O mercado
automotivo brasileiro deve encerrar 2018 com um crescimento de cerca de 14%, o que sugere uma tendência geral de aumento de vendas em todos os modelos. Entretanto há sempre as situações dos modelos que mesmo em um mercado em expansão não conseguem seduzir compradores, e ficam relevados às posições mais baixas dos rankings de vendas.
Neste artigo relacionamos os 50 carros menos vendidos em 2018. É importante ressaltar, porém, que esta lista contempla apenas carros com versões com preços abaixo de R$ 150 mil reais, que foram regularmente ofertados ao longo do semestre, e com fabricação no Mercosul ou México.
Nesse contexto, o carro menos vendido de 2018 foi o
Peugeot 308, com exíguas 434 unidades vendidas no ano. Ele foi seguido pelo
Volkswagen Golf Variant, com 504 emplacamentos no ano.
O terceiro modelo menos vendido é o sedã do Peugeot 308 - o Peugeot 408, que logrou êxito em encontrar 737 compradores no ano.
A quarta colocação entre os menos vendidos é do
New Fiesta Sedan, com 1.534 emplacamentos no ano.
O
Mitsubishi Lancer, sedã médio fabricado em Catalão, foi o quinto carro menos vendido do 2018, com 1.633 unidades emplacadas.
O sexto modelo menos vendido é um carro premium, o
Audi A3 Sedan, fabricado em São José dos Pinhais, e que, no ano, emplacou 1.992 unidades.
A sétima colocação coube ao
Ford Focus, hatch médio fabricado na Argentina,
já com morte anunciada para 2019, que emplacou 2.931 unidades no ano.
O oitavo veículo menos vendido é o Mercedes GLA, com 2.956 emplacamentos.
A nona colocação cabe ao VW Golf, com 3.077 unidades vendidas no ano.
Fecha o top 10 dos menos vendidos do
Chery QQ, o carro mais barato do Brasil, com 3.174 emplacamentos no ano.
Ranking dos 50 carros menos vendidos de 2018
Rank | Modelo | DEZ | QTD |
1 | PEUGEOT/308 | 5 | 434 |
2 | VW/GOLF VARIANT | 35 | 504 |
3 | PEUGEOT/408 | 14 | 737 |
4 | FORD/NEW FIESTA | 8 | 1.564 |
5 | MITSUBISHI/LANCER | 155 | 1.633 |
6 | AUDI/A3 SEDAN | 241 | 1.992 |
7 | FORD/FOCUS | 119 | 2.931 |
8 | M.BENZ/CLASSE GLA | 196 | 2.956 |
9 | VW/GOLF | 388 | 3.077 |
10 | FIAT/WEEKEND | 62 | 3.165 |
11 | CHERY/QQ | 241 | 3.174 |
12 | AUDI/Q3 | 390 | 3.209 |
13 | CITROEN/C4L | 106 | 3.230 |
14 | FORD/FOCUS SD | 190 | 4.255 |
15 | VW/JETTA | 412 | 4.411 |
16 | NISSAN/SENTRA | 338 | 4.425 |
17 | FORD/FUSION | 312 | 4.501 |
18 | M.BENZ/CLASSE C | 369 | 5.022 |
19 | GM/EQUINOX | 452 | 5.088 |
20 | HYUNDAI/TUCSON | 499 | 5.190 |
21 | CHERY/TIGGO | 838 | 5.198 |
22 | MITSUBISHI/ASX | 358 | 5.373 |
23 | GM/CRUZE HB | 475 | 5.532 |
24 | CITROEN/AIRCROSS | 383 | 5.570 |
25 | VW/SPACEFOX | 332 | 5.581 |
26 | CITROEN/C3 | 446 | 6.373 |
27 | PEUGEOT/208 | 459 | 7.083 |
28 | HYUNDAI/IX35 | 705 | 8.525 |
29 | PEUGEOT/2008 | 800 | 9.737 |
30 | MITSUBISHI/L200 | 896 | 10.764 |
31 | NISSAN/MARCH | 829 | 11.959 |
32 | GM/MONTANA | 1.369 | 13.105 |
33 | RENAULT/OROCH | 1.219 | 13.406 |
34 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.342 | 13.477 |
35 | FIAT/FIORINO | 1.620 | 13.547 |
36 | TOYOTA/YARIS SD | 3.135 | 13.681 |
37 | FORD/FIESTA | 747 | 14.493 |
38 | HONDA/WR-V | 1.217 | 14.812 |
39 | HONDA/CITY | 1.534 | 14.919 |
40 | FIAT/UNO | 1.562 | 15.190 |
41 | FIAT/SIENA | 1.690 | 17.456 |
42 | TOYOTA/YARIS HB | 2.757 | 18.531 |
43 | VW/AMAROK | 1.798 | 18.763 |
44 | GM/CRUZE SD | 1.736 | 19.868 |
45 | FORD/RANGER | 2.128 | 20.540 |
46 | VW/UP | 1.993 | 20.591 |
47 | TOYOTA/ETIOS SD | 1.060 | 21.219 |
48 | GM/COBALT | 2.577 | 21.588 |
49 | RENAULT/LOGAN | 1.498 | 22.534 |
50 | RENAULT/DUSTER | 2.783 | 23.595 |
Fatos, apenas fatos, desapaixonados e frios rsrsrs.
