O Marea Turbo foi produzido no Brasil até janeiro de 2007, com produção total de todo o período de 2.690 unidades, das quais 1.643 do sedã e 1.047 da perua.
Essa baixa produção está na origem de um dos problemas que afligem os proprietários deste modelo - com fama de problemático, que é a falta de peças de reposição. hoje em dia é necessário recorrer a compras na Europa - em geral de peças do Fiat Coupé - o que torna tudo mais caro.
Mas a fama de "bomba" associado ao Marea não é de hoje. Desde o lançamento o modelo se caracterizou por usar uma mecânica de concepção moderna, os motores Fivetech, de 2.0 de cinco cilindros e 20 válvulas, com 142 cv aspirado ou 182 cv no caso do turbo. Essa unidade dispunha de comando de admissão variável e injeção sequencial, entre outras sofisticações que não eram de conhecimento de muitos mecânicos.
Houve ainda descuido da Fiat na tropicalização do motor. Como era muito sofisticado, ele exigia, na Europa, trocas de óleo a cada 20.000 km, com consumo mínimo de 350 ml do lubrificante a cada 1.000 km. A mesma recomendação foi adotada no Brasil - algo incompatível com a gasolina com adição de 25% de etanol - que exigia trocas mais frequentes e maior atenção. Além disso, o motor deveria ter tido um tratamento especial, o que não aconteceu.
Como resultado, muitos motores fundiram por problemas de falta de óleo e acúmulo de borra. A manutenção complicada também gera problemas. Como exemplo, para trocar uma correia dentada é necessário ferramentas específicas, que, caso não usadas, podem danificar embreagem e até o motor.
De qualquer forma, quando funciona perfeitamente, o Marea Turbo impressiona pela performance. O motor de 182 cv só tinha como rival, á época, o Golf GTI, também turbo, inicialmente com 180 cv, e posteriormente com 193 cv. O torque era de 27 kgfm disponível na faixa de 2.750 rpm a 4.000 rpm. A turbina, fornecida pela Garret, dispõe de gerenciamento eletrônico e opera com pressão máxima de 1,2 kg/cm2.
Segundo a Fiat, o Marea Turbo acelerava de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e chegava à velocidade máxima de 227 km/h. Entretanto, com todo esse desempenho, o carro não dispunha de sistemas ativos de segurança, como controle de estabilidade e tração - presentes de série no Golf GTI. No teste da Revista Quatro Rodas os números foram de 8,12 segundos para o 0 a 100 km/h, e 219 km/h de velocidade máxima.
O consumo, segundo a Fiat, era de 8,7 km/l de gasolina em cidade, e 13,3 Km/l em estrada. O tanque de combustível dispunha de 63 litros - rendendo uma autonomia, em estrada, de 830 km.
O Marea Turbo adotava suspensão independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e por braço arrastado na traseira, mas com ajuste mais firme que os demais modelos. As rodas era de 15 polegadas montadas em pneus 195/60 R15. Os freios tinham 4 mm mais espessura que os modelos convencionais.
Sendo um modelo topo de gama, o Marea Turbo, trazia, de série, direção hidráulica, ar-condicionado, rodas exclusivas, pinças de freio pintadas na cor preta, grade diferenciada, capô com entradas de ar, volante revestido de couro, quadro de instrumentos com fundo claro e pedais de metal.
Conclusão
O Fiat Marea Turbo justifica sua fama de "bomba" no mercado brasileiro por sua manutenção cara e complexa, histórico de problemas e tropicalização deficiente. Mas o projeto em si também era falho: um carro de nível de performance sem controle de estabilidade e tração, e com freios a disco a tambor é inadequado. Em resumo, o Marea Turbo não é uma bomba qualquer, mas uma WMD - "Weapon of Mass Destruction", uma arma de destruição em massa.
Ficha Técnica - Marea Turbo
- Motor transversal, 5 cilindros,20V, duplo comando com variador de fase, injeção multiponto sequencial e turbocompressor; cilindrada 1997 cm3; Potência 182 cv a 6000 rpm; Torque 27 mkgf a 2750 rpm; Câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira.
- Dimensões comprimento, 439,3 cm; largura, 254 cm; altura, 145 cm; entre-eixos, 254 cm, Peso 1310 kg, Porta-malas: 430 litros; Tanque 63 litros.
