A montadora alemã de carros premium Audi apresenta o novo Audi SQ2 - versão esportiva do SUV compacto, que tem motor mais potente, design exterior e interior revisto e carroceria com altura livre do solo reduzida.
O Audi SQ2 passa a ser o topo de gama do Q2, trazendo motor 2.0 TFSI com 300 cv e 500 Nm de torque, associado com transmissão automática S-Tronic de 7 marchas. O powertrain é capaz de acelerá-lo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e uma velocidade máxima de 250 km / h. A tração integral quattro e a suspensão esportiva S aplicam a potência suavemente à estrada. O consumo de combustível varia entre 13,9 km/l em cidade e 14,3 km/l em estrada.
O TFSI de quatro cilindros do Audi SQ2 é um motor de 1.984 cc de alto desempenho. Ele responde instantaneamente até a linha vermelha às 6.500 rpm. No modo Dynamic do Audi Drive Select, ele responde ainda mais diretamente, com sua transmissão de dupla embreagem acompanhando as mudanças de marchas pelo S-Tronic. O motor desenvolve um som particularmente sonoro quando acionado dinamicamente. O motor TFSI de 2.0 litros pesa apenas cerca de 150 kg, o que beneficia não apenas o peso total do Audi SQ2, mas também a distribuição da carga por eixo.
Vários recursos de alta tecnologia aprimoram o perfil do potente motor de quatro cilindros. As árvores de cames de admissão e escape são ajustáveis para otimizar o enchimento e troca de gás. No lado do escape, o sistema de valvula Audi (AVS) ajusta o elevador de válvulas em dois estágios, com base na demanda. Isso reduz as perdas de descarga na câmara de combustão e garante um fluxo ideal de gases de escape para o turbocompressor, particularmente na faixa de baixa rpm. As vantagens disso são a resposta ágil do motor e um aumento adicional de torque. Controlado por uma válvula de descarga eléctrica rápida e precisa, o turbocompressor desenvolve o seu aumento máximo de 1,4 bar (relativo) de forma muito dinâmica. Este sistema de gerenciamento do motor aumenta a eficiência e reduz o consumo de combustível durante a operação com carga parcial.
A eficiência também é um importante ponto focal com o 2.0 TFSI. Duas válvulas rotativas elétricas consolidadas em um módulo regulam os fluxos de refrigerante. Outro componente importante do sistema de gerenciamento térmico é o coletor de escape integrado na cabeça do cilindro. Ajuda o motor a aquecer rapidamente.
Medidas direcionadas implementadas em muitos componentes aumentam a força e reduzem o atrito interno. A bomba de óleo regulada requer pouca energia de acionamento. Sob carga parcial, o sistema de gerenciamento do motor desativa a injeção direta de gasolina FSI. Em vez disso, o combustível é injetado indiretamente no coletor de admissão, o que reduz as emissões de partículas. Um filtro de partículas também limpa o gás de escape.
Tração, estabilidade e manuseio: a transmissão de potência
Um S tronic de sete marchas com uma alta propagação de 8,7 entre a primeira e a última marcha transfere a potência do 2.0 TFSI. O motorista pode operar a transmissão de dupla embreagem extremamente rápida nos modos automáticos D ou S, ou deslocar-se. Se o sistema de movimentação dinâmica Audi drive select estiver no modo “eficiência”, a embreagem desengata ao desacelerar, permitindo que o SUV esportivo compacto gire livremente. A partir de uma velocidade residual de 7 km / h , o motor já muda para a operação start-stop.
As duas embreagens de sete marchas da S tronic estão em banho de óleo. Uma pequena bomba de engrenagem acionada mecanicamente fornece óleo. Em alta demanda, uma segunda bomba acionada eletricamente é ativada. Este fornecimento eficiente de óleo e a baixa fricção dos componentes individuais resultam em alta eficiência.
Como em todos os modelos Audi S, o all-wheel drive quattro é padrão no SQ2. Combina alta tração com manuseio fascinante. Seu elemento central é uma embreagem de múltiplas placas atuada hidraulicamente. Distribui o torque continuamente entre os eixos. Se as rodas dianteiras perderem aderência, a embreagem de múltiplas placas pode transferir até 100 por cento da força para a traseira em apenas alguns milissegundos.