ResponderExcluirMico é quem compra um Creta ou um Kicks em vez de um Focus, um dos carros mais sublimes do mundo para se dirigir.
ResponderExcluirO Focus não dá para dirigir. O Câmbio powershift dele dá problema a todo momento, e vc tem que deixar o carro na concessionária para trocar a embreagem. Dá problema em 100% dos Focus. Então não tem como saber se é subline ou não, pois o Focus não anda. Ele fica parado na concessionária consertando o câmbio.
ExcluirLeviano falar que 100% dos Focus dão problema. Você não é o rei dos fatos, demonstre de onde você tirou essa informação, caso contrário não passa de mais uma orelhada sua.
ExcluirO Carlos não sabe de nada... Conheço três pessoas que têm e estao satiafwitos...
ExcluirFalar que o carro dá problema o tempo todo é dureza...
Acho que o Carlos prefere o iTranco do que o powershift kkk...
Se vê de longe que não entende nada de carro.
ExcluirFaltou pouco para o Golf atingir a meta de 6000 compradores/mês no Brasil.
ResponderExcluirAcho que essa meta era anual... Rsrsrs
ExcluirE ainda sim ficou distante
ExcluirO que será da Peugeot no Brasil?
ResponderExcluirA Peugeot não liga para o Brasil, os únicos modelos atuais vendidos aqui são os 3008 e o 5008, o resto é refugo. Nem mesmo os motores Puretech 1.2 Turbo, eles trouxeram para o Brasil.
ExcluirNo site da Peugeot francesa você pode olhar os modelos atuais do 308 e do 508 (que é o sedam atual deles), que seguem o design do 3008 e do 5008, que eu particularmente acho muito bonitos, assim como outros modelos da montadora.
A fabricação de SUVs como 3008 no Brasil acho que seria uma alternativa. E lançar um novo 2008.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEmpate entre VW e Ford nos menos vendidos.
ResponderExcluirFaltou o elentra na lista
ResponderExcluirO câmbio ProblemaShift matou o Focus. Ninguém compra mais esse mico com câmbio PowerShit.
ResponderExcluirPô, A3 sedan era pra ter sido um sucesso quando nacionalizou pena chegou mais caro que o importado e mais depenado.
ResponderExcluirSera sempre um ótimo carro mas um péssimo negócio.
Acontece em todas as montadoras praticamente... Diminuem os custos de produção/transporte e aumentam os lucros ainda retirando equipamentos após a nacionalização...
ExcluirEsses 50 sairão de linha este ano para dar lugar as 50 Novas SUVs até o golf, quem sabe um golf suv.
ResponderExcluirNão fala merda o Yaris chegou esse ano e já vai sair de linha?? Viaja não parcerio
ExcluirSalvo algumas exceções, os 20 menos vendidos são bons carros que eu compraria sem problema algum.
ResponderExcluirO Golf praticamente não foi produzido este ano. A usou 2018 para implementar grandes mudanças na linha de montagem em SJP para produzir o T-Cross, que chega com tudo este ano. Como é um carro de alta produção, teve grandes mudanças. Com isso, a oferta de Golf ficou prejudicada. Muitos foram em concessionárias querer comprar o carro e não tinha. E agora que retornou a oferta, há até filas de espera pelo Golf.
ResponderExcluirEm 2019 aparentemente será bem diferente. Com o fim de produção do Golf no México, o Golf brasileiro atual terá vida longa por conta da Argentina. O Golf vende quase 500 unidades por mês na Argentina, um mercado que é 4 vezes menor que o Brasileiro. Corresponde a 1.600 a 2000 unidades por mês no Brasil.
Então o Golf brasileiro será direcionado à Argentina. Detalhe, a Argentina, em crise, compra 500 unidades do Golf por mês. Se sair da crise, tende a ir para 700. O Golf pode muito bem subir a 1000 por mês no Brasil caso seja ofertado, e aí ele é totalmente viável. Um carro nacionalizado, com motor 200 TSI, paga menos impostos.
Tem grande futuro no Brasil, mas ficaremos com o Mk7. E será vendido no Brasil e na Argentina e em outros mercados da América do Sul, talvez até no próprio México.
De mais a mais, Golf é o hatch médio mais vendido do planeta.
https://www.car.blog.br/2018/06/vw-polo-na-lista-dos-10-carros-mais.html
O Golf vende 6.000 unidades a cada 2 dias, 5 horas, 7 minutos e 48 segundos.
Veja, passam-se 2 dias, 5 horas, 7 minutos e 48 segundos, e novos 6000 Golf são vendidos no mundo.
Qual outro carro faz isso? Nenhum.
O Golf é um carro premium com preços de revisão de generalista. em média 250 reais por revisão. Qual outro carro premium é tão barato de manter? Nenhum.
Nao adianta, nao cola essas desculpas...
ExcluirE Golf Premium? Nem no Brasil... De Premium só tem o preço, que não vale, tanto que não vende...
