MPI 16V Torque).
O interior do Fiat Siena EL traz de série uma completa lista de equipamentos: volante espumado com três raios; painel com cinzeiro e acendedor de cigarros; porta-luvas com iluminação; console no assoalho; comando interno para abertura do porta-malas; pára-sol bi-articulado; cintos de segurança retráteis de três pontos; bancos dianteiros reclináveis milimetricamente; banco traseiro rebatível; e luz de cortesia no porta-malas.
Através do sistema Fiat on Line, que permite a escolha livre dos opcionais, o cliente pode “montar” o seu Fiat Siena EL, acrescentando individualmente os seguintes equipamentos: apoio de cabeça no banco traseiro, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, trava elétrica das portas, sistema ABS de freios, air bag para motorista ou motorista e passageiro do banco dianteiro (para ambos inclui cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores), alarme com acionamento à distância, ar-condicionado com vidro solar plus, desembaçador com ar quente, direção hidráulica (de série para versão com motor 1.6 MPI de 16 válvulas), Fiat Code, pré-disposição para rádio, rádio toca-fitas integrado ao painel de instrumentos, regulagem elétrica dos faróis, relógio digital, rodas em liga leve 14 polegadas e volante com regulagem em altura.
Importante novidade entre os equipamentos opcionais é o brake light – terceira luz de freio que melhora a sinalização no momento da frenagem e ajuda a reduzir as colisões na traseira.
FIAT SIENA HL
O Fiat Siena HL traz alto nível de sofisticação e estilo mais sóbrio, sendo direcionado principalmente a consumidores de vida moderna e dinâmica. Equipado com o potente motor 1.6 16V Torque, o Siena HL dá ênfase ao conforto e bem-estar de motorista e passageiros, oferecendo conteúdos de grande sofisticação.
A versão HL possui internamente um padrão de muito requinte e bom gosto, com revestimento de bancos e painéis das portas em veludo, trazendo a mais em relação à versão EL os seguintes conteúdos de série: volante com regulagem em altura, quadro de instrumentos com grafia exclusiva, conta-giros, luz indicadora de porta aberta, vidros dianteiros com acionamento elétrico, trava elétrica das portas e tampa do porta-luvas com chave.
E mais: sistema de som completo, que inclui rádio toca-fitas integrado ao painel, alto-falantes, tweeters e antena no teto, direção hidráulica, Fiat Code, apoio de cabeça no banco traseiro, cintos de segurança traseiros laterais retráteis, luz de cortesia no porta-luvas, relógio digital e console integral no assoalho são outros equipamentos de série.
Externamente, a versão traz minissaias, maçanetas e espelhos retrovisores externos pintados na cor da carroceria. Esta versão é identificada pela sigla lateral “16V” nos pára-lamas dianteiros e pela siglas “Fiat” e “Siena HL” na traseira.
Equipamentos que deixam o Fiat Siena HL mais sofisticado podem ser colocados opcionalmente pelo sistema Fiat on Line, tais como: ar-condicionado com vidro solar plus, brake light, banco do motorista com regulagem lombar, rodas em liga leve de 14”, desembaçador com ar quente, freios ABS, air bag para motorista ou motorista e passageiro (para ambos inclui cintos dianteiros com pré-tensionadores), faróis de neblina, retrovisores externos com controle elétrico, alarme com acionamento à distância, regulagem elétrica dos faróis e acionamento elétrico dos vidros traseiros.
SEGURANÇA
Segurança é fator estratégico para a Fiat Automóveis. Os modelos do Projeto 178 foram desenvolvidos como uns dos veículos mais seguros do mundo dentro de suas respectivas categoria. Da estrutura de sua carroceria ao conjunto de equipamentos, o novo carro mundial da Fiat introduz no mercado de sedãs um novo conceito mundial de segurança ativa, passiva e preventiva.
A exemplo do Fiat Palio e Fiat Palio Weekend, o Fiat Siena se antecipa a todas as normas de segurança européias que vão entrar em vigor somente em outubro de 1998.
O habitáculo do Fiat Siena, em função da estrutura de carroceria com maior rigidez torcional, das áreas de deformação programada e das barras de proteção nas portas, pode ser considerado um espécie de “célula de sobrevivência” em caso de acidente. O resultado prático deste esforço pela segurança é a tranqüilidade do motorista e passageiros no uso do carro no dia-a-dia.
Em termos de segurança passiva, o Fiat Siena apresenta uma série de componentes importantes. O modelo, por exemplo, oferece air bag para motorista e passageiro (opcional) combinados com cintos de segurança dianteiros pré-tensionados e, como novidade, o brake light (opcional) que reduz os riscos de colisão traseira.
