Disponível em mais da metade do portfólio da Volkswagen no Brasil, do up! ao Novo Passat, a tecnologia TSI permite motores compactos, de alta potência e que consomem menos combustível – o chamado downsizing.
A tecnologia TSI é oferecida em duas famílias de motores. A EA211 (com 1 litro e 1,4 litro de cilindrada e potência entre 105 cv e 150 cv) está nos modelos up!, Golf, Golf Variant, Jetta e Tiguan. A família EA888 (2 litros de cilindrada e potência entre 200 cv e 220 cv) equipa os modelos Jetta, Tiguan, Fusca, CC, Golf GTI e Novo Passat.
Consumo
Entre os modelos equipados com motores com injeção direta de combustível e turbocompressor participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o compacto up! TSI é o líder, capaz de percorrer até 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, enquanto o Golf 1.0 TSI registra 14,3 km/l. Na cidade, o Jetta 1.4 TSI roda até 11,3 km/l, também com gasolina.
Desempenho
Em relação ao desmpenho, todos os modelos equipados com motor TSI aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Up! TSI cumpre essa tarefa em 9,1 segundos; Golf 1.0 TSI em 9,7 segundos; o Jetta 1.4 TSI, em 8,6 segundos; O Passat, sedã de luxo com 4,78 metros de comprimento, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.
Diferentes elementos combinados
Para se obter bom desempenho com baixo consumo é necessário combinar diferentes elementos. O primeiro deles é um motor pequeno, que é mais eficiente por desperdiçar menos energia em atrito; também é mais leve, o que colabora para a redução de peso total do carro.
O motor 1.0 TSI Total Flex que equipa o up! e o Golf, por exemplo, é cerca de 10 kg mais leve do que os equivalentes de quatro cilindros, graças à utilização de bloco ultra-rígido feito de alumínio leve fundido sob pressão (peso: 13,5 kg) e sua construção compacta com três cilindros em vez de quatro.
Injeção direta: fundamento da tecnologia TSI. A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão.
Em comparação com o sistema de injeção convencional, realizado no coletor de admissão, a injeção direta possui as vantagens de ser mais precisa e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade exata de combustível em todas as condições de uso.
A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo – também permite que motores flexíveis em combustível (que podem ser abastecidos com etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois) dispensem sistema auxiliar para partida a frio.
Turbocompressor. Também chamado de “turbo”, o turbocompressor aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. Ao se utilizar turbocompressor, parâmetros como potência, torque e eficiência são aumentados significativamente em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.
Além de aumentar a potência, o turbocompressor tem a função de poupar energia e gerar mais força – ele aproveita gases de escapamento que seriam descartados, colaborando para reduzir emissões.
O turbocompressor é formado por duas câmaras metálicas com aspecto de caracol (volutas): uma ligada ao sistema de escape e a outra ao sistema de admissão do motor. Dentro das câmaras, unidas por um eixo, estão, de um lado, uma turbina e, do outro, o compressor. O rotor da turbina, que trabalha em condições de alta temperatura, é feita de material especial que oferece elevadas resistência e estabilidade dimensional em todas as condições de trabalho.
A turbina é movimentada em altíssima velocidade pelo fluxo de gases de escape e transfere esse movimento ao compressor, que comprime o fluxo de ar fresco. Esse ar é então resfriado pelo intercooler. O ar mais frio é mais denso, ocupa menos espaço e por isso pode ser enviado em maior massa para dentro dos cilindros, melhorando o rendimento volumétrico e reduzindo as condições em que ocorreria pré-detonação (“batidas de pino”) no motor.
Válvula wastegate. A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. Controlada eletronicamente pela unidade eletrônica de controle do motor (ECU), a válvula wastegate deve ser fechada em baixos regimes de rotação de modo a permitir ao turbocompressor receber toda a corrente de gases de escapamento (que atingem altas temperaturas), o que assegura formação de torque consistente.