As vendas do Golf na Argentina podem até ser de aproximadamente 500 unidades mas isso não os transforma em 2000 unidades do mercado brasileiro. O lucro na Argentina não é 4 vezes maior que o lucro no Brasil, logo 500 unidades continuam sendo 500 unidades
ExcluirO Golf não consegue mais atingir a marca das mil unidades no Brasil tão cedo, pois o segmento como um todo tem vendas pífias e tende a diminuir ainda mais
Alguns carros conseguem superar o Golf em vendas, a exemplo do Corolla e da F series, então o Golf não é o único a vender essa 6000 unidades em tão pouco tempo, existem modelos que vendem o mesmo em menor período
Que lista estranha hein! Cade o Troller? Enfim o Cruze SD está entre os 50 mais vendidos. Critérios meio embaçados pra definir essa lista.
ResponderExcluirO engraçado é botarem o Yaris que foi lançado durante o ano, e que se for ver nas vendas mensais, com certeza destoa dos outros modelos...
ExcluirAlem disso, tem alguns modelos que sao mais caros, que obviamente vendem menos e não necessariamente sejam Micos...
Acho muito injusto o Golf e Golf Variant estarem nesta lista de menos vendidos. Pois são dois carros para estarem na lista dos mais vendidos e não o contrário como está aí. Agora como grande maioria dos brasileiros são muito burros! Preferem comprar esses suvinhos de shopping, ao invés de um destes grandes carros da linha Golf.
ResponderExcluirGolf praticamente não foi produzido este ano. A usou 2018 para implementar grandes mudanças na linha de montagem em SJP para produzir o T-Cross, que chega com tudo este ano. Como é um carro de alta produção, teve grandes mudanças. Com isso, a oferta de Golf ficou prejudicada. Muitos foram em concessionárias querer comprar o carro e não tinha. E agora que retornou a oferta, há até filas de espera pelo Golf.
ExcluirEm 2019 aparentemente será bem diferente. Com o fim de produção do Golf no México, o Golf brasileiro atual terá vida longa por conta da Argentina. O Golf vende quase 500 unidades por mês na Argentina, um mercado que é 4 vezes menor que o Brasileiro. Corresponde a 1.600 a 2000 unidades por mês no Brasil.
Então o Golf brasileiro será direcionado à Argentina. Detalhe, a Argentina, em crise, compra 500 unidades do Golf por mês. Se sair da crise, tende a ir para 700. O Golf pode muito bem subir a 1000 por mês no Brasil caso seja ofertado, e aí ele é totalmente viável. Um carro nacionalizado, com motor 200 TSI, paga menos impostos.
Tem grande futuro no Brasil, mas ficaremos com o Mk7. E será vendido no Brasil e na Argentina e em outros mercados da América do Sul, talvez até no próprio México.
Golf é um excelente carro, porém caríssimo. A própria VW matou o golf. RIP
ExcluirListinha mal feita! KD os carros da jac, da Lifan e da troller? Tem carro que está na lista que foi lançado depois do segundo semestre! E podemos chamar de mico? No caso do golf e de outros semelhantes e que simplesmente a marca nao deu ênfase ao carro, Simples assim! Poxa vida, fazer uma lista com os menos vendidos tudo bem, mas chama-los de mico é leviano. Amarok mico? Equinox mico? GLA mico? Q3 mico? Por favor né!
ResponderExcluirQuem disse que o golf não está no top 10?
ResponderExcluirListinha mal feita! KD os carros da jac, da Lifan e da troller? Tem carro que está na lista que foi lançado depois do segundo semestre! E podemos chamar de mico? No caso do golf e de outros semelhantes e que simplesmente a marca nao deu ênfase ao carro, Simples assim! Poxa vida, fazer uma lista com os menos vendidos tudo bem, mas chama-los de mico é leviano. Amarok mico? Equinox mico? GLA mico? Q3 mico? Por favor né!
ResponderExcluirE tem mais, a reportagem fala que o Chery QQ fecha a lista dos 10 menos vendidos, mas na lista quem está na posição de número 10 é a Fiat Weekend. O estagiário bebeu muito hein!
Carlotinha e seu control C + control V. Vive falando do Golf mas em outros mercados..tano no brasil e o cara vem falando d Argentina....
ResponderExcluirQue absurdo um carro global como o fiesta vender 8 unidades em dezembro.definitivamente o mercado brasileiro tem muitas coisas erradas.
ResponderExcluirAqui empurram carroças como ka, gol, onix, uno etc por 50mil ou mais.
O fiesta hath vendeu 847 unidades e o sedan que vendeu 8 ele vinha do México porém hoje soltem estoque
ExcluirO fiesta hath vendeu 847 unidades e o sedan que vendeu 8 ele vinha do México porém hoje so tem estoque
ExcluirPor que o Passat não está nesta lista?
ResponderExcluirimportado da Alemanha?
ExcluirTem razão. A reportagem só considera mercosul e México.
ExcluirA VW emplaca 5 carros da lista e a Audi 2.
ResponderExcluirGrupo VW líder entre os menos vendidos.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.