A Audi do Brasil lança no mercado nacional a versão esportiva do SUV intermediário Q5. O Audi SQ5, oferecido com novo motor 3.0 TFSI, e preço de R$ 397.990 reais.
O SQ5 tem motor V6 TFSI com potência máxima de 354 cv e 500 Nm de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O motor V6 3.0 Turbo está associado a uma transmissão Tiptronic de oito velocidades com o modo Sport. Quando o Audi drive select está em Auto, Efficiency ou Comfort, a transmissão automaticamente alterna para o modo roda livre no momento em que o motorista tira o pé do acelerador suavemente em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h para aumentar a eficiência.
O Audi SQ5 chega também com tração permanente quattro - que contribui para uma dirigibilidade esportiva. Durante a condução normal, ela distribui a potência do motor com uma ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário, a potência é enviada para o eixo que exige maior tração. O controle seletivo de torque é ativado em todo tipo de superfície. Em curvas, o software freia levemente as rodas internas, mantendo o comportamento do carro neutro por mais tempo e permitindo uma dirigibilidade estável, precisa e ágil.
A suspensão é independente de cinco braços na dianteira e na traseira. O controle de amortecedores permite uma amplitude de expansão entre o conforto e a dinâmica. Os amortecedores com CDC (Continuos Damping Control - controle de amortecimento contínuo) adaptativos são integrados ao sistema Audi drive Select, juntamente com o motor, direção e o câmbio Tiptronic. Isso permite que o motorista controle as características do motor e a suspensão em diversos modos.
Sistemas de assistência ao motorista
O novo SQ5 também recebe os sistemas de assistência ao motorista do Q5. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que inclui o traffic jam assist pode assumir a direção do veículo em congestionamentos. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na faixa, enquanto o park assist facilita o processo de estacionamento. Entre os opcionais, o SQ5 traz o assistente de tráfego reverso, exit warning e side assist com câmera 360o.
Carroceria e design externo
O novo SQ5 tem 4.671 mm de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.635 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.824 mm. O SUV tem peso em ordem de marcha de 1.945 kg. A carroceria é conformada em materiais como alumínio e aços de alta resistência à tensão.
O Audi SQ5 se diferencia dos demais Q5 por características como para-choques esportivos na dianteira e na traseira complementados por entradas de ar com contornos fortes específicas da linha S, além do difusor com grade tipo colmeia. Outra característica da linha esportiva é a grade dianteira com lâminas duplas de alumínio e elementos contrastantes do acabamento no tom cinza fosco. Como toques adicionais, o logotipo S é usado em vários locais para identificar a versão.
Tecnologia de LEDs é oferecido de série em todas as funções de iluminação, como faróis, lanternas e pacote de luzes customizáveis interno. As luzes de seta dinâmicas garantem um alto fator de reconhecimento. Nas laterais do veículo, os espelhos retrovisores com capa de alumínio e os frisos na cor da carroceria destacam a aparência esportiva. O para-choque traseiro traz um difusor de alumínio.
Interior
O interior do Audi SQ5 adota uma decoração interna em tons escuros e oferta soleiras iluminadas que trazem os logos exclusivos da linha S. Costuras contrastantes no couro do volante e assentos esportivos revestidos de Alcantara e couro conferem esportividade.
O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e o carro pode receber revestimento nas cores cinza ou preta. As borboletas para trocas de marchas também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável.
O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto. A capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a 1.550 litros com o assento rebatido.
Equipamentos
No Brasil, o SQ5 é oferecido com uma lista de equipamentos que inclui rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de Alcantara, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção elétrico.
Na parte de entretenimento, o carro conta com sistema de som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth.
Ta muito caro, a audi perdeu a cabeça. Com mais uma graninha da pra comprar um poscher cayenne.
ResponderExcluirOu um Macan Turbo... Que é um foguete em todos os sentidos além de muito mais bonito!!!
ExcluirPrefiro X3 M40i
ResponderExcluirComo se seu gosto importasse pra alguém
ExcluirÉ um "maquinão", mas por esse preço compensa levar o Q7 (no meu caso que sou casado e tenho dois filhos - mais a namorada do mais velho que vai de lambuja...)
ResponderExcluirGLC 43 mandou abraços
ResponderExcluircom exceção do TT os carros da AUDI estão bem sem graça!!!
ResponderExcluirGLC43 tem suspensão a ar, esse não.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.