O Jeep Compass 2.0 Flex automático é um modelo nacional, fabricado em Pernambuco, com comprimento de 4,41 metros, largura de 1,82 metros, altura de 1,64 metros, entre-eixos de 2,63 metros e peso em ordem de marcha de 1.547 Kg.
Já o VW Tiguan 1.4 TSI DSG-6 chega ao Brasil importado da Alemanha, com dimensões equivalentes ao Compass. O VW mede 4,43 metros de comprimento (2 cm mais longo que o Jeep), 1,81 metros de largura (1 cm mais estreito), 1,66 metros de altura (2 cm mais alto), 2,6 metros de entre-eixos (3 cm mais curto), e pesa 1.405 Kg (142 Kg mais leve).
O VW Tiguan é um projeto de 2009, mas tem um melhor aproveitamento de espaço, com porta-malas de 470 litros - 60 litros maior que os 410 litros oferecidos pelo Compass.
Além disso, o VW tem uma maior disponibilidade de espaço para os passageiros traseiros, especialmente para os joelhos.
Em termos mecânicos, o Tiguan 1.4 TSI tem um conjunto mais moderno e eficiente. O VW adota um motor quatro cilindros 1.4 TSI (Turbo com Injeção Direta), que lhe rende 150 cv e 25 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas DSG-6.
O Jeep Compass confia em um powertrain mais antiquando e menos eficiente. O motor é um quatro cilindros aspirado 2.0 de 166 cv e 20,4 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis marchas com conversor de torque.
Assim, o VW Tiguan 1.4 TSI DSG-6 é quase 150 Kg mais leve e tem um motor com 25% mais torque que o Jeep Compass 2.0 Flex Automático, o faz o VW um carro superior em termos de desempenho, sendo cerca de 30% mais rápido que o Compass na aceleração de 0 a 100 km/h, mesmo sendo cerca de 20% mais econômico em cidade, com gasolina, segundo dados do INMETRO.
O quadro abaixo mostra o comparativo de consumo e desempenho do Tiguan 1.4 TSI DSG-6 com Jeep Compass 2.0 Flex AT6, além de Audi Q3 1.4 TSI e Kia Sportage 2.0 AT6 (grifo em azul no vencedor, e em vermelho no perdedor).
VW Tiguan 1.4 TSI | Jeep Compass 2.0 Flex | Kia Sportage 2.0 | Audi Q3 1.4 TSI | |
0 a 100 Km/h [s] | 9,4 | 12,2 | 11 | 9,4 |
Velocidade máxima [Km/h] | 195 | 188 | 182 | 205 |
0 a 1000 metros [s] | 31,2 | 34 | 32,2 | 30,6 |
40 a 80 km/h [s] | 4,3 | - | 4,3 | 4,4 |
80 a 120 km/h [s] | 7,5 | - | 7,3 | 7,1 |
Frenagem 100 km/h a 0 [m] | 37,5 | 42,6 | 40,1 | 39,1 |
Ruído interno a 120 km/h [dB] | 67,2 | 68,4 | 70,2 | 67,2 |
Consumo urbano [km/l] | 10,1 | 8,1 | 9,1 | 9,9 |
Consumo rodoviário [km/l] | 11,6 | 10,5 | 11,3 | 11,4 |
Porta-malas [litros] | 470 | 410 | 466 | 460 |
Peso [Kg] | 1405 | 1547 | 1570 | 1501 |
Comprimento [m] | 4,427 | 4,416 | 4,48 | 4,39 |
Largura [m] | 1,809 | 1,819 | 1,855 | 1,83 |
Altura [m] | 1,665 | 1,638 | 1,665 | 1,59 |
Entre-eixos [m] | 2,605 | 2,636 | 2,67 | 2,6 |
Os dados de consumo são oriundos do INMETRO com gasolina, enquanto os dados de desempenho de todos os modelos são da revista Car and Driver. Importante considerar que a publicação testou o Compass 2.0 Diesel, de modo que os dados de desempenho do 2.0 Flex foram estimados aplicando a diferença relativa observada entre os dados do modelo diesel da FCA e da Car and Driver aos dados de fábrica do Compass Flex.
