A Volkswagen do Brasil já vende na Europa desde o ano passado a nova geração do Tiguan, mas o modelo da geração continua a ser fabricado na Hungria e é importado para o Brasil, sendo que desde setembro de 2016 o SUV médio da VW está disponível nesta versão de acesso, com tração 4x2 e motor 1.4 TSI, o qual mostraremos neste artigo.
O modelo que está sendo mostrado nestas imagens está equipado com o pacote Elegance e o teto-solar panorâmico, e seu preço é de R$ 129.900 reais na concessionária VW V12 Motors, de Brasília (DF), cujo telefone é (61) 3329-9999.
Essa nova versão 4x2 chega para complementar a gama Tiguan no Brasil, antes oferecida apenas na configuração com o motor 2.0 TSI de 211 cv, tração 4 Motion, com preço de R$ 156,2 mil.
Dessa forma, para quem não precisa de tração integral, e dará ao carro um uso mais urbano, esta versão 1.4 TSI com tração 4x2 é mais indicada, pois este motor 1.4 é muito adequado, e é bem mais barato. O vídeo a seguir mostra o modelo em detalhes.
Em termos estéticos não há alteração alguma externa, exceto pelo fato de que o Tiguan 1.4 não conta com emblemas alusivos ao motor - 2.0 - e à tração - 4Motion - na traseira. Neste caso há apenas um emblema TSI, sem qualquer outra alteração.
Na dianteira, temos faróis com lâmpadas halógenas, que contam com sistema de posicionamento diurno também convencionais. Já as rodas são de 17 polegadas, mas como o modelo das imagens já traz o pacote Elegance, ele vem com rodas de 18 polegadas. Há ainda saída de escape dupla cromada e faróis de neblina, enquanto as lanternas traseiras são convencionais.
Interior
O VW Tiguan 1.4 TSI adota um interior muito bem acabado, com peças perfeitamente encaixadas, painel com a parte superior totalmente confeccionado em material sof-touch, com quatro saídas de ar redondas, e, ao centro, o sistema multimídia Composition da VW com sistema de navegação integrado e capacidade de espelhamento de tela de smartphone via Apple CarPlay, Android Auto ou Mirror Link.
A posição de dirigir é típica de um SUV, elevada, com ampla visão panorâmica, e ergonomia perfeita, com todos os comandos à mão. O cluster de instrumentos é o típico Volkswagen, com iluminação branca, fundo preto e perfeita visualização.
Em termos de itens de série, esta Tiguan 1.4 TSI vem com ar-condicionado, alarme, direção elétrica, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, faróis e lanternas de neblina, freio de estacionamento eletrônico, retrovisores externos elétricos e aquecíveis, ganchos Isofix para cadeiras infantis, controle eletrônico de estabilidade e de tração, seis airbags e sistema start-stop (que desliga automaticamente o motor em paradas temporárias).
O modelo das imagens conta ainda com teto solar elétrico e o pacote Elegance, que acrescenta ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, mesinhas dobráveis para os ocupantes traseiros, rodas de 18 polegadas, chave presencial com partida do motor por botão Start, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, e navegação por GPS integrado.
Comportamento dinâmico
O Volkswagen Tiguan 1.4 TSI dessa geração mostradas é um SUV criado com base na plataforma do Golf Mk6 (que não foi vendido no Brasil). Dessa forma, o comportamento deste carro é típico do Golf em tudo de bom que isso significa: precisão, perfeita estabilidade e muito prazer ao dirigir, mesmo com a posição de condução elevada.
O motor 1.4 é moderno, turbo com injeção direta, abastecido apenas com gasolina, e que oferece 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque. Esse motor está associado a uma transmissão DSG de seis marchas, de trocas rápidas, mas ficaria melhor se fosse adotada o câmbio TipTronic com conversor de torque do modelo 2.0. Isso porque o câmbio DSG, como não conta com conversor de torque, deixa muito evidente a insuficiência de torque abaixo de 2.000 RPM característica dos motores turbo. No vídeo a seguir nós mostramos a diferença de comportamento entre o motor 1.4 TSI com câmbio TipTronic e o mesmo motor com o câmbio DSG.
