A Fiat do Brasil prepara as versões turbinadas dos motores Firefly para equipar o hatch Argo e o sedã Cronos a partir de 2019.
Os motores que estão em testes no momento são o FireFly 1.0 12V Turbo Flex, e FireFly 1.3-16V Turbo Flex, ambos com injeção direta de combustível.
Os dois propulsores já são oferecidos na gama Fiat do Brasil em versões aspiradas com cabeçotes de duas válvulas por cilindro, mas as versões turbinadas terão arquitetura bem mais sofisticada.
O 1.0 troca o cabeçote de seis válvulas por outro de doze, e o 1.3 passa a adotar um cabeçote de 16V. Nos dois casos são incluídos comando de válvulas duplo variável na admissão e escapamento. Por fim, a injeção eletrônica dá lugar a um sistema de injeção direta (GDI).
Com tais aperfeiçoamentos, o motor FireFly passará dos 77 cv com etanol atuais para mais 115 cv de potência e 16 kgfm de torque, enquanto o 1.3 Turbo atingirá mais de 150 cv e o torque ficará próximo a 24 Kgfm. Os dois propulsores já ofertarão bom torque abaixo de 2.000 RPM.
Esses motores estarão presentes em versões do Argo e Cronos. No caso do Hatch, o motor 1.3 Turbo Flex GDI poderá torná-lo o verdadeiro sucessor do Punto T-Jet - algo que o HGT 1.8 agora não consegue por absoluta falta de desempenho.
Em relação à transmissão, o motor FireFly 1.0 Turbo Flex poderá estar associado com a transmissão automatizada GSR, enquanto o 1.3 Turbo adotará o câmbio automático de seis marchas.
Fonte: Auto Esporte
RIP Polo
ResponderExcluirVão vender na Európia....
ExcluirRip polo aonde?acha que a Volks vai ficar parada?ela vai dar o troco,esses motores com certeza vão colocar no sucessor do Punto na Europa
ExcluirEm nome do pai, do filho e do espírito santo. Descanse em paz.
ExcluirMais fácil o Argo morrer do que o Polo.
ExcluirCarlota pira!!
ExcluirRIP POLO, que bobagem...
ExcluirOs piores motores de carros vendidos no Brasil: 2 chines, 2 fiat e 1 Hyundai.
Excluirhttp://carros.ig.com.br/2017-11-28/piores-motores.html Esperado.
Esses motores FireFly turbo vão por os Tais no bolso.
ExcluirRIP VW Polo
Excluir:))
Demorou, deveriam ter lançado o carro já com os novos motores.
ResponderExcluirPrática típica da Fiat para contribuir com o processo de micagem dos seus carros.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirSó acredito vendo
ResponderExcluirPQP nao acredito que vao continuar usando esse GSR! acho que ele nao aguenta a patada do 16 kgf logo cedo
ResponderExcluirSe o maior defeito do argo é o 1.8 antigo, esses turbos vão vender muito!!quanto mais concorrência melhor para nós
ResponderExcluirRealmente, esse motor 1.8 remexido é muito ruim. Comprar é mico, pois vira um melhor
ExcluirModelo 2019 ou ano 2019? Isso pode ser a diferença entre ser em abril-maio/2018 e, sei lá, agosto/2019.
ResponderExcluirEnfim, desrespeito com quem comprou o 1.8 aspirado, vai virar um verdadeiro mico no mercado de usados.
De qualquer forma, Argo já é mico mesmo, não esquenta!
ExcluirAnálise perfeita. Mas, não é pratica recorrente da montadora, talvez para desovar estoques...
ExcluirSempre foi assim...
Excluir- Palio teve 1.3 16v depois veio o 1.4 8v
- Linea 1.9 depois veio o ePork 1.8
Recentemente
- Renegade com ePork normal depois ePork Evo
- Mobi com motor Fire e depois FireFly
Não se espera muito da empresa que usou 1.8 8v da GM por um bom tempo.
O 1.8 e-torque já estava na marca do Penalty antes do Argo ser lançado.
ExcluirSegundo uma reportagem recente, está entre os 5 piores motores que equipam os carros no Brasil.
ExcluirEspero que a fiat coloque esse 1.3 turbo no renegade, aí será espetacular o desempenho pois aquela antiguidade 1.8 do atual é manco.