Vídeo - Jeep Compass 2.0 Flex Automático x VW Tiguan 2.0 TSI DSG-6
Os dados de consumo e desempenho mostram uma clara vantagem do powertrain mais moderno e eficiente do Tiguan em relação ao 2.0 Flex do Compass Flex.
Jeep Compass 2.0 Flex - cluster de instrumentos |
O resumo dos dados dinâmicos evidencia que o VW Tiguan é bem mais ágil em qualquer situação, acelera melhor, freia melhor e ainda é mais 20% mais econômico em cidade com gasolina, o que não deixa de ser uma surpresa para um modelo que já está no mercado desde 2009 enfrentando o Compass, que chegou em 2016.
Interior
Outro ponto que o VW Tiguan é superior ao Compass 2017 é no espaço de carga, onde o modelo da VW ostenta um porta-malas com 470 litros, sendo 60 litros superior ao oferecido pelo Jeep Compass, evidenciando um melhor aproveitamento de espaço por parte do projeto do alemão.
Jeep Compass 2.0 Flex Limited - interior |
VW Tiguan 1.4 TSI 2017 - interior - painel |
VW Tiguan 1.4 TSI 2017 - interior - espaço traseiro |
Jeep Compass 2.0 Flex Limited - interior - espaço traseiro |
VW Tiguan tem porta-malas de 470 litros - Jeep Compass tem porta-malas de 410 litros |
Outro ponto positivo do Tiguan 2017 1.4 TSI DSG-6 é o fato de que a tração 4x2 permitiu à VW adotar um ajuste de suspensão VW mais confortável, graças ao ajuste mais macio e que filtra melhor as imperfeições do piso que o adotado no Tiguan 2.0 TSI.
O resultado final é que o Tiguan 1.4 TSI é um carro mais confortável que até mesmo que o próprio Audi Q3, modelo com o qual compartilha a plataforma.
Tiguan 1.4 TSI DSG-6 - suspensão traseira independente |
Conclusão
O Jeep Compass 2.0 Flex Automático Limited tem a vantagem de ser novidade e ter um design que ainda é novidade. Além disso, oferece uma melhor relação custo x benefício, já que, quando equiparado em equipamentos com o Tiguan, o Jeep é R$ 6.930 reais mais barato.
O VW Tiguan 1.4 TSI DSG-7 2017, porém, oferece um desempenho cerca de 30% superior, e um consumo 20% menor em cidade com gasolina. O alemão tem vantagem também em termos de espaço interno.
O Tiguan é de 2006. O Compass de 2016.
ResponderExcluirOs dois tem o mesmo tamanho, mas o Tiguan é 10% mais leve.
Os dois tem o mesmo tamanho, mas o Tiguan tem mais espaço interno.
O Tiguan é de 2006, mas é bem mais moderno e eficiente que o Compass.
O Tiguan, 10 anos mais velho, anda muito mais e bebe muito menos.
Na boa, a gordolândia faz carros do século XX, enquanto os teutônicos já estão 20 anos à frente que o resto.
Esse Compass chega 10 anos depois que o Tiguan, e é pior em tudo. Desse jeito, só resta colocar o preço mais baixo mesmo.
Compass = carro budget.
nao gostei, o tiguan tem suspensao traseira independente e nao eh adaptado à realidade brasileira e tem cambio dsg (se bem que eh o 6marchas) mas nem se compara à robustez do tiptronic...nao eh carlota?
ExcluirO Tiguan não é adaptado a realidade Brasileira??? Pq? Suspensão independente é ruim em qual aspecto????
ExcluirO blog esqueceu de dizer três coisas:
ResponderExcluir1- O preço do Compass Limited é 124.000 reais, ou seja, é mais barato que o Tiguan de entrada pelado com ar manual e bancos em tecido.
2- O Compass usa o câmbio Tiptronic de 6 marchas (Aisin - o mesmo do Golf): "o câmbio mais robusto e confortável do mundo"!
