A montadora de veículos premium MINI anuncia a chegada do novo MINI Hatch ao Brasil no mês de junho. Revelado em janeiro deste ano no Salão de Detroit (Estados Unidos), o modelo ganhou visual renovado, nova transmissão, mais opções de customização e mais conectividade e tecnologia. Fabricado em Oxford (Inglaterra) e Born (Holanda), o modelo será vendido por aqui em seis versões (Cooper 5p; Cooper Exclusive 3p; Cooper S 3p; Cooper S 5p; Cooper Top 3p e John Cooper Works) com preços sugeridos de R$ 119.990 a R$ 179.990.
"O MINI Hatch é o principal modelo da montadora britânica no Brasil, sendo responsável por 50% das suas vendas no país. A chegada da nova geração oferece um nível de equipamentos e tecnologia inéditos para o segmento e ocorre em um momento de crescimento e consolidação da marca no país", afirma Julian Mallea, diretor da MINI Brasil.
Visual atualizado
A carroceria do novo MINI Hatch recebeu atualizações que tornaram o seu visual ainda mais ousado e inconfundível. Entre as novidades, estão as lanternas em LED que ganharam um layout interno que remete à Union Jack, a bandeira do Reino Unido, em homenagem à sua origem britânica. Na dianteira, os faróis dotados de painéis escurecidos conferem agora uma aparência mais atraente à parte frontal do veículo.
O modelo estreia ainda o novo logotipo da MINI, concebido em 2D, que aparece na dianteira, traseira, volante, tela do instrumento central e chave do veículo. Os novos MINI também passam a contar com novos modelos de roda de liga leve e três novas cores externas, de acabamento metálico, que complementarão a gama de tonalidades disponíveis: Laranja Solaris, Cinza Emerald e Azul Starlight, todas com acabamento metálico.
No interior, há novas opções de personalização e customização do veículo. Os destaques ficam por conta da possibilidade de configuração com assentos em couro Chester Malt Brown para os modelos Hatch de 3 e 5 portas. Outra novidade é a Superfície Interior Iluminada MINI Yours, com desenho estilizado da bandeira britânica, no painel ao lado do passageiro. Introduzida pelo MINI Clubman e já usado no Countryman, essa tecnologia está presente agora em todos os modelos da marca.
Prazer ao volante
Divertido e ágil, o novo MINI Hatch traz a característica sensação “Go Kart Feeling”, um dos pilares da marca britânica. Os motores MINI TwinPower Turbo presentes em todos novos MINI Hatch estão agora mais leves e eficientes, com redução de até 5% nas emissões de poluentes, otimização dos sistemas de tubulação de ar de admissão, sistema de refrigeração, sistemas de exaustão, e adoção do uso de componentes em carbono reciclado usado na produção de automóveis BMW i.
São três opções de motorização disponíveis. A primeira dela é o motor 1,5 litros TwinPower Turbo, 3 cilindros, com 136 cavalos de potência de 4.400 a 6.000 rpm e 220 Nm de torque entre 1.250 e 4.300 rpm. Disponível nas versões MINI Cooper Exclusive 3P, MINI Cooper Top 3P e MINI Cooper 5P, esse propulsor oferece velocidade máxima de 210 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos.
Já o motor Cooper S traz o propulsor 2.0 litros TwinPower Turbo, 4 cilindros, com 192 cavalos de potência de 5.000 a 6.000 rpm e 280 Nm de toque de 1.350 a 4.600 rpm. A velocidade máxima é de 233 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,7 segundos. Esse motor estará disponível nas versões MINI Cooper S 3P e MINI Cooper S 5P.
Por fim, a versão apimentada John Cooper Works traz o motor 2,0 litros TwinPower Turbo, 4 cilindros, com potência de 231 cavalos de 5200 a 6.200 rpm e 320 Nm de torque de 1.250 a 4.800 rpm. Nessa versão, a velocidade máxima é de 246 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,1 segundos. O motor John Cooper Works é disponível apenas para o MINI Hatch 3P.
A nova linha MINI Hatch estreia ainda uma nova transmissão automática Steptronic com double clutch (dupla embreagem) de sete marchas. Presente na motorização Cooper em sua versão tradicional e na motorização Cooper S em sua versão esportiva. A nova transmissão entrega engates mais rápidos e precisos, que intensifica a experiência de direção MINI. O motor John Cooper Works, por sua vez, traz câmbio automático Steptronic esportivo de 8 marchas com Launch Control.
Tecnologia de ponta
A linha MINI Hatch oferece agora recursos inéditos de tecnologia e interatividade com a nova geração do assistente de mobilidade pessoal MINI Connected, presente em diferentes níveis de conectividade. As funções incluem informações do trânsito em tempo real e atualização automática do mapa de navegação via conexão com o smartphone, além de serviço de concierge pessoal e o portal de internet MINI online, que traz notícias previsão do tempo e preço dos combustíveis. Há ainda a opção da preparação para o Apple CarPlay.
Entre os novos recursos do sistema MINI Connected, o destaque vai para a nova funcionalidade MINI Online, que inclui conteúdo de notícias atualizadas e alertas meteorológicos. Através do Journey Mate, é possível enviar trajetos planejados a partir de um smartphone ou de outros dispositivos conectados ao sistema de navegação MINI, por meio do aplicativo MINI Connected XL. Outro recurso recém-disponível é a preparação da Apple CarPlay, capaz de transferir a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infoentretenimento do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).
