Os dois crescem em vendas, mas o Tiguan em ritmo mais acelerado na esteira da onda de SUV´s. Mas enquanto o Golf tem mais de 40 anos, o Tiguan de primeira geração foi apresentado em 2007, e desde então continua a ser uma história de sucesso para a marca. É um SUV de tamanho médio competente no off-road, com uma espaçosa e que tem uma sensação premium.
Quando esta segunda geração foi apresentada em 2016, especulou-se que haveria uma versão "GTI" do Tiguan, algo que não se confirmou. Entretanto, esta versão topo de gama do Tiguan AllSpace 2019, o R-Line, tem detalhes internos oriundos do GTI, além de motor e câmbio do Golf esportivo. Ou seja, é quase um Golf GTI em formato familiar que leva até 7 passageiros.
O Tiguan AllSpace R-Line custa R$ 179.990 reais, tendo como opcionais apenas o teto solar panorâmico, que leva seu preço a R$ 183.990 reais. Ele vem completo, com rodas de 19”, motor 2.0 TSI de 220 cavalos, transmissão automática de dupla embreagem DSG de 7 marchas, um visual retilíneo e agressivo.
É um carro bonito, masculino e moderno. A dianteira tem o ar high-tech acentuado pelos faróis de LED, sistema de posição diurno (DRL) também em LED. Na traseira as lanternas também são em LED.
Quando se liga o Tiguan R-Line, a linha superior dos LEDs permanece acesa enquanto o motor está ligado - é o chamado DRL.
Na traseira, e na traseira há elementos horizontais de LED que ficam acesos, mas ficam verticais e se tornam mais intensos quando o freio é aplicado. É muito atraente quando se vê pela primeira vez.
No teto, há um rack que não é decorativo. Ele é funciona e permite alocar um bagageiro que amplia ainda mais o espaço de carga - no caso, por exemplo, de uma viagem longa com 7 passageiros no interior.
Apesar da aparência esportiva, o Tiguan AllSpace R-Line traz bancos macios de couro Vienna que têm emblemas R-Line.
Na verdade, emblemas R-Line foram aplicadas em muitos locais tanto do interior quanto do exterior, diferenciando a versão das demais.
Interior & Sistema de informação e entretenimento
Assim como os demais Tiguan AllSpace, este modelo vem com a versão mais moderna do sistema de informação e entretenimento da VW, que já tem compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Ele tem uma tela táctil de 8", sistema de navegação integrado, e aceita comandos por voz, tanto operando com Apple quanto com Android.
Tanto no caso do Apple CarPlay quanto Android Auto, pode-se comandar a central para reproduzir música, fazer ligações ou traçar rotas de navegação apenas com pedido à central por meio de voz.
O sistema também lê mensagens de WhatApp ou de SMS, e permite responder também com comandos de voz.
Esses recursos são extremamente importantes em termos de segurança, pois permite ao motorista interagir com a central sem tirar a atenção do trânsito, evitando acidentes causados por desatenção.
É possível comutar entre o Apple CarPlay e Android Audot para o sistema do carro a qualquer momento.
No modo padrão, a barra automática do menu do sistema de infoentretenimento fica oculta quando não está em uso, mas basta aproximar as mãos para ela surgir e oferecer ao usuário opções para visualizar mapas, estações de rádio e outras funções.
O sistema de som é de alta qualidade. O som é rico e escuro. Isso torna a cabine já elegante ainda mais sombria.
O interior é particularmente bonito quando escurece. Todos os materiais são suaves e caros, incluindo os plásticos.
Todos os botões e alavancas têm uma ligeira resistência em seu funcionamento suave - um tipo de requinte que só se espera em carros bem mais caros.
Quando se opera os comandos circulares do controle de ar-condicionado com três zonas, sente um "grip" suave que evidencia uma preocupação do projeto com os mínimos detalhes.
Os botões não são apenas bonitos, mas também agradáveis ao toque.
É interessante notar, porém, que esse mesmo cuidado e qualidade percebida no Tiguan de R$ 180 mil, está presente também no modelo de acesso, de R$ 125 mil reais.
Funcionalidades
O Tiguan AllSpace R-Line 350 TSI tem um vão livre do solo de 21,6 cm o que dá a este SUV uma boa desenvoltura mesmo em terrenos pouco cooperativos. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 686 litros com os dois bancos da terceira fileira abaixados (216 litros com eles levantados).
Esse volume pode chegar a 1.761 litros com os bancos da segunda fila recolhidos - aumentando a versatilidade.