O controlador eletrônico do drive quattro proporciona o máximo em diversão e segurança. Durante a condução esportiva, ele pode direcionar o torque para o eixo traseiro assim que o motorista girar a roda. Sob aceleração, o torque literalmente empurra o rápido SUV para a curva. O sistema de gerenciamento quattro permite a ativação precisa durante a inversão de carga e fornece controle e confiabilidade máximos ao se deslocar em uma superfície de baixa fricção. Durante a condução rápida, o acionamento quattro trabalha em conjunto com o controle de torque seletivo da roda, que suaviza o manuseio com pequenas intervenções de frenagem nas rodas internas sob carga reduzida.
20 milímetros mais baixo: a suspensão esportiva S
A suspensão esportiva S no Audi SQ2 se harmoniza perfeitamente com o trem de força dinâmico. Com uma configuração mais esportiva do que o sistema no qual se baseia, ele reduz o corpo em 20 milímetros (0,8 pol) . O aumento de potência da direção progressiva padrão tem uma característica específica de S. Seu rack é especialmente voltado para que a relação de direção se torne mais direta quanto mais a roda é girada. Isso reduz o ângulo de direção necessário e produz uma sensação de direção esportiva. A agilidade é melhorada ao manobrar, no trânsito urbano e em curvas apertadas.
Modelo típico S: o design exterior
A base Audi Q2 já é um SUV com um carácter muito distinto. A arquitetura em forma de cunha e a linha precisa do corpo, a cabine plana, o recuo poligonal no flanco e a lâmina no pilar C conferem-lhe uma aparência inconfundível. Audi aperfeiçoou ainda mais o design exterior do modelo S. O front end sozinho indica a posição especial ocupada pelo veículo. Oito barras duplas verticais dividem a grande grade octogonal de Singleframe. Um divisor dianteiro une as bordas mais externas das duas entradas de ar dominantes para ressaltar toda a largura da extremidade frontal do SQ2. Os faróis LED padrão e as luzes traseiras LED com piscas dinâmicas irradiam uma característica assinatura luminosa em forma de flecha.
Detalhes impressionantes também definem acentos nos flancos e na traseira. As faixas de acabamento na região inferior das portas são fortemente contornadas; as caixas retrovisoras exteriores têm um acabamento brilhante em alumínio. Um spoiler de borda de telhado longo provê downforce suficiente; o difusor insere casas quatro saídas de escape. A paleta de cores exterior inclui o padrão ibis branco e as cores opcionais ara azul, cinza daytona, prata florete, branco glaciar, preto mythos, cinza quântico e tango vermelho.
A Audi oferece dois pacotes para o SQ2 como alternativas ao exterior padrão. Com o pacote de estilo preto, o Singleframe, as grelhas de entrada de ar e o difusor são acabados em preto brilhante. A embalagem exterior SQ2 também aplica um estilo preto às caixas do espelho, a lâmina na coluna C e as guarnições do tubo de escape. O spoiler de borda de telhado tem um contorno especial e logotipos de quattro adornam as portas.
Com um coeficiente de arrasto de 0,34, o Audi SQ2 desliza facilmente através do vento. O nível de ruído a bordo permanece baixo graças ao corpo otimizado para vibrações e ao alto nível de competência da Audi em aeroacústica. Uma estrutura de aços de formas quentes, que combinam resistência extrema com baixo peso, forma a espinha dorsal forte da célula de passageiros e é responsável pela alta rigidez de todo o corpo.
O sistema de movimentação dinâmica standard Audi drive permite ao condutor escolher entre os perfis auto, comfort, dynamic, efficiency e individual. Ele usa esses perfis para gerenciar o caráter da direção, o S tronic de sete marchas e sistemas adicionais. Um botão permite que o motorista defina o Controle Eletrônico de Estabilização (ESC) para o modo off-road. Hold assist está disponível como opção.