- Suspensão dianteira independente, McPherson; Suspensão traseira braços oscilantes longitudinais
- Freios disco ventilado na frente e sólido atrás, com ABS Pneus 195/60 R15
- Preço (fevereiro 1999) R$ 38.569 reais (R$ 135.318 reais atualizado pelo INPC)
Mais bomba do que isso só um carro com o câmbio Powershift.
ResponderExcluirO problema do powershift foi solucionado em 2016. Faltou conhecimento, amigo.
ExcluirJá tive carro com PowerShiPo e nunca de defeito.
ExcluirUhum. Conta outra.
Excluiro vw bora foi pior que marea e powership juntos
ExcluirNegativo
ExcluirO bora nem é tido como Carro-bomba
ExcluirTive Marea e tive carro com o Powershift. No caso do Fiat, a fama de bomba é justificada (motor fumou como de praxe). Já no caso do Ford, 110 mil km e zero problemas com o Powershift. Sempre funcionou perfeitamente.
ExcluirPowerShit.
ExcluirAtômico
ResponderExcluirA Ford é mais democrática nas suas bombas. O câmbio powershift tornou bombas o Focus, o Fiesta, o EscoSport!
ResponderExcluirA Ford foi até mais eficiente que a Fiat na criação de bombas. Com apenas 1 câmbio criou três bombassas: Focus, Fiesta e Ecosport!
O DSG de 7 marchas que equipou o golf também tem relatos de problemas semelhantes.
ExcluirErrado. O DSG-7, que já não equipa o Golf desde 2015, tem problemas em uma parcela pequena dos casos, e em 100% dos casos que deram problema, a VW trocou o câmbio SEM ÔNUS algum para o comprador, e o carro fica 100%, magnífico e perfeito.
ExcluirJá no caso dos câmbios do Focus, EcoSport e Fiesta, em 100% dos casos dá problema, troca-se a embreagem, e depois de 10.000 km, dá problema de novo, e aí troca a embreagem novamente, e etc. O problema não se soluciona nunca. Jamais. Tanto que o câmbio saiu de linha, enquanto o DSG-7 continua firme e forte, mas só na Europa.
Se é tão bom porque a VW abandonou ele no Brasil? Agora só o tiptronic japonês.
Excluirbesteira, tive um golf dsg7 e nunca deu problema, a unica coisa chata dele era fazer um ruido que é normal deste cambio quando passava em rua com desnivel pois é caixa seca, e tem outra, a vw se a pessoa continua a fazer as revisoes mesmo apos a garantia, se por ventura der problema, eles vao arrumar o cambio, no maximo vai pagar a mao de obra
Excluirvendeu ele?
ExcluirMentira. Tive Ford com o Powershift de zero até 110 mil kg. Zero problemas.
ExcluirVc deu sorte
ExcluirPowerShit é mico invendável no mercado de usados, conhecido King kong.
ExcluirNem de graça quero um carro com esse lixo
ExcluirCarlos posta video do Acelerados que Cobalt ganhou do Virtus TSI, Cronos e Honda no 0 a 100
ExcluirTinha que ser fiat pra fazer tanta cag@d@ com o carro.
ResponderExcluirA Fiat quis dar uma de fodona e se lascou,Esse carro chegava a custar completão 90 mil reais e não tinha freio a disco traseiro e airbags laterais e para o passageiro da frente eram opcionais enquanto no Passat eles eram de série
ExcluirPreciso deixar meus parabéns pra matéria. Matéria completamente imparcial que focou exatamente nos pontos problemáticos do Marea Turbo que permanecem até hj nos usados: manutenção cara, falta de peças de reposição, despreparo e desconhecimento dos mecânicos das CSS Fiat e pior ainda dos "mexanicos". Mas o principal erro que desencadeou todos os outros: falta de "tropicalização" do projeto para o mercado bradileiro. Achar que um projeto Europeu é só colocar em uma balsa e vender aqui foi um erro absurdo.
ResponderExcluirUm carro que tinha tudo para ser um ícone da Fiat e que virou um verdadeiro mico por culpa da própria Fiat.
Foi o mesmo erro que a Vw cometeu com o Gol 1.0 Turbo na época, mas que a Vw nunca descuidou ao longo de toda historia do seu verdadeiro icone, o Golf.