3- Pelo preço do Tiguan com pacote Elegance (que já começa a ter equipamentos aceitáveis) você leva um Compass com o pacote High Tech, com piloto automático adaptativo, farol alto automático, detector de ponto cego, Lane Assist, Park Assist, bancos elétricos, etc.
Não esquecemos. Os preços estão no artigo. O Compass Limited custa R$ 124.990 reais.
ExcluirO Jeep Compass apesar de ter um conjunto menos eficiente, está mais adaptado ao mercado nacional.
ExcluirIgualmente o que a VW fez com o Golf e deu muito certo, ou seja, o Compass além dos 7 mil a menos, tem um câmbio muito mais robusto que o Tiguan e motor, que apesar de ultrapassado em relação ao 1.4T do Tiguan é Flex. O conjunto de suspensão do Compass também é mais bem adaptado ao mercado nacional que o Tiguan.
Os dois são ótimos produtos para o mercado, mas o Compass apesar de consumo maior e desempenho menor, está mais tropicalizada pra o Brasil, sendo uma opção interessante na faixa de preço que se encontra.
Agora não resta dúvida sobre a tecnologia da VW em relação a Jeep, mas neste caso o Compass fica sim uma opção a ser levada em conta, principalmente pelos argumentos (câmbio aisin, motor flex e ótimo acerto de suspensão) citados e os 7 mil a menos.
*Em relação a suspensão o Tiguan, apresenta-se muito bem, mas a Jeep fez um ótimo trabalho com o Compass.
ExcluirEssa Tiguan já morreu lá fora!!! A New Tiguan já existe.
ExcluirSó brasileiro pra ficar com as gambiarras da VW!!!
NOS EUA TAMBEM MANTEM TIGUAN MODELO ANTIGO
ExcluirTiguan realmente muito melhor!!!!
ResponderExcluirMais bem que poderia ser já o modelo novo que já está na Europa!!!
A suspensão do Tiguan é multilink, ve-se claramente os dois braços inferiores da suspensão e seus links.
ResponderExcluirCorrijam aí.
Corrigimos. Mas estávamos com uma ficha técnica que apontava eixo de torção para o Tiguan 1.4 TSI. Entretanto, as imagens são claras e mostram o multilink.
ExcluirVamos confirmar essa informação. Mas obrigado pela correção.
O Tiguan que eu saiba não tem DSG.
ResponderExcluirO Tiguan 2.0 TSI usa o AISIN. Mas o Tiguan 1.4 adota o DSG-6.
ExcluirEu na insignificante existência e grande ignorância queria entender porque o dsg6 e considerado mais moderno frente ao adjetivado antiquado at tradicional no compass, se só existem materias neste blog dizendo o contrário?
ResponderExcluirPor favor alguém ne explica.
O AISION 6 marchas foi lançado em 2009 e esse DSG-6 é de 2003. Então o AISIN de 6 marchas é mais moderno.
ExcluirO AISIN é um câmbio mais caro, e usado e carros mais caros. Já o DSG é uma solução mais barata.
HAHAHAHAH Agora e! Cambio DSG e mais de 20 mil reais meu amigo
ExcluirA diferença maior dos 2 câmbios estão no dispositivo que fazem a conexão do motor com o câmbio, conversor de torque x dupla embragem, existem vantagens e desvantagens nos dois. Maior vantagem do conversor é a durabilidade e na dupla embreagem é a mudança mais rápida e conseguentemente não influenciar no desempenho e consumo.
ExcluirTive uma Tiguan nos últimos 3 anos. Acabei de adquirir o Compass Opening Edition. O desempenho da Tiguan é muito superior nem dá para comparar e mais econômica. Mas, o Compass está em torno de 20 a 25mil a menos que o Tiguan com os mesmos equipamentos. A manutenção da Tiguan é muito elevada, rodei quase 90mil km e as revisões são bem caras, chegando algumas delas à 3mil e 500reais. As revisões do Compass são bem mais baratas.O Compass vence no custo benefício e no design externo.
ResponderExcluirAs revisões do Compass são bem mais baratas.O Compass vence no custo benefício e no design externo.