A gama de rodas disponíveis da Audi e Audi Sport oferece uma escolha de dez modelos e tamanhos. Rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus tamanho 235/45 são padrão; Rodas de 19 polegadas com pneus tamanho 235/40 disponíveis como opção (padrão com o pacote externo SQ2). Os grandes freios das rodas medem 340 milímetros (13,4 pol) de diâmetro na frente e 310 milímetros (12,2 pol) na traseira. Eles são particularmente duráveis, e suas pinças - opcionalmente pintadas de vermelho em vez de preto - têm emblemas S.
Acentos dinâmicos: o interior
O compacto Audi SQ2 tem um comprimento exterior de 4.210 milímetros (13,8 pés) e uma distância entre eixos de 2.594 milímetros (9,7 pés) , permitindo um interior espaçoso. O compartimento de bagagem tem um volume de 355 a 1.000 litros (12,5 a 35,3 pés cúbicos), dependendo da posição dos encostos dos bancos traseiros de duas ou três vias. O equipamento padrão inclui poltronas esportivas, um apoio de braços central dianteiro, ar condicionado automático, um volante multifuncional esportivo - opcionalmente com pás para o S tronic - e o sistema de informações ao motorista com visor colorido.
O cockpit virtual opcional do Audi substitui o sistema de informações do motorista. O motorista controla o agrupamento de instrumentos totalmente digital através de botões no volante. A tela de 12,3 polegadas oferece três vistas diferentes, incluindo uma tela que coloca o tacômetro na frente e no centro. A informação mais importante também é visível em uma exibição head-up, outra opção.
O design interior retoma as linhas progressivas e esticadas do exterior e utiliza cores e materiais para definir os pormenores desportivos. O headlining, pilares e estofos de assento vêm de fábrica em preto. O embutimento decorativo no painel de instrumentos é de alumínio escovado mate. As capas dos pedais e o apoio para os pés são feitos de aço inoxidável; a soleira da porta iluminada apara os logos da frente S sport. Os mostradores do instrumento são cinza e as agulhas brancas. O monitor MMI e o mostrador no painel de instrumentos ou no cockpit virtual do Audi mostram telas iniciais específicas para S quando a ignição é ligada.
Os assentos do Audi SQ2 vêm de fábrica em uma combinação de couro e tecido. Uma mistura de couro / Alcantara ou couro Napa fino estão opcionalmente disponíveis. Listras acentuadas, costuras contrastantes em vermelho e cinza, além de logotipos S em relevo completam o intervalo. Além de preto, o estofamento em couro Nappa está disponível em duas cores (preto com vermelho) e com um padrão de losango. Existem duas opções para o inlay decorativo: um acabamento de pintura anodizado vermelho e a versão iluminada “Format light graphics” (com o pacote de iluminação ambiente de dez cores). Outras opções incluem saídas de ar com anéis interiores vermelhos e o volante de fundo chato com pás de mudança.
A embalagem interior SQ2 agrupa estas três características: as aberturas com anéis vermelhos, as poltronas em couro de duas cores e o pacote de iluminação ambiente com incrustações iluminadas. Há também tapetes específicos e um acabamento principal, ambos com o logotipo SQ2.
Conectividade superior: MMI Navigation plus e Audi connect
Como no Audi Q2, a gama de informação e entretenimento no SQ2 cobre uma matriz ampla. No topo está a navegação MMI plus com toque MMI. Seus menus são claramente estruturados, e o botão giratório no console do túnel central inclui um touchpad que também permite a rolagem e o zoom com vários dedos. O controle de voz e a pesquisa MMI também são rápidos e confiáveis. Apenas algumas letras ou palavras são geralmente suficientes para obter o resultado desejado. O MMI Navigation Plus possui um display de 8,3 polegadas; o módulo de transmissão de dados suporta o rápido padrão sem fio LTE e inclui um hotspot Wi-Fi para os dispositivos móveis dos passageiros.