Segundo teste da revista Quatro Rodas, o Tiguan 1.4 TSI DSG-6 acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, e retoma de 80 a 120 km/h em 7,1 segundos. Já o consumo em cidade é de 10,5 km/l, e 13 km/l em estada.
Esses números evidenciam que o Tiguan 1.4 TSI é o SUV médio com ótimo desempenho e baixo consumo, graças a seu powertrain que é um dos mais modernos e eficientes do segmento.
Concorrente - Jeep Compass
Conclusão
O Volkswagen Tiguan 1.4 TSI DSG-6 é uma opção de SUV médio, bem equipado, com uma proposta de uso urbano, e que, apesar de elevada posição de dirigir, é muito agradável de ser conduzido, pela sua precisão, maciez e suavidade de funcionamento.
Ficha Técnica – Volkswagen Tiguan 1.4 TSI DSG
Motor: gasolina, 4 cilindros, 1.4 16V, turbo e injeção direta, 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm; Câmbio automático DSG, 6 marchas, tração dianteira; Suspensão McPherson (dianteira) e multilink traseira); Freios discos ventilados (dianteiros) e sólidos (traseiros); Rodas liga e pneus 235/50 R18 (unidade de teste); Dimensões: comprimento, 442,7 cm; largura, 204,1 cm; altura, 166,5; entre-eixos, 260,5 cm; peso, 1.501 kg; Porta-malas, 470 l.
VW Tiguan 1.4 TSI 2017 4x2: preço, desempenho - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Excelente carro, mas na minha opinião tá com desing um pouco cansado.
ResponderExcluirNa realidade o design que já está cansando é o do Compass. Muito melado.
ExcluirJá o design deste Tiguan é bastante sóbrio e elegante, e ainda está muito atual.
A lateral é muito bonita, assim como a traseira, a frente e o teto.
O interior dá um show de estética e ergonomia.
Este carro de 2008 é muito superior ao Compass em tudo.
Nossa, na boa...esse negócio do sobrio e elegante parece papo entreo ronaldo esper e clodovil.
ExcluirNinguém liga p essa carlota.
Amigo, vc não tem qualificação para discutir sobre carro. Você pagou R$ 86 mil em um EcoSport! Sim, isso mesmo, você pagou R$ 86 mil em um EcoSport, que nada mais que é um Fiesta Boqueta levantado. E ainda com câmbio Powershift...kkkkkkkk
ExcluirCara, um sujeito que compra um EcoSport deveria esconder tal fato em um site de pessoas que conhecem carro.
Um sujeito que compra um EcoSport não tem perdão e será castigado no fogo do inferno por 1000 anos!!!!!!!!!!!!!!!kkk
E o sujeito acima, além de cometer o crime de comprar um EcoSport (único carro reprovado no teste de longa duração da 4 Rodas), ele ainda comprou um Powershit. E, ainda acha que é bom!!!
ExcluirNão tem cura. Sem chance.
Ecosporte nao e nem suv, e um fiesta e ponto. Compassa nao e um carro funcional, e grande desajeitado e beberrao. Tiguan anos luz na frente so pelo motor
Excluir#caloi
ExcluirMonark barra circilar ! Kkkkkkk
ExcluirA carlotinha é igual padre. Dá pitaco na família dos outros sem ter uma. E a carlotinha é a mesma coisa, não tem carro e acha que entende deles.
Carlotinha, vc faz o meu dia mais feliz.
Tiguan parece gol. A identidade visual da vw é zero !!!! De longe eu so conheço a amarok e o up. O resto é tudo igual.
ExcluirTiguan parece gol. A identidade visual da vw é zero !!!!