Mas há outros destaques:
- capô deformável, que se dobra em uma colisão frontal, evitando, assim, atingir o pára-brisa e, conseqüentemente, os ocupantes do carro;
- cintos de segurança traseiros laterais de três pontos e retráteis como item de série nas três versões;
- coluna de direção articulada, que não invade o habitáculo em caso de choque;
- volante do tipo EAS (Energy Absorbing Steering-wheel), que absorve energia em caso de impacto;
- apoio de cabeça traseiro (de série na versão HL e opcional na EL);
- painel de superfície macia e sem cantos vivos;
- sistema anti-incêndio FPS (Fire Prevention System) de série que, em caso de acidente, desativa a bomba de gasolina e impede o vazamento de combustível;
- bancos dianteiros e traseiros com formato anti-submarining, que evitam que os usuários deslizem sob o cinto de segurança em caso de colisão;
- pára-choques com formas não agressivas e que absorvem choques, sem danos, até 4 km/h.
No que se refere à segurança ativa, o Fiat Siena apresenta uma série de importantes características:
- ótima dirigibilidade com um sistema de direção preciso e suspensão segura, capazes de transmitir as melhores respostas imediatamente;
- sistema de freio dimensionado para freadas sempre seguras e eficientes, contando com discos autoventilados nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, acionado por circuito hidráulico cruzado;
- sistema de freios ABS - opcional em todas as versões;
Até mesmo a segurança contra furto foi considerada na concepção do Fiat Siena. A exemplo do Fiat Palio e Fiat Palio Weekend, o novo carro mundial dispõe do Fiat Code, um sistema eletrônico antifurto inviolável.
O sistema, que é de série na versão HL e opcional na EL, é acionado pela chave de ignição, por intermédio de código secreto que muda a cada nova operação. Não requer nenhuma outra operação do usuário além do simples fato de utilizar a chave original do veículo. A chave contém um emissor de ondas magnéticas que informa o código secreto a um receptor instalado no comutador de ignição. Uma centralina própria do sistema interpreta o código e, uma vez correto, autoriza o funcionamento da central de injeção e ignição eletrônica.
Acompanhando a filosofia do Projeto 178, o Fiat Siena é top de segurança também nos equipamentos opcionais. O alarme com comando à distância é um exemplo de conteúdo que atende as exigências do mercado mundial, sobretudo por dispor de uma bateria independente para o funcionamento da sirene.
MERCADO
O Fiat Siena chega com todas as condições para ser a melhor opção em seu segmento, principalmente, por reunir características desejadas pelo consumidor moderno e dinâmico, como segurança, robustez, beleza e inovação, tornando-se adequado para o uso em diferentes necessidades.
Modernidade, segurança, dirigibilidade, baixo custo de manutenção, respeito ao meio ambiente, espaço e excelente contravalor são requisitos marcantes que vão garantir um grande sucesso de mercado para este novo carro mundial da Fiat.
Já neste mês, o Fiat Siena começa a ser comercializado pela rede de concessionários Fiat, com o objetivo de repetir o sucesso do Fiat Palio (com mais de 350 mil unidades comercializadas) e Fiat Palio Weekend (com mais de 26 mil unidades vendidas em seis meses e líder do segmento há três meses).
O Fiat Siena é adequado para segmento C e também poderá atrair milhares de compradores do segmento B e D por atender as necessidades de diferentes consumidores.
O cliente Fiat ainda conta com socorro mecânico 24 horas, sete dias por semana, inclusive sábados, domingos e feriados, em caso de pane mecânico ou elétrico. E sem pagar nada a mais por este serviço.
MEIO AMBIENTE
Em todo o mundo os movimentos em favor da conservação do meio ambiente são cada vez mais importantes. Para a Fiat também. Entre os muitos parâmetros que podem refletir a modernidade de um produto ou a filosofia de uma empresa, a preocupação com o meio ambiente deve merecer atenção especial. Assim, como uma das mais importantes iniciativas da Fiat nestes próximos anos, o Projeto 178 evidencia a ecologia sob os mais diferentes aspectos, inclusive reciclagem.
A Fiat tem tratado o tema com dinamismo e visão de futuro. Não se trata simplesmente de cumprir normas legais estabelecidas mas, sim, de antecipar constantemente às mesmas e estar na vanguarda. Respeito ao meio ambiente para a Fiat não deve estar presente somente no produto mas também em todo o seu processo de produção.
Já o produto propriamente dito apresenta as seguintes vantagens ecológicas:
• projeto desenvolvido para ser facilmente desmontado após sua vida útil, facilitando a reciclagem;
• partes plásticas, acima de 50 gramas, são gravadas com o tipo de material utilizado em sua fabricação, para imediata identificação e reaproveitamento após a vida útil do veículo;
• sistema de ar-condicionado e espumas sem gás CFC;
• pastilhas e lonas de freio e juntas confeccionadas sem amianto;
•bocal do tanque de combustível predisposto para impedir a liberação de gases durante o abastecimento;
Os motores que equipam o novo Fiat Siena são dotados de injeção eletrônica, catalisador de três vias e sonda lambda. Esses equipamentos garantem emissões reduzidas pelo Fiat Siena, que respeita satisfatoriamente à Fase III do Proconve, que passou a vigorar este ano.