Para reduzir as perdas no processo de mudança de carga, quando o motor estiver operando em carga parcial, a contrapressão de escapamento pode ser reduzida ao se abrir totalmente a válvula wastegate.
Torque em baixas rotações, potência em altas
Os motores TSI são projetados para entregar o torque a partir de baixas rotações, melhorando a rapidez de resposta. Em todos o torque máximo está disponível na faixa de 1.500 rpm a 2.000 rpm. O efeito dessa característica é ter força disponível ainda que rodando suavemente na estrada. Por outro lado, a potência é entregue acima de 5.000 rpm.
A combinação de bom torque em baixos giros e de potência em “alta” resulta em motores elásticos, com mais disposição a responder aos comandos do acelerador.
Todos VW com motor TSI fazem 0 a 100 km/h abaixo de 10s
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Já dirigi tanto o UP TSI como o Golf 1,0 TSI e não achei o desempenho tão bom assim, apenas justo.
ResponderExcluirNo UP há um grande atraso na resposta antes de 2.000 rpm, piorado pelas relações de marcha extremamente longas.
Já no Golf o atraso é menor e as relações de marcha são mais curtas, é mais agradável de dirigir e se parece estar dirigindo um carro 1,6 litro.
Up Tsi com lag? Muito estranho. Vc tem certeza disso? Nao vi ainda turbolag no Up. O TSI 1.4l tem lag sim. Nao dirigi o Golf 1 litro ainda.
ExcluirEu já tive o golf 1.4 tsi flex. Achei que anda bem, mas nada demais. fiz test drive no cruze e o mesmo me pareceu muito mais ágil, Inclusive trocas de marchas e respostas do acelerador. No caso do golf mil mão andei, mas andei no up e achei esquisito, só aparece força em 2 mil rpm, antes disso não....
ExcluirGolf 1.4 TSI some na frente do Cruze 1.4 turbo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTem obrigação de sumir, Richard, já que custa 15k a mais, comparando as versões de entrada.
ExcluirRuins são o MSI e 1.0tsi, que andam menos que o Up tsi.
Excluirpotencia só ao 2 mil rpm?
entao o meu está estragado, com 2 mil rpm eu tenho q aliviar o pé! alguem sabe me dizer o defeito???
O cara dirigiu um Golf 1.0, mais raro que cabeça de bacalhau, kkkk kkkk.k
ExcluirO cara dirigiu um Golf 1.0, mais raro que cabeça de bacalhau, kkkk kkkk.k
ExcluirCruze anda mais que Golf segundo a Quatro Rodas.
ExcluirTempo do Cruze 1.4 :: 8.8s
Tempo do Golf 1.4 :: 9.5s
Consumo Cruze Cidade :: 12 Km/l
Consumo Golf Cidade :: 12,3 Km/l (praticamente um empate técnico)
Consumo Cruze Rodoviário :: 15,8 Km/l
Consumo Golf Rodoviário :: 15,9 Km/l (Empate técnico)
http://quatrorodas.abril.com.br/testes/comparativo-cruze-sport6-ltz-x-focus-titanium-plus-x-golf-highline/
Fatos, apenas fatos.
O teste no velo citta inclui todo o acerto dinâmico, onde golf e Audi são muito superiores ao cruze.... Mas ande na cidade e veja qual te passa mais agilidade....
Excluiratraso antes de 2000 rpm? marchas extremamente longas? tem certeza que você dirigiu um UP!TSI ? Só se foi uma unidade com defeito. Tenho um UP!TSI 2015 desde zero e não vejo nada disso. O que acontece é que a tocada é diferente de um celta, palio, classic ou outro 1.0 com o câmbio extremamente curto e com baixo torque.
ExcluirFiz TD com o up tsi e tive a mesma impressão de um turbo lag importante. Com a segunda marcha ele atinge 100km/h. Achei o câmbio melhor escalonado para rodovia que para cidade. Na minha opinião deveria ter o cambio 6 marchas, mantendo as 5 primeiras mais curtas, para ganho em agilidade, com a sexta longa (equivalente a do up tsi atual), para economia em rodovia.
