A montadora alemã de carros de luxo Audi tem muito a comemorar sobre seus resultados nos EUA. O ano de 2016 foi o sexto consecutivo de crescimento da marca, com crescimento de 4% sobre 2015 para um total de 210.213 unidades vendidas. A Audi cresceu 4% em um mercado de luxo que caiu 0,7%, sem incluir os ganhos da Audi, e 0,2% com eles. Esses números geram manchetes, mas são outros números que associados à marca que chamam a atenção.
76%
Por exemplo: 76% dos compradores de modelos Audi nos últimos 12 meses nos EUA são atuais proprietários de modelos da marca há mais de sete anos, indicando uma elevadíssima fidelidade do cliente, e sucesso da marca em reter seus consumidores em um mercado altamente competitivo.
US$ 1 bilhão
1 bilhão: é a quantidade de dinheiro que os 293 concessionários Audi nos EUA já investiram em suas lojas nos últimos seis anos, e a quantidade que eles planejam investir até 2020.
1
A posição 1, de líder, é onde a Audi ficou na pesquisa de satisfação de clientes com seus revendedores JD Power 2016.
Crescimento
Mesmo tendo crescido por 6 anos consecutivos, a Audi planeja avançar ainda mais nos EUA, com base em novidades do seu portfolio de produtos, e também por entrar em segmentos ainda inexplorados.
A Audi foi capaz de crescer em um mercado de luxo que está em declínio por causa de sua linha de produtos em expansão e pelos investimentos que os concessionários da marca fazem em suas lojas, assim como no atendimento aos clientes.
Mas, segundo executivos da Audi, o que faz os consumidores fiéis à marca é a capacidade de corrigir problemas corretamente na primeira vez que os carros chegam à loja. E isso não é uma questão de dinheiro, mas de treinamento correto da equipe.
Para isso, a Audi está usando tecnologias para ajudar os técnicos de concessionárias a resolverem os problemas de serviço mais rapidamente.
O sistema ART - Audi Robótica Telepresença - (vídeo acima) incorpora um tablet com câmera uma câmera que permite que o técnico da concessionária mostre um problema para um engenheiro de alto nível no escritório central da empresa. A implantação dessa tecnologia aumentou a taxa de problemas que são solucionados na primeira vez que o cliente o reporta na concessionária, bem como diminuiu a quantidade de tempo que os clientes estão em veículos emprestados, o que reduz os custos.
Os números do sucesso da Audi nos Estados Unidos
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
ai e outra coisa marca de primeiro mundo em país de primeiro mundo...
ResponderExcluirA Audi tem sido muito feliz nos EUA com seus produtos, isso é fruto de uma gama acertada, com ofertas e opções que agradam em cheio ao norte-americano que gosta de automóveis alemães...
ResponderExcluirMas não é de se negar que também Mercedes-Benz e BMW, ambas com fábricas muito bem sólidas (histórico vencedor em terras ianques) tem atingido grandes feitos.
Em termos de custo x benefício, Audi e BMW estão quase empatados, sendo que Audi ainda tem melhor CxB.
Merccedes-Benz, apesar de ser minha marca preferida tá caro, mesmo lá...
Por essa razão que troquei meu Fusion por um A4. É outra realidade, a Ford nivela seus consumidores por baixo aos contrário dos EUA
ResponderExcluirPor essas e mais outras que, depois de dois Fusions e 5 anos com a marca, troquei a Ford pela Audi, especificamente um A4. É outra experiência. A Ford Brasil insiste em nivelar sues consumidores por baixo ao contrário dos EUA.
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