O Mitsubishi Eclipse Cross se posicionando entre o ASX e o Outlander. Suas dimensões são: 4,405 metros de comprimento, 1,805 metros de largura, 1,685 de altura e 2,67 metros de entre-eixos - o que o coloca como concorrente direto do Jeep Compass e do Volkswagen Tiguan (este cerca de 23 cm mais longo).
A estética da dianteira traz o DNA dos demais modelos da marca, com área central preta e detalhes cromados, enquanto na lateral temos uma linha curva do teto com o desenho que se sobressai pelas laterais até a parte traseira, encontrando o vidro traseiro inclinado.
A traseira é o ponto mais controverso, com alguns apontando similaridade com a do Pontic Aztec - modelo usado por Walter White, o protagonista de Breaking Bad. As lanternas estão em posição elevada e são são perpendiculares ao solo. A janela traseira dividida horizontalmente, segundo a marca, possibilita uma visão ainda maior de dentro para fora do veículo.
Na dianteira o Eclipse Cross conta com luzes diurnas (DRL) e faróis auto e baixo em LED com Auto High Beam, intercalando automaticamente entre farol alto e baixo em locais com pouca iluminação, evitando o ofuscamento de quem vem no sentido contrário.
As lanternas traseiras são de LED. O teto solar panorâmico duplo proporciona mais luminosidade dentro do veículo.
Interior
O interior traz uma decoração predominantemente preta, com peças na cor Silver Metallic e painéis em Soft Touch e Black Piano. Os bancos dianteiros contam com design esportivo, espuma de dupla densidade com retenção nas laterais e uma linha central que deixa o corpo em uma posição alinhada para a condução, e têm aquecimento nos dianteiros e ajuste elétrico para o motorista.
Os bancos traseiros são reclináveis e deslizantes, além de terem encosto regulável. São oito níveis de reclinação do encosto (16º a 32º) e deslizamento de até 200mm, ampliando o espaço interno de quem viaja no banco de trás. Mas o recurso também pode ser usado para dar ainda mais espaço ao porta-malas.
O ar-condicionado é digital, automático e Dual Zone. O volante reúne os comandos de voz e áudio, além dos botões do Speed Limiter e do Piloto Automático Inteligente. A direção conta com assistência elétrica e o volante tem ajustes de altura e profundidade. O painel do Eclipse Cross tem tela de LCD de alto contraste com computador de bordo com display de multi-informações.
O porta-malas conta 473 litros de capacidade, podendo chegar a 1.197 litros.
Entre os recursos de conveniência há o sistema Keyless para abertura das portas com apenas um toque no botão, sensor de chuva e acendimento dos faróis, espelhos retrovisores elétricos com rebatimento automático, luz indicadora de direção e desembaçador, botão Start Stop (OSS) para partida, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.
Há também o Head Up Display, que projeta informações full color sobre o painel do veículo, bem a frente do motorista, que não precisa tirar sua atenção do trânsito para ver a velocidade, controlar o piloto automático, dentre outras funções.
O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7” com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.
O modelo é equipado com Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB) com Auto Hold. Depois de estacionar o veículo, basta acionar um botão para ativar os freios. Já o Auto Hold, quando acionado, o carro irá ativar automaticamente os freios de estacionamento em qualquer parada, até mesmo em ladeiras. Para destravar, basta voltar a acelerar. O sistema TPMS monitoramento da pressão dos pneus e emite um alerta no painel LCD caso necessidade de calibragem.
Drivetrain
O Mitsubishi Eclipse Cross vem com motor Turbo 1.5L de 165cv de potência e 25,5 kgf.m de torque, associado a uma transmissão CVT de oito velocidades, com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista, e Sport Mode com Paddle Shifters.
Os dados de desempenho e consumo medidos pela revista Quatro Rodas são os seguintes:
As rodas são de liga leve 18” com acabamento diamantado e pneus 225/55R18. O Eclipse Cross tem raio de giro de 5,3 metros.
Segurança
O Eclipse Cross é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, com ABS, EBD e BAS. Além disso, o modelo conta com o BOS, um sistema que monitora constantemente os pedais. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, as rotações do motor são reduzidas gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
Há também o HSA (Hill Start Assistant), um assistente de partida em rampa que pode ser usado tanto para mover o veículo para frente, como em manobras em marcha a ré.
O Eclipse Cross traz o Super All Wheel Control (S-AWC), um sistema de controle dinâmico integrado ao 4WD. Com um acoplamento eletromagnético, o sistema controla automaticamente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro. E o AYC (Active Yaw Control) faz otimização do torque entre as quatro rodas.
O motorista pode optar por três tipos de condução: AUTO, SNOW ou GRAVEL, dependendo das condições de cada tipo de terreno, visando melhorar a precisão na condução, estabilidade e manobrabilidade em estradas escorregadias.
A suspensão dianteira é independente McPherson e barra estabilizadora e a traseira é independente Multi-Link, com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Assistência à condução
- BSW (Blind Spot Warning) – Aviso sonoro e de luz nos espelhos retrovisores indicando região de ponto cego.