ExcluirCarrinho otimo, com 6 marchas ficaria bem melhor
Pois eu tenho o UP TSi há um ano, já fiz diversas viagens com ele e sempre faço teste drive para conhecer outros carros, ou por curiosidade ou por ser pontecial comprador. Tá difícil encontrar um carro que agrega prazer ao dirigir, desempenho muito bom e consumo baixo, comk
ResponderExcluirComo o UP tsi... Nem o Golf 1.0 tsi é tão acertado como o UP TSi é. Façam o teste na rodovia, exija dele nas ultrapassagens e verão que muitos 2.0 não anda tanto...
ResponderExcluirJá tive 02 Golf 1.6 e já dirigi o novo Golf 1.0 turbo!!! Anda muito ótimo carro bem melhor o 1.6. Se tratando da categoria Golf, não tem pra ninguém.
ExcluirJá tive 02 Golf 1.6 e já dirigi o novo Golf 1.0 turbo!!! Anda muito ótimo carro bem melhor o 1.6. Se tratando da categoria Golf, não tem pra ninguém.
ExcluirCara, isso é a mais pura verdade!!!!
ExcluirEm relação a consumo, neste feriado de carnaval fui a Jataí GO , saindo de Palmas TO e passando por Brasília. Abasteci em Palmas e cheguei a BSB com 1/4 de tanque, lógico, andando na velocidade dá via, entre 100 e 110km/hora... Isso com gasolina. No retorno, voltei por Goiânia, absteci com álcool e cheguei em Palmas na reserva... Ou seja, na gasolina, mais de mil kms com um tanque de 50 litros e no Álcool, foram 860 kms com um tanque. O carro não tem o tal lag dito acima e responde imediatamente dando muita segurança nas ultrapassagens... Já tive diversos carros populares, dentre eles HB 20 , mas o UP está muito a frente dos seus concorrentes
ResponderExcluirMeu Jetta 1.4 faz 17.6km/l em estrada a 120km/h, e se bobear vai a 180 sem perceber. É extremamente absurda a força do motor.
ResponderExcluirPropaganda!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSó tem dono de Volks 0km aqui. Acredito.
ResponderExcluirDono de VW 0km e testadores de outras marcas. Devem trabalhar pra alguma revista automotiva, pois todo mundo aqui já dirigiu golf, cruze, Focus, Corolla, up tsi..
ExcluirAnderson Tinoco, eu sou um pouco mais imparcial e menos baba ovo do grupo VW, mesmo tendo um Golf Gti. Achei desnecessária a reportagem, uma vez que no Brasil a maior causa dos acidentes de trânsito é o excesso de velocidade.
ExcluirAdoro meu Golf, mas não pra apostar corridas na cidade. Mentalidade de gente pequena, e que na maioria das vezes tem carro fraco (1.0, 1.4 ou 1.6).
ExcluirEu tive o golf 1.4 flex e andei no cruze. O cruzamento anda muito mais. A resposta ao acelerar e mais imediata e o câmbio e mais rápido
ResponderExcluirJá tive um Palio Sporting, tenho um up tsi e também já dirigi o novo Golf 1.0; Posso afirmar que mesmo abaixo de 2000 rpm, o up tem mais disposição do que o Palio. O novo golf, mesmo tendo uma relação mais curta, não tem a mesma arrancada do up, apesar de a dirigibilidade do Golf ser muito melhor.
ResponderExcluirgolf 1.0 , 0 a 100 em 10.2s
ResponderExcluirup tsi , 0 a 100 em 11s
fonte: quatrorodas
gil já fiz os testes, o meu UP TSI faz 8,6 no gps! melhor puxada.
ExcluirVWblog ta de parabéns pela notícia hahahahhaha
ResponderExcluirBenga??? 0,5 segundo???
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não força!!!!!!!!!!!