ExcluirEsse sujeito só fala boxta. Se ele identifica todos os carros da VW na rua, é exatamente por que eles têm identidade. O design de identidade é feito para isso mesmo.
Aí o cara compra um jeta tsi 2.0 com 1 milhão de opcionais e paga 120 mil.
ExcluirAí vem um e fala assim: nossa que voyage bonito !!! Kkkkkkk é muita broxa....
Eu identifico todos carros da vw sim, só que como todos iguais.
Então, quando se vê um EcoSport, especialmente com um Powershift, não se identifica o carro, pois nem prestamos atenção à bomba que é o EcoSport.
ExcluirQuando vemos um EcoSport, o lado humano fala mais alto, e logo nos comovemos com o sofrimento de quem está dentro. Ficamos com pena, e queremos ajudar o coitado, que está sentado em uma bomba toda torta, com um câmbio que superaquece em congestionamento.
Então, eu nem presto atenção em EcoSport. Logo reparo no ser-humano que está em péssima situação que o está guiando, e fico comovido, com o coração partido de ver tanto sofrimento alheio.
Algumas lágrimas chegam a se formar, e algumas vezes não consigo segurar...é muita tristeza ver as pessoas sofrendo dentro do EcoSport!
Temos que ser solidários e consolá-los. Se tiver um parente ou pessoa próxima que tem EcoSPort, é importante dar apoio, carinho e compreensão!
O (excelente)motor chegou muito tarde, deveria ter vindo uns 4 anos antes.
ResponderExcluirCarlos, suspensão de tiguan tem eixo de cardã ou é multilink normal??
ResponderExcluirO Tiguan é um carro feito para ser vendido prioritariamente com tração 4Motion, e a tração 4Motion adota um eixo cardã traseiro, que impede o uso de uma suspensão por eixo de torção.
ExcluirComo a maior parte dos Tiguan vendidos mundialmente são com tração 4Motion, não faria sentido econômico usar uma suspensão independente na traseira para uma especificação que tem menor mix de produção.
Então não há especificação de projeto para o Tiguan com suspensão traseira semi-independente.
Correta a decisão da VW de usar a suspensão independente multilink neste caso.
Poderiam lançar o Compass com a mecânica do Tiguan ficaria perfeito hehehehe
ResponderExcluirAinda que o compass seja muito mais beberrão... Melhor ele q o Tiguan... Ainda mais que é um custa 100k e o outro 125k... Tirar essa diferença em gasolina é muuuuuuuuuuito difícil... E mais, Jeep > VW (em percepção, status... Só perde em vendas globais)
ResponderExcluirClaro, claro, a Jeep tem sim maior status que a VW. A Jeep tem o status de PIOR MARCA e de PIOR CONFIABILIDADE dos EUA, segundo a Consumer Reports.
Excluirhttp://www.car.blog.br/2016/02/audi-faz-os-melhores-carros-do-mundo.html
A Jeep é considerada a marca mais boqueta dos EUA, tanto que faliu em 2008 e a massa falida foi comprada pela Fiat. Essa é a grande percepção que se tem da Jeep: pior confiabilidade e falência.
Mas não estamos no EUA ESTAMOS NO BRASIL, se estivéssemos nos EUA não estaríamos lendo notícia nova desse carro velho, estaríamos fazendo a avaliação DA NOVA TIGUAN e muitos de nós já teríamos ela na garagem.
ExcluirEsta Tiguan não é velha. O design dela é atual. Sóbrio e elegante.
ExcluirO motor dela é infinitamente melhor que o do Compass 2.0.
Ela tem um câmbio mais moderno que o do COmpass.
Como se não bastasse, esta Tiguan é 2 cm menor por fora que o Compass, tem mais porta-malas (470 litros contra 400 do Compass), mais espaço para passageiros, anda muito mais (3 segundos mais rápida) e 30% mais econômica que o Compass 2.0 2017.