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirVerdade! Assim o Renegade melhoraria muito! E coitado de quem comprou os 1.8 flex (ainda mais os de 132cv).
ExcluirDuvido, no mínimo em 2029.
ResponderExcluirkkkkkkk, 1.0 TURBO com injeção direta e câmbio GSR. Por isso tá falindo mesmo!
ResponderExcluirEstá escrito poderá.
Excluircarlotinha vai dormir na cracolandia com essa noticia
ResponderExcluirAgora sim. Os carros já são mais bonitos e melhor acabados que os concorrentes, só faltava um bom motor para ficar bom.
ResponderExcluirSó motor??? Câmbio que presta não?
ExcluirMais acabados que os concorrentes, kkkkk, nunca andou num Uno Mobi, Palio, Gran Siena e agora o Ogro.
ExcluirNão me referi a Mobi, Palio, Gran Siena. Me referi apenas a Argo e Cronos, que segundo a veículos especializados têm acabamento acima da média.
ExcluirAcima da média Ford, aí eu concordo contigo
ExcluirDa média, da ford, china e da própria Fiat.
Excluire ai polo ?
ResponderExcluirA volkswagen pode colocar o 1.4tsi ou 2.0tsi (em última hipótese) no polo se as vendas cairem significativamente!
Excluirpara cair tem q subir primeiro
ExcluirO carro mais vendido do mundo em seu segmento, sem contar as vendas do Brasil que começaram recentemente... Subir em escala realmente não subirá, primeiro lugar...
ExcluirEsse 1.3 turbo talvez equipe uma boa gama da FCA como Renegade,Compass e Toro. O câmbio AT6 já é ótimo
ResponderExcluirCom certeza quem escreveu esta reportagem é inimigo do Carlota kkkk
ResponderExcluirO problema é se a FIAT vai existir até lá.
ResponderExcluirDepende de você!!!
ExcluirPor mim, que não compro tranqueira, pode desaparecer.
ExcluirVc é ridículo, a montadora ficou 14 anos liderando as vendas, isso deve ser vontade de ter um e não poder conseguir.... vá se atualizar....
ExcluirAté que enfim uma outra montadora vai produzir um 1.0 turbo em massa. Enquanto isso, VW é a única que produz esse motor em massa há algum tempo, mas seu erro foi oferecê-lo somente para o Up, mas com o Polo agora está fazendo a festa, ou seja, sem concorrentes à altura. Espero que outras montadoras tb sigam essa tendência.
ResponderExcluirNão tenho certeza, mas o Golf não tem uma versão 1.0 turbo?
ExcluirFord e Hyundai também tem 1.0T por aqui.
ExcluirDEPOIS DE LINEA....BRAVO....JÁ TEM MAIS MICOS SAINDO DO FORNO !!!
ResponderExcluirKkkkk...tbm acho
ExcluirEspero muito q o argo ganhe esse motor 1.3 turbo, isso pode forçar a Vw a trazer o polo 1.4 tsi.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDuro golpe no Virtus
ResponderExcluirQuem diria... O A3 sedan popular é da Fiat
Golpe futuro? 2019?
ExcluirSó tem puxa saco da vw nesses comentários
ExcluirTomara que coloquem esse motor turbo de 150 cv no Renegade aí sim...vai ficar top.
ResponderExcluirÉ assim que tem que ser! Isso é reflexo dos excelentes motores VW, no momento os melhores motores turbo na minha opinião é da VW, isso faz a concorrência mexer. Ta ai a reportagem. A fiat vai se mexer, as outras vao ficar paradas? Duvida muito, quem ganha?? Consumidor
ResponderExcluirExatamente.
ExcluirA VW sempre fazendo escola!!!
ResponderExcluirA FIAT pode tentar mais chegar a qualidade de motores e cambio DA VW é difícil!!!
Não interessa cara o que interessa é que a concorrência está se mexendo melhor pra nos consumidores...quer ficar de birrinha de qual é melhor? Por isso o Brasil não vai pra frente.
ExcluirHj em dia Hector não se tem diálogo com as pessoas, tudo "NUTELLA FanBoy de marcas e que não aceitam opinião e gostos diferentes dos deles, falando que esse é melhor, aquele é pior e assim caminha esse nosso BRASILZÃO.
ExcluirAqui no Blog mesmo temos um caso clássico desse tipo de pessoa, o Carlota.