Isso é uma medida que não demonstra a rapidez de deslocamento 0 a 100Km/h
ResponderExcluiro que esta em discussão é a arrancada e não tempo de volta em um circuito, isso é outra coisa , pois ai se pende no conjunto
agora de 0 a 100 sim o Golf perde
veja e faça um teste só de arrancada
e vale sim o que ja foi postado que ocorreu na 4rodas
Acho que as informações importantes, haja visto o trânsito caótico das grandes cidades, é se o ar condicionado é bom (o Golf é uma geladeira), se o carro é silencioso, se absorve bem as imperfeições das nossas ruas com terreno lunar, etc...
ResponderExcluirPerfeito. São esses os critérios dá maioria dos consumidores, e ainda tem gente que não sabe porquê Toyota e Honda vendem tanto.
ExcluirEu que curto VW gosto muito do Carblog,mas vejo qualidade nos carros das outras montadoras.
ResponderExcluirDe longe o golf e superior a qualquer Hatch no Brasil, inclusive.o bmw 120i. Mas o motor 1.4 nao e o mais eficiente do mercado. O motor 1.4 da suzuki e da gm proporcionam mais desempenho. Um exemplo é o cruze quase 100 quilos mais pesado anda um pouco mais que o golf
ResponderExcluirGostaria de ver o cru no dinamômetro ao lado do Golf. Não sei se o que ganha e o motor ou a caixa
ResponderExcluirQuero deixar aqui bem claro que não sou puxa saco de nenhuma fabricante, mas temos que reconhecer e dar o devido crédito quando um produto é bom. Em outubro de 2016 apos muita pesquisa comprei um VW UP TSI 2016/2017, objetivo ser motorista Uber. Vendi meu carro anterior um monza 2.0 1995 (tubarão). Temos também um ford KA 1.0 ano 2000 ambos gasolina. Apenas para efeito comparativo levando em consideração o mesmo percurso e o mesmo peso sendo carregado com os 3 carros de Santo André a Bragança Paulista ida e volta. Monza 10 a 12km/l gasolina. Ford KA 11 a 14 km/l gasolina, VW UP TSI 15 a 18,5 Km/L Etanol, 22 a 25 km/l Gasolina. Meu recorde com up tsi foi 27 KM/L na gasolina com o carro vazio e sem transito digigindo de maneira economica e ar desligado. As variações de KM/L se devem a o fator ar condicionado ligado em todos os carros. Como Uber rodando na cidade na madrugada dirigindo de maneira economica sem transito chego tranquilamente aos 13 km/l com etanol. Com transito ele fica na faixa de 10 Km/l etanol, gosto de usar etanol nele, ele fica mais esperto e mais forte que com gasolina. Tenho a dizer o seguinte o motor TSI é excelente. Apenas também para efeito comparativo já tive a oportunidade de testar um UP MPI nesse mesmo percurso, o fato é que alem de sentir uma diferença absurda de performace a marca foi de 18 Km/l com gasolina, ou seja o que o tsi faz com etanol o MPI faz na gasolina. Meu Up TSI de outubro ate hoje já está na casa dos 16000 km rodados. E atenção Sra VW, está faltando divulgação e propaganda do VW UP viu, passageiros que transporto na Uber se surpeendem e gostam do carro, sendo que a grande maioria nunca tinha sequer entrado em um VW UP.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=XEMHz-QUCog
ExcluirRealmente,o up TSI é muito econômico, e anda muito bem. Faço viagens em 5 pessoas com ar ligado, é mesmo com subidas ele passa de 18 por litro na gasolina. Em termos de motor, posso dizer que ele é praticamente perfeito. Só peca bastante no conforto, a suspensão é dura e os bancos não são nada confortáveis.