Então, vc precisa rever seus conceitos. O Tiguan é um carro muito mais moderno que o Compass que acabaou de ser lançado.
A idade cronológica do Tiguan é uma coisa. Quando comparada aos concorrentes, ela é a mais moderna de todos.
Valeu! Matou a pau!!!!
ExcluirValeu! Matou a pau!!!!
ExcluirValeu! Matou a pau!!!!
ExcluirOk, obrigado!
ExcluirVejo muitos aqui criticado a tecnologia japonesa, em especial a Toyota, dizem que são ultrapassados e que os alemão são melhores em tudo. Porém, quando convém, elogiam o câmbio AISIN. Difícil entender...
ResponderExcluirA AISIN é boa mesmo. Tanto que a BMW trocou as transmissões ZF do BMW X1 pelas AISIN.
ExcluirClaro, eles pioraram o X1...Trocar um ZF pelo AISIN, a suspensão traseira e sabe lá o q mais. Não estou dizendo que o cambio japa seja ruim mas querer dar a entender q trocaram o zf pelo fato de ser inferior.....menos, bem menos.
ExcluirAcho que botaram o aisin na X1 por causa da tração dianteira. O ZF é muito melhor, porém só equipa os carros de tração traseira da BMW.
ExcluirAcho que botaram o aisin na X1 por causa da tração dianteira. O ZF é muito melhor, porém só equipa os carros de tração traseira da BMW.
ExcluirBelo carro mas o design já envelheceu.
ResponderExcluirA VW deveria baixar o preço pra justificar um investimento num carro já desatualizado esteticamente.
Essa Tiguan de 129 mil com teto solar + Elegance é muito mais completa que o Jeep Compass Limited, que custa a mesma coisa, não tem teto solar, não tem multimídia com espelhamento de tela. Fora que o Tiguan tem porta-malas 70 litros maior que o Compass, mais espaço interno, e o Tiguan some na frente do Compass, já que o Tiguan faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, e o Compass Limited em 12,5 segundos.
ExcluirEntão, se o Tiguan é muito superior ao COmpass, por qual motivo ele deveria ser mais barato? Não tem lógica.
Fora que o Tiguan é importado da Alemanha, e paga imposto de importação de 35%.
Em resumo: essa Tiguan é bem superior ao Compass Limited em tudo, só que é mais barata.
Errado compass flex faz em 10,5 .
ExcluirMimimi
Ninguém liga, compass é o sucesso.
Errado compass flex faz em 10,5
ExcluirErrado. Compass faz em 12,3 segundos, segundo teste da revista Quatro Rodas:
http://www.car.blog.br/2016/11/jeep-compass-flex-x-vw-tiguan-14-tsi.html
O Compass é o mais lento SUV médio, e o que mais bebe. Um desastre.
Auto esporte fez o teste e foi exatamente esse numero, alem de muitos canais no you tube.
Excluirhttp://g1.globo.com/carros/noticia/2016/11/jeep-compass-20-flex-primeiras-impressoes.html
Diferença grande pra quatro rodas em,piloto tava de ressaca?
No Salão do automóvel de São Paulo dei um acelerada numa Tiguan naquele test drive até que é legal,mas nesse preço sem bancos de couro não da,e eu gosto muito da Tiguan.
ResponderExcluirBancos de couro é futilçidade. na Concessionária coloca.
ExcluirMas este Tiguan tem a melhor mecãnica do segmento. Esta Tiguan HUMILHA o Compass 2.0 Limited em qualquer situação, 3 segundos mais rápido no 0 a 100, e 30% mais econõmico. Tiguan com porta-malas 70 litros maior e mais espaço interno.
E ainda este Tiguan de 129 mil tem teto solar, item ausente no Compass Limited.
Realmente na motorização a tiguan humilha o compass 2.0. Fiz o test drive no jeep, parece que tem um freio de mão sempre puxado. Carro pesado com motor fraco.