Versões e equipamentos:
MINI Cooper Exclusive 3p (R$ 119.990)
A versão oferece entre os itens de série assentos dianteiros esportivos com ajuste de altura; alarme; ar-condicionado; Colour Line em Preto Carbono; computador de bordo; controle de cruzeiro com função freio; pneus Runflat; faróis de neblina; kit de 1os socorros; lanterna de neblina traseira; luzes de direção na cor cristal; pacotes de armazenamento e luzes; parafuso de roda com segredo; sistema de infoentretenimento com rádio MINI Visual Boost, tela de 6,5 polegadas e interface Bluetooth Hands Free; superfícies do interior em Cinza Hazy; tapetes em veludo; travamento automático das portas em movimento; volante esportivo em couro com botões multifuncionais e rodas em liga leve de 16 polegadas. Como itens opcionais, a versão disponibiliza câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro; faixas decorativas no capô brancas/pretas; pacote Parking (Parking Assistant e Sensor de estacionamento dianteiro); sistema de áudio Hi-Fi Harman/ Kardon; sistema de Navegação MINI e teto solar panorâmico.
MINI Cooper Top 3p (R$ 129.990)
Os itens de série são: assentos dianteiros esportivos com ajuste de altura; ar-condicionado digital automático dual-zone; Colour Line em Preto Carbono; computador de bordo; controle de cruzeiro com função freio; descanso de braços dianteiro; roda de liga leve aro 17” Tentacle Spoke com Runflat; faróis de neblina em LED; faróis Full LED; kit de 1os socorros; lanterna de neblina traseira; luzes de direção na cor cristal; MINI Connected; pacote de armazenamento e luzes; parafuso de roda com segredo; rádio MINI Visual Boost; tela de 6,5 polegadas; interface Bluetooth Hands Free; LED Ring; ligação de emergência inteligente; serviço de ConectedDrive; Teleservices; sensores de chuva e crepuscular; superfícies do interior em Cinza Hazy; tapetes em veludo; travamento automático das portas em movimento e volante esportivo em couro com botões multifuncionais. Os opcionais disponíveis são câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro; faixas decorativas no capô brancas/pretas; pacote Parking (Parking Assistant e Sensor de estacionamento dianteiro); sistema de áudio Hi-Fi Harman/ Kardon; sistema de Navegação MINI e teto solar panorâmico.
MINI Cooper 5p (R$ 135.990)
Essa versão traz todos os itens da versão MINI Cooper Exclusive 3p mais ar-condicionado dual-zone; descansa braço dianteiro; rodas em liga leve de 17 polegadas; faróis de neblina em LED; faróis Full LED; MINI Connected; sensores de chuva e crepuscular; Teleservices; ligação de emergência inteligente e serviço de MINI Conected. Como opcionais, essa versão disponibiliza câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro; faixas decorativas no capô brancas/pretas; sistema de áudio Hi-Fi Harman/ Kardon; sistema de Navegação MINI; teto solar panorâmico e o pacote parking (sistema parking Assistant + sensor de estacionamento dianteiro).
MINI Cooper S 3p (R$ 159.990)
Oferece todos os itens de série da versão MINI Cooper Top 3p, porém com faróis em LED adaptativos, mais ajuste Eletrônico de Amortecimento; MINI Driving Modes; MINI Excitement Package (Luzes de ambiência); MINI Head-Up Display; pacote de armazenamento; retrovisor interno eletrocrômico; Sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon; MINI Connected XL; sistema de Navegação MINI Professional com tela multimídia de 8,8 polegadas e HD de 20GB, MINI Touch Controller, Interface Bluetooth Hands Free, LED Ring, ligação de emergência inteligente, serviço de MINI Conected, Teleservices e Apple CarPlay; superfícies do interior em Preto Xadrez e volante John Cooper Works em Couro com botões multifuncionais e paddle shifts. Os opcionais são: faixas decorativas no capô brancas/pretas; pacote Parking (Parking Assistant e Sensor de estacionamento dianteiro); rodas 17” Roulette Spoke (com pneus Run-flat) e rodas 17” Propeller Spoke (com pneus Run-flat).
MINI Cooper S 5p (R$ 165.990)
Essa versão os mesmos equipamentos de série e opcionais da versão MINI Cooper S 3p, com a inclusão apenas de faróis direcionais full LED.
MINI John Cooper Works (R$ 179.990)
A versão mais apimentada da linha traz todos os equipamentos da versão MINI Cooper S 3p mais assentos esportivos John Cooper Works; faixas esportivas John Cooper Works no capô; forro de teto em Anthracite; spoiler traseiro; superfícies do interior em Black Piano e teto e capa dos retrovisores externos vermelhos ou pretos, além de Sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon. Os itens opcionais são o pacote Parking (Parking Assistant e Sensor de estacionamento dianteiro); roda aro 18 polegadas JCW Cup Spoke 2-tons com runflat.
Mini Coooper S provavelmente vai ser um melhor negócio do que o Golf GTI que a VW injustificadamente insistir em atrasar o início das vendas! O Mini acabou de ser reestilizado na Europa e já vai chegar aqui. Se bobear ainda chega nas concessionárias antes do GTI, que já sofreu facelift no velho mundo há muito mais tempo.
ResponderExcluirJovens DIHNÂMICOS vão à loucura! Izás
ResponderExcluirJá já chega um ASNO que ronda por aqui, pra informar que o POLO custa bem menos.
ResponderExcluirÉ um kart, mas não consigo achar esse carro bonito, aliás, acho bizarro.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.