Esta versão R-Line vem de série com o "Active Cruise Control (ACC)" - um piloto automático adaptativo que se encarrega de manter a atenção na estrada à frente. Ele automaticamente diminui sua velocidade quando o tráfego diminui, e o faz até parar - de forma automática, sem que o motorista tenha que acionar o freio.
Quando o tráfego começa a anadar, basta apesar o botão "Resume” ou dar um pequeno toque no acelerador para o carro continuar a seguir o fluxo.
O ACC é um recurso muito conveniente e prático, tanto em rodovias quando no trânsito anda e para de cidades congestionadas, e é uma funcionalidade exclusiva desta versão R-Line. Os demais modelos (250 TSI e 250 TSI Comfortline) contam com o piloto automático convencional.
Outra exclusividade desta verão R-Line é o painel "painel virtual". Todos os mostradores do cluster de instrumentos foram substituídos por uma única tela ampla de LCD de 12 polegadas. Os botões do volante permitem controlar qual o tipo de visualização você terá.
É possível, inclusive, colocar o mapa de navegação integralmente no custer de instrumentos. Nesse caso, o velocímetro e o conta-giros diminuem de tamanho quando o mapa é exibido.
Há ainda um velocímetro digital.
Finalmente, outra a porta traseira com comando elétrico é outra funcionalidade exclusiva desta versão R-Line.
Este é um recurso típico de modelos premium, e muito útil, tornando a vida do motorista muito fácil, já que opera a abertura da tampa com um gesto de pé na parte inferior, e fecha ao toque de um botão.
Passeio e dirigibilidade do VW Tiguan 350 TSI R-Line
O Tiguan R-Line é o único da gama que vem com a transmissão automática DSG de 7 marchas, e com o motor 350 TSI (2.0 Turbo e injeção direta) movido exclusivamente a gasolina (os demais Tiguan têm motor Flex) do Golf GTI, além do sistema de tração integral 4Motion.
É o mesmo conjunto mecânico do Golf GTI europeu, e confere a este SUV uma performance de um verdadeiro hot-hatch: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h, segundo dados da VW.
Consumo e desempenho
No teste da revista Quatro Rodas, o Tiguan R-Line acelerou de 0 a 100 Km/h em 7,4 segundos. O consumo foi de 8,7 Km/l de gasolina em cidade, e de 11,8 Km/l em estrada.
A direção é muito leve e o nível de assistência varia de acordo com o modo de condução selecionado. No modo "Sport" o Tiguan R-Line tem um comportamento de carro esportivo, e sua dirigibilidade fica impecável em uma estrada sinuosa - perfeita, como o padrão de acabamento da cabine.
O passeio desta Tiguan R-Line é soberbo. Em modo Sport ele é mais firme, claro, no entanto mesmo nessa configuração ele não é desconfortável, e até mesmo encara vias esburacadas sem reclamar.
A posição de condução é bem elevada, e o motorista fica bem alto, com uma visão panorâmica do que acontece à frente. Há espaço para 5 adultos, para 4 ficam melhor acomodados, já que a posição central do banco traseiro traz um descansa braço - o que tira um pouco do conforto do terceiro passageiro. Já os dois assentos da terceira fileira são adequados para pessoas com até 1,57 metros.
O sistema de tração 4motion AWD ajusta a potência e o torque para cada roda para propiciar a melhor aderência, alterando a configuração em frações de segundo - conferindo segurança em mudanças rápidas de vias ou em entradas e saídas de curva.
Segurança
O Tiguan AllSpace 350 TSI vem com todos os equipamentos de segurança habituais que se espera em um carro desse valor. ABS com EBD, sistema de estacionamento automático - pressione o botão de estacionamento e o carro procura um ponto. Você indica se quer estacionar do lado do motorista, senão estaciona do lado do passageiro.
Então, tudo o que você tem que fazer é seguir as direções mudando para D ou R. Você controla a velocidade, mas a direção é feita pelo computador, e ele é muito bom nisso. Os sensores sabem exatamente onde estão os obstáculos.
A câmera de ré também é de alta qualidade. As linhas mostram para onde você está indo, e o quão perto você pode chegar de um obstáculo e ainda conseguir abrir a porta traseira.
Os recursos de off-road são bastante aprimorados pela adição de configurações extras. Eles são controlados por um dial de controle montado no console. É certo que as configurações off-road tornam o Tiguan R-Line competente em uma trilha cross-country leve.
Conclusão
O VW Tiguan R-Line é um prazer de dirigir. As linhas externas fazem dele um objeto agradável de se olhar, e a cabine é um lugar muito aconchegante de se estar. Embora seja caro, ele é recheado de recursos de tecnologia e de conveniência, muitos dos quais não presentes nem mesmo em SUV´s de marcas premium de mais de R$ 250 mil reais.