ExcluirGosto deste carro, imagina uma Captiva faz 6km/l na cidade se comparamos a 10 dela e oferecendo muito menos.
ResponderExcluirA única coisa que acho desnecessária é aqueles apoio pra lanche atrás dos bancos da frente, coisas de Citroën nada haver parece poltrona de avião kk.
Carlos, queremos compra um tiguan so que 2012, seria um golf na verdade, mas como vamos finais de semana ao sitio nao queria colocar o golf em estrada de cascalho. O tiguan aguenta esse tipo de terreno ou ele e mais onroad? Outra coisa, alguem poderia me falar sobre o consumo?Tipo andando a 120km/h ar ligado
ResponderExcluirClaro que guenta. A VW não faz carro SUV de mentira. Aliás, esse foi um "problema" da VW por muito tempo. Os códigos éticos da empresa não admitiam colocar um carro no mercado tipo SUV com tração 4x2, pois eles sabem que tração 4x2 não é adequada para um uso off-road pesado.
ExcluirEntão, os Tiguan sempre foram os mais competentes SUV do mercado, todos com um baita motor, e uma tração 4 Motion 4x4 de gerenciamento eletrônico.
Ocorre que o mercado exige um SUV mais barato e com tração 4x2, então a VW lançou esta tiguan 4x2.
Mas se vc pegar uma 2012, vai pegar uma 2.0 4Motion, com câmbio TipTronic de 6 marchas AISIN (um dos melhores e mais robustos do mundo), e um carro perfeito para off-road.
Mas lembre-se que um Golf 2012 também aguenta bem umas ruas de terra.
Aguenta mas no caso seria um TSi 1.4, que os valores estao parelhos. E o consumo, sabe dizer algo?Ele deve beber um pouco mas considero normal pq e umn carro pesado e 4 x 4
ExcluirA vw insiste em automóveis com desenho sóbrio para alguns, mas inssoso para muitos, e sempre com preço dá categoria superior. Me parece que a vw não quer vender carros no Brasil.
ResponderExcluirA VW tem o segundo melhor design do planeta. O melhor é o da Audi.
ExcluirO design da VW é sóbrio, elegante e atemporal. Que dura longos anos no mercado, sem cansar. Não é feito para ter obsolescência programada.
E não é feito para chamar a atenção, não recorre a modismos passageiros, não é engraçadinho e muito menos salgadinho.
E é por isso que a VW é a empresa que mais vende carros no planeta, sendo superior a todos as outras, inclusive à Toyota.
http://www.car.blog.br/2017/01/oficial-toyota-renuncia-vw-lideranca.html
Então, o design dos carros VW é baseado na escola Bauhaus e no funcionalismo de Ditier Rams. É feito para pessoas de bom gosto, alta cultura e inteligência. Quem aprecia o design VW são pessoas de mente superior. Que sabem que compra carro para chamar a atenção na rua ou todo rebuscado são idiotas.
Isso aí pessoal, quando vc anda em um Volkswagen Premium realmente não tem concorrentes na mesma categoria um ou outro se destaca pelo visual mais na pegada não tem nenhum suv na faixa de preço compatível com a Tiguan .
ExcluirEste modelo só tem um defeito: PREÇO.
ResponderExcluirNem o preço. Com os mesmos equipamentos o COmpass é 15 mil mais caro.
ExcluirO preço do Tiguan está muito bom. 129k para um completo + teto.
Apesar da Tiguan ter 4x4 no 2.0, o desempenho comparado ao seu irmão Q3 é bem fraco, e em contrapartida o 1.4 fica na "cola" do 2.0. Ainda não consegui entender a explicacão de que o DSG 6 não foi uma boa ideia? Simplesmente DSG-6 é um câmbio que deu menos problemas até hoje comparado com o DSG 7 e usado nos seus irmãos. Na verdade o desempenho da Tiguan 2.0 é fraco comparado com X1 e GLA 200. Nem falo que o TIPTRONIC é ruim, até porque a BMW trocou seu ZF8 por um convencional de 8 marchas e o desempenho é bom. O fato é que Tiguan oferece bons equipamentos, mas infelizmente seu interior "mata" o carro. Compass tem conjunto mecânico menos eficiente, sim, mas é ATUAL e ponto. Quando laçarem o NOVO TIGUAN, ai sim, pode elogiar ou até falar que é superior, mas hoje, não.