A Fiat devia ter pego o motor 2.0 turbo do Tempra e mudado pra 16 válvulas,geraria uma cavalaria similar e teria uma manutenção mais simples e barata que o fivetech,mas a Fiat quis chegar chegando e passou vergonha
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ResponderExcluirmas o que adianta, espancou numa volta e depois foi pro ferro velho e nao vale um centavo? kkkkk ja o golf que perdeu aposto que esta ate hj rodando nas ruas e valendo uma boa grana no mercado de usado
ExcluirDe que adianta andar mais e não ser confiável?o Marea era um sedã médio e não hatch médio,o Jetta que era rival dele tem 36 anos de mercado,o Marea Akbar ficou 6 anos no mercado europeu e 9 anos no nosso mercado e nem a Fiat quer lembrar dele
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ExcluirMimimi da sua parte,comparar Marea Turbo com Golf gti é o mesmo que comparar bosta de cachorro com chocolate suíço,golf gti é hot hatch referência mundial e não peça de ferro-velho
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ExcluirLógico,vai que explode e leva tudo pro saco,o Marea é tão bom que só ficou 6 anos no mercado europeu enquanto o Golf gti tá há décadas,Fiateiros não aceitam a realidade.
ExcluirMarea lá só é lembrado na Itália e o Golf gti lá vende horrores
Enquanto o Golf caminha pra oitava geração.
ExcluirO Marea apodrece nos ferro-velho.
https://www.tudopracarro.com.br/sucata/sucata-marea-weekend-2.0-20v-p-retirar-pecas?id=84052
Curiosidade: qto custa o seguro desse carro?
ResponderExcluirEntre os anos de 2008 e 2011 eu tive um Turbo, sedan. Simplesmente era impossível fazer o seguro. Na época, somente a Bradesco Seguradora aceitaria fazer o seguro dele, mas cobravam R$ 9.000,00 por isso. É isso mesmo: 9 mil reais nos idos de 2010. Totalmente impraticável. O resultado foi que durante os três anos e pouco que fiquei com ele, nunca fiz seguro. Dei sorte e nunca precisei mesmo.
ExcluirCaramba. Hoje em dia então teria.um preço surreal. Valeu pela informação.
ExcluirCorajoso vc Freitas... parabéns
Excluir9 mil o seguro de um Marea?eita lasquera,o seguro de um Passat custa 7400 temers
ExcluirPois é, e imagina 9 mil anos atrás? Era ainda mais dinheiro do que hoje. Mas sei lá, acho que jogavam esse valor só pra não dizerem que não aceitavam logo de cara rsrs. Bom, quanto ao que nosso colega Nicolas disse, sobre eu ter sido corajoso, em certo ponto fui sim pois na época ele já tinha adquirido a fama ruim com o surgimento dos primeiros problemas. Porém, o Marea (não necessariamente o Turbo) era meu sonho de adolescente. Quando ele foi lançado eu sonhava em ter um, qualquer modelo que fosse, quando pudesse. Eu tinha pôsteres no quarto. Eu achava a coisa mais linda da época (no mercado brasileiro, claro). Bom, cresci, estava com um bom emprego e ganhando bem, solteiro e sem filhos... Pq não realizar um sonho? Todo mundo falava pra não fazer, mas dane-se o mundo! Eu podia, eu queria, então eu fiz. E vou te contar: tirando esse lance de não conseguir fazer seguro, foram só alegrias. O modelo turbo veio de sorte, pq foi um carro que estava perfeito de cuidados e manutenção, o dono anterior era chato com ele. Quanto à manutenção, nunca tive que fazer nada demais, somente rotina e os preços eram normais da categoria, equivalentes a um Vectra da época. O único gasto maior vinha do fato de fazer troca de óleo e filtros a cada 5.000 km pois eu não queria arriscar. Comprei com 76.000km e vendi com 130.000km. Eu viajava muito com ele, era um ótimo estradeiro o danado, mas no fim, começava a aparecer a necessidade de troca de algumas peças mais específicas e essas sim eram mais caras e o valor do carro em si era pequeno. Não valia à pena. Mas não me arrependo, foram bons anos e boas puxadas juntos nesses anos.