Merece até a primeira colocação no ranking dos SUV pelo custo benefício, tecnologia embarcada e qualidade de construção. Coloca o Compass, queridinho brasileiro, no chinelo, a ponto de fazer o carrocinha da FCA parecer lixo!
ResponderExcluirEle não concorre com o Compass
ExcluirBaita carro! Felizes aqueles que podem pagar 180.000,00
ResponderExcluirA VW acordou e está dando até dó dos concorrentes. No Brasil o esculacho em cima de todos os concorrentes começou com o up!, depois o chegou a 7ª geração do Golf que simplesmente aniquilou o i30. recentemente Polo e Virtus fizeram o brasileiro ter a sensação de que tudo que roda sobre quatro rodas no Brasilse transformou em lixo diante da dupla germânica. Hb20, Onix, Argo, Fit, City, Cobalt, March, Etios, Sandero foram reduzidos a escória automobilística. E Com o Tiguan não será diferente, esqueça todos os SUVs que rodam pelo Brasil até 180.000,00 pois todos sem exceção estes inclusive o queridinho Compass passaram a ser lixo a partir do primeiro dia que a nova geração do Tiguan foi apresentada. Fatos! Apenas Fatos! O resto é blá blá blá, chororô e muita mentira!
Marcos: concordo com vc em alguns aspectos, em outros, vc exagerou, e muito.
ExcluirConcordo que a Tiguan Allspace é um excelente carro e é melhor que o Compass, mas também cobra a mais por isso. Concordo que a virada da VW começou com o Up! e que Polo/Virtus elevaram o nível de seus respectivos segmentos.
Mas chamar todo o resto de escória é demais. Sandero, March, Onix e Cobalt realmente estão ultrapassados, mas até que me provem o contrário, HB20, Argo, Fit, City e Etios continuam sendo ótimos carros.
Bom dia pessoal.
ResponderExcluirAlguem ja tem mais informações sobre o Polo MSI com câmbio automatico?
A vendedora na loja disse que ja tem as informação , mais não quiz passar.
Se alguem quiser passar aqui no blog seria interessante.
Dizem que está chegando. Mas eu preferiria dirigir um Polo TSI com câmbio manual.
ExcluirTomara que não lancem a linha 2019 do MSI 1.6 sem o AT. Vai ser a maior burrada da VW, depois do lançamento do carro sem retrovisor elétrico.
ExcluirPelo menos há a esperança que isso aconteça pois só não divulgaram ainda os preços da versão 1.6.
A Argentina tem uma versão highline igual à nossa R-Line, mas com head-up display, Discover pro e sistema de câmeras 360º. E a Tiguan deles vem do mesmo lugar que a nossa, do México. Aqui não oferecem nem como opcional. E outra coisa que faltou foi auxiliar de ponto cego. Uma vergonha um suv desse tamanho vir para o Brasil, cujo trânsito de motos é um caos, sem esse opcional.
ResponderExcluirEnfim, para dominar o mercado de SUVs a Tiguan precisa melhorar um pouco mais, como na versão Argentina.
Aqui não vai dominar porque o carro é importado e vai ter sempre aquela estória de não ter o carro disponível na versão que o cliente quer. O Compass é inferior mas não tem esse problema
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão vejo a hora de colocar as mãozinhas no meu. R-Line garantido na pré-venda.
ResponderExcluirEsse cambio DSG não é apto para nossas ruas, onde está a excelente Aisin de 6 marchas? Só falta a suspensão ser multilink e não a robusta por eixo de torção, que dispensa alinhamento e só terá sentida a diferença em velocidades incompatíveis com as nossas vias.
ResponderExcluirComo tem idiota relinchando idiotices. os manés não entendem nada de carro e vem querer fazer gracinha. Mas aí só falam bobagens e assinam atestado de leigos.
ExcluirO mané vem falar de DSG, esquecendo-se que este é o DSG-7 usado no Audi Q3 2.0 Quattro desde 2011 no Brasil, banhado a óleo, e extremamente robusto. O mané ve DSG-7 e acha que é caixa seca, e ainda tenta fazer gracinha. Mané. Nota zero para ele!!! BUUMNMMMMMMMMMMMMM!!! pesquisa antes de relinchar.
Mas o sujeito se supera em idiotia quando ele relincha sobre suspensão traseira.
O espécime acima errou tudo. Primeiro, sugere eixo de torção em carro com tração AWD. kkkkk ...coitado, acho que ele não sabe que carro AWD tem um eixo traseiro, então não dá para usar eixo de torção.
