A Volkswagen of America (USA) revelou na quinta-feira revelou o Atlas, um grande crossover com capacidade de sete passageiros, criado sob medida para atender as preferências das famílias americanas.

Volkswagen Atlas - SUV

Após três anos de queda nas vendas nos EUA e reputação manchada pelo escândalo emissões de diesel, a VW e os seus concessionários vêem o Atlas como a luz no fim de um longo e escuro túnel. Com um nome escolhido especificamente para os EUA e tamanho robusto, os executivos da marca dizem que o crossover é a prova do compromisso da montadora com o sucesso nos EUA, depois de anos de tentativas fracassadas em meio a interferência da Alemanha.

Volkswagen Atlas - SUV

O Volkswagen Atlas é o maior e mais ousado Volkswagen que já construído nos Estados Unidos, adotando um visual diferenciado e grande espaço interno, marcando uma nota etapa da montadora nos EUA, com um produto que disputará um dos segmentos mais concorridos.

Plataforma escalável

Durante anos, os concessionários VW nos EUA pediam um crossover competitivo, enquanto se esforçavam para vender o pequeno (para os padrões dos EUA) Tiguan e o caríssimo Touareg, que estaria melhor posicionado no lineup da Audi. Estes são modelos criados para o consumidor europeu, e não para os americanos.

Volkswagen Atlas - SUV

O Atlas, ao contrário, é o primeiro modelo dessa categoria feito sob medida para os compradores americanos, e chega às lojas dos EUA no primeiro trimestre de 2017.

Volkswagen Atlas - SUV

Ele é baseado na plataforma MQB, tem mais de cinco metros de comprimento, e enfrentará nos EUA modelos como Ford Explorer, Honda Pilot e Toyota Highlander, segundo a VW.

Volkswagen Atlas - SUV - interior

O Volkswagen Atlas tem três linhas de assentos, sendo que a última fileira tem dois assentos exteriores que podem deslizar para a frente e para trás de forma independente do assento do meio. A VW diz que essa terceira fila pode acomodar dois adultos, e ser acessado mesmo com cadeiras de crianças instaladas na segunda fila.

Volkswagen Atlas - SUV

O motor é um quatro cilindros 2.0 Turbo de 238 cavalos nas versões de acesso, enquanto um 3.6 VR6 de 280 cv será opcional. Ambos os motores são combinados com uma transmissão de dupla embreagem de oito velocidades. A tração integral 4Motion é opcional nos modelos V6. Os quatro cilindros são de tração dianteira.

Vídeo - VW Atlas



Preços competitivos

O interior traz os novos sistemas multimídia compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, capazes de fazer espelhamento de tela, além de conectividade Car-Net da VW. O painel tem o Digital Cockpit, um cluster personalizável digital baseado na mesma tecnologia usada pela Audi.

Volkswagen Atlas - SUV- interior

Também estão disponíveis um conjunto de recursos de assistência, incluindo frenagem autônoma de emergência, auxiliar de manutenção em pista, aviso de colisão dianteira ativo e controle de cruzeiro adaptativo.

Volkswagen Atlas - SUV - interior

Muitos detalhes sobre o Atlas não foram anunciados, incluindo os dados de consumo, especificações técnicas e preços, mas a marca diz que como o modelo será fabricado em Chattanooga, no Tennessee, isso permitirá que o preço do crossover seja competitivo.

Volkswagen Atlas - SUV

Segundo analistas, o VW Atlas oferece melhor comportamento dinâmico e acabamento que seus principais concorrentes, como o Ford Explorer e o Toyota Highlander, mas precisa ter preço competitivo.

11 Comentários

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  1. Só não gostei da dianteira, o conceito era muito mais bonito com o farol fino, porém devem ter deixado para um facelift..

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  2. O carro tá legal mas a concorrência no mercado americano é grande: Ford, Chevrolet, Nissan, Honda, Toyota, Kia, Buick, Hyundai, GMC, Mazda, Dodge...todos tem SUVs com 3 fileiras de assento a venda no país algumas marcas com mais de 1 modelo, então, não acredito que vá gerar luz suficiente para iluminar todo o "longo e escuro túnel" mencionado no texto.

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    1. Os concorrentes estão muito atrás da Atlas.
      Basta ver que nenhuma tem motor 2.0 turbo. A VW Atlas tem acabamento muito superior, motor mais potente, e mais econômico, e mais espaço interno.
      Fora que é mais segura.
      Tem tudo para ser um grande sucesso.

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  3. "caríssimo Touareg,"
    Suspeitei desde o princípio, o Touareg é caro em qualquer lugar.
    O curioso é que o Touareg era par ser uma opção mais em conta ao Cayenne, carro com quem divide a plataforma, mas é bem mais caro que os ditos Premium. Aqui no Brasil uma Touareg completa sai por R$ 425 mil, preço de, vejamos, GLE diesel se não me engano.

    No mais, fiquei curioso em saber que, mesmo sendo maior que o Touareg, esse carro não vai ser o topo de linha da VW, vai continuar sendo o Touareg.
    Achei bonito por dentro, por fora esperava algo mais parecido com o conceito, porém creio que acertaram em cheio bo quesito design para os EUA.

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    1. A nível de curiosidade, nos EUA, a versão V6 completa do Touareg, custa cerca de US$ 53 mil, enquanto o Cayenne de entrada custa US$ 60 mil, então creio que mesmo o Touareg sendo completo, a status do Cayenne ainda se sobressai.
      E ainda tem outra, pelo preço da Touareg completa da para comprar um Macan S, e mesmo sendo menor que o suv da VW, é um Porsche, e isso conta muito.
      De fato, é caro mesmo.

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  4. Fiateiros espumando de inveja em 5 4 3 2

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  5. Mecanicamente parece impecável diante dos seus rivais no mercado americano.
    Terá que se superar para cessar as desconfianças com a marca propagadas pelo dieselgate. O equivalente chinês apresentado dias atrás ficou mais bonito com pequenos detalhes que lhe conferem mais robustez e que poderiam ter sido empregados na versão americana. Até essa cor de lançamento é questionável.
    O protótipo realmente era mais bonito. A engenharia venceu a batalha contra os designers. Uma pena, pois o modelo final ficou parecendo uma ode ao Duster com esse novos faróis.

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  6. "...Ambos os motores são combinados com uma transmissão de dupla embreagem de oito velocidades..."
    Ué, sempre disseram que os gordos da américa rica não gostam de DSG, ai a VW vem e faz um carro dedicado àquele mercado e mete um DSG...
    Num intendo...

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