ExcluirErradíssimo. As revisões do Tiguan são muito mais baratas. Se comprou por isso, errou feio.
Custo de revisões do Tiguan: http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html
Custo de 6 revisões do Tiguan: R$ 3.540 reais
Custo de 6 revisões do Compass: R$ 4.564 reais
A manutenção da Tiguan é muito elevada, rodei quase 90mil km e as revisões são bem caras, chegando algumas delas à 3mil e 500 reais
MENTIRA. R$ 3.540 reais é o custo SOMADO de todas as 6 primeiras revisões do Tiguan. Basta ver no site da VW:
http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html
Mas, o Compass está em torno de 20 a 25mil a menos que o Tiguan com os mesmos equipamentos
MENTIRA. O Compass sai a 125k, e o Tiguan a 131k. R$ 6 mil de diferença.
Fui proprietário de uma Tiguan por 3anos. Agora adquiri um Compass Longitude Open Edition por quase 25mil a menos que a Tiguan com mesmo equipamento. As manutenções da Tiguan, fiz 85 mil km, são bem caras, algumas atingem 3500 reais, a cada 10mil km. O Compass tem os valores de revisão bem mais acessíveis sendo a cada 12mil km. Portanto custo beneficio o Compass vence.
ResponderExcluirAs revisões do Compass são bem mais baratas.O Compass vence no custo benefício e no design externo.
ExcluirErradíssimo. As revisões do Tiguan são muito mais baratas. Se comprou por isso, errou feio.
Custo de revisões do Tiguan: http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html
Custo de 6 revisões do Tiguan: R$ 3.540 reais
Custo de 6 revisões do Compass: R$ 4.564 reais
A manutenção da Tiguan é muito elevada, rodei quase 90mil km e as revisões são bem caras, chegando algumas delas à 3mil e 500 reais
MENTIRA. R$ 3.540 reais é o custo SOMADO de todas as 6 primeiras revisões do Tiguan. Basta ver no site da VW:
http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html
Mas, o Compass está em torno de 20 a 25mil a menos que o Tiguan com os mesmos equipamentos
MENTIRA. O Compass sai a 125k, e o Tiguan a 131k. R$ 6 mil de diferença.
O compass é mais barato, mas tem manutenção muito mais cara, e custa muito mais caro para manter. Em 1 ano, o que vc economiza com o Tiguan de gasolina já paga a diferença de preço para o Compass.
Tiguan é amplamente superior.
Evidentemente o que pesa do contra para o Tiguan é o preço.
ResponderExcluirNão que a concorrência seja lá aquelas coisas, mas o preço acaba sendo bastante restritivo.
Quanto ao Compass, os números não mentem!
FCA informar que esse 2.0 arcaico faria o 0-100 km/h em 10,5s é muita leviandade acreditar nisso. Esse 2.0 é velharia.
Fizeram tanta propaganda desse 2.0 Tigershark para vir uma porcaria de número.
Mas vai vender porque SUV está na moda e o Compass desembarca com valores bastantes atrativos, mesmo que o carro seja mais do mesmo ...
Logo colocam o 2.4 da Toro nele, esse primeiro é só o pega trouxa,pra depois lançarem o motor melhor.
Excluir2.4 Tigershark melhor???
ExcluirPelo preço que virá vai logo de 2.0 TDi ...
Pelo amor de Deus, se querem carro rápido de 0-100 km/h, comprem um hatch leve e potente.
ResponderExcluirNão. Não. Pode comprar o Tiguan, que ele come esse Compass com farinha. E pode vir inclusive de diesel que vai tomar couro do mesmo jeito.
ExcluirNa VW é assim: hatch médio anda bem, SUV anda bem, compacto anda bem. E todos bebem pouco.
Já na Jeep todos andam pouco e bebem muito,.
concordo com o carlos a volkswagen sempre é e sempre foi referencia em eficiencia, a unica coisa que lamentamos aqui no brasil é não termos a tiguan atualizada
ExcluirVerdade, carlos e meio louco mas nisso ele tem razao. Referencia em estabildiade tambem
ExcluirUma última coisa precisa ser dita. Carro nessa faixa de preço compra luxo. E sinceramente na minha opinião a Jeep oferece mais isso que a vw. Eu não sou burro de achar que o conjunto mecânico da tiguan é pior que o do compass, claro que não !!!
ExcluirMas entre ter um carro escrito JEEP na frente e um com símbolo vw, o mesmo de um gol quadrado 92, eu prefiro o norte americano.
Repito, Tiguam é mais eficiente, mas não me convenceria.
E aqueles jeeps velhos horriveis antigos , so na sua cabeca que a Jeep he marca de luxe ,he igual a Ford,vw,toyora,honda,fiat ..marcas de Massa.
ExcluirMas entre ter um carro escrito JEEP na frente e um com símbolo vw, o mesmo de um gol quadrado 92, eu prefiro o norte americano.
ExcluirA Jeep só tem "prestígio" na cabecinha de desinformados. Nos EUA a Jeep em particular e a Chrysler em geral sempre foi considerada marca de baixa confiabilidade.
No ranking da JD Power sobre confiabilidade, a Jeep fica em último, junto com a Fiat e Smart, como as marcas mais não confiáveis dos EUA, e cujos carros dão muito problema.
Nesse mesmo ranking, a VW foi a líder disparada de alta confiabilidade entre as marcas não premium.
E a Jeep, assim como a VW, são classificadas como marcas "generalistas". A diferença é que a VW é o primeiro lugar no ranking de confiabilidade, e a Fiat/Jeep a última.
Ou seja, o sujeito que acha que a Jeep é marca premium, é desinformado. O sujeito que acha que a Jeep é melhor que a VW, precisa se internar, pois está em outro planeta.
Rabnking de confiabildiade 2016:
http://www.car.blog.br/2016/07/volkswagen-melhor-marca-nao-premium.html
Seus argumentos são bons carlota, parabéns pelos dados e fontes.
ExcluirAgora que eu preferiria pagar 130 em um jeep do que um vw eu preferiria. Pode me chamar do que quiser, mas no Brasil vw é popular Jeep não. Nos eua pode até serem do mesmo patamar, mas aqui não.
Enfim....opiniões diferentes são assim mesmo....
RAFAEL CAPOBIANGO, vcs, brasileiros, tem uma ideia muito errada do que eh luxo ou ao menos segurança!! da uma olhadinha neste link :https://www.youtube.com/watch?v=zaYFLb8WMGM
ExcluirA modernidade da VW está na mecânica. Na jeep, está no resto. Aí vale avaliar o que agrada cada um. Tudo (de importante) que tem na TIGUAN 1.4 (R$ 125 mil) já aparece na versão sport do Compass (102 mil), com design mais moderno interno e externo no modelo da jeep. VW é muito superior em desempenho e consumo. Mecânica alemã é infinitamente superior. Só lembrem que quem optar pelo jeep pode guardar 20 mil pra gastar em combustível, com um carro muito mais bonito por dentro e por fora, além de mais robusto. O resto é questão de opinião. Ainda tem uma versão do jeep intermediária, a Longitude, que por 113 mil entrega couro e som da beats (sobram 12 mil para gastar em gasolina na comparação com o VW!!!). Me parece que vale.
ResponderExcluirSó mesmo num pais do terceiro mundo é que alguém pode achar que um jeep é carro de luxo ... em qualquer parte do mundo TODOS SABEM que a VW é MUITO SUPERIOR EM TUDO!
ResponderExcluirNa Europa jeep é carro de pobre, jeep é carro que lavrador compra para levar para o campo pastar vacas!
O Tiguan vendeu 2800000 unidades em todo o mundo, e estou a falar do antgo Tiguan, pois esse modelo ai é a versão antiga, o NOVO TIGUAN 2016 É AINDA MUITO SUPERIOR!
Não percebo como é que em 2017 ainda se fala do antigo Tiguan no Brasil, na Europa desde Agosto de 2016 que está disponível a nova versão do Tigual que nada tem a ver com a versão anterior.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.