ExcluirGostei do Marea quando era adolescente,mas mesmo não época preferia o Passat que ele,estranho é que o Marea Turbo nunca foi oferecido na Europa
ExcluirAcho que é pq na época tinha lá o Coupé Turbo, que aliás, usava o motor que Fiat usou aqui no Marea, só que aqui tinha a potência reduzida.
ExcluirEsse carro é o pai do Marea Turbo,esse motor nele gerava 220 cv,o Coupé é outro carro que a Fiat matou e aqui no Brasil é muito difícil ver um nas ruas já que achar peças pra ele é quase impossível.
ExcluirMas é bom lembrar que o Marea concorria também no segmento de médio-grandes aposentando o Croma que foi outro erro da Fiat,Se ela não tinha grana pra mexer no croma que fizesse uma pequena mudança no desenho dele com novos equipamentos e uns 2 motores novos,mas a Fiat queria minar o Passat e o Mondeo que na época tavam pra passar por grandes mudanças e quebrou a cara
O veiculo Marea Turbo não é aceito por nenhuma seguradora no Brasil (seguradora NÃO cooperativas)devido ao ano de fabricação e grande risco de sinistralidade (perda total)
ResponderExcluirOs Fiateiros vão dizer que é um complô liderado pela Volks contra o carro
ExcluirQuem não lembra do Gol turbo?
ResponderExcluirAquilo sim era "bom".
Zero torque até 3.000 rpm, aí o carro acordava, mas era horrível de dirigir, irritante.
Um dos miaores micos da indústria automotiva brasileira.
Um erro não justifica o outro,O Marea sempre foi bem mais problemático que o gol
Excluiré uma bomba mas dava pau no golfinho com maestria
ResponderExcluirO Golf vai completar 45 anos de mercado e se firma como um dos melhores hatches médios da história e o Marea nem a Fiat quer saber dele
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ExcluirGolf vai completar 45 anos de mercado com uma geração nova e o Marea abandonado numa rua servindo de moradia
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ExcluirMarea na Europa só é lembrado na Itália.
ExcluirMarea e Golf nunca foram concorrentes,quero ver dar pau num Jetta tsi 2.0
ExcluirNão adianta querer defender algo que não tem como merecer.
ResponderExcluirSempre foi e continua sendo uma tranqueira.
Para os Fiateiros não,eles culpam os coitados dos mecânicos pelo fracasso do carro.
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ResponderExcluirO Jetta tem vendido bem lá,Passat e Atlas são feitos lá,a Fiat lá é um zero a esquerda,até a Chrysler toma pau da VW lá.
ExcluirGol g5 dava problemas graças a donos que tiram o carro da CSS e ficam rodando pra lá e pra cá com ele e não lêem nem 3 páginas do manual e não fazem a devida manutenção
Putz quando vi a materia e apertei para ler, sabia que ia dar m.... explodiu meu pc e ele apagou
ResponderExcluirNa Europa esse carro além de aposentar o Tempra também aposentou o Croma ou seja foi colocado para concorrer com o Vectra,Mondeo e o Passat.
ResponderExcluirBlog chato. Tudo precisa comparar com Golf GTI e algum Audi.
ResponderExcluirAchou ruim?vaza
ExcluirDeveriam comentar sobre a matéria e não sobre câmbios... Ford... Bora... Etc.
ResponderExcluirÉ de lamentar o nível das opiniões fugindo completamente do assunto. Fica a dica.
Marea bomba!
ResponderExcluirCambio Dsg 7 Bomba!
Poweshift bomba!
Sem mais
O dsg é um dos melhores câmbios já fabricados,o que dava problemas era o dsg seco,que nem aqui no Brasil é mais vendido.
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ExcluirNa Europa o dsg7 é banhado a óleo
ExcluirSim Dsg seco! Tive e tive problemas! A VW fez toda a troca! Mais é uma bomba! Tive jetta com dsg 6 e é fantástico!!!! No caso do golf dsg 7 mesmo após trocar toda a mecatrônica ele segurava a marcha em pissos irregulares! Vendi o carro por sso, apesar de adorar ele!
ResponderExcluirJá dirigi um Passat 350 tsi com dsg6
ExcluirDsg6 é o pica e pronto acabou
ResponderExcluirEsse carro e o responsável por qualquer carro turbo levar fama de bomba, apesar de tecnologia turbo ter evoluído bastante.
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