O MMI Navigation Plus também inclui o pacote Audi connect (opcional com navegação MMI). Um cartão SIM permanentemente instalado no carro, o Audi connect SIM, traz inúmeros serviços on-line a bordo, incluindo informações de tráfego on-line, navegação no Google Earth, informações sobre viagens e estacionamento e acesso ao Twitter e e-mail. O aplicativo myAudi gratuito conecta o smartphone do proprietário ao carro. Permite funções como transmissão de mídia online e transferência do calendário para o MMI.
A gama de informação e entretenimento no Audi SQ2 inclui componentes como a interface do smartphone da Audi. Ele integra os telefones celulares iOS e Android com seus ambientes Apple CarPlay e Android Auto no sistema MMI. O Sistema de Som Bang & Olufsen possui um amplificador de 705 Watt que faz 14 falantes. Os grampos de alumínio anodizado enquadram os woofers. Guias de luz LED irradiam luz branca.
Tecnologias: os sistemas de assistência ao motorista
Os sistemas de assistência ao motorista do Audi SQ2 vêm da classe de tamanho normal. A dianteira do Audi Pre sense é padrão e usa radar para reconhecer situações perigosas que podem ocorrer com o cruzamento de pedestres ou outros veículos na frente do carro. O sistema avisa o motorista acusticamente e visualmente, e inicia a frenagem de emergência, se necessário. Isso pode ajudar a evitar ou reduzir a gravidade de uma colisão.
O pacote de assistência agrupa os sistemas opcionais mais populares, incluindo o controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go e o auxiliar de engarrafamento, que além do sensor de radar também usa a câmera frontal. A velocidades de até 65 km / h (40,4 mph) em estradas bem desenvolvidas, pode ajudar na direção, aceleração e frenagem.
A assistência de pista ativa da Audi ajuda o motorista a permanecer na pista de direção. O auxiliar de estacionamento opcional pode dirigir automaticamente o SUV esportivo compacto para espaços de estacionamento paralelos ou perpendiculares. A parte traseira do auxiliar de tráfego cruzado entra em ação quando o motorista quer reverter para fora de um ponto de estacionamento perpendicular. Outra função de assistência é o Audi Side Assist. Em conjunto com o sensor de radar, ele exibe um aviso visual no respectivo espelho externo para alertar o motorista sobre um possível perigo ao trocar de faixa.
Audi SQ2 2020: fotos, detalhes e especificações oficiais. Corrigindo Audi SQ2 nova versão recebe enfeites.
ResponderExcluirEsta certo esse torque de 500 Nm? Se for verdade é uma proeza...
ResponderExcluirta errado, 400NM a 5200rpm.Eh mesmo motor do S3 e Golf R. Nos modelos 2017 e 2018 tinham 310cv mas perderam esses 10cv por conta de novas normas de poluentes aqui na europa. Torque continua mesmo.
ExcluirNada que um downpipe novo num resolva, ai ate ultrapassa os 10cv rsrsrs
400Nm, a matéria está errada.
ExcluirHyundai produz último lote de 500 unidades do Tucson Flex, modelo 18/19. Linha de montagem será usada na fabricação dos novos Chery Tiggo.
ResponderExcluirÉ o fim do Tucson, vendido aqui no Brasil desde 2005.
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/hyundai-tucson-sai-de-linha-para-dar-espaco-a-suvs-da-caoa-chery/
https://www.autossegredos.com.br/marcas/hyundai/fim-de-linha-hyundai-caoa-da-adeus-ao-velho-tucson/
E o kiko?
ExcluirComo esse carro n está no brasil?
ResponderExcluirAqui no Paraguai vende mais que X1 e GLA. Só não vende mais que XC40.
ExcluirSerá que o cinto desse aí arrebenta também? Isso se não for um pré-série disfarçado.
ResponderExcluirGostei; veio bem enfeitado.
ResponderExcluirTRASEIRA DO POLO!!!!
ResponderExcluirGostei de dirigir ele aqui no Paraguai.
ResponderExcluirBem enfeitado. Pena q não usaram o câmbio AT6 e a suspensão traseira de eixo rígido, muito melhores e mais eficientes, segundo o PHD Carlota!
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