PROGRAMA AUTONOMY
O Fiat Siena já faz parte do Programa Autonomy, que completou recentemente um ano de atividade com mais de 500 veículos entregues e 100 concessionárias participantes. O Programa Autonomy garante a montagem, de fábrica, de veículos adaptados para motoristas portadores de deficiência física.
E, importante, através do Programa Autonomy, o cliente não tem só vantagens econômicas e ajuda com a burocracia. O automóvel Fiat com o kit Autonomy tem a mesma garantia do automóvel sem modificação. Modelos de outras marcas, ao contrário, perdem a garantia após as intervenções realizadas por oficinas particulares que adaptam veículos para deficientes físicos.
Oferecida inicialmente para a versão EL 1.6, a lista de equipamentos oferece alternativas de embreagem automática, acelerador manual, freio manual e inversão do pedal do acelerador.
Como já acontece com o Fiat Palio e Fiat Palio Weekend, o Fiat Siena pode ser solicitado com equipamentos especiais para portadores de deficiente física em concessionárias – devidamente identificadas – que foram preparadas para prestar um atendimento personalizado a esses clientes especiais.
Além de funcionários treinados para apresentar os equipamentos e ajudar o cliente na escolha, essas revendas possuem rampas de acesso de cadeiras de rodas, estacionamento privativo e banheiros adaptados para este público.
Outra vantagem é a orientação dada pelos funcionários da concessionária do Programa Autonomy aos clientes sobre os direitos que ele tem, como a isenção de impostos (IPI, IPVA e ICMS) e como obtê-los.
E mais: o cliente Fiat Autonomy também tem direito ao Confiat, um serviço gratuito de socorro na área de assistência técnica, que funciona 24 horas por dia e em todo o território nacional, inclusive sábados, domingos e feriados. O cliente conta, neste caso, com uma extensão de serviços que garantem atendimento em caso de acidente, pneu furado, falta de combustível e perda da chave original do veículo.
FIAT ON LINE
O sistema Fiat on Line chega a um ponto mais avançado. Mesmo o Fiat Siena sendo produzido em Córdoba, na Argentina, ela poderá ser adquirido através do sistema Fiat on Line como qualquer outro veículo Fiat na rede de concessionárias no Brasil.
Este moderno sistema de comercialização, até então exclusivo da Fiat no Brasil, também está implantado na fábrica construída na Argentina exclusivamente para o Projeto 178. Com isso, todas as vantagens são garantidas ao consumidor que pode “montar” o seu Fiat Siena EL 1.6, ou Fiat Siena EL 16V, ou ainda o Fiat Siena HL escolhendo individualmente os equipamentos opcionais e a cor que deseja.
Dessa forma, o cliente pode escolher um só opcional, ou uma seleção deles ou todos, conforme seu interesse e necessidade. Isso é possível graças ao arrojado sistema de logística integrada que a Fiat dispõe junto aos seus fornecedores, concessionários e fábricas, que se comunicam via satélite. O cliente é quem ganha.
Ao confirmar o pedido, imediatamente o cliente insere o seu carro na programação de produção da montadora, em Córdoba, Argentina. No mesmo momento ele recebe uma previsão da semana de entrega do carro e um contrato com a garantia da fábrica do cumprimento do prazo.
O sistema Fiat on Line é flexível e permite ao consumidor alterar o seu pedido entre cinco e três semanas antes do faturamento do veículo, dependendo do item que quer tirar ou incluir em seu pedido. Todas as alterações são possíveis, o que demonstra a eficiência do sistema e o seu benefício em favor do consumidor.
O Fiat Siena começa a ser vendido acompanhado também de um pacote de serviços que somente a Fiat oferece no mercado, o chamado Fator S. Neste contexto, o cliente adquire o veículo mais o conceito de mobilidade. Sem sair da concessionária, ele pode fazer uso de um sistema de serviços que inclui o financiamento do seu carro e seguro, cartão de crédito Fiat MasterCard – que traz vantagens especiais ao cliente –, Fiat Plus, que estende a garantia de fábrica para dois anos, além de muitas outras novidades que a Fiat está preparando para apresentar ao seu cliente.
TENHO UM SIENA 1997 MODELO1998 MAIS NÃO TENHO O MANUAL GOSTARIA DE SABER QUAL O ÓLEO ORIGINAL DO MANUAL IMP/1.6 HL 16V
ResponderExcluirSelênia semi-sintético 15w40
ExcluirCOMO FASO PARÁ CONSEGUIR UM MANUAL DO SIENA
ResponderExcluirhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1097484268-manual-fiat-siena-98-1998-99-1999-todas-versoes-original--_JM
ResponderExcluirQual o oleo original do siena stile 1.6 16v 99
ResponderExcluirO que sao os dois mini alto falantes conjugados com a luz interna
ResponderExcluirQuantos litros tem o tanque de gasolina
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.