Quando o Audi S3 apresentou um desempenho superior ao Mercedes-Benz A45 AMG e ao BMW 135 no teste da Revista Quatro Rodas, em maio de 2014 (veja aqui), começou a ficar claro o que essa plataforma MQB - que dá origem ao Golf e ao Audi A3 - é capaz de produzir em termos de comportamento dinâmico. E também aguçou a curiosidade dos fãs de hatchs esportivos sobre o que poderia vir de um Audi RS3.


Quando a Audi lançou o RS3 da atual geração no mercado, em dezembro de 2012, as especificações sugeriam algo muito forte: motor cinco cilindro turno de 367 cavalos, com câmbio S-Tronic de 7 marchas e tração integral Quattro. Mas o que isso representa na pista a revista Fullpower acabou de responder colocando o modelo em Interlagos em sua tradicional Fullpower Lap, cujo vídeo reproduzimos abaixo.



O resultado é impressionante: o Audi RS3, com tempo de 1 minuto, 53s980, girou no mesmo décimo do Audi RS6, e foi eternos 3,9 segundos mais rápido que o Mercedes-Benz A-45 AMG (2.0 Turbo 360 cv + tração integral).


A humilhação do BMW 135i, que usa um motor seis cilindros 3.0 turbo, foi ainda maior, já que o Audi RS3 foi infinitos 5,5 segundos mais rápido que o hot hatch da Baviera.

Ranking - Fullpower Lap - Interlagos


RankModeloTempo
1Porche 911 Carrera S01:46,140
2Merdedes AMG GT S01:47,800
3Jaguar F-Type R01:50,320
4Audi RS601:53,250
5Audi R801:53,427
6Audi RS3 201701:53,980
7Mercedes A45 AMG01:57,876
8Audi RS3 201101:59,440
9BMW M135i01:59,480
10Camaro01:59,990
11Golf GTI02:04,101
12BMW 328i GT02:05,021
13Audi A302:05,260
14MINI Roadster02:05,330
15Fusca02:05,871

Conclusão


O Audi RS3 da atual geração é um hothatch que está em uma classe própria de performance e comportamento dinâmico. É o hothatch de fabricação em série mais rápido e veloz da história, e que não tem concorrentes. Seu preço: R$ 290 mil reais.

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Realmente o RS3 Humilhou os dois adversários, parabéns AUDI

    ResponderExcluir
  2. quando olhei o título da reportagem, achei que tinha sido exagero da palavra "aniquila", mas realmente foi um aniquilação com fatality. Que Peia foi essa! parabéns a Audi mais uma vez. A cada dia se superando e criando caminhos para largar na frente aos concorrentes.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk....Esse "marketing" dese blog em torno do grupo VW chega a dar dó! Uma máquina esse RS3, mas a imparcialidade aqui passa longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem outros sites que adoram babar ovo pra FCA principalmente, não vou citar quais são e nem precisa.

      Excluir
  4. O que é isso, OMy Gosh. 4 segundos em cima do A45 AMG em Interlagos é o que se chama: "fazer número 2 na cabeça".
    O que é mais impressionante nesse RS3 é ele virar no mesmo tempo do R8 antigo e do RS6, que tem um motor V-8 Biturbo. Inacreditável.
    Esse RS3 é uma provocação pública da Audi à BMW e Mercedes, dizendo: "Ei, BMW e Mercedes, quero ver vcs fazerem algo melhor que isso aqui...." E o que a Mercedes e BMW respondem: "cri...cri...cri...cri...cri..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que sei até o momento, o Audi TTS promete mt mais, dizem q seu comportamento é ainda mais nervoso q o RS3.

      Excluir
    2. Se o comportamento do TTS for mais nervoso que do RS3, não quero nem ver então o comportamento do TT RS. Mas não é de se duvidar visto que a VW/Audi não estão brincando em serviço.

      Excluir
  5. Vou falar o seguinte. Com um pingo de preparação esse RS3 engole o Jaguar F-Type...

    ResponderExcluir
  6. Entre Audi RS3 e um MB Class A45 AMG, sem sombra de dúvida é MB na cabeça!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaspion com ciuminho pelo fato de a VW ter enfiado uma naba na Toyota....kkkk

      Excluir
    2. Nem é por isso.
      Simplesmente, porque o Class A45 AMG é um 2.0L.
      Enquanto que RS3 é um 2.5 TFSI, as mesma motorização que concorre com Focus RS 2.3, Subaru WRX STI 2.5.

      Class A45 AMG concorre com motores entre 1.8L e 2.0L, segundo a coerência pela Engine of The Year.
      Logicamente, o DCT-7 da MB se mostra um tanto aquém do S-Tronic.

      Mas esse 2.0T da MB é extraordinário ante qualquer outro 2.0T da atualidade ...

      Excluir
    3. Simplesmente, porque o Class A45 AMG é um 2.0L.
      Enquanto que RS3 é um 2.5 TFSI, as mesma motorização que concorre com Focus RS 2.3, Subaru WRX STI 2.5.


      Ei Jaspion, volte a falar de atendimento em concessionária que é sua praia..."pós venda"...de Corolla e HR-V..kkk
      O Jaspion vem relinchar sobre Focus RS? kkk...O Focus RS não guenta nem com o Golf R, fio.

      ]http://www.car.blog.br/2016/06/focus-rs-350-cv-desempenho-inferior-ao.html

      Que dirá com um Audi RS3. E olha que o Golf R anda menos que o Audi S3..

      E Subaru ninguém sabe que existe.