ResponderExcluirO cruze anda mais que o golf 1.4 sim senhor, ande nos dois e você vai perceber que o cruze empurra bem mais, o que levou o golf a ganhar no acelerados foi o melhor acerto dinâmico em relação ao cruze, tanto é que no teste dos sedans a Mercedes c180 tomou benga de todos no retão, mas no circuito ficou a frente do cruze mesmo sendo mais pesada, ou seja, o cruze perde mais tempo nas curvas.
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ResponderExcluirsó tem referências aqui do VWBlog? tua mercedes de 42 lugares tá te deixando louca...
ResponderExcluire para de fazer comparações de milissegundos, isso não faz diferença pra quem anda na rua, pega transito... Milésimos fazem diferença na formula !, babaca.
Imagino a diferença que 0,5 segundo faz no meu dia a dia...
ResponderExcluirGolf nao vend , esse mes Benga de focus e Cruze , a VW nao tem nada de super atrativo hoje no mercado , is carros SAO bonitos? Sim ..Mas esta faltando um produto PRA balancara marca aqui , linga gol e fox ,esta Indo na raca decadente ,visual cansando ... O SUV nao chega , o Jetta nunca muda , sei nao viu
ResponderExcluirVisual é questão de gosto.
ExcluirAcho o visual dos VW mais limpos, e não cansam com o tempo.
Na boa , só precisa saber quanto tempo né , porque o de hoje já está cansado, então acho que tá na hora de trocar por outro , que seja limpo também para agradar aos que gostam, o problema é que não sabem como fazer. Vou te dar um exemplo de carro moderno com visual limpo : Retire as bolsas protetoras de um Citröen Cactus, o que sobra é muito limpo, muito simples, funcional e não tem um único ângulo.
Excluirup era pra ser carro de serciço aquele carro barato para os jovens ir para a faculdade e tal mas aqui virou carro de familia, carro tem motor top e tudo mas nao vale o que pedem nunca
ResponderExcluirExcelente colocacao!
ExcluirO título do post é infeliz, no entanto as explicações técnicas são esclarecedoras embora eu sinta falta de um parágrafo sobre durabilidade do motor.
ResponderExcluirMeu up tem pouco mais de um ano, é por enquanto o motor está um relógio. É claro que temos que ver isso a longo prazo. Porém por se tratar de um motor recente, ainda teremos que esperar mais um pouco para ter relatos mais certos da durabilidade do motor.
ExcluirÉ a dúvida de muitas pessoas.
ExcluirUma única pergunta.
ResponderExcluirQuantas pessoas já fizeram 0 a 100 em menos de 10s?
Aspectos pouco agradáveis do UP! MPI:
ResponderExcluir1. SUSPENSÃO DURA: pouquíssimo confortável em nossas estradas esburacadas;
2. BANCOS DUROS: junte com o item anterior e tenha um pesadelo em viagens mais longas ou cidades com engarrafamentos importantes.
3. VIBRAÇÃO DO MOTOR: por se tratar de um motor com 3 cilindros, existe uma vibração maior, e no UP! MPI é muito presente. A impressão é que houve economia no projeto e perdeu-se a mão - todos do carro percebem a vibração. Se vc sair do trabalho cansado e pegar um engarrafamento... não tem música ou acondicionado que resolva... vai fazer os seus nervos vibrarem...
PONTOS POSITIVOS:
1. ESPAÇO INTERNO: todos que andam no carro se surpreendem positivamente. E quem utilizar a mala tem a mesma surpresa... É realmente incrível.
2. DIRIGIBILIDADE: é muito fácil de guiar o carro. Volante leve e preciso. Boa disponibilidade de força.
3. BAIXO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: é muito raro ficar feliz qdo se vai posto de gasolina abastecer? Com o UP! MPI vc não vai passar tristeza. O carro vive na dieta e vc nem precisa ser o melhor motorista...
Há quem diga que a versão TSI corrigiu bastante a questão dá vibração vinda do motor... Se isso é verdade, a VW deveria fazer oferecer essa solução como opcional do carro.... Kkkkkkkk Ou talvez só eu perceba a vibração do motor de forma desconfortável.
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