ResponderExcluirApaenas afirmar que o "Compass é atual e ponto" não fará o Compass atual.
ExcluirO conjunto mecânico do Compass não é "menos eficiente". O conjunto mecânico do Compass é ridículo. Vc paga 130k em um Compass Limited e ele faz de 0 a 100 km/h em 13 segundos e consume 4 km/l de etanol em cidade.
O compass foi lançado em 2016, tem, 4,45 metros de comprimento, pesa 1600 kg, e tem porta-malas de 400 litros.
O Tiguan foi lançado em 2008, tem 4m42 metros de comprimento, pesa 1400 Kg, e tem porta-malas de 470 litros. E ainda acelera de 0 a 100 em 9,.5 seugndos e é consome 10 km/l em cidade de gasolina.
O TIguan é SUPERIOR ao Compass em TUDO. O Tiguan tem mais espaço interno, e portanto mais eficiente no uso de espaço. O Tiguan anda muito mais e bebe muito menos, e, portanto, é mais eficiente em termos energéticos.
A principal característica de um projeto moderno é a eficiência. E o Tiguan é mais eficiente em tudo: espaço, desempenho e consumo.
O Compass é uma enganação. E não serão frases afirmativas desprovidas de argumentação que mudarão isso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ superior em Tudo? Só um detalhe: Compass tem ACC( piloto automático adaptativo), cade a TIGUAN? E não vem falar que isso não faz diferença, porque o Golf tem isso também. Tiguan não oferece um pacote tão atrativo igual. Só porque o carro está desde 2008, confirma que é superior? Então o que vem depois é tudo lixo? a tá... Só uma coisa, Verifique os números de vendas da Tiguan e depois do Compass. Agora você vai falar que são todos "manés" que compram carro da Jeep... a tá... Faz o seguinte, fica com o seu achismo, que a Jeep agradece pelos números vendas do modelo.
ExcluirSuzuki vitara 1.4 turbo : anda muito mais, bebe muito menos e custa 20mil a menos... sem contar que é o SUV compacto mais elogiado no mundo
ResponderExcluirPois é, esse Vitara oferece uma boa gama de equipamentos, e em matéria de motor é bem mais esperto do que o Tiguan 1.4 e atual é claro. O pior é que tem gente que insiste em " BAJULAR" um veículo, que sim é bom, mas já carece de atualização, pois ninguém que pagar absurdos 130k num veículo que nem deram um "Talento" no seu interior, que por sinal parece dos anos 90, a não ser a multimídia.
ExcluirSou fãboy dá VW.Fato é que tenho dois Golfs na garagem. Um GTI 2017 e um Tsi Highline 2015. Carros espetaculares. Não discuto aqui a eficácia dos motores Volks e ergonomia de seus carros. Realmente são os melhores neste sentido. Mas realmente esse design do Tiguan está cansado. Eu na espectativa dá chegada do novo Tiguan 2017 por aqui. Quando vi que lançaram o 1.4 por aqui, percebi que não iriam lançar o novo nem tão cedo. Ainda pensei em pegar o Tiguan já que tenho duas filhas pequenas, mas o que me estranhou foi que apesar de declarar um porta malas de 460 litros, ao medir o tamanho, com fita métrica, deu exatamente o mesmo do meu golf GTI. Ou seja... 330 litros. Não tive dúvidas. Peguei o GtI exclusive kit Sport. Espero que o Tiguan novo venha logo e com pacote E line. Compra garantida. Mas essa atual não deu.
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