Qt ao que disse, concordo com vc em número, gênero e grau, quem ganha com isso somos nós consumidores (que não fica de mi mi mi que só uma marca é boa), pois agora a FIAT se mexeu, com a mesma se mexendo, vc acha que as outras vão ficar "chupando o dedo"? Vão se mexer também e isso nos trás novos produtos e mais modernos, econômicos e seguros.
Que venham mais concorrências.
Os Multijets e seus antecessores são referência em motor turbo
ExcluirDeveria colocar também no Mobi !! kkk
ResponderExcluirCapaz de colocarem o 1.0 turbo nele
ExcluirTUDO VAI DEPENDER DOS DOS OPCIONAIS. SE VIER BEM EQUIPADO E COM DEPEMPENHO SEMELHANTE PARA COMPETIR COM VIRTUS, SERA UM BOM RIVAL. A QUESTÃO TODA DA BRIGA VIRTUS/CRONOS E ARGO/POLO FICARA NA RELAÇOA CUSTO BENEFICIO DOS DOIS!
ResponderExcluir1.3 turbo 150cv. O pé chega a coçar aguardando o teste drive.
ResponderExcluirPensei a mesma coisa quando quando li esse trecho da matéria kkk.
ExcluirGostei muito da notícia, gostaria que fosse pra maio de 2018, pena que vai demorar pelo menos um ano pra isso
ResponderExcluirUm ano, dois anos, três anos... quando falaram que iriam mudar o motor ePorq do Renegade? Enquanto há otá... para comprar o que é ofertado...
ExcluirGostei muito da notícia, gostaria que fosse pra maio de 2018, pena que vai demorar pelo menos um ano pra isso
ResponderExcluirótima noticia, porém poderia vir antes, mais tudo bem, antes tarde do que nunca, como é bom ver a concorrência entre as montadoras trazendo tecnologia e eficiência para nossos veículos aki produzidos, os motores tsi da vw são ótimos, os ecoboost da ford idem e os da fiat não devem ficar pra trás, esta pagina parece discussão de futebol cada um defendendo seu time, sem clubismo só espero que a fiat também agregue segurança assim como a vw se preocupou com o polo e antes o up, segurança essa que a ford tah acordando também acabou de fortalecer a estrutura lateral do new fiesta e também esta providenciando reforços estruturais no facelift do ford ka devido aos atributos da concorrência vide Polo e up.
ResponderExcluirDemorou. A Fiat tem deixado a desejar nessa parte de motores há um bom tempo. Judiação o que fez com o Renegade e a Tiro, por exemplo. Mas sempre é tempo. Tomara que a GM dê uma repaginada também na motorização do Onix, Cobalt, etc.
ResponderExcluirEnquanto houver consumidores que defendam esses lixos e ainda compram, para quê mudar? Vide o Renegade 1.8
ExcluirSe nem a Hyundai conseguiu produzir um 1.0 turbo decente, o que esperar da montadora que produz uma maravilha como Mobi e cia?
ResponderExcluirFIAT primeira montadora brasileira a trazer motor turbo pra Brasil.
ExcluirVerdade. Aquele motor argentino, fudido prá caramba.
ExcluirRealmente é uma boa notícia para nós, consumidores. Porém, o brasileiro, por incrível que pareça, ainda possui preconceito com motores turbo.
ResponderExcluirNão há nenhuma dúvida que hoje, a VW está muito na frente da concorrência quando o assunto é motor e câmbio, ofertando modernidade, qualidade e eficiencia. É natural que as outras montadoras corram atrás, mesmo que atrasadas.
Achei que a traseira lembrou um pouco o A3 sedan.
ResponderExcluirCaramba que triste ler esse blog, quanta gente "adoradora" de Volks aqui, e quanto comentário sem embasamento... Dizer que a Fiat tá devendo em motores é DESCONSIDERAR o excelente projeto e motores Firefly que são os mais eficientes do segmento, o 1.3 então uma jóia, quem anda pensa até que é um 1.6 dos bons! Menos paixão e mais informação galera.
ResponderExcluirDe repente esse 1.3 equipe a Toro Flex porque ninguem merece aquale 1.8 ma Toro foda
ResponderExcluirSó tem especialista! kkk...
ResponderExcluirAté agora, nada supera o THP. flw.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.