Mas aí ele caga e senta em cima quando mostra que a única suspensão traseira que ele sabe relinchar é "multilink", que ele não sabe o que significa. Mas o pior, é que essa Tiguan tem suspensaõ traesira McPherson, independente, igual a usada por 99,99% de todos os carros vendidos no brasil na dianteira. Esse é o sistema que ele relincha que não é "adaptado".
Na boa, quer ser engraçadinho, precisa aprender a relinchar melhor. Com esse tipo de relincho aí vc não mostra que é engraçadinho. Mostra apenas que é um idiota.
Até nas duas versões que não são AWD a suspensão traseira é a mesma da R Line?
ExcluirEsse Tiguan R-Line é um carro que espanca em todos os sentidos o Volvo XC60, BMW X1 (todos) e só é comparável ao BMW X3 e Audi Q5 Ambition com o pacote assistence plus que sai a R$ 315 mil.
ResponderExcluirEspanca também o Mercedes GLC.
Boquetagens como Equinox, Peugeot 5008 e outras da espécie não chegam nem perto. São ridículos perto deste Tiguan R-Line.
Na verdade, até R$ 250 mil, este é o melhor SUV que vc pode comprar.
Nem perca tempo comparando. Ele está muito acima dos demais.
Mano kkkkk o tiguan eh um puta carro, mas compara-lo ao xc60 é sem noção dms kkkkkk
ExcluirEstá mais para o Passat Highline do que para o Golf GTI.
ResponderExcluirMas o Passat consegue ter ainda mais recursos, como o DCC.
Não ligo para SUV. Mas essa Tiguan está um espetáculo!
Mas ainda prefiro o Passatão!
Mas o Passat tem Discover pro, esse aí tem Discover media. Nesse aspecto, a Tiguan está mais para Polo...
ExcluirMéxico, Puebla.
ResponderExcluirTava querendo um up! take mais depois que ele saiu de linha e também ele tinha aquele painel do anterior e clust não tinha nem marcador de combustível e pensar que o tsi em agosto/2015 era 43000, agora não se compra nem o mpi. Brasiiiiiil
ResponderExcluirÉ a ganância das montadoras que sempre prevalece.
ExcluirÉ que eu tive um ave( acidente vascular encefálico) e isso me dá direito a isenção fiscal, um desconto de cerca de 30% em um carro até 70 mil e eu posso pedir a isenção de 2 em 2 anos, é lindo e só não to falando direito mas eu consigo andar de moto
ResponderExcluirEm que pese a dispensável e apalermada "babação de ovo" pela marca, trata-se de um excelente carro! Sensacional!
ResponderExcluirPra mim está no nível do Audi q5, porém economiza 100 mil
ResponderExcluirMuito longe
ExcluirE os psicopatas continuam a ploriferar-se desenfreadamente...
ResponderExcluirMeu pai já teve um da geração passada e até hoje é um baita carro, imagina essa nova geração
ResponderExcluirQuanta baboseira, tudo isso que o Tiguan está oferecendo a Volvo já oferecia isso a tempos kkkk, e esse Tiguan é só um hatch com roupinha de SUV em outras palavras SUV Urbano, esse carro não aguenta uma lama pesada igual meu Subaru Forester ou o Jeep Grand Cherokee do meu amigo, em outras palavras os verdadeiros SUV de verdade mandam um forte abraço para essa Tiguan e todos os outros hatchs altinhos com fama de SUV.
ResponderExcluirE a suspensão range feito cama de mola velha
ExcluirSuv para asfalto.
ResponderExcluirFrente muito baixa para encarar um off-road de verdade.
Pneus de asfalto, atola no primeiro barro.
Penso a mesma coisa que você brother, esse Tiguan é apenas um SUV de Shopping, assim como a maioria dos SUV de hoje em dia, ainda bem que meu SUV é SUV original, aguenta: lama, areia, água, asfalto e até neve para quem mora em países frios, tenho um Forester.
ExcluirVai dormir, Juquinha! Amanhã vc dá mais uma voltinha no Cherokee do seu amiguinho! O Tiguan não tem nenhum pretensão de ser um legítimo fora de estrada. Se não sabe qual é a utilidade de um AWD, fica quieto que é melhor.
ResponderExcluirQuem vai ficar colocando um carro caro desse em estrada de chão? Quem tem sítio compra pickup
ResponderExcluirFato.
ExcluirA concessionária VW diz que o Tiguan não chega antes de julho... complicado.
ResponderExcluirE quem quer fazer trilha compra um wrangler, um troller ou um Jimny, nessa ordem, de acordo com sua capacidade financeira ...
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