A Volkswagen lançou uma nova versão do seu popular motor quatro cilindros 1.5 TSI na Europa, começando com aplicação do T-Roc e T-Roc Cabriolet.
Denominado TSI evo2, este motor permite reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO 2, e está inicialmente disponível com uma potência de 110 kW (150 cv), e outras variantes do 1.5 TSI evo2 seguirão. O T-Roc e o T-Roc Cabriolet serão os primeiros modelos a serem entregues com o novo motor. O TSI evo2 também será introduzido sucessivamente em outros modelos até o final do ano.
Nesta última atualização do motor 1.5 TSI, os engenheiros de desenvolvimento moveram o catalisador de três vias e o filtro de partículas de gasolina para perto do motor em um único módulo de controle de emissões, melhorando ainda mais a eficiência do sistema de controle de emissões.
Um recurso tecnológico fundamental para reduzir o consumo de combustível no 1,5 l evo2 é o sistema aprimorado de gerenciamento ativo de cilindros, ACTplus. O foco deste novo desenvolvimento foi melhorar a ativação e desativação dos dois cilindros para garantir o bom funcionamento do motor. O processo de combustão em operação de dois cilindros foi otimizado, permitindo também ampliar a faixa de operação do sistema Active Cylinder Management. Com o ACTplus, o segundo e terceiro cilindros não são acionados quando o motor está operando em cargas e velocidades baixas e médias.
Essa transição é quase imperceptível. A eficiência é aumentada nos cilindros ativos, enquanto os cilindros intermediários simplesmente seguem praticamente sem perdas – eles são reativados quando o acelerador é pressionado novamente.
Além do turbocompressor de geometria variável, o 1.5 TSI também possui outros componentes de alta tecnologia: o sistema de injeção de alta pressão gera uma pressão de até 350 bar, as paredes do cilindro revestidas a plasma reduzem o atrito e os pistões com dutos de refrigeração fundidos permitem combustão seja otimizada e a eficiência aumentada.
Os motores TSI evo2 são projetados para operar com combustíveis contendo ingredientes fabricados a partir de fontes de energia renováveis – isso também garante que eles estejam prontos para atender às necessidades futuras. Além disso, são adequados para vários níveis de hibridização; uma potência do sistema de até 200 kW (272 PS) é possível com um conceito plug-in, por exemplo.
Os motores TSI compactos da família EA 211 (EA = acrônimo alemão para ordem de desenvolvimento) são best-sellers globais desde 2012. A cada ano, a Volkswagen fabrica mais de quatro milhões deles em onze locais em três continentes. Em sua estreia em 2012 – em três variantes de capacidade – eles já incorporavam uma série de recursos de alta tecnologia. A construção leve e rigorosa reduziu seu peso em até 21 kg em comparação com seus antecessores.
O processo de combustão TSI-evo já conhecido do 1,5 l TSI evo1 também é usado na geração TSI evo2. Ao lado da otimização do resfriamento da câmara de combustão, o fator decisivo é mais uma vez a simbiose do ciclo Miller (fechamento antecipado das válvulas de admissão com alta compressão) e tecnologia de turboalimentação VTG (geometria variável do turbocompressor).
Um fator chave para este próximo passo foi, acima de tudo, a possibilidade de desenvolver e otimizar internamente os componentes relevantes do software do motor na Volkswagen.
É bom olharem direitinho, a vw tem fama de burlar os testes.
ResponderExcluirEsse T-Roc é bem legal, pena que, se visse pro Brasil a VW-BR depenaria ele...
ResponderExcluirComo fez com Polo, Golf e cia. limitada...
Considerando este informação de estar apto a usar combustíveis renováveis, seria perfeito para substituir o 1.4 aqui.
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