- UMS (Ultrasonic Misacceleration Mitigation System) – Sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances e o perigo de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo, caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano com o carro parado ou até 10km/h.
- RCTA (Rear Cross Traffic Alert) – Sistema de aviso de tráfego traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em marcha a ré.
- Speed Limiter – Limita uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista.
- ASC (Active Stability Control) – Controle ativo de estabilidade, evitando escorregamento em curvas.
- ATC (Active Traction Control) – Controle Ativo de Tração, atua em pisos de baixa aderência.
- ACC (Adaptative Cruise Control) – Piloto automático inteligente de nova geração, que diminui e acompanha automaticamente a velocidade do veículo à frente.
- FCM (Foward Collision Mitigation) – Sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar.
- LDW (Lane Departure Warming) – Aviso de saída de faixa de rolamento.
O Eclipse Cross está disponívelm duas versões: Eclipse Cross HPE-S S-AWC (R$ 149.990 reais) e Eclipse Cross HPE-S (R$ 155.99). O modelo está disponível em sete cores: Bronze Metálico, Azul Sporty Metálico, Cinza Titanium Metálico, Prata Sterling Metálico, Branco Pearl Perolizado, Preto Pearl Perolizado, além da Vermelho Diamond Tri-coat Metálica.
O modelo tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preço fixo.
Conclusão
O Mitsubishi Eclipse Cross tem uma boa lista de itens de série, sobretudo na versão topo de gama. Mas o preço do modelo de acesso é elevado, o espaço interno é deficiente e o porta-malas perde para a maior parte dos concorrentes.
Confira abaixo, os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais emplacados nas parciais de setembro de 2018:
ResponderExcluirAutomóveis
Onix – 17.939 unidades
Ka – 8.665
HB20 – 8.612
Gol – 6.752
Prisma – 6.515
Argo – 6.374
Kwid – 5.436
Polo – 5.296
Compass – 4.998
Corolla – 4.769
Sandero – 4.559
Creta – 4.170
Kicks – 3.990
HR-V – 3.949
Mobi – 3.530
Virtus – 3.518
Renegade – 3.377
Ka Sedan – 3.276
Cronos – 3.059
Yaris – 2.940
Comerciais Leves
Strada – 4.691 unidades
Toro – 4.560
Saveiro – 4.326
Hilux – 3.277
Amarok – 2.501
S10 – 2.446
Ranger – 2.143
Montana – 1.291
Fiorino – 1.285
Oroch – 1.045
L200 – 837
Master – 606
Frontier – 360
HR – 353
K2500 – 350
Ducato – 333
Express – 196
Daily 3514 – 160
Sprinter 313 – 154
Kangoo – 95
Fonte: Fenabrave / NA
Tiguan 1.4 TSI DSG imbatível, atropela esse robozinho japonês
ResponderExcluirEquinox manda um abraço
ExcluirEquinox tem 120 cavalos a mais, porém faz 5 por litro. O público alvo é diferente, apesar dos preços e dimensões serem próximos. Compra equinos quem quer desempenho e compra tiguan quem quer eficiência.
Excluirtraseira ala tigo da Caoa Chery xD kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirContinuam produzindo carros horríveis, somente o interior se salva !
ResponderExcluirO site não vai comentar o Recall de 08 modelos de automóveis da FCA/Fiat ! Agora os carros podem passar para o ponto morto durante o percurso alem de anteriormente o motor ser desligado ! Estou achando que isso é para economizar combustível ! kkk
ResponderExcluirBonito mas... não vai.
ResponderExcluirA unica vantagem do tiguan é que o eclipse é mtoooo feio
ResponderExcluirEita inveja da concorrencia...produto novo no mercado! Bom pro publico
ResponderExcluirMe parece um bom carro, mas essa traseira está estranha, além do preço absolutamente fora de questão. Bem, qualquer carro no Brazél é caríssimo
ResponderExcluirNão gostei, não testarei e não comprarei...By Carlota Vit@r!
ResponderExcluirFeio, caro, lento, pesado e com um CVT.
ResponderExcluirNão vai vender nada.
Muito dinheiro pra muito pouco carro.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSUV bonito
ResponderExcluirCadê a lista dos mais vendidos?
ResponderExcluirMitsubishi é Mitsubishi. O público e fiel, principalmente quem usa para fora de estrada. E daí não tem Compass, Tiguan... Quem compra Mitsubishi nem olha esses concorrentes.
ResponderExcluirQuanto ao design, eu acho bonito, diferente na traseira mas a dianatdia e ASX/Outlander. Bom para o mercado ter mais uma opção, mas realmente deve vender pouco.
Cada comentários....
ResponderExcluirQuem tenta comparar o Eclipse com Compass ou Tiguan, passa atestado que não conhece carro. Este carro é para ser comparado com o XC40 da Volvo.Não é igual, mas chega bem perto. Se não acredita, faça um teste drive nos dois. Estão bem próximos.
ResponderExcluirOtimo Veiculo comprei um tem 20 dias, economico Otimo Torque carro top!
ResponderExcluirA frente dele eu gostei mais a traseira ficou zuado....
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.