A Citroen apresenta no Salão de Genebra o Ami 2020, micro carro elétrico leve que pode ser conduzido - sem habilitação ou licença para dirigir - por pessoas a partir de 14 anos, na França.
O modelo entra em produção na França este ano, e consegue levar duas pessoas em apenas 2,41 metros.
Esse comprimento de 2,41 metros de comprimento o torna quase 30 cm mais curto que um Smart Fortwo. A largura é de 1,39 metros para 1,52 metros de altura. Prático, a porta do motorista se abre antagonicamente para melhor acessibilidade a bordo.
70 quilômetros de autonomia
Obviamente, este Citroën é destinado a viagens urbanas. A marca anuncia um peso de 485 quilos, um diâmetro de giro de apenas 7,20 metros e uma velocidade máxima limitada a 45 km / h. O carregamento é feito em 3 horas em uma tomada doméstica (220V).
Também é possível recarregar através de uma estação de carregamento pública ou de uma Wallbox através de um cabo adequado. Localizada embaixo do passoalho, a bateria de 5,5 kWh permite um alcance de 70 quilômetros.
O smartphone como uma tela
A bordo, o cliente pode escolher entre 6 pacotes de acessórios coloridos. O teto panorâmico é fornecido como padrão. As janelas laterais se abrem inclinando-se manualmente para cima, como o 2CV.
O assento do motorista é ajustável em comprimento, mas o assento do passageiro é fixo. A Citroën anuncia "um nicho de armazenamento localizado aos pés do passageiro que pode acomodar uma mala do tamanho de" cabine ", além de outra área de armazenamento na parte traseira".
À direita do volante, uma área é dedicada para acomodar o smartphone, que serve como a tela principal a bordo e dá acesso à navegação e música.
A Citroën fala sobre o uso do compartilhamento de carros via Free2Move a partir da primavera de 2020 em Paris (0,26 euros / min sujeito a assinatura de 9,90 euros por 1 mês sem compromisso).
Também será possível comprar o Citroën Ami. Seu preço: de 6.900 euros (R$ 34 mil). Há ainda uma uma oferta de aluguel de longo prazo (de 19,99 euros - R$ 98 / mês - 48 meses com 1ª contribuição de 2.644 euros - R$ 13 mil).
Pedidos a partir de 30 de março
Os pedidos na França estão programados para abrir em 30 de março. Primeiras entregas em junho de 2020.
Genial
ResponderExcluirSim. Deveria ter pelo menos ema velocidade de 60km/h.
ExcluirDeveria porém ter uma velocidade de pelo menos 60km/h.
ExcluirDigam o que quiserem, o papel do automóvel no futuro da mobilidade urbana é esse aí.
ResponderExcluirRealmente brilhante o projeto, foco no baixo custo de produção e manutenção, frente e traseira simétricas, retrovisores de facílima reposição, janelas com sistema robusto de operação, o conjunto de rodas e pneus, rudo evidencia que esse é um carro de uso comunal, quase que um equipamento público. Genial.
ResponderExcluirIsso atropela gente, animais e etc., por isso deveria as pessoas ter no mínimo uma carta de condução para conduzir esse troço.
ResponderExcluir5,5 Kwh de Luz num mes de Bandeira Vermelha mais ICMS fica caro demais.
ResponderExcluirGenial!
ResponderExcluirConvenhamos, apesar de ser pouco viável no Brasil um carro desses é perfeito em muitas situações.
ResponderExcluirNo meu caso, minha esposa não roda nem 50km por dia, um carro desses seria perfeito. Atende com maestria a função de segundo carro, com perfil urbano, para tarefas corriqueiras, a um custo baixo.
Se viesse para o Brasil num preço condizente poderia ter algum sucesso, apesar, de aqui a grande maioria ter apenas um carro para tudo.
citroen fazendo citroenzisses, nutella das nutellas porém as fazer para se conseguir o impossível é preciso tentar o ridículo...
ResponderExcluirpapo de pobre
ExcluirClaro que no Brasil não custaria 35 mil reais. Mas, se custasse, acho que teria um bom mercado consumidor, principalmente se a nossa regulamentação permitisse estacionar a 90º.
ResponderExcluirVenderia mais ainda, se qualquer pessoa com mais de 14 anos pudesse dirigir. Assim como a mobilete dos anos 1990.
ExcluirMuito bacana. Parabéns Citroen pela inovação, muito a frente de muitas fabricantes maiores inclusive.
ResponderExcluirGenial, felicitaciones a Citroen, ojalá llegue a América Latina, así como también los nuevos modelos C3 y C3 aircross, gracias.
ResponderExcluirPara cuando a Brasil el C5 Aircross, por Dios
ResponderExcluirSuper curtir ... A europa precisa ..deixe as balsas pra os americanos sem noçao
ResponderExcluirViva a Citroen!
ResponderExcluirFez história com o 2cv!
Agora esse é o 2cv do século 21!!
Muito boa sacada:
É um automóvel, elétrico, econômico, urbano, prático, popular, barato(se considerar os preços dos elétricos atualmente!), etc...
Se for vendido fora da França, certamente gostaria de ter um!!
Eletrificação de automóveis é um tiro de calibre 12 no pé. De onde vem a energia elétrica?? Termoelétrica, Nuclear, Hidrelétrica ( que alaga meio mundo). O Brasil não comporta isso, falta energia até para as empresas, apagões corriqueiros e os espertos querem carros elétricos. Quem vai tratar as baterias vencidas? Quero ver onde vao enfiar tanto ácido sulfúrico...
ResponderExcluirVv acha q o petrpetróleo é eterno kkkk
ExcluirRidiculamente inútil....de aspecto bizarro e ofensivo....sem qualquer sentido de economia diária...considerado uma arma mais que letal, para crianças que na verdade ainda nem psicologicamente estão....preparadas para cumprirem com os seus interesses diários no estudo e na familia bem como com a sociedade....finalmente....uma infeliz ideia de algum psicopata criminoso....com amizade influente parasitária....por parte de destruidores da eurolândia....resumindo....um caixote carregado de lixo tóxico à base de lítio....
ResponderExcluirE emissão zero o caramba a energia elétrica na Europa é produzida queimando carvão e poluindo o ar.
ExcluirPerfeito!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu gostei!
ResponderExcluirApesar que olhando de lado não se sabe se ele está "indo" ou "voltando".
Acredito que muitos empresários (os ricos que não precisam ostentar) teria um fácil pela facilidade de locomoção no trânsito.
Um desses pra mim seria um sonho.
Visualmente não me agrada, mas essa é exatamente a filosofia de um veículo elétrico.
ResponderExcluirHoje vemos modelos elétricos quebrando todo tipo de Record porém fugindo justamente da principal proposta a que vieram ao mundo: serem econômicos e sustentáveis.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.