      Então, por favor, volte a falar sobre coisas interessantíssimas como o atendimento das concessionárias Toyota, cafezinho e hora marcada, que é disso q vc entende.

      Evite relinchar sobre hot-hatchs alemães, que vc não sabe nem o que é isso. Nem a Toyota e muito menos a Lexus...

      Excluir
    4. Golf R 2017 anda bem mais que o S3, Carlos.
      Golf R 2017 tem 315cv, 40,88 kgfm de torque e faz 0-100 em 4,5 segundos.

      Aliás, o Golf R 2017 mete um sabugo em M140, Focus Rs, Subaru Wrx...

      Excluir
    5. O Golf R anterior já enfiava um sabugo bom no Focus RS. Esse novo não vai ter nem graça para o Focus.
      Quando ao Audi S3, não sei. Audi S3 é tração Quattro e o Golf R é 4Motion. Dá uma briga boa, mas a Audi sempre sub-estima sua potência...

      Excluir
    6. "E Subaru ninguém sabe que existe".
      Pois é, me parece que foi-se o tempo em que os esportivos japoneses eram o "top of mind". Hoje quando se fala em esportivo, são os carros alemães que vem à cabeça. Pelo que se vê por aí, já estão bem à frente das tradicionais japonesas, italianas, inglesas e americanas.

      Excluir
    7. Carlos: se eu não me engano o S3 também é tração Haldex, igual o Golf R. Somente o RS3 é Quattro.

      Excluir
  7. E olha que ésse RS3 aí é o "antigo" RS3 já. Que o novo RS3, que virá no Sedã, vem com mais de 400 cv.

    Aí a humilhação em cima de Mercedes e BMW será ainda maior.

    http://www.car.blog.br/2016/10/audi-rs3-sedan-para-enfrentar-bmw-m2-e.html

    ResponderExcluir
  8. Engraçado é ver um audi com motor 2.5 de 5 cilindros rendendo a mesma potência e torque que um amg 2.0 de 4 cilindros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ atenção. O sujeito acima tem um "Corolla". E acha o carro "muito bom", inclusive o defende. Então é compreensível a falta de noção.

      Quando ele tiver um carro de verdade, ele saberá que o Audi S3 2.0 com supostos 286 cv já espanca o Mercedes AMG 45.

      mas, enfim, sujeito que anda de Corolla não deveria ter autorização para falar em post de Audi. São coisas diferentes.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. "Engraçado é ver um audi com motor 2.5 de 5 cilindros rendendo a mesma potência e torque que um amg 2.0 de 4 cilindros." Isso não é incompetência da Audi, mas sem dúvidas foi proposital. Se com a mesma potência já andou e muito na frente do A45, imagine isso com uns 10 cavalos a mais. Nem precisa tanto, está de bom tamanho assim. Em obra de arte não se mexe.

      Excluir
  9. A45 não era o atual com 381cv, mas a versão anterior com 360cv.
    M135i era a primeira geração, até com a frente Angry Birds. Hoje o M140i tem 340cv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A naba do RS3 foi muito grande, quase 4 segundos no A45 AMG e mais de 5 no BMW. Os 20 cv a mais do AMG 2016 vai dar a ele 1 ou 2 décimos, se é que vai ganhar. e o BMW deve ganhar uns 0,3 segundos, se é que ganha.

      Vão continuar a ser surrados e humilhados sem dó nem piedade pelo RS3.

      E, de mais a mais, o RS3 2017 Sedan chega com 400 cv. Ou seja, A Mercedes e BMW estão longe do atual RS3, e a Audi já colocou uma versão ainda mais potente.

      Não adianta. BMW e Mercedes conseguem andar com o Golf R, e só. O A45 AMG o M140i conseguem andar mais ou menos no ritmo do GOlf r.

      Audi S3 e Audi RS3 estão mutio acima, e em um patamar inacessível para as limitações de engenharia de Mercedes e BMW.

      Excluir
    2. Golf R 2017 reestilizado já vem com 315 cavalos, 40,88 kgfm de torque, suspensão retrabalhada e 4,5 segundos no 0-100 (com DSG).
      Ou seja, vai trucidar MB, BMW e companhia.

      Excluir
    3. Esse Audi RS3 é tão insano, que eu tenho certeza que se colocar uma Ferrari 360 Modena nesse circuito ela toma pau do Audi RS3. Na realidade, eu desconfio que o Golf R ande mais que uma Ferrari 360 Modena também.
      A Ferrari tem 360 cv, em um V8, mas só tração traseira e cambio manual. Então o DSG-6 do Golf e o S-Tronic 7 do RS3 fazem a festa em cima da Ferrari.
      Aliás, acho que um RS3 deve dar uma briga boa com uma F428 também.

      Excluir
    4. A Modena tem 400 cv, mas dado o conjunto do Audi (motor, tração, câmbio...enfim, a plataforma como um todo), não tem chance pra Ferrari não, nem a com câmbio F1. Esses carros VW/Audi estão rendendo muito em dinâmica e eficiência.

      Excluir
  10. Eita , o fanboy tá tendo um orgasmo

    ResponderExcluir
  11. Agora é ver se esse RS3 vai Aniquilar o Novíssimo M2 da BMW, pois já tem vídeo demostrando que na arrancada o AUDI leva Vantagem, mas nas retomadas a M2 abre " Carretas " de vantagem. Mas sem duvidas, RS3 é um canhão.

    ResponderExcluir
  12. O carro equivalente para o comparativo com o RS3 é o M2 e não o 135i

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem