O Fiat Mobi Drive adota o novo motor Firefly 1.0 três cilindros, que oferta potência de 77 cv e torque de 10,9 kgf.m a 3.250 rpm, ambos com 100% de etanol. Outra novidade é o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio.
Com gasolina, a potência é de 72 cavalos @ 6.000 RPM, e o torque máxiomo de 10,4 Kgfm @ 3.250 RPM.
Segundo a Fiat, o Mobi Drive é o veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado. O quadro abaixo mostra o comparativo de consumo entre Fiat Mobi Drive e Volkswagen Up!.
Modelo | Consumo Etanol | Consumo Gasolina | Média Gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||
Vokswagen Up! 1.0 TSI | 9,6 | 11,1 | 13,8 | 16,1 | 14,8 |
Volkswagen Up! MPI I-Motion | 9,4 | 10,6 | 14,0 | 15,8 | 14,8 |
Fiat Mobi Drive Dualogic | 9,8 | 11,1 | 14,0 | 15,8 | 14,8 |
Fiat Mobi Drive | 9,6 | 11,3 | 13,7 | 16,1 | 14,8 |
Volkswagen Up! 1.0 MPI | 9,6 | 10,6 | 14,2 | 15,3 | 14,7 |
O Fiat Mobi Drive será oferecido com transmissão automatizada Dualogic a partir de 2017, mas seus dados de consumo foram incorporados na tabela acima.
Desempenho
O novo motor 1.0 FireFly permite ao Mobi Drive acelerar de 0 a 100 Km/h em 12 segundos quando abastecido com etanol, e 12,8 segundos com gasolina. Para efeito de comparação, o Mobi 1.0 Fire registra 13,8 segundos e 14,6 segundos, respectivamente, segundo dados da Fiat.
A velocidade máxima é de 161 Km/h com gasolina, chegando a 164 Km/h com etanol.
Itens de série
O Fiat Mobi Drive adota direção com assistência elétrica, item de série no Mobi Drive, que traz ainda a função City, ativada por meio de um botão no painel. Ela reduz a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento e é desativada automaticamente em velocidades maiores.
Outra novidade é a tela de LCD de alta resolução junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor e outras.
O pacote de equipamentos de série traz, além dos equipamentos já citados, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica nas quatro portas com função one touch e antiesmagamento, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas.
Há ainda volante com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, cargo box, lane change, ESS, sinalização de frenagem de emergência, e pneus “superverde” com alta durabilidade e maior aderência.
Fiat Live On
O Mobi Drive também marca a estreia na gama Mobi do Fiat Live On, um app que transforma um smartphone comum na central multimídia do veículo, que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. É um novo conceito de conectividade e integração do veículo com o celular, via Bluetooth.
O Live On traz os aplicativos mais usados no smartphone quando o usuário está dirigindo em um único menu – o que minimiza desvio de atenção, aumentando a segurança –, suporte retrátil no painel do veículo com acabamento em preto brilhante e entrada USB no painel, que pode ser usada para carregar a bateria do smartphone.
Além de acessar aplicativos de trânsito e de músicas como o Spotify, rádios, fotos, internet e realizar e receber chamadas, o Fiat Live On traz uma série de aplicativos exclusivos que auxiliam o motorista, como o EcoDrive, que orienta a dirigir o veículo com mais economia de combustível e redução de emissões, e o Onde Parei?, que informa o último local em que o veículo foi estacionado.
Opcionais
O Fiat Mobi Drive oferece opcionais, como o rádio Connect com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14 polegadas.
Há ainda outros opcionais como bancos com acabamento premium, porta-óculos, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, apoio para o pé e detalhes com acabamento em preto brilhante.
Vídeos - Fiat Mobi Drive 2017 - completo
Com o Mobi Drive, o modelo passa de seis para sete o número de versões. Ela somando-se à Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, equipadas com o motor 1.0 Fire, que acabou de passar por uma recente atualização, entregando agora um consumo 4% menor do que a família anterior.
Tabela de Preços - Fiat Mobi 2017
- Fiat Mobi Easy: R$ 32.380 reais
- Fiat Mobi Easy On: R$ 36.340 reais
- Fiat Mobi Like: R$ 38.470 reais
- Fiat Mobi Like On: R$ 42.930 reais
- Fiat Mobi Drive: R$ 39.870 reais
- Fiat Mobi Way: R$ 39.890 reais
- Fiat Mobi Way On: R$ 44.460 reais
Ficha Técnica - Fiat Mobi Drive 2017
Motor | |
Posição | Transversal, dianteiro |
Número de cilindros | 3 em linha |
Diâmetro x curso | 70,0 x 86,5 mm |
Cilindrada total | 999,0 cm³ |
Taxa de compressão | 13,2:1 |
Potência máxima/regime | 72 cv / 6.000 rpm (gasolina) 77 cv / 6.250 rpm (etanol) |
Torque máximo/regime | 10,4 Kgfm / 3.250 rpm (gasolina) 10,9 Kgfm / 3.250 rpm (etanol) |
Número de válvulas por cilindro | Duas no cabeçote |
Eixo de comando de válvulas | Um no cabeçote |
Ignição / Alimentação | |
Tipo | Magnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
Combustível | Gasolina/Etanol |
Injeção eletrônica | Magnetti Marelli, multiponto, sequencial |
Transmissão | |
Número de marchas | 5 à frente e uma à ré |
Relações de transmissões | 1ª – 4,273 2ª – 2,316 3ª – 1,444 4ª – 1,029 5ª – 0,795 Ré – 3,909 |
Relação de transmissão do diferencial | 4,2 |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Freios | |
De serviço | Hidráulico, comando a pedal com ABS e EBD |
Dianteiro | A disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante |
Traseiro | A tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automática |
Suspensão dianteira | |
Tipo | Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores |
Amortecedores | Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito |
Elemento elástico | Mola Helicoidal |
Suspensão traseira | |
Tipo | Eixo de torção com rodas semi independentes |
Amortecedores | Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito |
Elemento elástico | Mola Helicoidal |
Direção | |
Tipo | Elétrica com pinhão e cremalheira |
Diâmetro mínimo de curva | 9,96 m |
Rodas | |
Aro | 5,5JX14 em chapa de aço |
Pneus | 175/65 R14 |
Peso do veículo | |
Em ordem de marcha | 945 Kg |
Capacidade de carga | 400 Kg |
Capacidade máxima rebocável | 400 Kg |
Dimensões | |
Comprimento do veículo | 3.566 mm |
Largura do veículo | 1.633 mm |
Altura do veículo (vazio) | 1.502 mm |
Distância entre-eixos | 2.305 mm |
Bitola dianteira | 1.406 mm |
Bitola traseira | 1.400 mm |
Altura mínima do solo | 156 mm |
Volume do porta-malas | 215 litros |
Tanque de combustível | 47 litros |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 161 km/h (Gasolina) / 164 km/h (etanol) |
0 a 100 km/h | 12s8 (gasolina) / 12s0 (etanol) |
Consumo | |
Ciclo urbano | 13,7 km/litro (gasolina); 9,6 km/litro (etanol) |
Ciclo rodoviário | 16,1 km/litro (gasolina); 11,3 km/litro (etanol) |
Será el melhor opção que o UP Move ou o Onix Joy ?
ResponderExcluirNão. O Mobi tem o mesmo comprimento externo do Up!, porém é muito menor por dentro. Oferece menos espaço interno, tanto para passageiros quanto porta-malas. O Up! tem um porta-malas muito maior, de 285 litros, contra 215 do Mobi.
ExcluirFora que o interior do Up! parece um latifúndio perto do aperto do Mobi. Não dá para comparar.
Outra questão é a segurança. O Mobi é derivado do Uno, que levou ZERO estrelas no latin ncap. Reprovado. E até agora não há testes do Mobi, mas sendo uma plataforma derivada do Uno, não se pode esperar algo muito bom.
O Up!, por outro lado, recebeu 5 estrelas em 2 testes no latin ncap, e ainda 5 estrelas no Euro NCAP.
Em resumo: não há nada, absolutamente nada, que o Mobi seja melhor que o Up!. Então, Up! muito melhor.
Já andei em um Mobi. tenho 1,84 de altura. Carro horrível, bancos desconfortáveis, espaço traseiro insuficiente para qualquer adulto, só cabe crianças e anões.
Excluirmas o motor fire não era jurássico?
ResponderExcluiragora ele consome igual ao ultra moderno up!
Amigos, o fato é o seguinte: eu acho o up melhor construído que o mobi, como produto em si, ele é melhor. Só não taaaaaaaaaaaao melhor que os outros como algumas pessoas afirmam neste blog. E uma das provas está no consumo.
Esse Mobi não te3m o motor fire. Esse aí tem o FireFly, que não tem nada a ver com o Fire.
ExcluirEsses dados são furados, divulgados pela Fiat. Na realidade o consumo deve ser maior.
ExcluirEsses dados são furados, divulgados pela Fiat. Na realidade o consumo deve ser maior.
ExcluirE o desempenho menor.
Excluirpor que nao fez o comparativo com relaçao a dirigibilidade e consumo com relaçao ao up como fez com o mobi com motor fire?
ExcluirMil vezes UP
ResponderExcluirA questão de segurança do UP não tem nem comparação. Agora estou impressionados com o desempenho e consumo desse novo motor do Mobi. Pelo visto, a injeção direta só tem vantagem em alta.
ExcluirInjeção direta somente no TSI, o 1.0 "normal" é igual ao 1.0 Firefly.
ExcluirSenhores, dêem o braço a torcer, a Fiat conseguiu fazer um bom motor.
Se o carro fosse tão bom quanto o motor, talvez o Mobi-Firefly fosse tão bom quanto o UP-MPI
ExcluirO onix só tem, só, 22 cm a mais de entre eixo!
ResponderExcluirRidiculamente feio esse mobi ...tem que ser muito mortadela pra comprar esse carro!
ResponderExcluirNão tem jeito, faltou qualidade no projeto do Mobi, foi um carro feito para ser barato, a começar por usar a mesma plataforma do uno sendo bem menor... agora tem um motor de 3 cilindros 1000, num compartimento que cabe até 1800... pra quê perder esse espaço todo? Pra não ter o custo de desenvolver uma nova plataforma... resultado: espaço interno exíguo, um homem de 1,75 ajustado no banco do motorista não consegue sair e sentar no banco de trás pois não cabe... com isso, bancos minúsculos, desconfortáveis, mala minúscula...
ResponderExcluirDeu tudo errado!
O motor parece mesmo ser bom e moderno, o design do painel me agrada, esse sistema de infotainment de baixo custo usando o celular agrada muito! Mas são poucas qualidades para compensar tanto defeito! E por 39000 reais. To fora! Boa sorte aos compradores! Tem coisa melhor no mercado nessa faixa de preço!
Desde quando o Mobi Fire acelerava de 0-100 em 13,8? Era de 16s para mais. A Fiat como sempre querendo enganar o cobsumidor.
ResponderExcluirDados da Fiat x dados de testes reais. Pode apostar que esse novo também não faz em 12s.
ExcluirDesde quando o Mobi Fire acelerava de 0-100 em 13,8? Era de 16s para mais. A Fiat como sempre querendo enganar o cobsumidor.
ResponderExcluirNão confio nesses dados divulgados pela Fiat, parece o milagre que a peugeot quis fazer com as medias do 208, muito aquém das medias alardeadas pela Peugeot.
ResponderExcluirEste ai não serve nem pra colocar escada no teto já que não tem porta malas para levar os materiais dos técnicos. É um carro inferior ao Uno que já não é grande coisa.
ResponderExcluirEsse carro deve favorecer um lucro absurdo. Os motores 3 cilindros apesar do investimentos tem bem menos componentes que um motor 4 cilindros, no caso do Mobi alie a um veículo diminuto, menos material a ser gasto em todos os sentidos, o preço elevadíssimo pelo que oferece, já nasce morta essa versão drive, muito melhor comprar um Ford Ka que é um Compacto, tem melhor desempenho ( esses dados da fiat sempre são muito promissores, não acreditem nesses números, só retiro o que eu disse quando alguém da imprensa fizer o 0 a 100 deste carro ), o Ka acelera normalmente abaixo dos 12 segundos tem diversos videos no youtube comprovando, fora o preço, o mesmo do MOBI, que convenhamos, tem um desenho horroroso.
ResponderExcluirEngraçado que a Fiat não tem vergonha.
ResponderExcluirfazer isso.... Mobi. Deveria ter usado seus profissionais de desenvolvimento para criar algo um pouquinho melhor.
Os caras devem esconder o crachá quando saem da fábrica rsrs
ExcluirVisualmente ele é bem mais agradável que o Up.
ResponderExcluirO cara que conseguir falar "new mobi drive firefly easy on" 3x consecutivas rapidamente é pq é fera!
ResponderExcluirVale também para as versões "way on" e "like on"
Kkkk
Mobi Drive fez 28,6 km/l, num teste prático de consumo rodoviário abastecido com gasolina.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=9C211mewz6U
Trabalho na Fiat como entregador técnico e garanto duas coisas sobre o Mobi Drive: Faz de 0 à 100 km/h em 12 segundos e os consumos variam entre 20 e 22 km/litro! Podem falar o que for, que é feio e pequeno, mas a FIAT conseguiu desenvolver um carro que supre muito bem as necessidades no quesito economia e praticidade, alinhando manutenções baratas e fáceis! Mobi é um carro bom sim!
ResponderExcluirFalo.tudo amigo trokei meu new beetle nun to feliz motor não é fraco puxa bem.economico
Excluirvou comprar um gostei e pronto!!!!!
ResponderExcluirvou comprar um gostei e pronto!!!!!
ResponderExcluirTenho um Mobi Wey On 2016/2017, na estrada com 3 adultos e o ar ligado fez 17,5.Está muito bom, pretendo comprar um Mobi Drive, para minha filha, e ver se é mas econômico.
ResponderExcluirTenho um Mobi Wey e na estrada com 3 adultos e o ar condicionado ligado fez 17,5 com gasolina aditivada. Gostei da média.
ResponderExcluirE pessoal,pelo que eu percebi,o Mob e um carro projetado pra 2 tipos de Pessoas: TROUCHAS & SOLITARIOS.
ResponderExcluirSOLITARIOS poq nao e pra mais de uma PESSOA.TRUCHAS,porq so estes para comprar um carrinho MEQUETREF deste Tamanho,e CARO Q DOEEE.Em questao de Estetica e cabamento ele ganha do UP.MAS A Questao do Espaco e DESEMPENHO,PERDE FEIO.
E pessoal,pelo que eu percebi,o Mob e um carro projetado pra 2 tipos de Pessoas: TROUCHAS & SOLITARIOS.
ResponderExcluirSOLITARIOS poq nao e pra mais de uma PESSOA.TRUCHAS,porq so estes para comprar um carrinho MEQUETREF deste Tamanho,e CARO Q DOEEE.Em questao de Estetica e cabamento ele ganha do UP.MAS A Questao do Espaco e DESEMPENHO,PERDE FEIO.
E pessoal,pelo que eu percebi,o Mob e um carro projetado pra 2 tipos de Pessoas: TROUCHAS & SOLITARIOS.
ResponderExcluirSOLITARIOS poq nao e pra mais de 2 PESSOA.TROUCHAS,porq so estes para comprar um carrinho MEQUETREF deste Tamanho,e CARO DE DOEEE.Em questao de
Estetica e cabamento ele ganha do UP.MAS A Questao do Espaco e DESEMPENHO,PERDE FEIO.O pior e q o MAI TOP,passa dos $43.00.Melhor e Adquir um PALHO,um PRISMA E OUTROS.Nao e MESMO?ou estou Eu falando BESTEIRA?
Falar qie o MOB fez 15km e um pouquinho a MAIS ,da pra MASTIGAR.Mais dizer que fez 20 a 28km,ta dificiu de ENGOLIR.
ResponderExcluirfellipe tenho um amigo que comprou um mob e ele me falou com todas as letras que dentro da cidade faz 17km lito e na estrada faz 20km litro
ResponderExcluirBoa noite. Primeiro não precisam falar dessa maneira sobre quem comprou o carro. Comprei um mobi drive completo ..o carro tem tudo. Retrovisor elétrico tilt down, sensor de ré..e muito mais. Silencioso pra caramba ....essa função city então....maravilha. o consumo então é maravilhoso...
ResponderExcluirKk
ResponderExcluirConheço um amigo que tem um e fez 35 kms na estrada, gastou 15 andando e os outros 25 kms em cima da plataforma direto para oficina!!!🤔👍😂😂😂
ResponderExcluirTenho um Mobi 2017. Silêncioso.ate bom de estrada . Fez 28.por litro na estrada com alcool. Ar ligado.
ResponderExcluirquero comprar um, mas fiquei com medo depois dos comentários...rsrsrsr
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.